As 7 melhores novidades do Mac OS X 10.7 Lion

51 Comentários

No passado dia 6 de Junho, decorreu mais uma World Wide Developers Conference onde a Apple mostrou ao mundo as novas versões dos seus softwares e sistemas operativos.

Nesse dia, foi disponibilizado para os developers mais uma preview do mais recente Mac OS, a versão 10.7 denominada Lion. O Lion traz consigo mais de 200 novidades e melhorias em relação à versão anterior do Mac OS. Hoje o pplware traz-lhe as 7 melhores features, as novidades que farão a diferença como interagimos com o nosso Mac.

Launchpad

 

Esta nova versão do Mac OS X é marcada pela forte presença de elementos do iOS, o sistema operativo dos dispositivos móveis da Apple. Um deles é o Launchpad, inspirado no iPad, é uma forma fácil e rápida de acedermos às aplicações presentes no nosso Mac. É possível agrupar várias aplicações em pastas da mesma forma que no iOS, arrastando o ícone de uma aplicação sobre outra e irá ser criada uma pasta.

 

Mission Control

 

No Snow Leopard, o Exposé recebeu uma melhoria significativa em relação ao Leopard, agrupando as janelas abertas de forma mais organizada. No Lion, o Exposé deu mais um passo em frente. Agora está incluído no Mission Control, constituído ainda pelo Spaces e Dashboard.

O Mission Control divide-se em três secções: em cima o dashboard com os widgets, os diferentes espaços de trabalho e as aplicações abertas em full screen, no centro as janelas abertas agrupadas por aplicação, e em baixo a dock.

 

Autosave e Versions

 

Que levante a mão aquele que nunca perdeu um documento ou imagem porque se esqueceu de gravar ou então quem alterou um ficheiro e depois arrepende-se. Pois, já aconteceu a todos nós. Felizmente, o Mac OS X Lion salva automaticamente os nossos documentos e ficheiros para que situações deste género não se repitam.

É também possível “andar para trás no tempo” e ver várias versões do ficheiro que editamos e escolher a versão que nos interessa.

 

Multitouch Gestures

 

Tal como já dissemos em cima, a nova versão do Mac OS X apresenta diversos elementos dos dispositivos móveis da Apple. Quando falamos no iPhone ou no iPad é obrigatório falarmos do multitouch. O Lion traz consigo diversos gestos touch que podem ser usados através dos trackpads multitouch dos MacBooks mais recentes ou com o Magic Trackpad.

 

Aplicações em full screen

 

Quando vi pela primeira vez as aplicações a correr em ecrã inteiro na primeira mostra do Mac OS X 10.7 Lion, esta função não me atraiu especialmente porque não tinha a certeza se funcionaria bem. Depois de testar a build de testes fiquei convencido. Em certas aplicações, ao funcionar em ecrã inteiro, a produtividade aumenta dando espaço ao que interessa e mantendo as distracções no fundo.

 

Novas aplicações (Mail, iCal, Address Book, …)

 

O Mac OS X 10.7 Lion conta com novas versões de diversas aplicações como o Mail, iCal, Address Book, … Preparadas para funcionar em full screen e com um visual novo, são uma excelente adição ao Lion.

Auto-correcção

 

Uma das features que me saltou logo à vista foi a auto-correcção à la iOS. Se escrevermos algo mal, o Mac OS X sugere-nos a palavra corrigida de forma semelhante ao iOS.

Estas são algumas das novidades que me agradaram particularmente no Mac OS X 10.7 Lion. Apesar de ser apenas uma developer preview, o Lion está bastante estável e rápido. Ainda não encontrei nenhuma incompatibilidade com nenhuma aplicação.

Agora só resta esperar por Julho, data adiantada pela Apple para o lançamento do Mac OS X 10.7 Lion.

Homepage: Apple – Mac OS X 10.7 Lion

Partilhar:
Tags:

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Luís
    David Luís

    Boas

    Excelente artigo, esta mesmo a ver estas informações no site da Apple lool

    Continuem com os excelentes artigos.

  2. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    Aplicações em full screen. Não percebi mto bem esta… alguém me pode iluminar?

    1. Avatar de Vítor M.

      Eu explico. As aplicações são desenvolvidas para para um formato geral, com um enquadramento central no ecrã. No Windows quando se maximizam as aplicações, por exemplo um browser, ele alarga somente a janela. Muitas aplicações apenas ficam justas ao tamanho do ecrã, não obtendo qualquer ganho estrutural, pois o conteúdo continua no centro do ecrã.

      No Mac OS as aplicações, de forma automática, não se ajustam ao ecrã, por norma temos de as “esticar” para termos as janelas a ocupar todo o espaço mas não ganhamos em muitas nada de especial, só espaço vago, como nos browser e nalgumas aplicações com templates definidos.

      Nesta versão do Mac OS X, no Lion, a Apple está a incentivar os developers a desenvolverem aplicações que se transfigurem. Se estão em modo normal apresentam uma estrutura com as funções normais e quando é activado o modo fullscreen estas aplicações mudam o aspecto, aproveitam mais o espaço de trabalho para colocarem funcionalidades e área de visualização alargada.

      Para dar o exemplo, a Apple colocou já essa função nos seus produtos nativos no Lion. O iPhoto por exemplo, ao ficar em fullscreen mostra mais galeria, o Safari aumenta o espaço de leitura para ser mais confortável a leitura… atenção não é maximizar, é adaptar a aplicação ao espaço aumentado, colocando novas funções.

      Voltando a referir o Safari como exemplo, este ganhará uma funcionalidade que permite ver as páginas como se fosse um livro corrido, ajudando ao enquadramento da informação quando esta é extensa. Como se estivéssemos a ver um PDF.

      Não confundam fullscreen com o maximizar.

      1. Avatar de ajbadboy
        ajbadboy

        Obrigado Vítor!

    2. Avatar de cenas
      cenas

      real full screen :p imagina o mesmo que um F11 no browser…
      simple as that…
      embora ainda com bugs em multiple displays :p

      1. Avatar de Vítor M.

        Não é só isso, está errado o teu conceito 😉

        1. Avatar de cenas
          cenas

          eck fui o mais basico possivel na explicação xD

          1. Avatar de Vítor M.

            Concordo, mas ao seres tão simples na explicação podes dar a entender que é apenas uma maximizar as janelas, percebes? E na verdade é mais do que isso.

            Percebi a tua intenção mas leva a que seja erradamente entendida esta função. 🙂

          1. Avatar de Vítor M.

            Isso, se reparares o fullscreen dá mais funções, acrescenta maior produtividade, se fosse um maximizar, apenas havia ganho de espaço lateral vazio.

          2. Avatar de Ppietra
            Ppietra

            O fullscreen no Lion permite que o interface da aplicação seja rearranjado, não sendo apenas o remover de barras de menus e janelas – embora tal possa ser tb uma escolha por parte de quem desenvolve a aplicação.
            Uma boa parte das aplicações apresentadas pela Apple sofrem vários rearranjos em modo fullscreen.

  3. Avatar de André

    A auto-correcção funciona no próprio sistema operativo? Mesmo quando estivermos, por exemplo, a adicionar uma nota ou a pesquisar algo?

    1. Avatar de Daniel Filipe

      Sim, a auto correcção funciona com diferentes aplicações no sistema operativo.

    2. Avatar de Ganha dinheiro na net

      No Snow Leopard já funciona em qualquer aplicação. Só não é automática. Tem que se clicar com o botão direito do rato para ver as sugestões de correcção.

  4. Avatar de Luis
    Luis

    consigo instalar o lion de raiz? isto é…comprar o mesmo pela appstore, gravar para dvd e instalar, sem ter o snow leopard?

    1. Avatar de cenas
      cenas

      tanto quanto sei (posso estar enganado mas acho que não) o lion foi mesmo feito para ser comprado na apple store e fazeres upgrade…
      tens sempre hacks homemade mas francamente leopard > lion 🙂

    2. Avatar de Vítor M.

      Consegue-se instalar a partir de uma imagem de boot. Ao descarregar o Lion da App Store, procuramos o Package Contents, fazemos mostrar e dentro está o InstallESD.dmg, o ficheiro para criarmos uma imagem de disco para o boot.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        mas ja testaste? funciona mesmo?

  5. Avatar de ALL
    ALL

    Se a “Auto-correcção” for igual à do iOS estão lixados vocês xD

    1. Avatar de Daniel Filipe

      Não percebi a necessidade desse comentário… Até agora, funciona perfeitamente.

    2. Avatar de Ppietra
      Ppietra

      Uau! vais me dizer que a autocorrecção no Android é melhor!!!? lol

      1. Avatar de João Dias
        João Dias

        era só uma piada de coisas que vemos na internet…

        1. Avatar de Ppietra
          Ppietra

          piada!? uma piada funciona se se associa a uma imagem aceite pelos demais… A auto-correcção funciona bastante bem no iOS, e funcionar bem não significa que acerte sempre, mas sim que aprenda com quem escreve e que possibilite que facilmente não se aceite a sugestão – coisa que cumpre.

          1. Avatar de MOr
            MOr

            Eh pah toda a gente goza com a auto-correcção do iPhone, tenham sentido de humor.

          2. Avatar de Ppietra
            Ppietra

            Será que algum de vocês já o usou!???

          3. Avatar de Hmarques
            Hmarques

            Mas o que é que interessa se já o usamos?? Existem sites que se dedicam aos erros que o autocorrect faz! E têm piada. Jeez.. anima-te rapaz que ninguém está a dizer mal da Apple.

          4. Avatar de Ppietra
            Ppietra

            @ Hmarques
            Tens cá uma piada, perdes tempo com essas curiosidades, sem usar o equipamento, e depois achas que tal define a funcionalidade.
            Se usasses saberias o que eu disse acima. Tb saberias que funciona bastante bem ao contrário do que o comentário original implica. Se não funcionasse, então sim, esse comentário funcionaria como piada. Doutro modo só dá para rir de quem escreveu.

          5. Avatar de MOr
            MOr

            @ Ppietra
            A tua falta de humor é hilariante 😀
            Tragam de volta o a Friend® lol

          6. Avatar de Hmarques
            Hmarques

            @MOr podes crer lol… é que nem com links com material a explicar-lhe a piada. ^^

    3. Avatar de Ganha dinheiro na net

      Se a auto-correcção for igual à actual correcção do Snow Leopard, funciona muito bem!
      Ainda não vi nada que seja superior.

  6. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Melhor sistema operativo do mundo apesar de eu ter o Windows 7 tenho várias informações para afirmar que o Mac OS X Lion 10.7 é um sistema operativo de gala.

    1. Avatar de Ryan
      Ryan

      De gala nao direi mas de elite sim. E com estas mais uma vez fica provada a arrogancia de certo grupo de pessoas que so veem Apple. Isto e daquelas coisas a evitar mesmo.

  7. Avatar de Tiago F.
    Tiago F.

    Fico a espera do multibest 😉

  8. Avatar de Do Contra
    Do Contra

    O autosave é verdadeiramente revolucionario LOL

    1. Avatar de Ppietra
      Ppietra

      🙂 dá vontade de rir é a tua não vontade de sequer tentares perceber como é que a coisa funciona!
      O auto-save funciona a intervalos regulares e em “momentos chave”, permitindo não só que os documentos sejam sempre guardados, mas tb que tenhas novas funcionalidades, como o “Versions”, tornando irrelevante a preocupação de se perder algo que se criou, pois tudo fica guardado, bastando navegar pelas várias versões que foram sendo guardadas automaticamente! Passa a ser mais simples trabalhar com documentos. Será que agora percebes por que é que o auto-save é importante????

      1. Avatar de Do Contra
        Do Contra

        Ja era importante quando o Word 97 fazia isso (:

    2. Avatar de Tiago

      Em teoria não é, mas na prática se todos os programas que uso o tivessem já tinha poupado muitas horas de frustração, cabelos arrancados e entregas a más horas. E estou a falar de estudos, imagina quando o assunto é trabalho a sério, onde há, por exemplo, contractos a cumprir… Um programa a crashar e a perder alterações pode causar problemas graves. Já passei por eles.

      Só a vantagem de não ter que me preocupar com gravar documentos antes de sair de aplicações já poupa tempo e cabelos brancos…

    3. Avatar de Mike
      Mike

      Em toda a honestidade, o Word já não implementa algo parecido?

      Acho que a diferença é que isto é ao nível do SO todo, e não apenas numa ou duas aplicações. É questão de experimentar e ver.

      1. Avatar de Ppietra
        Ppietra

        Não! O autosave funciona a intervalos regulares e tb quando existe um período de pausa ou quando sais do programa, ficando todos esses passos guardados, sem nunca te perguntar nada, salvo casos muito particulares; tanto quanto eu sei no Word apenas vai guardando (à parte) uma versão recente só para o caso de acidente e és tu que decides no fim se queres ou não queres guardar o que fizeste…
        O autosave funciona de mãos dadas com o “Versions”, possibilitando que vejas tudo o que foste criando nesse ficheiro, podendo voltar atrás e copiar!

        1. Avatar de Mike
          Mike

          Ah ok. Estou a testar o Lion agora, mas ainda não vi isso.

          1. Avatar de Ppietra
            Ppietra

            As aplicações terão que ser reescritas para tirar proveito da nova API. Mas de certeza que o novo editor de texto do Lion já terá essa funcionalidade

  9. Avatar de Nelson Monteiro
    Nelson Monteiro

    Existe uma nova funcionalidade muito interessante que é a “Restart to Safari”. podem ver mais aqui: http://www.macrumors.com/2011/06/12/mac-os-x-lion-can-run-in-chrome-os-like-browser-only-mode/

  10. Avatar de Rogério Mestrinho
    Rogério Mestrinho

    Esta versão está mesmo completa, já tive a possibilidade de testar a Developer Preview 4 e fiquei fascinado com as novas funções introduzidas. Agora sim, este SO está a 100% na minha opinião. Como tenho um Macbook Pro de 2009 não testei o multitouch pois o trackpad não é multitouch. Estou a aguardar ansiosamente a versão final do Lion para a poder adquirir…por um preço que faz inveja a qualquer utilazador Microsoft Windows (Nada contra aqueles que o utilizam!)

  11. Avatar de Mike
    Mike

    Só para dizer que já encontrei uma aplicação que não funciona no OS X Lion. É o mBox Mail for Mac, que serve para aceder às pastas IMAP de contas Hotmail e Windows Live (a MS só suporta POP3 e um formato proprietário neste momento). Deixo o link para quem se quiser informar melhor: http://fluentfactory.com/mboxmail-for-mac/

    O que acontece é que a aplicação pede repetidamente a palavra-chave do email, e creio que tem a ver com a nova unificação dos correios electrónicos e afins.

    Já avisei a empresa responsável pelo software deste facto, e aguardo resposta. De resto, até agora, o Lion pareceu-me funcionar bem e estar muito bom.

    1. Avatar de Nuno Magalhães
      Nuno Magalhães

      Caro Mike,
      tive o mesmo problema,
      não sei se já o solucionou, eu pelo menos encontrei esta solução.

      http://nicholasworkshop.wordpress.com/2011/07/24/mbox-mail-for-mac-on-lion-fix-works-with-apple-mail-5/

      Cumprimentos

      1. Avatar de Mike
        Mike

        Agradeço a dica. Já a conhecia, mas é sempre bom ficar registada.

        Só acho triste a empresa que criou o software ainda não ter dito nada.

        1. Avatar de Nuno Magalhães
          Nuno Magalhães

          Sim é uma pena, principalmente sendo um software pago.

          Pelo menos anunciavam online esta resolução para o problema.

  12. Avatar de Hugo Barbosa
    Hugo Barbosa

    Bem, muito bom poste. mas na verdade.. o nome nao é Mac OS X Lion.. mudou para apenas OS X Lion.

  13. Avatar de Miguel Barros
    Miguel Barros

    falta aqui o air drop, que é fantástico !