Carro autónomo da Apple já circula nas estradas da Califórnia

35 Comentários

Falar do carro autónomo da Apple era, até hoje, falar de uma ideia que muitos conheciam e que poucos tinham a certeza de ser real. Sempre envolto em mistério e em dúvidas, este era um projeto que era apenas uma ideia.

Agora tudo mudou e a Apple tem finalmente o seu primeiro carro de testes a circular nas estradas da Califórnia, mas a desilusão pode ser grande. O carro usado é um Lexus RX450h, igual a tantos outros que por lá já circulam.

Apple

O carro autónomo da Apple já circula

Este primeiro carro autónomo de testes da Apple é o início do programa de testes que a empresa vai iniciar, depois de ter recebido, em meados deste mês, a autorização da DMV para circular nas estradas da Califórnia.

Esperar-se-ia algo mais moderno e mais apelativo, mas aparentemente a Apple quer começar do início e evoluir lentamente até ter a sua tecnologia bem amadurecida e, quem sabe, pronta a aplicar num carro seu.

carro Apple

Os sensores do carro autónomo da Apple

Do que é possível ver, nestas primeiras imagens obtidas pela Bloomberg, este carro está equipado com um conjunto alargado de sensores, todos eles normais e possíveis de comprar por qualquer fabricante.

Destaca-se um lidar de 64 canais, topo de gama, da Velodyne Lidar Inc., pelo menos dois radares e vários sensores, que vão mapear as estradas e dar informação essencial aos computadores que estão dentro do Lexus.

carro Apple

Há algo de diferente neste carro autónomo?

Os sensores e outros equipamentos presentes aparentam ser produtos comprados numa qualquer loja de um dos fornecedores destes equipamentos e não peças criadas de forma específica para o carro da Apple.

Esperar-se-ia um pouco mais, mas dado que é apenas o primeiro carro de testes, pode ter sido tomada a decisão de criar um sistema padrão, construído com o que o mercado oferece e dai para a frente fazê-lo crescer.

carro Apple

O que esperar deste carro autónomo da Apple

Depois de se ter falado que a Apple iria criar um carro seu, primeiro elétrico e depois autónomo, a ideia que mais força tem ganho é a de que a empresa está a criar software que depois poderá vender a terceiros para que equipem os seus carros.

Para já, a única certeza é que a Apple tem o seu primeiro carro na rua e que os seus testes vão começar, para ter acesso a um produto que, como é normal na empresa, só no fim se saberá o que é.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de António Nogueira
    António Nogueira

    Sempre a inovar…..

    1. Avatar de Não Interessa
      Não Interessa

      ish

    2. Avatar de A
  2. Avatar de jesys
  3. Avatar de The Onee
    The Onee

    Nada de mais, apenas adquiriram um carro e sensores e juntaram ambos.

    1. Avatar de Não Interessa
      Não Interessa

      Claro o desenvolvimento do algoritmo é peanuts.
      Claramente nunca tentaste programar algo para ser minimamente inteligente.

      Podia fazer a piada do “Para tornares alguma coisa inteligente, primeiro tens de o ser”, mas seria uma piada demasiado fácil 🙂

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Deves achar que aquilo é tipo um kit de montar. Não achas que integrar a informação de diferentes sensores e obter um sistema de condução autónoma requer muito mais do que comprar e montar os sensores no carro, e que muito provavelmente eles desenvolveram hardware e software próprio para o efeito?

    3. Avatar de Zéi
      Zéi

      Desconfio que isto sao carros da google reciclados

  4. Avatar de hotel
    hotel

    Onde é que eu já vi isto?
    É um Applexus?

  5. Avatar de toni da adega
    toni da adega

    E como de costume a Google foi copiar a Apple e como e utilizam o mesmo modelo de carro.

  6. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Off-topic: pplware, tenho problemas com o meu email habitual (o que estou a usar agora) e quero alterar, porque usei nos concursos aqui, mas de algum modo não me funciona a recuperação, dá para mudar?

  7. Avatar de Ricardo Cardoso
    Ricardo Cardoso

    Pelo menos tem windows.

  8. Avatar de Diogo
    Diogo

    Apple sempre na vanguarda! Muito boa inovação, vou comprar um mal saia! Lindo e o melhor de sempre!

    1. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Eu estava de olho num Lexus rx450h da Google, mas este é sem dúvida muito superior

    2. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Podes comprar um, o Lexus usado já existe ao tempo. E se quiseres autónomo já tens da Tesla há muito. Se esperas algo da Apple é melhor teres muitos pontos de carregamento perto … lol

      1. Avatar de ACS
        ACS

        O da Tesla não é autonomo para já.

  9. Avatar de jalves
    jalves

    Titulo da noticia “Carro autónomo da Apple já circula nas estradas da Califórnia” no 2º parágrafo “O carro usado é um Lexus RX450h, igual a tantos outros que por lá já circulam”
    Afinal o carro não é da Apple, é so um carro normal com sensores e um software de condução autonoma.
    O “jornalista” que escolhe os títulos do Pplware nao deve de ler as noticias em si, já que raramente acertam um

    1. Avatar de Vítor M.

      calma, não é bem assim meu caro. Obviamente que a Apple não tem uma marca de carros, mas tem o necessário para estar a testar o seu carro, pois como diz no artigo tem alguma tecnologia genérica, digamos assim, e software de sua propriedade. O conjunto, como diz na notícia e bem, faz deste veículo o carro autónomo da Apple… até porque se acompanhasse saberia que a Apple obteve autorização para testar o seu carro autónomo há uns dias atrás. Tem é de haver aqui acompanhamento do mundo e não criogenia perceptiva e verá que o editor da notícia está correcto. 😉

      Bom fim de semana.

      1. Avatar de jalves
        jalves

        mas pelo que esta noticia diz a Apple nao tem carros dela, tem é sim equipamento para pegar num carro normal e fazer dele um carro autonomo, se ha noticias que possam influenciar esta, devia ser colocados referencias aqui nesta, pois as pessoas nao sao obrigadas a seguir a “novela” toda.

        Não me levem a mal esta “critica” mas tenho notado que falham um pouco no titulo das noticias. A dia li aqui o seguinte titulo (Fim da pirataria) numa noticia a seguir a essa (filmes mais pirateados). É pena porque tem noticia boas de tecnologia mas pecam nos titulos.

        Continuação de bom trabalho

        1. Avatar de Vítor M.

          Novamente… o artigo tem os links para a “novela toda”, até porque não se pode colocar tudo no artigo que está para trás, tudo o que já foi dito. Por isso é feita a síntese com detalhes e links para ajudar a perceber. Os títulos nunca são a notícia toda, entendo que o mal é que as pessoas querem ler o título e saber tudo e não pode ser, o desenvolvimento é importante para criar informação detalhada sobre os assuntos. O titulo resumo, o titulo atalha, o título liga à restante informação.

          Sobre o que leu há dias…. novamente não lê mais que os títulos, perdoe-me esta observação. Se lesse os artigos em causa saberia que o fim da pirataria está no seguimento do incremento das vendas dos serviços de música via streaming. Estes têm crescido e levado os níveis de pirataria de música a descer de forma nunca vista. O artigo dos filmes mais pirateados não tem a ver com música mas tem a ver sim quais os filmes que ainda influenciam ao nível cinematográfico o consumidor, repare, são coisas diferentes mas para quem lê apenas títulos parece a mesma coisa. Ler só títulos não traz conhecimento, se não os livros apenas tinham o titulo e o resto eram folhas em branco e números nas páginas 😉

          1. Avatar de jalves
            jalves

            por acaso nao li so os titulos dessas noticias, mas quando li a noticia dos filmes pensei nisso e ate li alguem comentar isso mesmo de que tinham anuciado o fim da pirataria anteriormente.
            eu gosto bastante do vosso site embora pense que seja patrocinado pela Apple mas isso pode ser de mim que nao goste muito dessa empresa.
            Nessas noticias bastava que o titulo fosse “Fim da pirataria na musica” já nao haveria nada a apontar.
            Ja agora peso desculpa por nao ter reparado nos links 😀 desta noticia 😀
            Sobre o que disse agora fez-me lembrar as noticias de facebook que metem uma imagem qualquer e dizem “quando vir o que acontece nem vai acreditar….”, o que importa é a pessoa clicar na noticia

          2. Avatar de Vítor M.

            O patrocinado pela Apple é que não concordo, mas tenho pena, deixa que te diga. 😀 até porque a empresa que mais dinheiro em na conta bancária, por assim dizer, poderia dar um jeito do camandro ter como patrocinadora. Eu até colocaria nas camisolas da equipa e em cada jogo exibiria com muito orgulho. 😀

            Além de mostrares uma clubite 😉 por isso essa mentira do patrocínio (que tenho pena que não seja) segues novelas em demasia, principalmente perfis e páginas estranhas no facebook, depois baralhas tudo. Até porque não temos nenhuma artigo “quando vir o que acontece nem vai acreditar….” mas o que fazemos é levar as pessoas a ler o artigo ligando o título à notícia, mas só aqueles que de facto percebem o que é um artigo de um site e não uma rábula do facebook, ou um SMS 😉 do amigo. O que importa é as pessoas saberem ler…. tocar de ouvido (isto é, seguir o que se diz no facebook) não lhes leva muito longe 😉

            Aquele abraço.

          3. Avatar de Pllz
            Pllz

            Não é a empresa com mais dinheiro, é a empresa com maior cotação, aprendam a diferença.

          4. Avatar de Vítor M.

            Qual cotação? 😀 Vá ler 😉 isto em janeiro deste ano “Apple’s enormous cash hoard grew to $246.09 billion in the fiscal first quarter, up $8.49 billion from the previous quarter. That figure is larger than Sri Lanka’s estimated 2016 gross domestic product, but smaller than Denmark’s, according to the CIA World Factbook. If Apple’s cash pile was its own public company, it would be the 13th largest in the world.”

            Isto nada tem a ver com a cotação… é mesmo tesouraria 😉

          5. Avatar de Pllz
            Pllz

            alias já nem isso, a alphabet ja lhes passou a frente.

          6. Avatar de Bruno
            Bruno

            @ Pllz, “nem isso” o quê?

          7. Avatar de Bruno
            Bruno

            @ Pllz, já deu para ver o teu primeiro comentário e estás enganado! A Apple tem maior capitalização bolsista do que a Google/Alphabet, e fora das instituições financeiras (cuja contabilidade inclui dinheiro que não é delas) é a Apple que parece ter mais dinheiro (e seus equivalentes) acumulado.

        2. Avatar de jalves
          jalves

          so um reparo, num site de tecnologia ha uma noticia muito parecida a vossa mas o titulo é “Apple já testa carros autónomos nas ruas da Califórnia” como podem ver este não dá a ideia de que a Apple tem carros proprios.
          Mas claro a vossa noticia esta muito melhor 😀 (come-se melhor que a outra)

          1. Avatar de Vítor M.

            Mas o carro é da Apple… não é de outra marca qualquer. Está nos documentos que a empresa submeteu ao departamento que tutela esta área, na Califórnia.

    2. Avatar de Vítor M.

      calma, não é bem assim meu caro. Obviamente que a Apple não tem uma marca de carros, mas tem o necessário para estar a testar o seu carro, pois como diz no artigo tem alguma tecnologia genérica, digamos assim, e software de sua propriedade. O conjunto, como diz na notícia e bem, faz deste veículo o carro autónomo da Apple… até porque se acompanhasse saberia que a Apple obteve autorização para testar o seu carro autónomo há uns dias atrás. Tem é de haver aqui acompanhamento do mundo e não criogenia perceptiva e verá que o editor da notícia está correcto. 😉

      Bom fim de semana.

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      Eu creio que muita gente que já tivesse lido notícias no Pplware sobre os projectos da Apple não teria interpretado “carro” da forma como tu interpretaste. E para todos os efeitos aquilo é um carro autónomo da Apple, é um automóvel propriedade da Apple, supostamente autónomo via tecnologia desenvolvida pela Apple.
      Certamente que não vais dizer que aquele “Carro autónomo” é da Lexus/Toyota ou doutra empresa qualquer, porque não é!

      1. Avatar de jalves
        jalves

        isso e o mesmo que eu dizer que ando com um carro “jalves” so porque esta em meu nome….
        factos sao factos, a Apple anda a testar o seu equipamento e software num Lexus.
        tal como se eu meter o meu carro a gpl ou a quitalo todo como os tunnigns, nao passa a ter o meu nome, ele é e sempre sera um carro da marca que o fez.

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Não, não é a mesma coisa que o paralelo que estás a querer criar.
          Acho que não percebeste a distinção entre “carro” e “carro autónomo”, ou o significado da preposição “da”. Um “carro autónomo” não é uma designação dada a qualquer carro e por mais voltas que dês não poderás classificar aquilo como um “carro autónomo” DA Lexus, só consegues classificar como um “carro autónomo” DA Apple, pois foi a Apple que o fez autónomo! E com isso ninguém está a dizer que a marca do carro é Apple

  10. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    Se for tão bom para o malware como os actuais equipamentos da apple vai ser giro, vai…

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Quer dizer que vais estar mais seguro, estou a ver.