Alerta: Há um caracter indiano que crasha o iPhone

73 Comentários

O ano de 2017 não foi dos melhores para a Apple no que diz respeito a bugs. Apesar da empresa ter sempre corrigido rapidamente os problemas, a verdade é que foram descobertos mais do que aquilo que é normal num produto com o carimbo da empresa de Cupertino.

Agora em 2018 já circula um novo bug! Com um simples caracter indiano é possível estoirar com a app Mensagens. Mas há outras apps afetadas.


O blog italiano Mobile World deu recentemente a conhecer um novo bug que afeta os iPhones que estão com o iOS 11.2.5. O bug envolve um caracter indiano (Telugu) que faz crashar a app Mensagens.

De acordo com o reportado, a app Mensagens não volta a abrir até que alguém lhe envie outra mensagem com outro conteúdo. Além da app Mensagens há outras que são afectadas como é o caso do WhatsApp, Twitter, etc.

Vejam no vídeo seguinte como tudo se processa.

Apesar de todos os testes realizados ao sistema operativo móvel da Apple, mesmo antes de serem lançadas as versões finais, os bugs continuam a aparecer. Com mais este, a Apple começa a ter um significativo histórico de bugs, com muitas semelhanças entre eles. De acordo com as informações, a versão beta pública do iOS 11.3 não é afetada por este bug.

Comentários

73

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Não Interessa
    Não Interessa

    Mais de 1000€ para isto? Por amor à santa…

    1. Avatar de Hugo Santos
      Hugo Santos

      Nem o amor à santa é tão grande, e só dá 1000€ quem quer e pode, ninguém tem nada a ver com isso…

    2. Avatar de Allez
      Allez

      4s por 100€ no OLX e também funciona!

  2. Avatar de Joao Raposo
    Joao Raposo

    Não uso caracteres indianos. Não tenho qualquer problema.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      +1 alarme sem interesse é deve ser muito pouco frequente senão seriam milhões a queixar-se.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Realmente…os indianos são só meia dúzia (ironia).

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        A India era em 2017 o 3 país com mais população (mais de 1 bilião), coisa pouca….

        1. Avatar de Oliver Twistas
          Oliver Twistas

          Acrescento que a India tem 22 línguas oficiais, das quais o Telugu é a 3ª, atrás do Hindi e Bengali. E as duas principais usadas pelo governo indiano são o Hindi e o Inglês.

          Por isso apesar da ironia do Belmiro, ele falou bem. Não tem muito interesse este bug.

    2. Avatar de Vitor Miguel Correia
      Vitor Miguel Correia

      Que bom que é olhar para o umbigo e dizer que está tudo bem. Oxalá fossemos assim todos tão felizes.

    3. Avatar de Sérgio R.
      Sérgio R.

      Como não tens fome suponho que nao haja problema de fome no mundo.

    4. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      O mesmo dizem os americanos quando o pessoal se queixa que nao há Siri em PT-pt.

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Deixa lá que o Android tem assistant em português!

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          E o que é que isso interessa? Ninguém quer saber do Android

  3. Avatar de carlos p
    carlos p

    então não era os androids só com problemas de travamentos, crash etc??? 🙂

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      O Helder já veio a publico dizer que é tudo mentira. Boatos inventados pelos utilizadores Android

      1. Avatar de Joao
        Joao

        E ainda é capaz de dizer “Pois, mas indiano ninguém usa portanto é um não problema!”

      2. Avatar de Joel Reis
        Joel Reis

        O Hélder não aparece nos artigos que não lhe convêm 😉

        1. Avatar de Helder
          Helder

          జ్ఞజ్ఞాజ్ఞాజ్ఞాజ్ఞాజ్ఞాజ్ఞాజ్ఞాజ్ఞాజ్ఞాజ్ఞాజ్ఞాజ్ఞాజ్ఞాజ్ఞాజ్ఞజ్ఞా

          Enviado do meu iPhone.

          1. Avatar de Joel Reis
            Joel Reis

            🙂
            Enviado do meu Android que não crasha com um carácter indiano.

          2. Avatar de Helder
            Helder

            Nem o meu iPhone.

          3. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            É melhor repetir uma terceira vez

          4. Avatar de Oliver Twistas
            Oliver Twistas

            Bem, ao menos na Apple isto será corrigido. Pena que no Android só com roots ou smartphone novo. 🙁

      3. Avatar de Hugo Santos
        Hugo Santos

        É impressão minha, ou tua AMAS o Hélder?! Cuidado que isso pode ser perigoso…

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Por acaso 🙂
          É impressão minha, ou isso sao ciumes?

          1. Avatar de Joel Reis
            Joel Reis

            😀

    2. Avatar de Allez
      Allez

      Android é perfeito!!! Não crasha!!! Mesmo!!! Tenho um está para durar! Comprem! Muito bom…

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    E como retroceder? so com restauro do sistema?

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      “De acordo com as informações, a versão beta pública do iOS 11.3 não é afetada por este bug.”
      Aguarda pela próxima actualização.

  5. Avatar de Jonas Savimbi
    Jonas Savimbi

    Ai Apple, ai apple, só faz porcaria. Tá jogando o q sabe.

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Ai Apple. Ai Apple.

      Por ser Apple, falam e fazem noticiais. Dezenas de bugs em milhares de androids, e não fazem nada…

      Já agora, Spectre e Meltdown, no iOS já estão os dois rectificados no iOS, enquanto no Android não estão, e para a maioria dos Android activos hoje, nunca vão estar!

      E era só… aposto que não vais responder, claro…

      1. Avatar de joao magalhaes
        joao magalhaes

        Milhões de bugs, incrivelmente eu com o meu Z2 não lembro nunca de o telefone crashar, mas mais importante, a Sony não é a dona do meu telemóvel, ou seja, em 3 anos eu continuo a instalar e a fazer o que quero com ele sem ter que pedir autorização à Sony e felizmente não tem updates semanais que fazem com que eu tenha que aceder às aplicações hoje para as poder ver amanhã, enfim, vbla bla bla wiskas saquetas e são más noticias atrás de más noticias lá para os lados da Apple, vamos ver o futuro mas algo me diz que voces vão chorar muito.

        1. Avatar de Helder
          Helder

          Ou seja, não fazes a pálida noção do que é o iOS, o iPhone, etc. mas não te absténs de dizer mal, e dizer que o teu é melhor…

          “são más noticias atrás de más noticias lá para os lados da Apple, vamos ver o futuro mas algo me diz que voces vão chorar muito.”

          Ai sim? É tu preocupado…

          1. Avatar de Joao Magalhaes
            Joao Magalhaes

            Bem Helder, eu não tenho mas a minha esposa tem e eu digo mal porque vejo o que se passa, é tudo maravilhas até que lançam um update e o Iphone torna-se um telefone inútil, isto só me diz que voces nunca vão saber o dia de amanha, pois na verdade não são os donos dos vossos aparelhos mas sim a Apple. Não tentes distorcer as coisas pois na realidade são más noticias atrás de más noticias, antes desta foi a divulgação de parte do código do IOS.

        2. Avatar de Oliver Twistas
          Oliver Twistas

          O Z2 não tem updates, mas isso é bom. Ao ridículo que as pessoas chegam.
          É triste ser português.

          1. Avatar de Joao Magalhaes
            Joao Magalhaes

            Acho que sim, é sinal que as coisas foram bem feitas desde o inicio em vez de lançar updates para corrigir tudo o que foi mal feito.

    2. Avatar de Hugo Santos
      Hugo Santos

      Tens razão ditador, tal como eles só fazem porcaria tu também não te ficas atrás, só falas porcaria…

    3. Avatar de Allez
      Allez

      Jogando?!? Really? Get a life brasuca!

  6. Avatar de JLacerda
    JLacerda

    Acho que o título tem um erro ortográfico. Escreve-se “caráter” (ou “carácter”) e não “caractere”.

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Uma vez falaram nisso na televisão, que caractere vinha de carácter, mas pode ser caractere para símbolos de escrita.

      1. Avatar de JLacerda
        JLacerda

        Desculpa, mas a palavra “caractere ” não existe e escrevê-la é um erro ortográfico.
        Poderás confirmar isso em qualquer dicionário, no site ciberduvidas ou no site Vocabulário Ortográfico Português.

          1. Avatar de Bruno Rocha
            Bruno Rocha

            Na variante brasileira como o próprio sítio indica.

          2. Avatar de Vítor M.

            Sim eu vi, estava a interpretar outra palavra. De facto estava misturada com o PT-BR.

  7. Avatar de Tiago
    Tiago

    Ok, funciona mesmo! testando em colegas! Que riso…

    1. Avatar de eachtime
      eachtime

      Podes copiar o caracter para aqui para testar também?

      1. Avatar de Anonimo
        Anonimo

        జ్ఞజ్ఞాజ్ఞాజ్ఞాజ్ఞాజ్ఞాజ్ఞాజ్ఞాజ్ఞాజ్ఞాజ్ఞాజ్ఞాజ్ఞాజ్ఞాజ్ఞాజ్ఞజ్ఞా

        1. Avatar de Allez
          Allez

          Espetacular! Tens caracteres coreanos?!? Estava mesmo a precisar… NOT

  8. Avatar de RRibeiro
    RRibeiro

    JLacerda, tem toda a razão, “caractere” não existe em português. O plural de “carácter” é “caracteres”. Se na TV disseram que, para símbolos da escrita era “caractere” disseram mal.

    1. Avatar de rb
      rb

      mas tu vives no brasil?

      1. Avatar de Vítor M.

        Ó tens razão, percebi mal.

    2. Avatar de MR
      MR

      https://www.lexico.pt/caractere/

      Nota de uso
      Grafia utilizada no Brasil. Em Portugal a grafia é: carácter

  9. Avatar de Tiago
    Tiago

    Sou grande fã e defensor da Apple (mas também aprecio bastante a concorrência) e infelizmente, na minha opinião, este iOS 11 está uma decepção. Bugs atrás de bugs, features inacabadas e performance medíocre até em equipamentos recentes. Dá a impressão que gastam mais tempo com os Animojis do que com o polimento do sistema em si! Oxalá que tudo se corrija, como se tem vindo a dizer, no novo iOS 12.

    1. Avatar de carlos p
      carlos p

      não digas que tem bugs. no iphone não acontece isso. é muito seguro

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Na minha opinião, em termos de segurança não existe muito a reclamar. Nenhum sistema é “bugless” mas uma coisa é certa, para o que a Apple sempre nos habituou, tanto no iOS como no macOS (OS X), isto agora anda extremamente “azedo”. Estou bastante confiante neste iOS 12, espero não me desiludir…

      2. Avatar de Hugo Santos
        Hugo Santos

        Tás com o cérebro bugado, só pode, tanta asneira…

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          É capaz… Como referi é a minha opinião. Se não é a tua, não tenho nada a haver com isso 😉

    2. Avatar de joao magalhaes
      joao magalhaes

      Ora aqui está alguém imparcial, sem duvida que a Apple é um bom produto mas como diz e bem ( ao contrário de muitos artistas ) a concorrência também tem a mesma qualidade ou melhor e está mais que provado que têm bugs atrás de bugs, lançando updates todos os meses para corrigir isto tudo, os artistas vêm os updates como uma mais valia da Apple eu já penso ao contrário, os updates servem para esconder a porcaria de trabalho que andam a fazer e o pior é usarem a mentira, como fizeram com a bateria, sabiam que não valia, andaram 2 anos a dizer que não havia problema e agora cobram 30€ por uma bateria que vinha defeituosa desde o dia 1.

  10. Avatar de YO
    YO

    Onde anda o triste do Helder?????

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      A comentar artigos Android.

      1. Avatar de Hugo Santos
        Hugo Santos

        Tal como vocês a comentar artigo iOS. Ah, a ironia…

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          ♥♥♥

  11. Avatar de Correia
    Correia

    Mas alguém ainda passa “cartão” ao iPhone?

    1. Avatar de Hugo Santos
      Hugo Santos

      Aparentemente pelas vendas acho que ainda passam algum cartão, nem que seja o de crédito.

    2. Avatar de Allez
      Allez

      Quem não tem cartão, não entra! https://youtu.be/gCwNYO1gJcI

  12. Avatar de Allez
    Allez

    Acho este bug com muito pouco carácter!

  13. Avatar de António
    António

    gosto é do carácter do indiano que crasha o ios… só pode ser mau carácter o gajo :p

  14. Avatar de Fausto
    Fausto

    Não precisa fazer o restore do device!!! Tem um jeito, eu fiz um post aqui falando: https://www.facebook.com/faustomastrella/posts/1785792874773392

  15. Avatar de José Monte
    José Monte

    Cuidado, há um erro de português no título: é caracter (letra) e não carácter (sinônimo de personalidade).

    1. Avatar de Maria Inês Coelho

      O correto é “carácter” ou “caráter”, o novo acordo ortográfico não obriga à eliminação do c. A palavra tem os dois significados que referiu. Obrigada pelo comentário.

  16. Avatar de pedro
    pedro

    pfv me ajudem, me mandaram esse caractere 3 vzs e meu celular desligou e não liga mais…. o que eu faço????