Câmara do iPhone 5 deixa manchas roxas nas fotografias

86 Comentários

Apple recomenda alterar a posição para evitar a situação

Parece que é sina no destino da Apple que, de cada vez que lança um produto este tenha algum defeito, ou seja alvo de algum escândalo quanto à fiabilidade da sua funcionalidade.

E se no iPhone 4 o problema era a antena, neste recente iPhone 5 os Mapas com o iOS 6 já deram muito que falar.

No entanto parece que existe ainda outra polémica com o iPhone 5, desta vez relacionada com a câmara fotográfica que deixa leves machas roxas nas fotografias. A Apple, por sua vez, não demorou a reagir a esta situação.

iphone-haze-comparisonb

Aquando do lançamento do iPhone 4, a Apple teve que lidar com uma polémica devido ao caso AntennaGate, uma situação em que o smartphone da Apple perdia captação de sinal.

Dois anos mais tarde foi lançado o novíssimo iPhone 5, com novas funcionalidades, um aspecto renovado… e também novos problemas.

Um primeiro problema detectado neste iPhone foram os Mapas desenvolvidos pela própria Apple com o, também novo, iOS 6. O que seria um serviço substituto do Google Maps, mostrou-se ser uma aplicação ainda muito aquém do esperado e daquilo a que os utilizadores estão habituados da marca de Cupertino.

No entanto as críticas não ficam por aqui, e mais recentemente é a qualidade da câmara que tem dado que falar. Isto porque nas fotografias deixa leves manchas roxas que não se encontram nos iPhones anteriores.

original

(Imagem: Gizmodo)

Ao que tudo indica, esta situação ocorre devido à nova lente do iPhone 5 que é protegida e composta por safira e cristal. E uma vez que esta mancha ocorre devido a luzes que incidem fora do enquadramento, e em determinados ângulos, a ocorrência já foi mesmo apelidada de Purple Haze numa referência a Jimi Hendrix.

Por sua vez, a Apple não demorou a comentar e justificar a situação, deixando mesmo uma nota no site oficial, onde indica que as fontes de luz posicionadas em determinados ângulos, normalmente fora do campo de visão, podem causar reflexos que interferem na captura da luz pelo sensor da câmara, fazendo assim distorções na imagem.

Para a resolução deste problema, a empresa de Cupertino aconselha, assim a alterar, levemente, o ângulo da foto, de forma a reduzir ou mesmo eliminar este defeito nas fotografias.

Most small cameras, including those in every generation of iPhone, may exhibit some form of flare at the edge of the frame when capturing an image with out-of-scene light sources. This can happen when a light source is positioned at an angle (usually just outside the field of view) so that it causes a reflection off the surfaces inside the camera module and onto the camera sensor. Moving the camera slightly to change the position at which the bright light is entering the lens, or shielding the lens with your hand, should minimize or eliminate the effect.

Apple

 

Já tinha verificado este problema? O que pensa da justificação da Apple?

Comentários

86

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    No iphone 4 era a rede, e era o utilizador que não segurava bem o iphone.

    1. Avatar de Cagamelo Voador
      Cagamelo Voador

      LOL… estes gajos acham que a culpa é sempre do utilizador.
      Eu conheço a sigla PICNIC (Problem In Chair Not In Computer) mas assim já é abusar…

      1. Avatar de José Lourenço
        José Lourenço

        No 4S tiras fotografias na boa independentemente do ângulo, como se pode ver nas imagens do artigo. No 5 o problema é do utilizador que usa exactamente o mesmo ângulo?

        Seems legit.

        1. Avatar de Miguel

          na “boa”?
          não é o que os exemplos ali do artigo mostram.
          os três exemplos são lixo, no que à *fotografia* diz respeito.
          [e acontece o mesmo com *qualquer* outra câmara]

    2. Avatar de RaCcOn

      Convenhamos que ninguém normal seguraria o telefone daquela forma…

      By the way, isso também acontecia com outros modelos de outras marcas, só que talvez ninguém se tenha lembrado de segurar no telefone daquela forma estranha.

      No meu caso, nunca consegui replicar a situação com algumas dezenas de iphone4 que me passaram pelas mãos.

      Neste caso é bem diferente, vamos lá ver no que vai dar.

      1. Avatar de Tiago Dias

        RaCcOn, não é assim tão diferente. É a mesma situação da antena do iPhone 4, ou do ecrã no iPad 2, ou do aquecimento no iPad 3.

        É algo que já está mais que provado que não é assim tão anormal acontecer, mesmo em DSLR’s (encontram-se testes facilmente), quanto mais em câmeras de telefones.

        Preocupava-me se isto acontecesse em massa, e em percentagens preocupantes de aparelhos e fotografias tiradas. Até lá, não me parece mais preocupante que o problema da antena e semelhantes.

        1. Avatar de RaCcOn

          Não tenho assim tanto conhecimento no que diz respeito a fotografia, acredito nas tuas palavras.

          Só não consigo perceber porquê tanto alarido por isso.:)

        2. Avatar de N. Roque
          N. Roque

          É normal ficar roxo?

          1. Avatar de RaCcOn

            Estive a ler um pouco acerca do assunto em foruns e blogs da especialidade (fotografia), peguei na minha máquina fotográfica e tentei replicar a situação…sem sucesso.

            Efectivamente tanto quanto percebi acontece mesmo isso, será perfeitamente normal, no entanto não quer isto dizer que o iPhone5 não esteja a fazer isto em situações as quais não deveriam acontecer…

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    Acontece com todas as máquinas de fotografar. Nas reflex não acontece tanto porque normalmente têm mais lentes muito melhores, maiores e acentuadamente mais curvas (logo menos atreitas a este tipo de reflexo) e porque geralmente se coloca um “carapuço” (com certeza tem um nome técnico!) que evita os reflexos. Mas nas máquinas pequenas de bolso é relativamente comum esse efeito.

    O que parece é que o tratamento antirreflexo ou das lentes ou do vidro de safira exterior do iPhone 5 não é lá grande coisa e o efeito é mais visível.

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Acho que não leste a notícia com a devida atenção. A questão não é o reflexo, porque isso é óbvio que aconteça. A questão é o reflexo roxo que altera completamente as cores de algumas fotos!

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        Se pesquisares por “aberração cromática” (“lens flare”, em inglês) facilmente encontras frases como esta:

        “Quantas vezes já repararam naquelas “manchas” de cores esquisitas que aparecem nos contornos em fotografias, designadamente quando captadas em condições de contra-luz ou em situações em que existem grandes diferenças de contraste ?” (O Photoshop até tem uma ferramenta só para correcção do “flare”).

        Como as fotografias que aparecem para ilustrar o “problema” do iPhone 5 são sempre as mesmas não sei se essa aberração cromática é frequente.

        Mas convém ponderar a questão considerando que todos os teste feitos à câmara do iPhone 5 destacam a sua alta qualidade, como o DPreview e o Consumer Report:

        http://www.dpreview.com/articles/6867454450/quick-review-apple-iphone-5-camera

        http://news.consumerreports.org/electronics/2012/10/apple-iphone-5-test-results.html

        1. Avatar de Mário Cardoso
          Mário Cardoso

          Tudo bem, eu sei que isso é um efeito normal nas câmaras. Em qualquer câmara!

          O que eu penso que os utilizadores estão descontentes é com o facto de o efeito ser roxo em vez de branco como nos iPhones anteriores.

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
            Benchmark do iPhone 5

            O roxo é frequente. Vê o link do comentário do Zhiel mais abaixo.

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        O que causa o efeito roxo *é* o reflexo da luz ou nas lentes ou no vidro que protege a câmara.

  3. Avatar de Fornost
    Fornost

    nunca tive um apple (ou android).. gosto muito da marca apesar de seu preço….

    mas me parece que NUNCA vale a pena comprar um lançamento…é sempre bom aguardar pela versão “S” do mesmo… daqui a pouco lançam a versão repaginada, mais potente, com correção dos erros da versão “beta” (por assim dizer).
    Acho que vale a pena esperar, isso sim 😉

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Favor ler porquê se nós temos essa informação no artigo?

  4. Avatar de Sandra Silva
    Sandra Silva

    Toda e qualquer analise feita a máquinas ou lentes, para ser válida, tem de constar 3 tipos de fotografia, sendo estes: grande plano, paisagem e macro (em que as condições devem ser as mais controláveis possível – algum tipo de apoio à máquina e luz constante – não falo de outros controlos porque são totalmente inúteis nas câmaras de qualquer telemóvel). Como nada disto se verifica, é completamente normal que a APPLE responda desta maneira.

  5. Avatar de RickPinto
    RickPinto

    Sempre a mesma coisa…
    Nunca gostei destas políticas da Apple, desculpas e mais desculpas…
    So falta compararem com outros smartphones como no fizeram no passado.
    No entanto só compra quem quer.
    Por isso espero que os compradores estejam satisfeitos…

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      De facto é sempre a mesma coisa … para o pessoal que só vê para um lado.

      Aparecem fotografias com aberração cromática – que pode surgir em fotografias em contra-luz com qualquer câmara. Está por determinar a extensão do “problema” no iPhone 5, se é frequente ou não.

      Mas é possível que a Apple, para criar uma câmara melhor em muitos aspectos (só a do Nokia 808 é melhor para fotografia) tenha sacrificado aspectos que limitavam a aberração cromática. Está-se a falar de óptica e de física. É natural que para se obter melhor desempenho de um lado se tenha que sacrificar outro. O que conta é o desempenho global. Os resultados dos testes DPreview e o Consumer Report pus num comentário acima.

      E não foram pedidas desculpas. Foi dito o que era possível fazer: escolher outro ângulo/inclinação da câmara. Se dissessem ponha a mão a servir de pala, use o Photoshop para corrigir, isso é que me parecia exagerado.

      O pessoal que só vê para um lado é que faz logo o raciocínio – a câmara tem um problema, logo não presta, logo o iPhone 5 não presta. Comprei um, antes tinha um 3GS e estou muito satisfeito com ele (excepto com o preço).

      1. Avatar de peter
        peter

        E para o pessoal que só vê para esse lado igual ao teu, não entende que se pagas 400€ ou mais por um aparelho tem a OBRIGAÇÃO de não vir com esses problemas estúpidos (que é o que isto é). Deves ser rico. Eu não.
        E sim, não foram pedidas desculpas, mas foram apresentadas “desculpas” de maneiras como usar para calar quem reclamou (mas isso não muda o facto de o problema estar lá)

        1. Avatar de RaCcOn

          Outros equipamentos de preços similares tem problemas tão ou mais graves que os iPhone…desengane-se quem achar que são perfeitos…tanto os iPhones como os outros.

      2. Avatar de idontcare
        idontcare

        LOL tu é que só vez para um lado…

      3. Avatar de Basílio Baptista
        Basílio Baptista

        Pois o preço … dai eu estar a pedir opiniões, mas parece que toda a gente que já o tem ta contente com ele, mas para um primeiro iphone achas q é uma boa compra ?

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
          Benchmark do iPhone 5

          Apesar do nick (que ficou de um comentário que fiz há algum tempo com este tema) não me custa dizer que haverá Androids que são também uma boa compra. Quando houver WP 8 que valham a pena também não me custará dizê-lo.

          O que posso dizer, de um modo geral é que estou muito satisfeito com o iPhone 5. Passar do 3Gs para o 5 tem semelhanças com passar do iPod “clássico” para o “fininho”. Fica-se naquela: “O 3Gs era um matacão, pesado e grosso, mesmo. E lento”. Não era, o iPhone 5 é que é bastante melhor.

  6. Avatar de PapiMigas
    PapiMigas

    Claro que estão satisfeitos. O aparelho está bom no geral mas tem alguns problemas como qualquer outro. O problema é a marca que como é tida e defendida como “perfeita” e sem concorrência à altura pela sua legião de fans, provoca que todo e qualquer defeito insignificante seja alvo de todas as atenções. Em suma, todos os fans minimizam os defeitos e todos os anti-fans apontam holofotes ao mais pequeno defeito, por mais estupido que seja. Este exemplo, noutro telemóvel qualquer, nem sequer era comentado, deixava de ser defeito para ser uma característica.

  7. Avatar de Mario Mendes
    Mario Mendes

    Parece-me que este tipo de erros é motivado pelo segredo,o equipamento é tão secreto,tão secreto,tão secreto antes do lançamento,quem quem o devia testar nem o vê.
    Depois dá nisto.

  8. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    A verdade é uma, eu tirei centenas de fotos no meu 4 e S3 nunca reparei em nenhuma “purple flare”, e agora já me deparei com ela no 5, por isso a meu ver, o problema realmente existe.

    1. Avatar de Tiago Dias

      Mas deparaste-te com isso quando foste à procura do problema? Ou em fotos normais como tiravas nos outros telefones?

      1. Avatar de Kekes
        Kekes

        Conheço gente que tem este problema dentro de casa…

      2. Avatar de Rui "ALL" Sousa
        Rui “ALL” Sousa

        Eu na altura nem tinha conhecimento desse problema ^^

  9. Avatar de Jose
    Jose

    É impressão minha ou a Apple esta a ter problemas nos produtos e actualizações que produz?

    Falo da actualização do IOS 6.0. Tenho o IPAD 2 e desde que foi actualizado para a nova versão, não esta a funcionar como devia.

    Alguem sabe de algum problema desta versão?

    1. Avatar de RaCcOn

      iPad2 com IOS6 here e zero problemas.

      1. Avatar de J. Gomes
        J. Gomes

        New Ipad com IOS6, de vez em quando fecham-se as aplicacões sem razão aparente. Espero que venha alguma actualização.

  10. Avatar de jYkA
    jYkA

    epa ninguem comentou que a pior foto das 3 é a da nikon!!!!!

    os pasquins da desgraça são uns aproveitadores de situações da treta!

    sempre que a apple lança um produto só aparecem defeitos… acabei de reiniciar o meu galaxy porque ta com uma personalidade muito forte hoje 😀 nunca reiniciei o meu ipad por personalidades fortes 😀

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      A pior foto é a da Nikon?.
      Temos cá um especialista em fotografia

    2. Avatar de peter
      peter

      Realmente… Oh senhor pasquim 😛 a pior foto é a da Nikon? Essa foi a melhor piada que ouvi hoje. Obrigado por animar o meu dia 😀
      Caso não saibas, a Nikon é mesmo uma máquina fotográfica. Não é uma imitação para remediar como são as câmaras destes aparelhos (smartphones, por exemplo). É a pior? Vê lá melhor então. E já agora, tenho a certeza de que não pões nem usas o ipad nem para metade do que usas o galaxy.

  11. Avatar de Vítor M.

    Tentei fazer várias fotos para detectar o problema, na verdade na passada quinta feira, frente aoTejo, fiz várias fotos e uma mostrou o tal reflexo magenta!

    http://bit.ly/R9TZxn

    Depois no fim de semana tentei várias vezes e não consegui reproduzir de novo o tal reflexo. Será defeito da lente?

    Muito sinceramente fiz já centenas de fotos com o iPhone 5 e só por uma vez isso aconteceu, poderá ser do angulo, poderá ser da particularidade da luz naquele momento, enfim, que existe… existe, mas lá está, na volta também existia nos outros iPhone e nunca se falou, e ninguém apontou seja o que for.

    Vou testar com as câmaras dos Lumia e do Galaxy S III. Depois com a minha Canon a ver se consigo alguma comparação e reprodução do tal e pretenso problema.

    1. Avatar de Madiba
      Madiba

      Por mim ainda não existe nenhum telefone com uma câmara boa. O instantâneo no escritório ou em algum lugar o smartphone desenrasca mas não serve. Para fazer boas fotos dizes e muito bem há por aí uma tal de Canon (excelente) e uma outra tal de Nikon (excelente também). Se gostar de um produto por outras características não vou deixar de comprar só porque uma das suas funções não tem performance desejada.

      1. Avatar de Vítor M.

        Sim sim, o iPhone é para as fotos circunstanciais, é o que está mais à mão, para fotografia com mais qualidade aí está em campo a Canon, mas no dia a dia e mesmo nalgumas ocasiões, o iPhone é quem tem feito as honras da casa e depois para fazer alguns álbuns digitais, as imagens são excelentes mesmo vindo de um equipamento “tão pequeno”.

        Mas, claro, cada macaco no seu galho!

    2. Avatar de Kekes
      Kekes

      http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2410272,00.asp
      O problema parece ser da camera mesmo, se é problema dos materiais escolhidos foi mau da parte deles. Não é um problema de maior ha que dizer mas que é chato é.
      Podemos dizer que a Apple mais uma vez a inovar incorpora instangram de origem xD no seu dispositivo móvel xD

      1. Avatar de eduardo
        eduardo

        mas leste o artigo que citas?
        eles dizem que o problema pode ser reproduzido noutras câmaras.
        No iPhone5 parece que o efeito pode ser um pouco pior, dependendo das condições, mas isso em nada invalida a qualidade já demonstrada pela sua câmara. com fotografias de alta qualidade, para muitos melhor que no SG3

    3. Avatar de SexOnaSal
      SexOnaSal

      Start wearing purple wearing purple
      Start wearing purple, for me now
      All your sanity and wits, they will all vanish
      I promise, it’s just a matter of time..

      😛
      by: Gogol Bordello

    4. Avatar de Jorge Salvador

      Muito obrigado Vítor por por dizeres que fizeste várias fotos frente ao Tejo, pois como sabes moro perto, logo podias ter dito para nos encontrar-mos por lá. Quanto ao Iphone 5 mal posso esperar que me chegue a casa amigo Vítor. Para a próxima e quando estiveres por esta zona avisa, pode ser que eu esteja livre ok?

      Abraço.

      Jorge Salvador.

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    A Apple diz:
    Apple recomenda alterar a posição para evitar a situação…

    E quando é que a Apple diz?:
    Apple recomenda alterar por outra marca de telemoveis…

  13. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Noutros sites que li, é referido por fotógrafos profissionais que que normalmente estas manchas roxas são sinónimo de lentes de baixa qualidade.
    Se for este o caso, não entendo como é que a Apple entra numa onda destas, tendo em conta o preço premium dos seus equipamentos.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Diz lá o nome de um. Ou põe o link. Hás-de te lembrar de pelo menos um site não ?

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
          Benchmark do iPhone 5

          Eu li:
          “Chromatic aberration (…)”
          “Flare test 1: Sun just outside frame, into the light.” As fotos do post podem ser consideradas aqui.
          “What is a good lens?”

          E ? Está aonde que as manchas roxas são sinónimo de lentes de baixa qualidade usadas no iPhone 5 ? Uma câmara, especialmente de um smartphone, usada para fotografar e filmar, tem que ser examinada só quanto aos resultados do “flare test 1” ? Qual é o smartphone (com excepção do Nokia 808) que tira melhores fotos ? E vídeos ?

          1. Avatar de golias17
            golias17

            Fácil, lumia 920, não me digas que uma pessoa informada como tu nunca ouviu falar do lumia 920.

            Esse fanatismo dá vontade de rir.

          2. Avatar de Benchmark do iPhone 5
            Benchmark do iPhone 5

            Ouvi. Ou melhor, li o escreveste. A provazinha de “quem sabe” é que não vi.

            https://pplware.sitedev.pt/informacao/porque-deve-a-apple-comprar-a-nokia/comment-page-1/#comment-588185

          3. Avatar de Miguel

            eu já ouvi falar do luima 920.
            é o que vem com equipamento de iluminação, não é?
            http://www.gsmarena.com/nokia_lumia_920_sample_images_found_to_be_fake_as_well-news-4769.php

          4. Avatar de golias17
            golias17

            Ai então a mancha roxa que ataca tudo quanto é equipamentos.

            Só não vê quem não quer, se sabes perder horas a procurar noticias que te ajudem a apoiar os teus fracos argumentos sobre as maravilhas do iphone 5 também podes perder tempo a ir descobrir na net o que é realmente inovar a nível das câmaras de smarthphones.

            Quando há provas claras nada podes fazer, lamento

      1. Avatar de Masahiro
  14. Avatar de Paulo Bastos

    Epá até já comparam fotos do iPhone com uma Nikon D300, assim não vale.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      As mães comparam-nos sempre aos melhores:
      -Vês? Aquele menino faz a cama todos os dias!
      -Vês? Aquele mete a loiça na máquina!

      Isto é um elogio para o iPhone 5 😀

  15. Avatar de Dr.Estranho
    Dr.Estranho

    è bem feito! 😛

  16. Avatar de Basílio Baptista
    Basílio Baptista

    Boas Pessoal, eu estou a pensar comprar o meu primeiro iphone, e tive mesmo para comprar o 4s quando saiu mas decidi esperar pelo iphone5 para ver mesmo o q vinha dali, eu gosto muito do smartphone acho que esta fantástico, mas com estas historias todas fiquei um bocado reticente… Portanto caro Vitor M acho que não conheço mais ninguém que já possua um iphone5, gostava de lhe pedir a sua opinião em relação a este Iphone5 se esta a gostar, se vale a pena comprar … era mais por ai

    obrigado

  17. Avatar de Texugoelectrico
    Texugoelectrico

    Já tinha lido sobre isto mas após ler alguns comentários fiquei na dúvida sobre se isto é um problema comum ou não.

    Vamos lá ver uma coisa, isto acontece com todas as câmaras, mesmo as profissionais, temos é que encontrar o ângulo “certo” mas penso que o problema é isto tornar-se bastante frequente com o novo i-phone, certo?

  18. Avatar de N. Roque
    N. Roque

    Afinal o iPhone 4S é que era bom… aí…

  19. Avatar de DarkGrade
    DarkGrade

    é impressionante, todos a tentar encontrar formas para denegrir o excelente trabalho da apple.

    porque que a foto tirada com o iphone 5, não se vê o canto do telhado como se vê nas outras fotos (talvez porque é melhor não aparecer, pois assim vê-se os tons vermelhos)

    Tive a oportunidade de fazer o teste, e sim, esses tons vermelhos aparecem no iphone 5, mas também no iphone 4 e no 4s.
    bastou movimentar uns centímetros para o lado e essa tonalidade desapareceu.
    é mais difícil encontrar o ângulo certo para aparecer a cor vermelha do que tirar uma foto instantânea que é o que todos nos queremos.

    isto acontece desde o iphone 4, mas so agora a descobriram??!!! estranho

  20. Avatar de Mário
    Mário

    Deve ser uma das novidades de que eles falavam e já devem ter patenteado vamos ver se a samsung desta vez não copia.

  21. Avatar de Tiago
    Tiago

    Eu tenho um e não reparei nesta falha… e sinceramente, se quiser ando com a minha reflex atrás… o iPhone tira fotos com uma qualidade brutal… se eu já estava satisfeito com as fotos do iPhone 4, agora ainda estou mais.

    Mas pronto, há quem ache que isto é motivo para fazer boicote aos iPhones lol

    Se alguem quiser vender o seu (devido a este grande problema), eu compro pois tenho amigos meus que querem mudar dos seus Androids para o iphone 5… mas está esgotado…

    Atenção, eu já tive telefones windows mobile(antigos), Blackberry’s, Android’s e 1 tablet Android(Asus Transformer)… agora tenho tudo apple (iPhone e iPad)…

    Antes de alguem criticar Android’s, iPhone’s ou até mesmo Blackberry’s, tem que passar por todos eles. Usem-nos e depois digam quais os que se adequam mais ás necessidades… Quem não tem dinheiro para iPhones, não compre… use Android ou o que quiser mas não critique o iPhone sem o ter experimentado.

  22. Avatar de nuno ferreir
    nuno ferreir

    Desculpem a ignorância mas pq que so a foto do 5 esta mais inclinada enquanto as outras estao mais “protegidas” menos inclinadas

  23. Avatar de Nuno
    Nuno

    E voltamos aos problemas por serem da Apple… como alguns “leitores” aqui escreveram, é um “problema” que afecta inclusive muitas máquinas fotográficas. devido ao material da lente é possível que em alguns ângulos a luz “directa” possa original adulteração das cores. eu próprio já vi este exacto problema numa Canon ixus e numa Sony w150, mas este problema também se estende às dslr. não estou com isto a desculpar de maneira alguma a Apple ou qualquer marca que tenha esta anomalia, mas só a dizer que isto não é exclusivo do iphone 5 como querem tentar fazer crer. se usarem o google vão de certeza encontrar muitos exemplos iguais. Mas que é chato, é…

  24. Avatar de 0b1000101
    0b1000101

    O Iphone é o melhor smartphone alguma vez lançado, mesmo que a câmara nem sequer tire fotografias nenhumas, afinal de contas é um telemovel e não uma máquina fotográfica. Se quiser tirar fotografias uso a minha Canon 5D Mark III, além do mais, mesmo que não tire fotografias de jeito, pelo menos tem revestimento a safira, por isso é que paguei uma fortuna por ele. E a história dos mapas é só mais uma para deitar abaixo a Apple, pois isto não é um GPS, para isso uso o meu GARMIN GPSMAP 7015. Sabem que mais, podia até nem sequer dar para fazer chamadas, que ia continuar a ser o melhor smartphone do mundo e arredores, afinal de contas paguei muito por ele, por isso seria muito estúpida da minha parte não defender isso, certo?

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Parolice: 1 – Inteligência 0. Certo ?

      1. Avatar de Márcio Lima
        Márcio Lima

        Jovem… espero que não haja muitos como tu neste país… se não estamos mesmo perdidos

        Dás um novo significado à palavra “Ser Vivo”

    2. Avatar de Serginho M

      Ui, estas a falar a sério, ou isso é humor negro? Se não crias nada disso no iPhone, compravas um telefone de 10 euros. Fazem chamadas, enviam e recebem sms, e de oferta, tem uma bateria que dura uma semana. A tua sorte é que a construção civil esta parada…

  25. Avatar de Márcio Lima
    Márcio Lima

    Esta resposta da Apple faz me lembrar um médico de família para a minha avó:

    – Senhor Dr., quando corro falta-me o ar

    Dr. – Então não corra.

    Mr Cook, não consigo tirar fotografias com Sol

    T Cook: – Então tira o Sol

    😀

    Maravilhoso, estes senhores

  26. Avatar de fabio
    fabio

    Até a minha pobre digital Olympys MJU-410 que é uma point & shoot, tira melhores fotografias e não tem esses problemas de reflexos, etc!

    1. Avatar de Miguel

      e podes partilhar connosco uma foto em que tenhas uma fonte de luz forte na margem(fora) do enquadramento?

  27. Avatar de Silvestre
    Silvestre

    Embora o efeito lens flare que o Iphone 5 apresenta ser mais visível que em outros equipamentos, este efeito é perfeitamente normal. Eu já tive em várias fotografias problemas de flare com lentes que custam quase o dobro de um Iphone 5, o efeito não era tão grave mas ele existia. Infelizmente é algo que temos que nos adaptar e muitas das vezes quase basta dar um passo ao lado para resolver o problema.

  28. Avatar de Francisco Vieira
    Francisco Vieira

    Então mas nota-se no visor antes de tirar a foto?
    è que a ocasião pode não se repetir e uma foto perdida não volta.

  29. Avatar de Carlos Henrique Carniatto
    Carlos Henrique Carniatto

    A apple quiz deixar que acontecesse isto para mostrar a irridiação ultra violeta que nós sofremos diariamente… Uhuuu viva a Apple e seus erros…. ahuhushuashus

  30. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    eis o que uma entidade independente tem a dizer sobre esta questão
    “Our tests find ‘purple haze’ effect isn’t limited just to the iPhone 5”
    “But it didn’t do so in any more pronounced a fashion than did the iPhone 4S or two Android-based smart phones, the Samsung Galaxy S III and Motorola Droid Razr Maxx, when we tested those under the same conditions. ”
    http://news.consumerreports.org/electronics/2012/10/our-tests-find-purple-haze-problem-isnt-limited-just-to-the-iphone-5.html

    resumindo; implicam tanto com o iPhone mas afinal todos têm a mesma “defeito”

  31. Avatar de Nome (Obrigatório)
    Nome (Obrigatório)

    O Iphone e os seus adversários são todos peças de tecnologia fantásticas. Uma mancha numa foto quando seguras num certo ângulo… Simplesmente não é um problema, é uma consequência de ser uma câmara dentro dum telemóvel. (E ao que parece já todos se esqueceram do quão fantástico isso é)

  32. Avatar de Chinês
    Chinês

    Como em algumas máquinas fotográficas digitais, é apenas uma falha de programação no processador de imagem juntamente com lente de qualidade inferior (comparativamente aos modelos anteriores iphone)= Fringing.
    Não ponham a culpa nos trabalhadores chineses que finalmente estão a abrir os olhos e a reinvidicar direitos laborais.
    Algumas marcas de fotografia conseguiram reduzir este efeito através de ópticas de qualidade e novos processadores de imagem (o que encarece o produto).
    A apple, muito “agarrada” aos seus produtos não quer dar o braço a torcer, mas a qualidade está a deteriorar-se de ano para ano…

  33. Avatar de jose
    jose

    o problema das leves cores roxas esta no CCD do optica do iphone, o mesmo acontece ás maquinas fotograficas digitais
    só a sua troca resolve o problema, defeito de fabrico

  34. Avatar de Conimbrigae
    Conimbrigae

    LOL… a Samsung deveria processar a Apple por este defeito. A mancha roxa foi uma invensão da samsung e originariamente apresentada com o samsung galaxy s II. 🙂

  35. Avatar de Robert
    Robert

    só os ótarios é que gastam MUITO dinheiro nesta SHIT! lol