Archipad: Arquitectura no seu iPad

12 Comentários

Existe para o iPad uma panóplia grande de aplicações para desenhar, criar esboços e rabiscar. Estas apps trazem canetas e pincéis extravagantes para dar azo à imaginação do utilizador, sem falar que há apps talhadas para os profissionais.

Quando falamos em profissionais bem servidos com apps para o desempenho do seu trabalho excluímos um pouco os arquitectos, pois de facto apps com muita precisão contam-se pelos dedos. Uma delas é a Archipad que permite a arquitectos e designers planear, estruturar e decorar os seus projectos com precisão.

imagem_archipad00_small


A app é claramente para entendidos, traz um design muito limpo e organizado, sem excesso de funcionalidades e com um aspecto muito enquadrado com o iOS 7. Para facilitar os projectos, esta traz dois ecrãs principais, a vista do menu e a vista desenhar. O utilizador pode criar vários projectos e cada projecto poderá conter vários desenhos. Além disso, a app também tem suporte multi-camada, juntamente com uma configuração alfa para cada camada.

A visão esboço tem duas barras de ferramentas pequenas, mas de tamanho adequado, uma na parte superior e outra na parte inferior que lhe dá acesso a várias ferramentas de desenho, como texto, formas e desenho à mão livre. O utilizador pode carregar uma imagem do rolo da câmara e traçar por cima dela.

Ferramentas precisas e sem extravagâncias

A app traz vários guias e um suporte que poderá encontrar online. Quando estiver a desenhar poderá contar com um botão dedicado “desfazer” na extremidade direita da barra de ferramentas inferior, mas funciona somente enquanto estiver a usar uma única ferramenta. Aqui é um ponto que deixou a desejar, isto porque quando estamos a terminar de usar uma ferramenta ou a mudar para outra ferramenta, as alterações da ferramenta anterior não podem ser revertidas.

Outro ponto que não achamos interessante é o modelo de desenho, este comporta-se mais como se fosse um pincel em vez de ser mostrado um traço vector, tipo um software de CAD/CAM. Por exemplo, quando utilizamos as formas rectangulares, posteriormente não podemos voltar para as seleccionar, mover, redimensionar ou rodar aqueles rectângulos.

Um design simples com o básico, embora ainda carente de mais opções de operacionalidade

Há uma secção especial nas ferramentas de desenho, onde existem símbolos para o planeamento de uma casa. Existem formas de modelos prontas para móveis e utensílios domésticos que pertencem a várias áreas de de uma casa, como o quarto, a cozinha, a casa de banho, etc. Mais uma vez ficamos desagradados por estes não poderem ser movidos ao redor, rodados ou redimensionados depois de os corrigir no diagrama. Esta impossibilidade torna os objectos como um selo.

Um conceito que terá de evoluir para se tornar útil

Esta app tem o seu lado interessante, está em desenvolvimento e em breve será certamente uma mais valia. É uma app sinalizada que sugerimos que tome em consideração. Precisa de evoluir nalguns pontos, tornar-se mais estável e oferecer mais opções. Mas para lá caminha.

Embora seja gratuita, existe uma limitação de 15 inserções. Para a tornar totalmente operacional, precisa de desembolsar ou 2,69 euros por mês ou 8,99 euros por ano. Até aqui acredito que os developers vão ter de mexer.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: iOS 7.0+
Download: Archipad: Sketch and Doodle to Scale 1.1 [6.4MB]
Homepage: Archipad

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulex
    Paulex

    Para quem tem interesse nesta temática, fica um top de app para arquitectura http://www.archdaily.com/441499/top-10-apps-for-architects/

  2. Avatar de Redin

    Não será exatamente o interesse por esta aplicação, que me trás a comentar, mas será apenas pelo tipo de “caneta” que pela sua constituição de bico muito grosso, levou-me sempre a fugir de uma compra.
    No entanto vejo aqui no video que o utilizador ao selecionar uma linha fina, não tem nenhuma dificuldade em o executar, mesmo com o tal bico grosso e redondo.
    Alguém já experimentou este tipo de canetas?
    Invejo aquelas que pertencem aos Galaxy Note.

      1. Avatar de Jesus
        Jesus

        Pena que os €80,00 são pesados para a minha carteira. 🙂

  3. Avatar de Nome (Obrigatório)
    Nome (Obrigatório)

    Ninguém no seu perfeito juízo vai usar um tablet para fazer desenhos técnicos, muito menos um profissional na área.
    Um tablet operado com os dedos ou com uma caneta como a do vídeo simplesmente não oferece a precisão necessária que oferece um rato ou uma mesa digital.

    1. Avatar de Vítor M.

      Há já stylus muito precisos, testei alguns e garanto-te que ficarias admirado.

      Mas cada vez o iPad tem tendência a substituir ferramentas tradicionais, quem diz o iPad diz outros tablets. Isso é inegável.

      1. Avatar de Redin

        Não se consegue fazer batota?
        Nas de ponta grossa, usar um estilete e “afiar” de modo a conseguir-se um contacto mais fino?

        1. Avatar de Vítor M.

          😀 pode dar para o torto 😀

          1. Avatar de Redin

            Eh pá, apetece-me dizer que não poderás “tremer a mão” e assim sairá mais direito.
            Mas agora a sério, ninguém que nos lê já fez o teste?

            Vou-vos contar uma experiência que fiz.
            Dei-me conta que a esponja amarela que faz parte dos kits de soldadura a estanho para limpar os bicos desses ferros, ativam o contacto como se fosse os nossos dedos.
            Nessa perspectiva, comecei a testar alguns materiais e também verifiquei que alguns panos de limpeza que parecem um misto de borracha e esponja, também servia para o efeito.
            Peguei numa caneta e tirei o interior, cortei um bocado desse pano, empurrei para dentro da caneta para que saísse apenas uma pontinha mas tinha de me preocupar mais com outra coisa.
            Os meus dedos teriam de estar também em contacto com o pano e peguei num arame (clipe) enrolei-o a volta da caneta e com uma ponta a fazer contacto com o pano no interior.
            Muito eu brinquei com aquilo, e funcionava.

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          Sim, consegue-se fazer batota…

          http://adonit.net/jot/

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      Isto não é para desenho técnico, mas para fazer esboços, e como muita gente sabe, os arquitectos fazem muitos esboços… E quem diz arquitectos diz não sei quantas outras profissões.

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      O Surface Pro/Pro 2 tem um digitalizador.

      https://www.youtube.com/watch?v=V3gG8TlUVyU