Caffeine 1.1.1 – Mantenha o Mac acordado

11 Comentários

Com a abordagem ao mundo Mac, comecei a sentir falta de algumas ferramentas e funções que anteriormente utilizava. O Mac traz uma gestão de energia muito “apertada” e sensível graças ao sensores de luz que equipam a máquina. Uma das acções que por vezes incomoda, é a diminuição parcial de luz no ecrã. O Mac fica com uma tenue luz que atrapalha quando estamos a ver um filme ou quando estamos a ler sem mexer no rato ou nas teclas.

Para resolver essa situação e segundo alguns utilizadores mais experientes em Mac, utilizarei o Caffeine, um estimulador que não o deixará adormecer apenas em certas ocasiões.

A função do Caffeine no Mac (cafeína) é bastante similar à reacção nos humanos, manter o Mac acordado. Enquanto o Caffeine estiver a correr, o seu Mac não entrará no modo de screen saver nem o ecrã começará a escurecer.

Para que serve?

Vejamos uma situação. Está a ver um filme no seu Mac e a partir de algum tempo sem mexer no Mac, ele começa a adormecer. Qual a solução, sem alterar as preferências do sistema?

Exactamente, o Caffeine. Um dos prós do Caffeine é a possibilidade de escolher um tempo para que o Mac se mantenha “acordado”. Pode mantê-lo indefinido ou de 5 minutos até 5 horas.

Como funciona?

A aplicação, depois de executada, fica na barra de menu, do lado direito e permite apenas com um clique no ícone (a chávena) activar ou desactivar. Se clicar com o botão direito do rato (ou ⌘-click), poderá ter acesso às preferências e escolher o tempo que pretende ter o Mac sempre bem desperto e acordado.

Outros Sistemas Operativos

Existe esta aplicação também para Linux e para Windows, onde podem executar funções similares.

Em Linux o utilizador pode ter um leque de “afinação” maior do que no Mac. Já no Windows o serviço é simples como no Mac e evoluiu apenas até ao Windows XP, no entanto funciona nas versões mais recentes do Windows. Nenhuma das aplicações foram desenhadas pela mesma empresa/pessoas, no entanto servem para o mesmo efeito.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X
Download: Caffeine 1.1.1 [250.60KB]
Homepage: Caffeine

Partilhar:
Tags:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de a Friend®

    Preferências de Sistema / Monitores
    (x) Ajustar o brilho de acordo com a Luz ambiente 😉

    De resto é uma App muito boa e ideal para ter sempre “à mão” para casos temporarios, sem ter que andar constantemente a ajustar as preferências de sistema para diferentes ocasiões.

    Existia outra do genero também, chamada InsommniaX, embora prefira o Caffeine. É ideal para quem gosta de deixar o mac ligado, mas com a tampa fechada (que normalmente faz entrar em modo sleep). Mas deixo como nota que há quem diga que não é aconselhável, especialmente nos modelos unibody, por causa da refrigeração que como sabem, fica na dobra e ele fechado não facilita muito, daí a Apple não ter adicionado essa opção nativamente, fazendo com que entre automáticamente em modo Sleep. 😉

  2. Avatar de OmeuNOME
    OmeuNOME

    quando vejo filmes no Mac nunca me acontece isso… se calhar depende do player.

    1. Avatar de a Friend®

      O único player que conheço que faz isso é só mesmo o “flash player” de resto, nem quicktime, nem vlc, dvd player adormecem.

      Para quem vê filmes no Youtube, dá sempre jeito. De qualquer forma quando são muito longos, estilo documentários, opto sempre por um Youtube Player (ex: cathodique ou minitube) já que lê directamente o MP4 dos videos, sem sacrificar desempenho e sem aquecimentos excessivos.

      1. Avatar de OmeuNOME
        OmeuNOME

        ah, então é por isso, quando vejo filmes mais longos do youtube descarrego-os antes. ainda à pouco tempo falaram aqui do MacTubes que é bem fixe para isso 🙂

      2. Avatar de a Friend®

        @OmeuNome

        Pessoalmente gosto do Cathodique mas infelizmente é pago.

        Experimenta este, é mesmo muito bom e gratuito: http://www.apple.com/downloads/macosx/video/minitube.html

        Ele lê directamente o MP4 ao invés do Flash, o que faz com que o computador nem aqueça e é ideal para portateis, porque não consome tantos recursos como os videos em Flash, ou seja..boost na bateria 😛

      3. Avatar de Ganha dinheiro na net

        Se usarem o Safari, o Mac não “adormece” a ver um filme em flash (fullscreen).

  3. Avatar de Bruno Melo

    Foi o primeiro programa que instalei no meu MAC e dá imenso jeito. Tal como eu o meu MAc não passa sem um cafezinho todos os dias 😛

  4. Avatar de transik

    app mesmo muito útil! Obrigado Vitor, vou ja instalar.

  5. Avatar de Ganha dinheiro na net

    Vitor,
    Para não acontecer a diminuição da luz, basta ires às preferências do Sistema / Poupança de energia, e tirar o visto onde diz: “Reduzir automaticamente o brilho antes de colocar o ecrã em pausa”.

    Quanto aos filmes, se estiverem em fullscreen, ele nunca “adormece”.

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim posso fazer essa alteração, mas este serve também para o dia a dia em situações muito especificas e com um clique o Mac fica alerta.

  6. Avatar de CMatomic