Testes de benchmark mostram que iPad Pro já se aproxima do MacBook Pro

70 Comentários

Os novos processadores da Apple parecem estar a mudar o mercados dos dispositivos móveis de forma drástica. Os resultados dos testes têm mostrado que ultrapassam a concorrência de forma completa.

Depois de termos visto o iPhone XS equiparar-se a um PC, em termos de performance, é agora a vez do novo iPad Pro ir a testes e os resultados voltam a ser esmagadores.

iPad Pro MacBook Pro benchmark desempenho Apple

Para muitos os testes de benchmark não são tidos em conta, uma vez que são a demonstração, num momento, de tudo o que o equipamento tem para dar.

Mas a verdade é que estes são a montra das capacidades que os CPUs e GPUs têm para entregar aos utilizadores, claro que dependendo sempre do sistema operativo.

Com o novo iPad, a Apple voltou a mostrar um novo SoC, o A12X Bionic, que está preparado para combater não os restantes tablets, mas já os PCs. Os testes da GeekBench mostram isso mesmo.

iPad Pro MacBook Pro benchmark desempenho Apple

Este novo iPad conseguiu uma pontuação de 5030 pontos nos testes de um núcleo e uma pontuação de 17995 nos testes multi-núcleo, conforme pode ser visto aqui.

Estes valores confirmam os dados mostrados pela Apple na sua apresentação, que davam conta de uma melhoria da ordem dos 30% neste novo SoC.

Há também que registar que estas pontuações se aproximam muito dos valores que o MacBook Pro de 2017, com um processador Intel i7, atingiu, em especial nos testes de um núcleo.

iPad Pro MacBook Pro benchmark desempenho Apple

O processador i7, de 6 núcleos, é mais rápido que o A12X Bionic, que tem 8 núcleos, nos testes de multi-núcleo, mas a diferença não é substancial.

De notar que estes testes de benchmark foram feitos com o novo iPad Pro de 6GB de RAM, o modelo mais caro, o que lhe dá alguma vantagem face aos restantes modelos apresentados.

Ainda assim, estes testes confirmam a frase “o A12X Bionic também faz o iPad Pro mais rápido que a maioria dos PCs” que a Apple usa para demonstrar o poder deste equipamento.

Leia também

Novo A12 Bionic faz o iPhone XS estar quase ao nível dos PCs de topo

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    Quando a Apple vai lançar os híbridos com iOS em vez de macOS?

    1. Avatar de Kaká
      Kaká

      Benchmark feitos para tlm lolol… Metam a correr um 3dmark ou pcmark e depois chegam a conclusão e mesmo assim é mais lento que um i3 da 4 anos atrás lolol

  2. Avatar de valteri
    valteri

    Isto só pode ser para rir… Só pode.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Os números não mentem. Podes confirmar.

      1. Avatar de Dinis Veríssimo
        Dinis Veríssimo

        A nível de processador pode-se aproximar,mas em tudo o resto não…RAM,GPU…
        O GPU do mobile esta muito longe do PC
        O processador é das peças que ocupam menos logo não é de admirar que o mobile esteja perto do PC

      2. Avatar de Mateus
        Mateus

        Os números mentem. Os testes não correspondem à verdade nem à realidade. Lá por em algumas atividades o A12 ter uma boa performance e o teste as executar, ao fazer as “outras” atividades pode perder imediatamente performance. É o mesmo que ter 2 CPU a comparar a velocidade em FP16 e serem parecidos mas depois em FP32 1 deles ser 4x mais rápido. No entanto segundo o teste de FP16, os dois seriam parecidos…

      3. Avatar de Kaká
        Kaká

        Benchmark feitos para tlm lolol… Metam a correr um 3dmark ou pcmark e depois chegam a conclusão e mesmo assim é mais lento que um i3 da 4 anos atrás lolol

    1. Avatar de Vítor M.

      Muito antes deles: http://bit.ly/2RAaCVJ basta estares atento 😉 e mais, convinha leres o nosso, para perceberes que há alguma informação nesse que não está totalmente disponível. Mário, atento sff.

      1. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        Das coisas mais importantes nao falam, que é que pela primeira vez vao deixar de deixar de revelar o numero de unidades comerciaçizadas, isto porque sabem muito bem que andam a vender menos em quase todas as frentes,a taxa de crescimento de ano para ano vai baixando e isso todo faz com que nao seja por acaso que a apple caiu 7% ontem isso tambem esqueceram.se de noticiar aqui, la vejo mais completa a noticia , e nao sendo tendenciosa

        1. Avatar de Vítor M.

          Não falam? Então estão a dizer que venderam mais 200 mil unidades e dizes que não falam? Que disparate. Leste o relatório? Então lê porque foste ler o post que não diz as coisas como elas são. Lê o nosso também e vais perceber. Mania da perseguição 😀

          1. Avatar de rodrigo
            rodrigo

            Tu é que parece que nao leste o outro artigo ,alias , dezenas de outros artigos que dizem o mesmo. que a apple vai deixar de revelar o numero de unidades comercializadas depois destes resultados , porque nao vos convem meter isto?e porque vai fazer isso..? e porque nao falam que a marca desvalorizou 7% ?, fico ah espera dessas respostas antes de mudares de assunto que é o que costumas fazer

          2. Avatar de Vítor M.

            Não leste e não percebeste. Primeiro dizias que não revelaram agora dizes que vão passar a não revelar. Enfim, nada que surpreenda. Agora acho estranho tirares conclusões que não vão revelar porque a marca desvalorizou 7%, não o fizeram antes quando tiveram trimestres negativos, provavelmente confundistes um trimestre com um ano inteiro, mas a Apple em vários produtos nunca comunicou as unidades vendidas e era muito natural que também o deixasse de fazer nos iPhones. Muitas marcas não o fazem, e apenas comunicam resultados da atividade. Mudar de assunto para ti é responder-te e corrigir-te, mas isso não pode ser de outra forma, porque se não percebes e dizes disparates, não posso concordar contigo. 😉

          3. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Meu deus ó Rodrigo, é mesmo mania da perseguição.

  3. Avatar de Cortano
    Cortano

    Então o próximo Macbook já deve trazer os processadores da Apple.

    1. Avatar de Douglas Ferreira
      Douglas Ferreira

      Vem aí um novo Rosetta… apesar de que os esforços da Adobe em fornecer um Photoshop completo para iOS, acredito, seja uma antecipação à migração da arquitetura.

    2. Avatar de Renato Nismo
      Renato Nismo

      está bom para durar uns 5 anos e deixar de ser compatível com novos macOS

      enquanto os melhores intel core 2 duo e quad ainda bombam depois de 12 anos com novos windows e aplicações actuais.

  4. Avatar de miguel
    miguel

    ainda vamos ter macbooks com arm feitos pela apple em vs de intel?

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      A dúvida já não é “se”, é “quando” isso vai acontecer.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        *(…) quando é que isso vai acontecer*

        Fixed it for you.

  5. Avatar de Vitor
    Vitor

    “…“o A12X Bionic também faz o iPad Pro mais rápido que a maioria dos PCs” que a Apple usa para demonstrar o poder deste equipamento”.
    Só falta saber uma coisa…quais são os PCs que a Apple usa para fazer esse teste. Tablets ou smartphones mais poderosos do que “alguns PCs” é o que mais existe à venda. Não precisa ser da Apple…

  6. Avatar de Yosef Shlomo
    Yosef Shlomo

    uma pena que só serve para navegar na internet !!

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Depende da realidade de cada um, a nivel profissional no dia a dia só uso o Ipad, em casa ou escritório uso o portátil. E só não largo o portátil pois o rato faz muita falta.

      1. Avatar de Mateus
        Mateus

        Isso é muito pessoal, os únicos que conheço que o iPad lhes chega no dia-a- dia são vendedores / gente que depende de mostrar PowerPoint, imagens e e-mail ou na área da restauração. De resto iPad, todos os que conheço usam para entreter os miúdos e para atividades Light (web, ler, e-mail). Para edição de fotos e vídeo nuns vi ninguém fazer em iPad mas sim no laptop/MBP onde usam o rato.

        Dar 1000€ para atividades Light e depois preferir ir para um PC com rato para editar… então que o sentido? Para isso compram o iPad de 350€ e um laptop decente.

        1. Avatar de Francisco Pinto
          Francisco Pinto

          A falta de rato não seria a principal razão mas sim não existir o Photoshop ou similar completo para iPad. Isso mudou a Adobe apresentou e Demonstrou-o na Keynote da Apple

          1. Avatar de Mateus
            Mateus

            Sim, porque as pessoas só usam rato / laptop para o Photoshop… 😉

            Muitíssima gente usa Photoshop, Premiere, AutoCad, MS Office, Corel Draw, 3D Studio e já para nem falar das dezenas de Apps similares (por razoes económicas ou de gosto, nao usam as populares), app da Impressora / Scanner etc e essas só existem para Windows, Linux, Mac OS.

            Dizer que o iPad Pro agora tem o Photoshop ou AutoCad “total” e por isso já é como um PC é no mínimo gozo. As pessoas usam digitalizadores, teclados e ratos profissionais para trabalhar; brincar no ecra com os dedos ou uma pen sobredimensionada pode ser “cool” ou servir para os americanos e ingleses de classe média, mas nao para o resto do mundo…

        2. Avatar de Tiago
          Tiago

          Então é porque só sabes usar o Ipad para fazer demonstrações ou mandar emails, há pessoal criativo ( profissional ) que edita fotos que desenha que faz maquetes e até administração de redes /servidores e base de dados no ipad. Usam o office excel, word, editam videos etc etc. Não faz tudo o que um PC faz mas está quase lá.

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Nem é suposto fazer tudo o que um PC faz. Antes, faz coisas diferentes.

            Há toda uma obsessão em querer confundir as coisas. Antes queriam que um Portátil fosse um Pc. Agora querer que um iPad seja um portátil.

            É como Homens vs mulheres. Tudo obcecado em que sejam iguais que não percebem que é mesmo suposto serem diferentes.

  7. Avatar de José Carlos da Silva
    José Carlos da Silva

    Boa! Vou comprar um e deitar fora os meus desktops de render 3D.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Com que então “desktop de render” hein. Arranja um desktop que fale português.

      1. Avatar de José Carlos da Silva
        José Carlos da Silva

        Computador de secretária para modelação e renderização de elementos tridimensionais. Já te apraz mais?

        1. Avatar de asda
          asda

          “renderização” não existe. em português diz-se “sombreamento”, por exemplo. não inventes.

  8. Avatar de Filipe Ezequiel
    Filipe Ezequiel

    I9 e não I7, fica a nota!

  9. Avatar de juiz carlos alexandre
    juiz carlos alexandre

    cheguem perto mas mas ainda falta algo

  10. Avatar de José Marques
    José Marques

    A intel está a levar porrada de todos os lados. Para o ano até outubro vão ficar sem a apple , vai saltar para arm. Vão perder grande parte do mercado empresarial para a nova arquitectura Zen+ , no mercado consumidor desktop já ninguem compra i7/i9 está tudo a comprar threadrippers 1gen ou 2gen conforme a carteira permita.

    Só os portateis é que salvam a intel da desgraça.

    1. Avatar de JCFB
      JCFB

      Quem rouba os consumidores tem que se lixar. Até fico feliz por muita gente estar a abrir os olhos e a mudar para AMD.

  11. Avatar de Traveller
    Traveller

    Se os Macs são um nicho de mercado insignificante e são mais rápidos que o Ipad pro porque tanto alarido?
    Não é tão rápido e se quero um Tablet rápido que até substitui um portátil/PC tenho o Surface.
    Os Ipad’s também estão no grupo de hardware que a Apple vai omitir os dados de vendas no próximo trimestre?
    Pedro Simões também podes dar essa noticia e podes dissecar o porque da mesma.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Os números foram cortados para todos os dispositivos. iPhone, iPad, Mac, Watch, etc

      1. Avatar de Traveller
        Traveller

        Os números e os valores das ações nos últimos 2 dias -9%

  12. Avatar de Nuno V
    Nuno V

    Geekbench como suite de benchmark é uma valente m***a que muitas vezes apresenta resultados que não correspondem à experiência do utilizador. Houve até quem fizesse comparação do Mac OS com Windows 10, fazendo uso da mesma máquina Apple, com o Geekbench. O resultado foi que o segundo obteve uma pontuação 30% superior ao primeiro. Significa que o Mac OS é 30% mais lento que o Windows? Nope! E enquanto o Geekbench não utilizar workloads que representem o uso real continuará a ser uma valente m***a.

  13. Avatar de Vitolas
    Vitolas

    A próxima grande falácia será que o Apple Watch está quase ao nível dos PC.

    1. Avatar de Renato Silva
      Renato Silva

      kkk, boa!

  14. Avatar de Joao Correia
    Joao Correia

    Peço desculpa pelo comentário, mas a ressabia e frustração que vai por aqui, sempre que sai uma notícia Apple, não dá para entender. Se não gostam e é tudo uma porcaria o que é que vêm fazer para aqui? Não gostam? Não comprem. Fácil

    1. Avatar de Mateus
      Mateus

      O que muitos não gostam é de comparações desproporcionadas a beneficiar certos produtos.

      Comparar um iPad com 6 GB RAM em um teste feito para marketing e influenciar compras não tem validade. Se queres comparar, tenta meter programas de modelagem 3D, CAD, virtualização, edição de imagem e cálculos FP32 ou ray-tracing e estes em simultâneo. Neste caso vias que o A12, o iOS, os 6 GB RAM não serviam para nada.

      Meter uns pneus de F1 num BMW M4 não faz dele um carro de F1 …

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        “Comparar um iPad com 6 GB RAM em um teste feito para marketing ” . teste foi feito pelos utilizadores e nao pelo marketing …. Ao menos podiam acertar .

        Abc

      2. Avatar de Francisco Pinto
        Francisco Pinto

        Realmente na demonstração do Photoshop completo que a Adobe fez com um uma imagem de 12000×12000 com 157 camadas e 3.60gb o IPad burrousse todo….. era só lag….

      3. Avatar de Jose Lapao
        Jose Lapao

        Excelente comentário, as plataformas de benchmark, para mim não servem para nada, nada melhor que colocar a mesma aplicação a “correr” nas duas máquinas e ver o que realmente são capaz de fazer e como disseste e bem aplicações de 3D, CAD, etc, etc.

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      E estes gajos acima comentaram exatamente a comprovar o teu ponto, não são capazes de estar sem se meter ressabiados. São guerreiros do teclado.

  15. Avatar de João Bernardino
    João Bernardino

    Adoro. Usar o geekbench para comparar. ahahahah. A sério, estão a comparar alhos com bugalhos.

    1. Avatar de Vítor M.

      Explica lá então o que são ali os alhos e o que são os bugalhos…. 😉

      1. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        Alhos – processadores arm – desenhados com arquitetura direcionada para aparelhos mais pequenos com desempenhos limitados ao tamanho , ah dissipaçao de calor e ah energia de uma bateria pequenina , precisam de mais consumo de ram , direcionados para aplicaçoes simples e menos complexas com layout menor etc etc,possui uma quantidade reduzida de instruçoes (risc) , menos espaço em silico o que em teoria quer dizer menos espaço para o nucleo descodificar as instruçoes.

        bugalhos – processadores x86 – desenhados com arguitetura direcionada para maquinas maiores com desempenhos menos limitados ao tamanho ,ah dissipaçao de calor e ah energia, precisam de menos consumo de ram , direcionados para aplicacoes complexas que ao mesmo tempo podera ser usado com um gerenciamento de janelas maior com poder de sincronizaçao de aplicaçoes em 2 plano maior etc etc, amplo espaço em silico , que faz com que seja mais facil para o nucleo descodificar as instruçoes

        Nunca serao comparaveis a nivel de desempenho principalmente pela fonte de energia, quando os telemoveis tiverem uma fonte ilimitada de energia assim sim, podera haver um avanço na arquitetura destes componentes, ate la ficaram sempre limitados a uma bateria pequenina que para grandes processos nao iria durar 10 min.

        1. Avatar de Vítor M.

          Mais disparates. As arquiteturas não balizam nem vão balizar a utilização dos equipamentos. Quem te garante que com o hardware optimizado, com o software refinado, um dispositivo ARM não possa substituir um equipamento com arquitetura x86? Alias, cada vez vemos mais equipamentos móveis a substituir equipamentos maiores e a receber software dedicado. Essa conversa não faz sentido quando tens mais poder de processamento e sistemas operativos com muito mais performance e estão a ser usados pelo seu desempenho. Além disso, os ARM têm uma gestão melhor dos consumos de energia, geram menos calor e têm um processo de fabrico já nos 7 nanómetros, com resultados em consumo e produtividade a atingir níveis como outras arquiteturas. E irás ver mais destes dispositivos a serem adotados onde outrora tinhas máquinas maiores.

          O resto que escreves é conversa fiada, desenrolaste ali características para encher a folha!!!

          1. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Disparates e o que mais vejo tu escreveres, nunca vai substituir meu amigo, isso de coisas optimização é conversa de apple fanboy, em nada argumentas o que eu disse, acabas por te intalar na conversa quando falas em software dedicado,se pensasses mais um bocado o que querias dizer era software limitado a arm, voute repetir outra vez a ver se entendes, estes processadores moveis nunca vao tar ao nivel destes de pc pelo grande facto de serem limitados ao consumo de energia de uma bateria pequena,por mais que baixem os niveis de energia utilizados e essas optimizaçoes q a apple t meteu na cabeca nunca ira ter o mesmo poder de processamento , a base d td e a energia , para algum dia isso acontecer era primeiro necessario uma enorme evolucao nas baterias, que aliais a samsung ja se vai virar para isso no proximo ano com as baterias de grafeno que ja sera sim uma evolucao que permitira melhorar os processadores mas nao sera suficiente .
            Voute explicar de outra maneira ,os carros que vez por ai teem um deposito de gasolina, aqueles carros pequeninos a combustão (rc) tambem teem um deposito mas Mais pequeno por isso e que duram pouco tempo a andar e nunca vao levar o peso que um carro normal leva com eficiência nem com optimizacoes nem com baixíssimos consumos

          2. Avatar de Vítor M.

            Lá estás tu, quando não tens argumentos, violentas-te com essa do apple fanboy, que falta de imaginação!!! . Tu lá por seres do contra e sempre no ódio da Apple não podes achar que os outros têm de ser como tu 😉 mas adiante!

            Percebe que a tecnologia evoluiu e sim, tu tens cada vez mais máquina ARM a conquistar o espaço onde existia arquitetura x86. Mas mais, cada vez tens mais sistemas operativos a conquistar espaço onde outrora o Windows (maioritariamente) e o macOS dominavam, por exemplo, verás a edição de imagem e edição gráfica a passar para equipamentos ARM. Sabes porquê? Tal como a Apple mostrou com o último iPad Pro, o nível de capacidade de processamento está a aumentar significativamente e o software está cada vez mais otimizado, fruto de novas e modernas linguagens de programação.

            Ainda te custa perceber que o segredo está nas linguagens de programação, está nos sistemas operativos e no software que corre por cima do hardware e não nesta ou naquela arquitetura. O consumo de energia tem a ver com a sofisticação do software e é isso que tu não percebes.

            Olha para a quantidade de software em Android que é capaz de substituir software para x86 em vários segmentos, repara que o mundo está a migrar para cloud services e isso é fundamental para a evolução do conceito mobile de alto desempenho. Empresas como a Adobe, Autodek e muitas mais estão já nesse processo de migração. Nem vamos falar na indústria gaming que então aí temos assistido ao longos dos últimos 6 anos uma forte aposta dessa indústria no segmento mobile com gráficos fenomenais.

            Claro que as baterias estão a melhorar e há uma aposta nessa evolução, pois claro que sim e porquê? Pela razão que te falei, porque cada vez se exige maior desempenho e é por isso que te digo que a arquitetura ARM está a ganhar espaço a uma velocidade alucinante.

        2. Avatar de Marco
          Marco

          falas em RISC e em x86, mas no final não sabes como funciona um x86.

          1. Avatar de Jose Lapao
            Jose Lapao

            @ Victor Pinto M Essas clounds que falas para o desenvolvimento do mobile também “correm” em AMR? Gostava de ver servidores de internet, os mesmos onde este blog está alujado, os os servidores de e-mail da Apple, ou mesmo a loja Apple store “correr” em AMR. Gostava mesmo.

      2. Avatar de Só que não
        Só que não

        Alhos (cisc) vs Bugalhos (risc). O pessoal do pplware tem um blog de tecnologia e ainda não entendeu o porque do cpu moblie são para moblie e não para desktop.

        1. Avatar de Vítor M.

          Acho estranho que tenhas lido esses termos e não tenhas conseguido perceber que cada vez mais as plataformas estão mais compatíveis e as linguagens de programação estão mais eficazes, mesmo em arquiteturas diferentes e que os resultados de execução são cada vez mais o importante. Mas vejo que sabes escrever esses dois acrônimo deves ser especialista.

        2. Avatar de Mateus
          Mateus

          Aqui parte tem o Vitor razão, cisc vs risc não tem interesse já que os cpu Intel e AMD descodificam as instruções x86 cisc mas internamente depois trabalham em risc e os ARM estão muito otimizados e os x86 muito pouco fruto de zero concorrência.

          Entre os x86 e arm há duas grandes diferenças: os x86 foram desenhados para tarefas pesadas e limite de consumo máximo de uns 140 W TDP; os ARM para tarefas leves e 7 W TDP. Um ARM pode competir com um x86 em tarefas simples ou dependentes do GPU (Photoshop). Se meterem tarefas múltiplas e pesadas, coitadinho do ARM (2018). No futuro já se verá.

          1. Avatar de Vítor M.

            Verdade, mas temos visto que grande parte das chamadas tarefas pesadas estão muito modificadas, fruto de boa e moderna programação. Por isso como dizes é bem, temos de esperar para ver num futuro próximo como será.

    2. Avatar de dogfarr
      dogfarr

      2018 e ainda usam benchmark para comparar “performance”
      pensei que era 2011 de novo

  16. Avatar de Lucas
    Lucas

    O que mais odeio na Apple é esse monopólio de não podermos instalar o macO$ em qualquer máquina. Tens e gastar uma boa grana $$$$$ para poder ter acesso ao macOS. Tenho um PC top de linha, com configurações muito superiores ao iMac e MacBook mais caros. E mesmo assim não posso instalar o macOS nem pagando, muito menos de forma oficial.

    1. Avatar de antonio
      antonio

      Qualquer hardware precisa de controladores (drivers) dos fabricantes, o software que está entre o hardware e o sistema operativo.
      Quando a Apple vende um Mac aperfeiçoou a integração hardware/ drivers / MacOS.

      “Ah, mas se o Windows consegue (+/-), por que é que a Apple não se dá a esse trabalho, deixa de vender Macs e vai buscar dinheiro à venda do MacOS?”.
      Porque os drivers foram escritos para PC Windows e é preciso adaptá-los para MacOS e o MacOS aos drivers. E a a venda de SO não dá dinheiro, como sabe a Microsoft. Só se vai buscar dinheiro com hardware e aplicações e serviços pagos.
      Não é elitismo, é modelo de negócio 🙂

      1. Avatar de Lucas
        Lucas

        Existe algo chamado Hackintosh
        Mas não se equipará a ter uma versão oficial pra instalação.
        Claro que é elitismo, elitismo também é um modelo de negócio.

  17. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Se é assim, então a Apple deve pensar seriamente em descontinuar o MacBook Pro. Eheh

    Comparar um iPad Pro com um macBook Pro é a mesma coisa que comparar apenas em potência o melhor Fiat com o pior Ferrari.

  18. Avatar de abraao campos
    abraao campos

    acho mal a apple usar id cloud
    pra ganhar mais .
    se comprar um iphone ele tranca ,vamos supor ,o dono emigrou ,como faco .
    deu me fatura mas sem id dele ,nada
    a Apple devia comfirmar a fatura ,ai dar id ao pessoa q tem iphone

    1. Avatar de Marco
      Marco

      o problema não é da Apple, é de quem te vendeu que não retirou o Apple Id do iPhone. Mas se tens a factura original do iPhone , acho estranho a apple não te ajudar.

    2. Avatar de Marco
      Marco

      e tens uma declaração de venda o dono original a dizer que te vendeu o iPhone.

  19. Avatar de abraao campos
    abraao campos

    respostas q so ele proprio tem e se nao se esqueceu pq td isso