Characters para Mac – Uma ajuda preciosa na escrita

17 Comentários

Quando escrevemos, por vezes, temos necessidades de colocar determinados caracteres especiais que podem não estar disponíveis no teclado. Quer dizer, até podem estar, com combinações mais ou menos complexas, ou até mesmo, se procurarmos dentro do sistema operativo, podem existir nas ferramentas que estes por vezes disponibilizam para o efeito.

Mas, na verdade, com um leque de variados simbolos, existentes em vários idiomas, podemos enriquecer mais os nossos textos, podemos ter mais poder de persuasão quando os caracteres são bem utilizados.

Para isso podemos ter na barra de menus, no nosso Mac o Characters, uma pequena app, mas muito útil.


A aplicação, como referimos, corre a partir da barra de menu e pode ser atribuído a um atalho de teclado, se clicarmos em cima de um símbolo especifico, este fica disponível na área de transferências, pronto a ser colado no nosso texto.

Acesso fácil aos caracteres

Characters suporta 17 conjuntos de caracteres:

  • Setas
  • Emojis
  • Elementos de bloco
  • Moedas
  • Cirílico
  • Dígitos
  • Dingbats
  • Formas geométricas
  • Grego
  • Latim
  • Latim estendido-A
  • Carta-tipo
  • Matemática
  • Parênteses
  • Pictogramas
  • Pontuação

Estes conjuntos podem ser vistos na vertical, com cabeçalhos identificativos, em cada secção, para ter a noção qual o caracter que está a usar. O aspecto do menu é muito simples e limpo, facilitando a amostra dos mesmos.

Menus limpo e simples de usar

É uma simples aplicação que pode ajudar a ganhar muito tempo quando escrevemos, principalmente porque são de excelente qualidade.

Licença: Pago (Preço = 2,69 €)
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.7+
Download: Characters 1.1 [
Homepage: Getcharacters

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de eduardo
    eduardo

    interessante! mas pagar por uma coisa que já se consegue de graça com algo do sistema é um pouco ridículo.
    O Visualizador de Caracteres faz o mesmo e é mais fácil de aceder a todos os símbolos e às variações de cada “font”, e podemos sempre aceder através do menu do teclado, basta definir isso nas preferências!

    1. Avatar de Vítor M.

      Pagas também o serviço e mais caracteres que estão disponíveis. Além disso, há o crescente serviço que vai aumentando as funcionalidades à ferramenta.

      1. Avatar de eduardo
        eduardo

        :S
        já usaste o Visualizador de Caracteres? Apresenta todos os caracteres de forma ordenada com a classificação que este programa usa, o qual ainda não tem todos.
        tens aqui um sitio onde poderá ser mais fácil de perceber
        http://reviews.cnet.com/8301-13727_7-57552286-263/making-use-of-the-character-viewer-in-os-x/

        1. Avatar de Vítor M.

          Já usei claro, até acho que já escrevi sobre o mesmo. Ainda vou perder um pouco de tempo para procurar o post.

    2. Avatar de Bónus
      Bónus

      Concordo eduardo.
      Não sei se é o caso, mas muitas destas aplicações vão buscar as API’s do sistema e apenas lhe põem uma “cara lavada”.

      1. Avatar de eduardo
        eduardo

        pois, tb tive a mesma ideia, de que deve estar a usar o que a Apple implementou!
        Se calhar cobram dinheiro por ser mais simples e ocupar menos espaço, mas pelo o que vejo acho que nem sequer insere o caracter directamente no texto, coisa que se faz com o Visualizador. Possivelmente muitos dos que compram desconhecem que existe o Visualizador.

  2. Avatar de Tiago Neves
    Tiago Neves

    LOl,só mesmo a Apple para cobrar o que ja tinha de vir de origem !

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      A Apple? Se queres ser um Hater ao menos podes ser um Smart Hater…

      1. Avatar de Miguel Evangelho
        Miguel Evangelho

        +1

    2. Avatar de eduardo
      eduardo

      O Visualizador de Caracteres já lá está de origem e acho que é bem melhor que esta aplicação, que é de alguém que considera que isso não será suficiente.

  3. Avatar de AX
    AX

    Acho que era bom começarem a por alternativas que funcionem no Snow Leopard pois tanto ou Lion como o Mountain Lion sao OS lentíssimos ao lado do Lion e pessoas como eu que trabalham com programas pesados tem de usar o SL para o computador voar, e não encravar.
    É que vejo aqui apps interessantes e que podiam perfeitamente dar no SL mas só apresentam de Lion para cima.
    Bem sei que dá mais trabalho mas fica a proposta!

    1. Avatar de eduardo
      eduardo

      alternativa no Snow Leopard – Visualizador de Caracteres, já lá está de origem e na minha opinião muito mais funcional!
      Quanto ao sistema, depende do computador! Computadores mais antigos é possível que isso ocorra, mas noutros o upgrade trouxe melhorias de performance

      1. Avatar de AX
        AX

        Sim o meu iMac é antigo e não estava a espera que corresse estes novos OS mas por exemplo um amigo meu comprou um Macbook Pro de 2011 que vinha com Mountain Lion e diz que quer devolver porque aquilo não anda nem par a frente nem para trás. E eu vi e mexi nesse Macbook (que não está estragado) e achei um escandalo. Pior que isso só mesmo ter descoberto há dias que os novos Macs não dão para formatar e por Snow Leopard. Faz-me repensar completamente acerca da compra de um novo, de um upgrade, que afinal não é upgrade mas sim andar para trás, menos para quem só dá uso a essas novas notificações e isso.. :/

        1. Avatar de Eduardo
          Eduardo

          Comprou com Mountain Lion? em Segunda mão?
          Um MacBook Pro deveria correr sem qualquer problema pois tem capacidade gráfica e o sistema não é muito mais exigente. Só se entende isso com alguma corrupção do sistema, disco cheio, problema com memória RAM ou disco.
          Basta experimentar um computador numa loja para ver que não há qualquer problema de performance, nem ninguém se queixa disso! Tb não faria muito sentido haver suporte em computadores novos para um sistema com mais de 3 anos quando já apareceram 2 outras versões.
          A única razão para preferir o Snow Leopard será para correr aplicações mais antigas com código feito para PowerPC.

          1. Avatar de AX
            AX

            Em primeira mão na loja da Apple o último modelo! (sem retina). E aquilo não anda, lentíssimo. Não se percebe..

          2. Avatar de eduardo
            eduardo

            O mountain lion só saiu há 6 meses por isso é impossível ter uma máquina de 2011 comprada em primeira mão com esse sistema já instalado.
            Mas independentemente disso, uma máquina de 2011 não terá qualquer tipo desses problemas com o sistema instalado como deve ser.