Bug do iTunes apaga músicas erradamente e a Apple já o admitiu

38 Comentários

O iTunes nem sempre é das aplicações mais apreciada pelos utilizadores. A sua presença é, na maioria dos casos, obrigatória para o acesso a funcionalidades da Apple, e por isso não pode ser substituído.

Uma falha está a eliminar músicas dos discos dos utilizadores dos Mac, sem que estes tenham noção disso. A Apple já confirmou este problema e está a trabalhar para o resolver.

itunes_2

Há já bastante tempo que esta falha do iTunes está a ser reportada nos fóruns da Apple, mas apenas agora veio a público e de forma mais intensa, com os relatos de James Pinkstone, um músico utilizador do iTunes que perdeu 122GB de músicas, entre elas alguns originais seus.

O relato de Pinkstone mostra que a culpa está no iTunes, que identificou as suas músicas como sendo cópias de outras que a empresa tem nos seus serviços e que por isso podiam ser eliminadas. O problema é que estas foram mal identificadas e por isso os originais perderam-se.

Depois de associado ao Apple Music, o iTunes pesquisa no disco do utilizador e todas as músicas que forem identificadas como sendo cópias de outras que a Apple tem do seu lado, podem ser eliminadas para poupar espaço nos discos dos utilizadores. O problema é que esta identificação está a ser (muito) mal feita e são eliminadas músicas dos utilizadores.

itunes_3

A Apple já reconheceu este problema e esta semana comunicou que está a trabalhar de forma intensiva para eliminar o problema. Na verdade a Apple foi mais longe e reconheceu que não sabe a causa do problema e que não conseguiu ainda reproduzir o problema.

In an extremely small number of cases users have reported that music files saved on their computer were removed without their permission. We’re taking these reports seriously as we know how important music is to our customers and our teams are focused on identifying the cause. We have not been able to reproduce this issue, however, we’re releasing an update to iTunes early next week which includes additional safeguards. If a user experiences this issue they should contact AppleCare.

Espera-se que a solução para este problema surja nos próximos dias e que durante a próxima semana seja lançada uma actualização para o iTunes que o corrija.

itunes_1

A Apple vai mudar os seus serviços e o iTunes para que esta situação não se repita, garantindo a segurança dos dados nos discos dos utilizadores.

A solução que estava a ser implementada era inteligente, a verdade é que as músicas eliminadas não vão poder ser recuperadas e os utilizadores vão mesmo ficar sem acesso a elas.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    Bom, os utilizadores não nasceram ontem e ao activarem tal sistema que pode apagar ao identificar (mal) então deveriam antes fazer um backup.

    Alem disso hoja em dia ao contrário de há 15 anos trás HDD USB de vários TB são muito acessiveis, daí que se não fez backups que vá chorar para outro lado. Basicamente ele quer é €€€ da Apple e ver se a desculpa cola…

    1. Avatar de Danny
      Danny

      E os defensores da maça contra atacam.
      Será muito difícil assim admitir a falha? Agora a culpa é do utilizador e não dos grandiosos por trás da Apple?
      O que esta em causa não é o facto de ter feito ou não backup. O que esta em causa é uma falha que apaga as musicas sem as saber identificar como deve de ser.

      Agora pergunto aos iluminados …. será que o utilizador deverá andar a lutar com o sistema? ou seja, o utilizador mete as musicas, a Apple apaga. O utilizador volta a meter as musicas, a Apple apaga! e a Apple sem admitir o problema, visto que passou bastante tempo e só agora se mexeram

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Que falha?

        MILHÕES de utilizadores usam o Apple Music, centenas de milhões usam o iTunes.

        Um idiota fez asneira, escreve um artigo para anafarias cliques “a Apple ROUBOU a minha música”, enfim…

        1. Avatar de Danny
          Danny

          Outro a defender o império. LOL
          Leste a noticia? Na noticia esta bem escrito a palavra FALHA! Muitos reclamaram pelos fóruns da Apple devido a existente a FALHA.
          Então quer dizer que nao foi so um idiota que fez asneira.
          só me dá vontade para rir com os defensores.

        2. Avatar de irlm
          irlm

          se calhar não pagou a mensalidade do icloud, por isso é que foram eliminadas

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Mas que mensalidade do iCloud?

        3. Avatar de Sera
          Sera

          O problema é que esse “idiota” não foi o único, mas foi esse que fez a Apple “mexer-se”. Então o problema está onde? E uma coisa que aprendes (ou deverias aprender cedo) é que há utilizadores.. E há sempre o esquisito. E é este que falhaste a identificar.

          1. Avatar de Antwin
            Antwin

            o problema está muito provavelmente que algumas pessoas confundiram-se naquilo que fizeram por uma caixa de diálogo não ser 100% clara.

    2. Avatar de Antwin
      Antwin

      a identificação errada (ou não) não é razão para ser apagado. O sistema não está feito para apagar automaticamente do disco depois da identificação, embora dê no final a possibilidade às pessoas para apagar. É nesta parte que se acredita que está a explicação, sendo possível que algumas pessoas façam confusão e cliquem para apagar a biblioteca.

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        E não é isso que faz.

        Tinha e tenho música portuguesa da Optimus Discos (ex.) que não está no iTunes.

        Quando assinei o Apple Music, ele fez upload para o iCloud (não conta no armazenamento), e posso ouvir em todos os meus aparelhos por streaming ou download.

    3. Avatar de André
      André

      O problema é outro… O sistema da Apple apaga TODAS as músicas que tenhas em “pastas não reconhecidas”. Portanto, se tiveres músicas tuas ou obtidas de outras fontes, ao instalares uma versão do Itunes e a música ter um CRC inválido, é apagada. Há mais de 2 anos que existem relatos disto. Só que os que reportavam o problema, recebiam uma prenda da Apple que era um vale para descarregararem 50 a 100 músicas grátis. E ninguém mais reclamava.

      1. Avatar de Antwin
        Antwin

        tanta imaginação

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        Olha o fanboy iHater a mentir… tão comum! Porque é que não escreves num blog, como o outro?

  2. Avatar de Antwin
    Antwin

    lendo o que a Apple escreveu não se vê o reconhecimento da existência de um bug, já que chega a dizer que não consegue reproduzir a situação. Reconhece isso sim que há pessoas a reclamar e que vai criar mecanismos adicionais para impedir que a biblioteca seja apagada sem o consentimento.
    O mais certo é que isto acontece a algumas pessoas por causa duma caixa de diálogo um pouco confusa.

  3. Avatar de Jesus
    Jesus

    Apaga completamente? Não move para a reciclagem? É que quando se apaga manualmente existe a opção de eliminar da livraria ou mover para a lixeira. O apagar do pc só manualmente. Estranho procedimento da Apple a fazer esse processo “inteligente” com o apagar com segurança da lixeira

  4. Avatar de donald trump
    donald trump

    a APLLE esta tornar-se um enorme BUG nao um dia sem um

    1. Avatar de Dreamliner
      Dreamliner

      Aplle? Desconheço.

  5. Avatar de VC
    VC

    1- É fácil resolver isto. Cada ficheiro tem a hash própria, basta alterar uma vírgula que a hash muda por isso é fácil evitar que apague músicas erradas…

    2- deve dar para recuperar ficheiros eliminados, pelo menos no linux da 😉

    1. Avatar de André
      André

      O problema é mesmo aí. O itunes só reconhece os CRC que a Apple tem para as suas músicas. Se tens uma música que não tenha um CRC registado e tiveres o sistema de poupança de espaço activado, ao procurar pelas músicas que tenhas na cloud ou disponíveis na apple shop, aquelas não tem CRC reconhecido, são apagadas. E no IOS o sistema de recuperação de espaço em disco é muito diferente do Linux ou Windows. No IOS não se usa a reciclagem.

      1. Avatar de Antwin
        Antwin

        tanta imaginação

    2. Avatar de Kel Cardoso Brasil
      Kel Cardoso Brasil

      linux? o sistema que ninguem usa? ninguem esta a falar no linux. estao a falar no itunes que é para masosx ou windows

  6. Avatar de jose
    jose

    Nada de novo vindo da Apple.

  7. Avatar de Mateus
    Mateus

    Na minha opinião o Itunes é uma porcaria e um dos programas mais mal concebidos que já usei ,só o tenho na minhas máquinas porque é obrigatório para usar nos aparelhos da Apple, E acredito que se a Apple desse a opção de escolha dezenas de milhões de utilizadores não o utilizariam . Espero que um dia A UE decida acabar com isto .

    1. Avatar de Antwin
      Antwin

      decida acabar com sincronização com computadores?

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Podia ser pior, podia ser a toolchain do Android!

    3. Avatar de Henrique
      Henrique

      É uma porcaria, não é? O equivalente do Android é que é bom… Que não há nada para organizar e tratar dos equipamentos.

      1. Avatar de Mateus
        Mateus

        Sei que para muitos basta ser Apple que é a melhor coisa do mundo , levaram lavagem cerebral…
        Eu penso pela minha própria cabeça , vejo na Apple coisas boas mas também vejo más , e para mim o Itunes é mesmo muito mau e funciona muito mal , até nas simples actualizações no Windows 10 me tem dado problemas ,poderia ficar aqui a debater horas sobre o que acho que deveria ser alterado e melhorado,mas não vale a pena , a Apple não melhora porque não quer e não lhe interessa.
        E já que o Itunes é tão bom e maravilhoso assim porque razão a Apple não permite que seja usado outro programa para gerir as bibliotecas ? Eram milhões de utilizadores a mudarem, como é óbvio…
        Quando me refiro á UE acabar com isto , é de dar o direito ás pessoas que adquirem hardware poderem instalar e utilizar o sofware que quiserem , acabando com os bloqueios e jailbreaks ….independentemente de que marca seja .

        1. Avatar de Antwin
          Antwin

          Podes usar o software que quiseres para gerir as tuas músicas no computador, mas se queres sincronizar com o iTunes num iPhone tens que usar os protocolos desse aparelho, logo tens que usar o iTunes no computador, que é o programa com o protocolo de sincronização.
          A UE não desenha sistemas operativos nem pode andar a impor decisões abstractas desse tipo sem justa causa. Seria uma pesada imposição que obrigaria a um profundo redesenhar do sistema operativo do iPhone para conseguir ter uma nova política de segurança.

          1. Avatar de Mateus
            Mateus

            Como disse acima ,é obvio que o Itunes é para gerir bibliotecas nos aparelhos Apple , possuo vários.
            Quanto a permitir a sincronização com outros programas para gerir os aparelhos , isso não deveria caber só á Apple decidir e sim ao proprietário. Todos os programas que usamos têm risco de segurança e vulnerabilidades, mas só usas aqueles que queres , logo tu assumes os riscos associados.
            Se comprares um Mercedes tens de ir á marca ou tens opção de o levar á oficina que quiseres ?
            É obvio que a UE não desenha sistemas ,mas como autoridade máxima na Europa legisla e regula o mercado , e veremos se o tempo me dará razão ou não ….

          2. Avatar de Paulo
            Paulo

            Por acaso, até há outros softwares que sincronizam com iPods/iPhones/etc.

        2. Avatar de Antwin
          Antwin

          já estás a cair no ridículo. Não podes usar qualquer sincronização em qualquer aparelho. É uma tecnologia fixa. Cada sistema necessita de optar por uma, o Android tem o seu (escolheram o da Microsoft) e a Apple tem o seu, mais antigo que os outros. Não há um standard.
          ninguém te obriga a usar o iTunes nos aparelhos da Apple. Tens outros programas para iPhone, etc, para ouvires música. O iTunes no computador não serve só para gerir bibliotecas, nem é obrigatório ser aberto para transferir ficheiros para um iPhone, há outros programas que podes usar.
          Deves pensar que a segurança nos outros sistemas depende apenas do utilizador e que não têm restrições! Cada sistema tem a sua política, que é conhecida, se não te agrada escolhes outro.
          A UE não legisla nesse tipo de abstrato, isso seria desenhar sistemas operativos e retirar opções aos consumidores. Tem poderes para regular dentro das regras de concorrência, mas para isso é preciso haver justa causa, coisa que não tem.

          1. Avatar de Mateus
            Mateus

            Mas qual é o teu problema pá? Isto aqui não é um forúm livre e cada um dá a sua opinão? Respeita as dos outros .Eu sei que é dificil para ti e mais alguns que aqui andam que acham que sabem tudo!Mas tu pensas que me estás a ensinar alguma coisa ,NADA. Parece que nem lês as minhas respostas limitas-te só a contradizer , por isso cada dia mais compreendo o pessoal do Android , apesar de ter aparelhos Apple á anos nunca vi tanta falta de respeito como a que os fanboys da Apple têm por tudo o que seja diferente da sua visão do mundo… é preciso paciência….

          2. Avatar de Antwin
            Antwin

            onde é que coloquei em causa o teu direito a opinião? Mas teres uma opinião não coloca o que dizes acima de qualquer tipo de escrutínio sobre a sua razoabilidade e até veracidade.

    4. Avatar de Limbus
      Limbus

      Se não chamavam o Android para justificar os problemas da Apple caía-lhes um braço!
      Que fixação com o Android, verdadeira paixão!

  8. Avatar de Pirata
    Pirata

    Existem alternativas bem melhores que o iTunes, iTunes é bom para alugar uns filmes e ripar as legendas e depois pedir o reembolso do dinheiro… Se resto é uma programa com imensos bugs. E muitos deles chatos e penosos de corrigir.

  9. Avatar de Kel Cardoso Brasil
    Kel Cardoso Brasil

    os fanboys da apple nao aceitam que a apple está a cair no esquecimento
    acordem, a apple e microsoft são lixo por isso todos os usuarios estao migrando para o Android

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Acredito que tenha bug. No entanto se o leitor subscrever ao apple music,isso deixa de acontecer.

      1. Avatar de Antwin
        Antwin

        mais outro com imaginação