Atenção aos esquemas de burla com iPhones no Facebook

66 Comentários

Com o lançamento dos novos iPhone 6S e 6S plus, começaram também a aparecer no Facebook vários esquemas de burla associados ao iPhone 6.

Com ofertas de várias unidades, os utilizadores apenas têm de colocar um like na foto, partilhá-la, dizer qual a cor que preferem e depois preencher um formulário…e assim habilitarem-se a um iPhone! Mas é tudo mentira!

iphone6_00


Ao estilo dos bem conhecidos ataques de phishing, decorrem actualmente pelo Facebook vários “Sorteios de iPhones” onde qualquer utilizador pode participar. Para isso os utilizadores apenas têm dar dar um like na foto publicada, partilhar essa foto, indicar a cor preferida no post e por fim preencher um pequeno formulário com alguns dados pessoais.

Para dar alguma credibilidade ao sorteio, o perfil criado tem referências a empresas portuguesas (ex. FNAC) assim como à própria Apple.

esquema_00

Incrivelmente este tipo de esquemas conseguem sempre ludibriar muitos utilizadores que prontamente fazem tudo o que é solicitado. Além de ajudarem a “espalhar” o esquema, os utilizadores ainda fornecem dados pessoais aos burlões.

iphone6_01

 

Se vir algum esquema destes pelo Facebook além de o Denunciar passe também a palavra aos seus amigos que não dominam tanto as tecnologias e que não têm sensibilidade para identificar que se trata de uma burla. Estejam atentos!

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    🙁 Estava agora a explicar à minha irmã a esparrela em que caiu. Deu dados pessoais atrás de dados. 🙁

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Ela mal publicou eu avisei logo, mas ela já tinha feito 🙁

  2. Avatar de Adriano
    Adriano

    Gosto especialmente do “Plateado”.

    1. Avatar de zappap
      zappap

      e do “burlistas”…

      1. Avatar de TR
        TR

        Negócio da China. 😀

  3. Avatar de Miguel Ribeiro
    Miguel Ribeiro

    Mas alguém acredita naquele “Português” ??

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Parece que sim…e muitos 🙁

      1. Avatar de ptpedropt
        ptpedropt

        é normal acontecer com o consumidor habitual dos produtos da apple.. os tais ingénuos, mas na maior parte das vezes burros..

        1. Avatar de TR
          TR

          Não tem nada a ver que seja produtos da Apple ou não. No facebook é só esquemas destes. É claro, se for algum objecto mais desejado tem mais alcance. Mas isso faz parte da sociedade que vivemos.

        2. Avatar de Silva
          Silva

          Acontece com PS4, bancos nacionais e etc, sai um pouco do bunker que hoje esta sol e tudo….

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        E quem deu os dados e participou o que acontece? Pode fazer algo para se prevenir? Pois conheço quem tenha participado apesar dos avisos..

    2. Avatar de Tecnical
      Tecnical

      Conheço muitos analfabetos com o 12º ano…

        1. Avatar de Dr.José
          Dr.José

          12º ano tirado à noite ou então 12º profissional…

          1. Avatar de Gabriel
            Gabriel

            Mais um ignorante que menospreza os cursos profissionais. Deves ser tanto Dr. como eu sou astronauta.

            Para sua informação os cursos profissionais dão mais possibilidades de emprego do que o ensino regular.

          2. Avatar de Diogo
            Diogo

            Tenho o 9º ano e o 12º em curso profissional e se calhar tenho mais informação que você la por você não ter frequentado curso não quer dizer que e mais esperto que com quem frequenta fica ai a dica, em vez de criticar quem anda em curso ou não, se faça a vida e como muitos como tu que não fazem nada e se acham os maiores só ficam comentando bosta e por isso que o pais esta assim….

          3. Avatar de Joel Mourão
            Joel Mourão

            Olhe não seu o que tem contra os cursos profissinais, se for preciso muitos que tem esses cursos sabem muito mais do que os que tiram os cursos ditos normais. E são melhores sucedidos na vida.

          4. Avatar de Ana
            Ana

            O sr. realmente conseguiu ultrapassar o nível de estupidez… Cursos profissionais não são para pessoas burras, são para pessoas que querem seguir logo na área escolhida. O meu namorado estudou informática num curso profissional, hoje está na uni a estudar engenharia informática e graças ao curso profissional onde aprendeu e até estagiou, sabe muito mais que colegas dele que andaram em línguas… Deixe de ser ignorante.

  4. Avatar de Baptista Batos
    Baptista Batos

    Comunidade fãs fnac Portugal…

    LOL

  5. Avatar de censo
    censo

    Somos tecnologicamente muito avançados, mas muito ignorantes.

  6. Avatar de NITRO FOX
    NITRO FOX

    Isso não é burla, é um site de passatempo, agora é lógico que não é preciso meter gostos nem fazer partilhas, tudo isso é técnica de marketing para promover o passatempo que é real, mas só uma pessoa é que deve ganhar lol

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Não é burla? O passatempo é real?!? Achas mesmo que a Fnac daria os telemoveis?

    2. Avatar de Hugo Santos
      Hugo Santos

      Claro que não há sorteio nenhum.

    3. Avatar de Joni Oliveira
      Joni Oliveira

      O passatempo não é real, é só uma landing page de captura de Leads…
      E como bem podes ver, no caso da do print, fala em sorteio de OPEL e não de iPhone nos termpos….. De tão mal feita que a campanha é.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        podes crer, aqui se prova que os tugas teem de ir comprar uns oculos pois as letras pequeninas continuam a ser ignoradas, parabens por leres tudo lol.

    4. Avatar de Alda
      Alda

      Neste caso ninguém vai ganhar…pq é uma burla…não esta associado a nenhuma empresa

    5. Avatar de NITRO FOX
      NITRO FOX

      Retiro o que disse, conheço algumas landing Pages semelhantes que realmente são reais, mas neste caso…

  7. Avatar de Adriano
    Adriano

    Depois de ter visto a noticia, fui pesquisar sobre o grupo. Quem participou, acaba por sem bem feito. Não faltam pessoas a avisar que aquilo é spam (eu inclusive) e mesmo assim continuam a fornecer os dados. E gosto daqueles que entre as escolhas de cor (“Plateado” e “Cinza Espacial”), comentam “preto”.

    A quem foi incauto, paciência. Serve de lição.

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Cinza Espacial vem de Space Gray. Claro que o nome oficial em Portugues está muito melhor. Em vez de Cinza Espacial colocaram Cinza Sideral.

  8. Avatar de The One
    The One

    Caramba, o link já teve mais de 47.000 cliques. Visto que a página de destino é da Netlucro, é fácil ver que ganham por comissão. 🙂

    Aqui está a campanha http://www.netlucro.com/ficha_campanha.php?acid=1424

    Devem ganhar cerca de 0.5€ a 2€. Ora com tantos cliques (nem todos convertem), e imaginando que apenas 10% converteram, devem ter ganho à vontade mais de 2000 euros em menos de 48 euros. Nada mau LOL

    Só é pena a forma como estão a ganhar dinheiro… com os ganhos que tiveram, podiam pelo menos oferecer um iPhone e ainda tinham muito lucro. 🙁

  9. Avatar de Boinas
    Boinas

    E que tal tentarem deitar o site abaixo para castigo ao lucro fácil.

  10. Avatar de Miguel Sousa
    Miguel Sousa

    Todos os anos isto acontece… As pessoas olham para o facebook como sendo o único sítio do universo onde tudo é verdadeiro. Basta andarem a colocar o, dito, passatempo, nos perfis mais seguidos por pessoas novas, os principais clientes deste tipo de telemóveis.
    Ao mesmo tempo, ganham dinheiro de várias formas: pelos clicks e pelos dados pessoais.
    É que estarem a preencher aqueles formulários (em brasileiro…) estão a dar dinheiro a quem o criou. Pois aqueles dados que vocês oferecem, vão ser vendidos a empresas de telemarketing por valores, próximos, de 1 euro por cada contacto validado. Depois, não achem estranho que recebam chamadas de tudo o que é espécie de empresa, que tenha o vosso nome, morada e o número de telemóvel.

  11. Avatar de Miguel
    Miguel

    Mas dar 1000€ por um original, não é burla? O meu Xiaomi ficou por 150€ e faz o mesmo 🙂

    1. Avatar de dunno
      dunno

      o meu corsa b também faz o mesmo que um BMW. e não, não tenho um único dispositivo mac.

      1. Avatar de ricardo silva
        ricardo silva

        nao nao faz, tenho um mercedes e um fiesta e o fiesta nao faz o mesmo que o mercedes, agora o bm do meu amigo faz o mesmo que o mercedes XD

        1. Avatar de ptpedropt
          ptpedropt

          espera ai, pera ai, deixa me ver se percebi..
          o mercedes é o xiaomi e o fiesta é o iphone certo?

          1. Avatar de Brasão SS
            Brasão SS

            Sim, sim, é um Fiesta WRC, e o Mercedes é um 190 D! Uma máquina o Mercedes!
            Dá uma “retada” ao Fiesta WRC!

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        Se por “o mesmo” entendes ir do ponto A ao ponto B, tu próprio fazes o mesmo que um BMW… e eu. mesmo não te conhecendo, preferia o BMW… 😉

        1. Avatar de Brasão SS
          Brasão SS

          Looooooool!

    2. Avatar de luis
      luis

      Alguém que te explique a definição de burla antes de vires para aqui fazer figura de tanso.

    3. Avatar de flash
      flash

      1000eur por um iphone 6 onde?? esses teus iPhones teem ouro?? eu já tive um e foi 500eur

  12. Avatar de Wistfultale
    Wistfultale

    Mas há quem caia nisso?

  13. Avatar de José Sousa
    José Sousa

    Não é eticamente correcto, mas pá… Porque é que as pessoas são tão burras?

  14. Avatar de Tiago Leitão
    Tiago Leitão

    É impressão minha ou hoje o FB esta cheio destes “passatempos”??

  15. Avatar de Tiago
    Tiago

    Em horas surgiram vários passatempos deste tipo com marcas como a “Worten” “Fnac Portugal” e ate mesmo “Iphone”. Hoje em dia, só cai quem quer!

  16. Avatar de luis
    luis

    Mesmo, vi gente a partilhar as fotos. Parti-me a rir do quão ingenuas as pessoas são.

  17. Avatar de zappap
    zappap

    “dados pessoais aos burlistas”.
    ai esse Português, Pedro!!

  18. Avatar de Costa P.
    Costa P.

    Isto é tudo muito bonito mas…….

  19. Avatar de jose mário
    jose mário

    Aqui fica outro esquema, não consigo perceber como há tanta gente tonta ao ponto de acreditar neste tipo de esquemas/burlas… À data desta publicação a página em questão tinha 12.285 gostos, vejam agora quantos patos já fizeram gosto…

    https://www.facebook.com/Worten-Passatempo-iPhone-6-891599954257774/timeline/

  20. Avatar de Rui Afonso
    Rui Afonso

    Não conhecem a expressão: “Não há almoços grátis”, muito menos ofertas deste tipo. Já agora aproveito a ocasião para criticar os passatempos da pplware que, para que possamos participar, obrigam a “likes” através do facebook… Se concorro a um determinado produto, é porque esse produto me agrada, logo não deveriam ser necessários “likes” obtidos de modo forçado e por esta via. Abraço e continuem com o bom trabalho.

  21. Avatar de Pedro
    Pedro

    E a quem deu os dados e participou o que pode acontecer? Pode fazer algo para se prevenir? Pois conheço quem tenha participado apesar dos avisos..

    1. Avatar de Cheui
      Cheui

      Agora provavelmente vão receber e-mails a pedir passwords para confirmar a participação ou assim. Desde que não respondam e não dêem dados pessoais à partida não acontece nada

    2. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Não existe qualquer tipo de mal. Até porque qualquer um pode enviar dados falsos, ou enviar dados de outras pessoas. Quem preenche os dados não sofrerá qualquer consequência. Isto não é bem “burla” é apenas uma mentira que consegue angariar cliques e dados. Resumindo, se alguém pedisse para darem Gostos ou fazer seja o que for, ninguém faria por bom grado, desta forma ao prometer prémios falsos, sempre conseguem gostos e fazer dinheiro com a coisa.
      Chamem vigarice, chamem burla, chamem esperteza, chamem o que quiserem.
      Acho que estão a fazer uma tempestade num copo de agua. lol

  22. Avatar de PeterOak
    PeterOak

    Relativamente ás pessoas que acreditam e partilham estas burlas, a minha opinião é a seguinte:

  23. Avatar de tiago
    tiago

    E depois o melhor é serem usados nas vitrines… mesmo que fosse verdade…deviam estar jeitosos… certos e determinados tugas no seu melhor… acreditam no pai natal… lolol

  24. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boas,

    vi por acaso um artigo da Worten desse género, mas não pedem dados, apenas gosto da pagina da marca e partilha do artigo.

  25. Avatar de Bruno
    Bruno

    mas alguém dá alguma coisa a alguém?!!

  26. Avatar de hjmargarido
    hjmargarido

    era burla??!! a sério??!! participei em todos…ahahaha 😉

  27. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ainda cliquei no link num, mas assim que pedia dados pessoais e num de telemovel…vi logo que era esquema…isto no sabado…e em baixo tinha uma nota qual o preço de subscriçao semanal…

  28. Avatar de Vítor
    Vítor

    Epá, desculpem lá mas, quem hoje em dia ainda cai nestas esparrelas, merece todo e qualquer spam que possa resultar disso.

    1. Avatar de maria celeste
      maria celeste

      Paginas de facebook burloes paguei e nºao recebi partilhem pfv
      https://www.facebook.com/bons.relogios
      https://www.facebook.com/Raminina
      Nome Rosa Joana Cunha Folha com a morada travessa da seara 5ºesq. Traseiras contato telefónico 915016442.

  29. Avatar de Tóne
    Tóne

    Considero estas coisas um imposto à estupidez.

  30. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Eu faco parte de uma empresa de marketing (CPA ou Cost per Action). E no pais Portugal tenho acesso a surveys (questionários) de preencher o formulário e ganhar um iMac ou iPhone6. Alguns podem ganhar mesmo alguma coisa ao preencher, mas não sei.
    Infelizmente usa-se esta forma “enganosa” de marketing, para ganhar dinheiro. É a forma mais fácil de marketing…