AutoCAD está outra vez no Mac

34 Comentários

Uma das grandes desvantagens do Mac, que fazia muitos utilizadores não largarem o Windows, é a ausência do AutoCAD, um programa de desenho técnico. Mas isso acaba hoje pois apareceram na internet screenshots da versão beta do AutoCAD para Mac.

Desde 1992 que o sistema operativo da maçã não via uma versão do AutoCAD. Hoje, parece estar perto uma nova versão deste software para Mac.

Nesta versão beta, de nome Slegehammer, podemos ver algumas coisas interessantes como o suporte para gestos multitouch com o Magic Mouse.

[ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] [ 5 ]

Ainda não se sabem muito detalhes mas esta é certamente uma boa notícia para muitos utilizadores que não conseguiram largar totalmente o Windows devido à ausência deste software para Mac.

E para vocês, isto é uma boa notícia? Era esta a última “palha” a segurar-vos ao Windows?

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bento Martins
    Bento Martins

    Esse nome faz me lembrar o “The Pacific”.

    Resta esperar por uma versão educacional universitária, mas de facto é uma pena.

    Mas bom mesmo, era o ArcGIS, isso sim!

    1. Avatar de José Mario
      José Mario

      Já existe versão educacional para todos os programas da AutoDesk, basta se cadastrar no site americano!

      1. Avatar de Bento Martins
        Bento Martins

        Sim, e eu uso..

        Estou a dizer versão educacional para Mac! Espero que depois de sair a final..saia uma rápido 😉

  2. Avatar de José Mario
    José Mario

    Finalmente! Uso Mac há 2 anos e deixo o “Ruindows” instalado no BootCamp só por causa do AutoCAD….agora vou poder exorcisar meu Macbook!

    1. Avatar de Bónus

      “exorcisar” LOL

      1. Avatar de a Friend®

        Essa foi forte… LOL 😀

  3. Avatar de Vitor
    Vitor

    Falta agora uma versão para linux !

    1. Avatar de JGomes

      Se há para MAC, não deve de estar muito longe de existir. É só dar tempo ao tempo.

      Mas talvez com o wine consigas correr a versão actual do windows, até o Playonlinux (http://www.playonlinux.com/en/) já trás a instalação automática permite instalar o programa a partir do cd e configurar automaticamente o wine, mas nunca o testei.

      1. Avatar de a Friend®

        Este software vai ser de extrema dificuldade aparecer no Linux. E quem diz este, diz igualmente as suites da Adobe (Photoshop e afins).

        São programas demasiado complexos, e a sua produção tem que ter um market bastante significativo para entrar numa plataforma, para assim terem retorno do investimento.

        Este por exemplo, já existiu para Mac, até mesmo antes do Windows e foi descontinuado por essa razão (a juntar às mudanças constantes que o MacOS sofreu no sistema que obrigavam o programa a ser todo reescrito)

        No MacOsX tardou a aparecer pelas mesmas razões… API’s novas, e a transição de PowerPC para Intel…

        1. Avatar de So7t
          So7t

          LINUX é o futuro e esta na calha e mais depressa do que pensas!! 😉 Pois actualmente a Autodesk desenvolve os seus produtos com base na plataforma QT da Nokia, esta por sua vez é a base de desenvolvimento do ambiente grafico KDE (Linux)!! 😉 O Maya ja ca canta… o resto é uma questao de tempo!! 😉
          http://qt.nokia.com/about/news/autodeskae-mayaae-2011-qt-helps-make-the-best-even-better

          1. Avatar de lmx1
            lmx1

            A mesma coisa para MatLab
            ;).
            cmps

          2. Avatar de a Friend®

            Desconhecia o projecto. Se assim for, melhor ainda.

            Talvez o cinema esteja a impulsionar para que isso aconteça. O Avatar pelo menos, segundo sei, foi produdizo em Mac e Linux, e a renderização total (dos efeitos 3D) em servidores com Linux.

          3. Avatar de Alguem
            Alguem

            O Maya já estava disponível para Linux muito antes de ser comprado pela Autodesk… Portanto não é por o Maya estar disponível para Linux que o resto é necessariamente “uma questão de tempo”.

    2. Avatar de Ezequiel (Brasil)
      Ezequiel (Brasil)

      Existe o BricsCad (com base no Intellicad) para o Linux. Ainda é uma versão beta. O interessante é que NÃO é uma versão para o WINE. Roda nativamente dentro do Linux.

      Eu instalei a versão para o Ubuntu e rodou muito bem. Acredito que os desenvolvedores estão olhando com mais atenção o universo Linux.

      http://www.bricsys.com/en_INTL/

      O AutoCAD para o Linux acredito que não existirá em breve, já que li em algum lugar que a Microsoft é uma das acionista da AutoDesk…

      1. Avatar de kolp
        kolp

        muito bom! obrigado

  4. Avatar de ARQ-E-TEC

    Acho que a falta de autoCAD nunca impediu ninguém de mudar para mac, o bootcamp existe para alguma coisa, assim como o vectorworks xD

  5. Avatar de a Friend®

    Já não era sem tempo que este grande software voltasse às suas raizes! 😀

  6. Avatar de Msilva

    O que eu esperei por este momento! finalmente a comprar um iMac está “desbloqueada”.

    Fantástico mesmo! lindo!

    Aposto que no dia que sair o autocad, nos meses a seguir a venda de mac´s dispara! os macs são muito “queridos” dos arquitectos.

    1. Avatar de Xavier Orkall
      Xavier Orkall

      Espero que essa boca de são muito queridos não seja mal intencionada… Mas ainda bem que chega finalmente, e novamente, aos macs. Também me parece difícil que algum dia chegue ao Linux, economicamente não é viável, contudo via wine funciona.

  7. Avatar de verticesearestas
    verticesearestas

    Agora só fica a faltar o 3D Studio Max! 🙂 eheh

  8. Avatar de depende
    depende

    E o autodesk inventor, que e a ultima coisa que me faz prender ao windows :S

  9. Avatar de Jony
    Jony

    Lembro-me de o meu irmão ter falado com um agente da AutoDesk e de lhe terem dito que quase de certeza que não sairía uma versão para Mac visto eles terem um acordo qualquer com a Microsoft…

    1. Avatar de a Friend®

      É muito provável isso ter acontecido no passado.

      Deste desconheço, se isso de facto aconteceu ou não, mas de outros softwares penso que há “gato”, com acordos chorudos para manter suporte apenas a um sistema (Windows) assim monopolizando o mercado.

      A MS já teve várias acusações no passado de monopólios e concorrência desleal.

      Uma coisa é pagar “exclusivos” de jogos para plataformas, outra coisa é a MS fabricar um software e ninguém pode obrigar eles fazerem para todas as plataformas, outra é pagar “no escuro” para que não seja produzido aos rivais, tornando-se assim concorrência desleal.

  10. Avatar de toni
    toni

    Parece que vamos deixar de ver os anti-PC a exibir os seu MAC com um SO sem ser Microsoft… agora já têm o Office e AutoCAD, qualquer dia o ArcGIS e pronto, já não precisam de dual-bbot nem de gastar mais 300€ em cima de 2000 (que custa um MAC decente). Escusado será dizer que tudo isto, se deve aos processadores Intel que tanto criticavam nos PCs, mas que agora tantas alegrias dá aos utilizadores MAC.

    1. Avatar de a Friend®

      Quer o Office, quer o AutoCAD, foram produzidos inicialmente para Mac, antes do Windows ser Windows.

      A própria MS antes de ter o Windows era uma grande fabricante de software para os Macs.

      E a verdade é que nem é a intel que dá alegria aos utilizadores Mac, é mesmo o sistema (MacOsX). Ele é que faz um Mac ser Mac. Se recuares ao passado (e ainda muito presente também) qualquer Mac user que tenha os “antigos” PowerPC continuam a ser utilizadores alegres.

      Ps. Um dos meus Mac’s custou 800 euros, novo na loja, e é perfeitamente acima da média. Uso programas 3D (ex: Cinema 4D), uso software pesado (Photoshop/After Effects/Adobe Premier) tudo com renderizações profissionais elevadas, e ele não se arrasta um segundo. Portanto, para se ter um Mac decente só de 2000 euros para cima, puro mito. 😉

      1. Avatar de Ezequiel (Brasil)
        Ezequiel (Brasil)

        “Quer o Office, quer o AutoCAD, foram produzidos inicialmente para Mac, antes do Windows ser Windows.”

        Acho que esta informação não é válida.

        A primeira versão do AutoCAD (R1.0 de 1982 http://en.wikipedia.org/wiki/AutoCAD) foi feita especificamente para o MS-DOS. A AutoDesk lançou o programa para o Unix e para o Mac-OS, mas interrempou na versão R12 (que eu tive a oportunidade de utilizar – Por incrível que pareça, eu achava a versão R12 para MS-DOS mais rápida que a versão R12 para MacOS).

        Somente agora, após 18 anos, a AutoDesk resolve a portar o seu programa para o Apple. Provavelmente isto deve-se ao crescimento da plataforma Apple.

        Seria interessante se portar também o programa Revit.

        1. Avatar de José
          José

          Mas segundo o Sr. a Friend® TODOS os programas do Mundo foram feitos inicialmente para correr em MacOS. Por exemplo, o ábaco foi inventado para correr em Mac só depois é que foi comercializado em pedra, madeira e metal, true story!

          Brincadeirinha 🙂

          Abraço.

  11. Avatar de André Coelho

    Finalmente, isto vai poupar muitas horas no meu trabalho! n tendo que ir trabalhar para um Win

  12. Avatar de Carlos Pinto
    Carlos Pinto

    Não me entusiasma mesmo nada a existência duma versão do pré-histórico AutoCAD para Mac.

    O melhor programa de desenho de arquitectura para Mac (muitos dizem que também para Windows…) é o ArchiCAD. É esse que uso desde a versão 3.4… e já aí vem a 14.

    Os fans do Mac para passam bem sem o AutoCAD que, sejamos fracos, só tem tanta popularidade por é muitíssimo fácil de arranjar uma copiazinha pirata…

  13. Avatar de kolp
    kolp

    OMG! A Autodesk endoideceu ? Isto são óptimas notícias

  14. Avatar de NsL - Nislan
    NsL – Nislan

    Uma boa noticia, mesmo que não sendo tao boa,
    Usuários MAC já tem boas opções para CAD.

    Lembrando do bom e velho linux que bem diferente – largado
    por essas opções, muitos profissionais que conheço
    são obrigados a ter O Rwindows por causa desse abismo entre softwares CAD
    decentes, olha que já faz 1 ano que faço de tudo para saber de algum descente
    como archicad e autocad, os que tem são ridículos no quesito produtividade.

    Agora se fosse autocad/linux seria uma excelente noticia…..

  15. Avatar de Rubinho
    Rubinho

    Gostava de experimentar a versão beta, mas queria desisntalar logo…….alguém aqui me sabe dizer como desinstalar?……..(quando são .pkg não sei como)

    obrigado