Bloquear o Mac com password em segundos

48 Comentários

A privacidade é um dos nossos bens mais preciosos e tentámos fazer tudo para a manter. Outra grande parte da nossa vida são os computadores onde alojámos grande parte da nossa vida pessoal e para manter esses dados sensíveis fora do alcance de terceiros que possam ter acesso ao nosso Mac quando não estámos a olhar a dica de hoje é muito útil. Hoje vou mostrar como bloquear o Mac com password com apenas uma combinação de teclas.

Esta dica é muito simples e só necessita de uma configuração prévia nas Preferências de Sistema, sem necessidade de qualquer software adicional. Vamos pôr as mãos na massa… Vá a Preferências de Sistema -> Segurança. Nessa janela escolha a opção “Pedir palavra-passe”.

Assim, sempre que o seu Mac entrar na protecção de ecrã ou quando o ecrã entrar em pausa, será pedida a palavra-passe da sua conta para poder aceder ao seu Mac novamente.

Mas a questão mantém-se: como bloquear o Mac instantaneamente? Para isso, recorremos a uma combinação de teclas que faz com que o ecrã entre em descanso, bloqueando o Mac. Essa combinação milagrosa é:

Ctrl + Shift + ⏏ (botão de ejectar)

Ao combinar estas teclas o ecrã do seu Mac entrará em pausa e quando voltar ser-lhe-á pedida a palavra passe para poder aceder ao seu Mac.

Partilhar:
Tags:

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Tom Toustiow
      Tom Toustiow

      Então mas isso não é a melhor coisa do mundo?
      Não vem tudo configura, tudo feitinho que transforma a nossa vida por completo.
      Afinal o mac não é como dizem.
      Até o windows numa coisa tão simples já vem configurado.
      E só precisa de 2 teclas:

      Tecla Windows + L e voilá..

      1. Avatar de Daniel Filipe

        Tom, que comentário tão… desnecessário. No Mac, esta opção vem desactivada pura e simplesmente.

        Agradeço comentários construtivos e oportunos, este não é um deles…

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Cada 1 opina o que quiser! E eu concordo com o Tom (:

          1. Avatar de Vítor M.

            Paulo um dia experimenta os Comandos de voz do Mac OS X 😉

            Depois de calibrares bem a voz e teres os comandos memorizados, ficas maravilhado com algumas coisas diferentes que o Mac tem 😉

            Uns têm uma coisa, outros têm outras, etc etc

            Nada é perfeito 😉

      2. Avatar de Vítor M.

        Tom, no Mac podes apenas dizer Lock e ele bloqueia, nem usas teclas sequer 😉

        1. Avatar de Nuno Morais

          Podes-me dizer como? E arranjar teclas de atalho para o bloquear? (resolvi este problema com o “Exposé e Spaces”, metendo num dos cantos para ele fazer lock). Ainda sou novato no mundo do mac.
          Cumprimentos.

      3. Avatar de Tiago Ferreira
        Tiago Ferreira

        Claramente comentário desnecessário…

      4. Avatar de PPp
        PPp

        Não Tom! Tu é que és a melhor coisa do mundo :). Es tão lindo

      5. Avatar de a Friend®

        Faz isto no Windows. Liga-o durante 1 ano, à net.. sem antivirus, sem desfragmentar o disco, sem antispyware, sem firewall… e a usar programas normalmente, instala, desinstala, e podem ser programas fidedignos… sem tretas crackadas.

        Faz um Benchmark antes e depois. Depois um dia, quando puderes fazer a mesma experiencia no MacOsX, podes até alongar os anos da mesma experiencia e partilhas connosco os resultados.

        Irás descobrir o santo graal das diferenças entre ambos os sistemas. Depois talvez penses… que se lixe a combinação “Windows + L”. O tempo que perco com manutenções faz-me carregar em mais teclas e perder mais tempo.

        1. Avatar de PauloHorta
          PauloHorta

          a Friend® deixa lá isso… Eu já desisti de tentar explicar ou mostrar às outras pessoas como o MAC é diferente! Elas não conseguem entender… só quem USA Mac é que entende a diferença. Acaba por ser uma coisa nossa…utilizadores dos produtos Apple !!
          Eu trabalho como técnico de Windows todo o dia… :S e felizmente quando chego a casa tenho o meu descanso sem problemas… sem virus… sem “engasganços”… sem BSD… sem “sem net sem explicação”… sem comportamentos estranhos e erraticos… num MAC!!!Claro!!
          Mas pronto… deixem o pessoal do Windows pensar que têm o melhor do mundo e que nós somos rídiculos em gastar muito mais dinheiro em produtos de elite como são os da Apple!!
          Como é que dizia o outro?!?!???…”Bimbo!!!… Com muito gosto!!!”

        2. Avatar de Berto
          Berto

          Esta agora é só mesmo para atear o lume: Tenho um iMac em casa deve estar a fazer 6 meses e está a precisar de ser formatado, fontes a dar problemas, software lento, etc

          Quanto a este lock, eu tive fazer algo diferente, tive de ir aos keychains e mais não sei o que. É a mesma coisa?

          1. Avatar de a Friend®

            99% dos problemas no Mac resolvem-se sem ser necessária formatação ou software de terceiros. Resta é saber o que se faz 😉

            Provavelmente tiveste que ir aos keychains porque deverias ter accionado a opção para inserir a password automáticamente.

          2. Avatar de a Friend®

            “Tenho um iMac em casa deve estar a fazer 6 meses e está a precisar de ser formatado, fontes a dar problemas, software lento, etc”

            Ou então ainda podia atear mais o lume… e responder: desinstala-lhe o Windows! 😀

            (joking…) 😉

          3. Avatar de Berto
            Berto

            Por acaso, fiquei fdd quando fui para fazer o bootcamp, como já tinha instalado o paralles ou la como se chama, e este reserva um parte do disco que o bootcamp necessita, não me deixou fazer, e eu que ia jogar num monitor de 21 polegadas, boca! lol

            a Friend®, pq não fazes ai um post sobre atalhos e coisas do genero com paralelismo com o windows? Tipo o ctrl+alt+del = maça + shift + esc? (acertei no atalho?)

            A mim um post desses dava-me um jeitão!!!!

          4. Avatar de Ppietra
            Ppietra

            Podes ver os comandos aqui
            http://en.wikipedia.org/wiki/Table_of_keyboard_shortcuts
            Ou então procura “Atalhos” no menu Ajuda do Finder

          5. Avatar de a Friend®

            Caro berto, passa pelo forum! 😀

            Tenho lá isso tudo e no que puder ajudar, estás à vontade.. ando lá eu e muito boa gente! Aparece 😉

            Espero que este topico te ajude:

            http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=5035

      6. Avatar de David Campos

        Frustrados. Sou estudante de Engenharia Informática, uso Mac há um ano, e já não troco. Os outros, ficam numa máquina virtual.

        Nenhum é perfeito, mas quanto a preferências, já defini as minhas.

        Agora, não percebo porque é que um utilizador do Windows vem a um tópico de dicas sobre MAC-OS e faz estes comentários.
        Quem sabe, se calhar tanto mal diz deles mas no fundo pode estar a pensar comprar um.

    2. Avatar de Caneco

      Eu consigo o mesmo com um tap de 5 dedos no Trackpad…

      1. Avatar de Vítor M.

        Verdade até no magic mouse 😉

  1. Avatar de a Friend®

    Dá bastante jeito, embora no Mac tenha actualmente 3 contas e inseri apenas no canto superior direito a troca rápida, mas pede password em cada conta.

    Uma das contas fica a trabalhar com um servidor e as outras são para uso pessoal e profissional. Vantagens… as contas continuam a funcionar em background enquanto uso outra… muito pessoal não deve saber o que isso é em certos sistemas… 😉

    Boa dica Daniel.. simples mas muito útil para quem desconheça.

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Posso ter percebido o comment, mas os Windows e o Linux não fazem a mesma coisa?

      1. Avatar de a Friend®

        Todos os sistemas têm “Fast user Switching”. No caso do Windows é que havia certas limitações, em especial servidores.

        E para não falar também de desempenho em tarefas pesadas… pormenores apenas, nada de grave.

  2. Avatar de Rubinho
    Rubinho

    Boa dica, não conhecia.

    Mas com esse atalho o computador não entra mesmo em “pausa”. Apenas desliga o monitor e pede password quando é tocado alguma “tecla”. Penso que “pausa” é quando ele entra em “sleep”, pois aqui no meu computador com esse atalho os programas continuam a funcionar.

    Corrijam-me se estiver errado.

    🙂

    1. Avatar de a Friend®

      Funciona só como “lock”… mas todo o sistema continua a funcionar. Até mesmo com várias contas activas, se não tiveres “logout”, elas continuam a funcionar todas, mesmo que estejas a usar outra 😉

      Já cheguei a ter uma conta a renderizar coisas, outra conta com um server ligado e outra que abri assim muito rápido para um primo meu andar a brincar, já que ele é puto não lhe ia passar a conta normal… depois, foi só apagar, sem grandes conflitos. 😉

  3. Avatar de phixie
    phixie

    Claro que o windows é o melhor sistema que existe, então até ja vem com o win+L ja configurado. Ah, não… espera… essa deve ser mesmo a única vantagem do windows. Parece que afinal não vou mudar para windows…

    1. Avatar de Vítor M.

      Não sejam mauzinhos. O Windows é grande sistema operativo.

      Tem umas coisas melhores outras piores, agora que uso mais Mac vejo que em muita coisa o Mac está mais simples, mas em muita outra o Windows ainda é o perfeito.

      O Explorer do Windows ainda é algo que o Mac OS X não consegue ombrear, mas… há outras coisas e tal que nos fazem usar um para umas coisas e o outro para outras.

      Sejamos inteligente e vamos usar o que nos melhor servir, esse será sempre o melhor 😉

      1. Avatar de BlinZk
        BlinZk

        Mas uma coisa que o Mac OS tem (ou pelo menos tinha), é a possibilidade de no explorer (finder) imprimir a estrutura de pastas e ficheiros.
        Em tempos precisei disso para imprimir listagens de conteúdos de backup’s em CD’s e em Windows só se conseguia recorrendo a aplicações externas e mesmo assim nunca encontrei nada tão simples como em Mac.

        Mas como tu próprio dizes e eu concordo, cada SO tem as suas virtudes e os seus defeitos 😉

      2. Avatar de como
        como

        “O Explorer do Windows ainda é algo que o Mac OS X não consegue ombrear”

        Podes explicar isto melhor???

        1. Avatar de a Friend®

          Por acaso percebo o que o Vitor possa querer dizer.

          Muitos anos de Windows o pessoal habitua-se à barra de endereço com o caminho das pastas… sentem falta, por exemplo, daquele botão que faz “subir” uma pasta (não confundir com o Back) …

          etc..etc.. é tudo uma questão de habito, já que como se costuma dizer, quem entra em MacOsX que esqueça por completo como se faziam as coisas no Windows. 😀

          Mas fica a sugestão. A barra é personalizavel. É mais ou menos como a história do “maximizar”…

          Windows funciona muito por “FullScreen” o Mac funciona mais por Janelas (lado a lado) já que foi desenhado mais para efeitos de “Drag&Drop” …etc..etc.. quem tiver Mac’s à muito tempo provavelmente saberá o que estou a falar.

          1. Avatar de Vítor M.

            Sim há muita coisa que sem dúvida é o hábito, isso é verdade. Outras que existem no Windows que, no meu entender, estão melhores. O OS X é bom mas não é em tudo.

            Agora não é mentira nenhuma que é um sistema operativo que se ajusta ao utilizador, coisa que até ao Windows 7, era o utilizador que se tinha de ajustar ao sistema operativo.

          2. Avatar de a Friend®

            É verdade.. mas felizmente podemos moldar bastante o MacOsX, muitas vezes de melhor forma que o Windows, já que o Windows (ambiente gráfico) não se adapta facilmente a modificações, como o MacOsX se adapta. Por exemplo uma coisa invejável no Windows é o Aero Snap, e lá consegui arranjar a App para isso e funciona na perfeição mesmo, como se fosse nativo.

            Uma coisa, que o Windows tem de excelente, é a integração do explorer e shell, aos menus de certas aplicações. Abrimos uma pasta de musica, “play all” e já esta tudo a correr. O mac faz isso, mas não nativamente, mas pode-se adaptar também.

            O windows é muito “old school” para o pessoal que gosta de andar de pasta em pasta e interagir directamente com os ficheiros. O MacOsX é mais adaptado à modernidade no sentido de fazermos tudo básicamente em Aplicações. Gerir fotografias… toca a abrir o iPhoto. Gerir músicas.. toca a organizar o iTunes… ou seja, não é aquela coisa que nos habituamos antigamente de percorrer pasta a pasta, como referi, portanto percebo perfeitamente o teu comentário.. mas lá está.. é uma questão de procurares ferramentas que o MacOsX aceita-as bem e ficam bem integradas para as necessidades de cada um.. é uma grande vantágem deste sistema. O Windows, por ex… se eu quiser adicionar efeitos (estilo compix do linux) ui… corre bem mas nota-se que não interage como se fosse nativo.. e por vezes empaca, quando por exemplo jogamos um jogo aquela “troca” de interface faz o DirectX entrar em conflito. Por isso é que nesse sentido prefiro o sistema de interface do MacOsX, é muito como o Linux.. adapta-se facilmente aos Tweaks. 😀

          3. Avatar de BlinZk
            BlinZk

            E aquilo do print da estrutura do directório, hã, hã? Confirmam, ou não? 😛

          4. Avatar de como
            como

            barra de endereços? no osx tb podes colocar o path da pasta.

            subir uma pasta? experimenta usar o command

  4. Avatar de José Miguel

    Nestas mesma configuração pode por vezes tornar-se incómodo quando ao fim de pouco tempo o OS X decide “bloquear” e termos sempre que estar a introduzir a password.

    Contudo temos a possibilidade de termos o lock activo apenas um X número de minutos. Desta maneira tenho 10 minutos definidos para o tempo em que o sistema entra em lock.

    No fundo é uma dica simples, que um utilizador já mais experimentado já conhece mas não deixa de ser útil para aqueles que se iniciam em OS X.

  5. Avatar de Miguel Pipe

    Há cada comentario infeliz… (Não é Tom?)
    Se há aspectos em que não podes discordar que o Mac é melhor, é na simplicidade.

    1. Avatar de José Miguel

      Não ligues. Quando as pessoas já vêm formatadas a comentar com preconceito e principalmente ignorância a melhor opção é ignorar.

  6. Avatar de transik

    Obrigado pela dica! Ctrl + Shift + ⏏ – esta combinaçao da-me jeito sim senhor!

  7. Avatar de o_unico
    o_unico

    @Offtopic: Como posso ver detalhes sobre cada um da equipe do PPLWare?
    Não, não vou seqüestrá-los, mas já vi esse link por aqui, só não me lembro onde.

  8. Avatar de PLopes
    1. Avatar de o_unico
      o_unico

      Obrigado, mas acredito que a lista de lá não seja tão atualizada, porque achei o autor dessa notícia podia ser brasileiro, mas não achei nada sobre ele por lá.

  9. Avatar de Lorenzo
    Lorenzo

    hehe ainda ontem estava a procura de como lockar o mac xD

  10. Avatar de Ruben
    Ruben

    Excelente dica! Obrigado 😉

  11. Avatar de o_unico
    o_unico

    Vou aproveitar para fazer outra pergunta. Sem querer irritar.
    Nunca usei nenhum produto da Apple e ouvi dizer e pude concluir pelas imagens que não existe um botão de maximizar, mas seria possível redimensionar as aplicações de modo a correr como se fossem maximizadas?
    E sobre a questão dos jogos, eles rodam em tela cheia?

    1. Avatar de a Friend®

      Jogos rodam em tela cheia e sim, dá para redimensionar ao máximo no canto inferior direito… à semelhança do Windows.

      Acontece é que no lugar no “maximizar” o MacOsX tem um botão “+” que se chama Zoom, e a função dele é alternar entre o tamanho definido pelo utilizador ou o tamanho feito pelos programadores em cada App. Por ex, uma App do Twitter (Tweetie) não fica bem em fullscreen, ou seja, o “+” faz com que ele fique do tamanho ideal com que foi desenhado. Mas permite também redimensionar manualmente…

      1. Avatar de o_unico
        o_unico

        Ah então tá muito obrigado pela rápida resposta. Qualquer dia tentarei usar o MAC.

  12. Avatar de Anderson Silva
    Anderson Silva

    Estava difícil mas encontrei, o atalho para bloquear o mac graças a este excelente artigo parabéns. Sou novo no brinquedo da maçã ;D devido aos facejacking em aulas da sempre jeito bloquear o computador em caso de uma dor de barriga lol ;D