Bug do iOS 11 abre portas ao jailbreak e foi revelado pela Google

14 Comentários

Desde as primeiras versões do iOS 11 que se procura uma forma de conseguir jailbreak a esta nova versão. Este não tem sido um processo simples, não havendo ainda resultados.

Tudo parece estar a mudar devido a um simples tweet de um funcionário da Google que deixou toda a comunidade atenta. Há uma nova falha no iOS e que pode abrir as portas ao jailbreak, mas o caminho é ainda longo.

iOS 11 jailbreak

O jailbreak no iOS depende de falhas do sistema operativo para que se consiga alcançar e controlar áreas que normalmente estão vedadas aos utilizadores. Só assim é possível contornar o sistema e ganhar o controlo absoluto.

O jailbreak para iOS vai chegar em breve?

Um tweet lançado na semana passada veio deixar muitas dúvidas na comunidade que se dedica a encontrar estas falhas e, ainda para mais estando a sua origem no investigador Ian Beer, que trabalhar para o projeto Zero da Google.

Foi o próprio Ian Beer que já antes tinha reportado à Apple 5 das 15 falhas que a versão 11.2 do iOS veio corrigir. A nova informação, que vai em breve ser tornada pública, pode abrir as portas para a criação de uma solução de jailbreak em breve. É claro que este investigador não a vai lançar, mas irá mostrar a falha publicamente para que outros a possam investigar.

iOS 11, o mais resistente SO da Apple

É preciso regressar à versão 10.2 do iOS para se conseguir explorar o sistema e conseguir ter acesso ao jailbreak. A versão 11 deste sistema operativo tem conseguido, até agora, manter-se inviolada e sem qualquer falha que pudesse ser explorada para jailbreak.

Já por diversas vezes foram apresentadas falhas de segurança que prometiam ser a porta para novas soluções de jailbreak, mas todas acabaram por não levar a nenhuma proposta concreta.

iOS 11 jailbreak

Porque chegou esta falha pela Google?

O mais curioso desta situação é que surgiu de dentro da Google, no projeto Zero. Pode parecer propositado, mas é esta a sua essência, a deteção de falhas noutros sistemas e a sua comunicação para que sejam resolvidas com a máxima brevidade.

Resta agora esperar e ver se é desta vez que se concretiza a promessa da criação de jailbreak para o iOS 11. O alerta está dado, recomendando aos utilizadores que fiquem no iOS 11.2 e que aguardem novidades.

Leia também

Houdini: A nova proposta de jailbreak para o iPhone

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Adalberto
    Adalberto

    Saudades do JailBreak

  2. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    esta por as ruas da amargura a apple

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Está?
      Não existe JB ou seja não existem exploits publicos. Este vai ser corrigido assim que a Google partilhe com conseguiu, é sempre assim na Apple, tens a garantia que dentro de 1 mes fica corrigido.

      Existe outro sistema que faça isto para todos os dispositivos vendidos nos ultimos 5 anos? Não 😀

      Bugs haverá sempre, alguns recentes foram embaraçosos para a Apple é verdade mas nada prejudiciais para a segurança do utilizador, são sempre corrigidos e não tens de rezar para os teres, tens e pronto 😀

      1. Avatar de Lagaffe
        Lagaffe

        @ João Reis
        Muito bom o teu comentário. Por analogia, é como comprar um carro novo com problemas nos travões. Não há problema nenhum em circular já que, no prazo de um mês, a marca compromete se a resolver o problema 😀

        1. Avatar de Jorge Carvalho
          Jorge Carvalho

          Essa analogia não faz sentido , mas enfim cada um dá o que pode.
          Bugs existem sempre. O exploit é publico ? Nope, ao abrigo do Google Zero , a Apple tem 90 dias para corrigir as falhas comunicadas. Alias 5 falhas que ele tinha encontrado já foram corrigidas.
          Falta ver se nos próximos 90 ou menos dias a Apple corrige , a partir dessa data já podes dizer que não foram.

          Abc

        2. Avatar de Helder
          Helder

          Para tua triste informação, o bug já estava resolvido antes de sair a público. Já saiu o 11.2 já saiu há muito e já há para todos os modelos, todas as redes, só quem não quer que não tem o problema resolvido.

          Além disso, este “problema” só acontece se o utilizador quiser que aconteça, por isso, não é problema.

          Mas é claro, quem não pode comprar e quer, desdenha…

      2. Avatar de lol
        lol

        @ João Reis
        és um senhor, continua assim que é com pessoas como tu que este pais vai andar para a frente 😀

      3. Avatar de Cada um..
        Cada um..

        Sim, equipamentos da Google em que os bugs são corrigidos mais rápido. Sobre os 5 anos não é bem assim… Ao fim de 3 anos já e um pouco a base do arrasta só para fazer bonito…
        E sim e normal a Apple ter este tipo de atitude tendo em conta o eco sistema fechado, com bloqueios a nível de SO sem sentido para os dias de hoje, os acessórios com preços inflacionados, etc. A juntar isto tudo e ao facto de Apple não ter mais bugs porque e um SO fechado que só agora começa a ganhar interesse doa hackers vendo se cada vez mais que é um SO fragor e não tão seguro, junta se ao facto de a Apple estar a se deslachar na segurança protegendo apenas os seus lucros.
        Vê a proteção que fazem a volta do jailbreak que tira lucros a Apple e compara com os próprios problemas de segurança que a Apple tem lançado nos IOS e no próprio Mac.

  3. Avatar de Lagaffe
    Lagaffe

    Não sei porque é que não faz sentido. Hoje em dia, as marcas têm a mania de lançar produtos à pressa, sem os testarem devidamente e depois, remenda se… Neste caso, pode não ter consequências graves para o consumidor, mas nada garante que um dia desses não venha a ter. Não me podes garantir do contrário. Portanto, a analogia não está errada porque se demoram até um mês para fazer a correção de um problema grave…
    Mas respeito a tua opinião e faço minhas as tuas palavras, cada um dá o que pode.

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Dá-me um exemplo de qualquer software que tenha sido testado até a exaustão e não tenha bugs.
      Isso é apenas um mito. Quem trabalha na área sabe que tal não existe. Lembra-te a titulo de exemplo que wpa2 durante anos achou-se que era seguro… Não era.
      Open SSL era seguro ? Nope.
      Windows , OS/2 , Z/OS, Mac OSX , Chrome , Telegram, etc … ,
      São todos seguros até alguém descobrir uma falha.

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    Há 3 dias respondeste isto

    https://prnt.sc/hm5gz8

    Abraço 😉

    1. Avatar de Pedro Simões

      Eu continuo a dizer que não existe jailbreak no iOS 11. Se o tiveres aí envia que terás muitos leitores interessados em aplicar nos seus iPhones…

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Eu não disse que havia JB para o ios11. Apenas refutei a tua afirmação que o ios 11 estará protegido, quando não está. Tanto que 3 dias depois fazes um artigo com a mesma informação que eu tinha colocado no outro artigo a dizer que um bug abre a porta ao JB para o ios11.

  5. Avatar de George Diebold
    George Diebold

    A qualquer momento o JB está por aí.