Brasil diz que a Apple não pode continuar a vender iPhones sem carregador

26 Comentários

Em 2020, a Apple decidiu retirar o carregador e os auriculares das caixas dos seus novos iPhones, revoltando muitos consumidores. Agora, o Brasil, insatisfeito, diz que a empresa não pode continuar a levar a cabo esta prática.

O Brasil não é o primeiro país a apontar o dedo à medida da Apple.

Carregador Apple

O governo do Brasil não está satisfeito com a decisão que a Apple tomou de parar de incluir carregadores nas caixas dos iPhones novos. A medida começou a ser aplicada pela empresa de Cupertino, em 2020, aquando do lançamento do iPhone 12.

Por não estar agradado com a forma de atuar da Apple, o governo do Brasil suspendeu as vendas locais do iPhone – de acordo com a Folha de S. Paulo, o iPhone 12 ainda se encontra à venda através do website da Apple. Além disso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública do país ordenou que a gigante tecnológica pagasse uma multa de 2,3 milhões de dólares e cancelou o registo do iPhone 12 na agência de telecomunicações do Brasil, a Anatel.

Conforme argumenta a Senacon, a agência brasileira de defesa do consumidor, a ausência de carregador nas caixas dos novos iPhones é um “fardo” para os clientes, pois abriga-os a fazer uma compra adicional, e torna o dispositivo incompleto. Mais do que isso considera que a empresa poderia encontrar outras formas de reduzir o seu impacto ambiental, como mudar para USB-C.

Para o governo do Brasil, a Apple “não tomou nenhuma medida para minimizar os danos e continua a vender telemóveis sem carregador”.

Esta não é a primeira vez que a Apple enfrenta o governo dos países relativamente à decisão de não incluir carregadores nas caixas dos iPhones novos. Aliás, alguns especialistas acreditam que a medida beneficia mais a empresa do que o ambiente.

 

Leia também:

UE quer aprovar porta de carregamento única dentro de dias. A Apple terá de ceder?

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Em França aconteceu o mesmo, se comprarem la um iPhone na Amazon, eles mandam o iPhone e um carregador à parte.

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Não é correto. Em França o iPhone era vendido com os EarPods devido à existência de uma lei arcaica. Essa lei no entanto foi atualizada e os iPhones vendidos em França contêm os mesmos acessórios que os restantes países.

      O carregador nunca foi incluído (isto no iPhone 12 e posterior claro)

    2. Avatar de ItsMeMikey
      ItsMeMikey

      A UE devia de fazer o mesmo esta decisão da Apple é ati-consumidor por que é nos sabido que o melhor carregador para o telefone é o que o acompanha até porque se realmente fosse para poupar o meio ambiente eles eram mais contenciosos com o o empacotamento do artigo quando se tem de o comprar.
      A justificação do governo brasileiro está correcta!

      1. Avatar de Keyboardcat
        Keyboardcat

        Contrario à tua opinião a EU vai insistir que no futuro todos os dispositivos venham sem carregador, e adotem uma porta de carregamento única.

        O governo Brasileiro não é uma referência mundial em boas decisões. Muito menos em assuntos referentes ao meio ambiente.

  2. Avatar de Cesar
    Cesar

    Até que enfim.

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    É claro que beneficia a empresa, pois vende carregadores, ainda para mais os últimos iPhones passaram a trazer cabo com ficha USB-C e as pessoas tinham carregadores com ficha USB-A. Lá vão ter de comprar ou um cabo Lightning->USB-A, ou um carregador ou então um adaptador manhoso que converte o USB-A em USB-C.

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Eu, tal como a maioria, não comprei nenhum carregador extra.

      1. Avatar de Aiaiai
        Aiaiai

        Qual maioria? Dos seus conhecidos? ou nem isso?

        Eu ofereci um ao meu pai (que já tinha um iphone) e tive de lhe comprar um carregador.
        Assim como outras pessoas que conheço que tiveram de fazer o mesmo.
        Se calhar é tudo excepção à sua ‘maioria’ que não comprou.

        1. Avatar de Ai
          Ai

          Compraste carregador simplesmente porque quiseste. Se o teu pai já tinha iPhone, é sinal que já tinha carregador. A entrada nunca deixou de ser Lightning…

          1. Avatar de wu
            wu

            Vê-se que nao sabes o que estas a falar, se comprares um iPhone 13 por ex o cabo que vem na caixa é Lightning ->USB-C, ou seja para que tem o iPhone antigo provavelmente tem um carregador com entrada USB-A, ou seja, ou compras um carregador ou arranjas um adaptador.

      2. Avatar de Zion
        Zion

        Isso só mostra que estás a pensar no teu umbigo, e aqueles que não tem carregador? Já agora,como disse o David Guerreiro os últimos iphones passaram a trazer o cabo com ficha usb-c, para quem não tem carregador com entrada usb-c fica obrigado a comprar um arranjar um adaptador, quem é que paga?

        1. Avatar de Keyboardcat
          Keyboardcat

          Ninguém te obriga a comprar se não concordas.

          A UE está a criar medidas que vão de encontro à minha opinião. Quem está a pensar no próprio umbigo és tu.

          Mesmo que metade das pessoas tivessem que comprar carregador, já estavas a evitar a produção de milhões de carregadores. O que era positivo para o meio ambiente.

          E vai incentivar ao uso de carregadores de melhor qualidade, visto as pessoas agora terem que pensar em longo termo.

          A Apple, tal como a UE fizeram estudos sobre esse assunto. E certamente têm acesso a melhores dados que muitos indivíduos. A própria Apple enviou questionários a muitos utilizadores para perceber o que as pessoas faziam com o carregador antigo.

          A única coisa que tenho a discordar com as decisões da Apple é mesmo sobre o uso da porta Lightning, e da forma que eles estão a migrar para USB-C. Acho parvo migrarem os iPads e manterem o iPhone a usar Lightning. Quanto à omissão de carregador, nada a reclamar.

          1. Avatar de Zion
            Zion

            “Quem está a pensar no próprio umbigo és tu.”… falta de argumento?

            Essa resposta “Ninguém te obriga a comprar se não concordas.” só reforça o que eu disse, só estas a olhar para o teu umbigo.

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Pessoalmente acho isto uma patetice.Acho que é inacreditável vender um smartphone sem o seu principal acessório.Mas é a minha opinião.

  5. Avatar de 1moment
    1moment

    “O governo do Brasil não está satisfeito com a decisão que a Apple tomou”
    Não, não é o governo do Brasil !!!
    “o Ministério da Justiça e Segurança Pública do país ordenou que a gigante tecnológica pagasse uma multa de 2,3 milhões de dólares e cancelou o registo do iPhone 12”
    A Justiça regulamenta a tecnonologia no país ? Então para que existe uma agência para tal ?
    Leiam e vejam o que anda acontecendo neste país !!!

    1. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      Em nenhum País do mundo uma “agência Reguladora” de determinado setor está acima dos tribunais…a agência regulamenta as atividades do setor apenas e só.Quem se sentir prejudicado pelos regulamentos ou ações da agência pode SEMPRE acorrer aos tribunais e das decisões deste não existe apelo. Sejam contra ou a favor dos regulamentos da agência…

  6. Avatar de Tiago
    Tiago

    Isto não está relacionado com o ambiente. Vai sim obrigar a comprar um carregador novo, que virá numa caixa extra. Antes de dizerem, ai eu tenho o carregador antigo, nos Iphones pode dar certo visto que não há evolução. Agora imaginem eu, o teu telemóvel antigo era de 18W, agora tenho um de 67W.

  7. Avatar de Zion
    Zion

    Era bom que outros países fizessem o mesmo, pois se põe à venda é sinal que vão lucrar sobre isso e que estão pouco preocupados com o ambiente.

  8. Avatar de Infinity
    Infinity

    O próximo passo é vender a caixa sem telemovel la dentro

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      E depois é pagares e nem a caixa nem o conteúdo da mesma levas 🙂

      1. Avatar de Infinity
        Infinity

        Isso já deve acontecer

  9. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Não faz sequer sentido o argumento da Apple.
    Primeiro porque enviam com o iPhone um cabo Lighthing -> USB-C, e há pouca gente com carregadores USB-C em casa. A maioria tem carregadores USB-2, isso sim.

  10. Avatar de Manekas
    Manekas

    Será que o Brasil também vai multar e proibir a Samsung que deixou de fornecer carregadores nos modelos mais recentes? E já li que a Xiaomi o deixará de fazer em breve.

  11. Avatar de Mario Coelho
    Mario Coelho

    Ainda bem que não tenho iphonas !!!!!

  12. Avatar de Estefêneo Empregos
    Estefêneo Empregos

    Gostava só de saber se nos EUA o iPhone também é vendido sem carregador. Alguém por aqui sabe?

  13. Avatar de claudio
    claudio

    A Apple se fossse amiga do Ambiente nem fazia Iphones nem nada disso, ajudava os Pobres que fazia melhor figura.
    Do que andar a enganar e a iludir o povo que as outras nao prestam e a Apple é unica marca boa.
    E se não é assim então não sei porquê que pára o universo para ver uma Marca que leva séculos a evoluir, que nem o notch tirou, nem o USB-C adotou, entre outras coisas.
    Compram e roubam patentes…….cada um acredita nas maravilhas que quer, mas eu sinceramente nao vejo beneficio em Apple. Amigos do Ambiente entao façam os Iphone em papel.