Afinal há mais apps da Mac App Store a roubar dados dos utilizadores do macOS

32 Comentários

O final da semana passada ficou marcada com a notícia de que uma app criada para o macOS e alojada na Mac App Store, estava a roubar dados dos utilizadores e a enviá-los para servidores alojados na China.

Só por si, esta situação coloca em causa a bem reputada fama da Apple de avaliar as aplicações que publica, mas a verdade é que este parece não ser um caso isolado e foram descobertas mais apps a realizar o mesmo processo.

Mac App Store Apple macOS Trend Micro Dr. Unarchiver

Foi com o Adware Doctor que surgiram os primeiros problemas com o roubo de dados nas apps da Mac App Store. Esta app foi apanhada a aceder a dados não autorizados do macOS e a enviá-los para o seu criador.

Com este facto conhecido, foram avaliadas mais apps e outras foram descobertas. Estas tinham sido já reportadas antes em alguns fóruns e agora comprovou-se que têm o mesmo comportamento. A maioria foi criada pela Trend Micro, mas existem outras de outros programadores.

No caso da Trend Micro, um dos exemplos que foi detalhado foi a conhecida app Dr. Unarchiver, mas o dedo foi também apontado ao Dr. Cleaner e a outras das suas apps.

Esta app destinada a comprimir e expandir ficheiros, tem um comportamento que pode parecer normal para os utilizadores, mas que na verdade está a recolher dados para enviar de retorno para os programadores.

Mac App Store Apple macOS Trend Micro Dr. Unarchiver

Ao propor que seja limpo o lixo que se possa ter acumulado com o processo realizado, na verdade o Dr. Unarchiver está a garantir acesso a uma área protegida de dados dos utilizadores.

É neste momento que acede e recolhe dados das navegações dos utilizadores, enviando-os depois para os servidores da empresa, comprimindo-os e de forma quase anónima.

Mac App Store Apple macOS Trend Micro Dr. Unarchiver

Atualmente, o Dr. Unarchiver ocupa um lugar de destaque na Mac App Store e é uma das apps que mais é recomendada pela própria Apple. É naturalmente recomendada a sua remoção, bem como de outros produtos da Trend Micro.

É estranha a forma como a Apple terá deixado passar estas apps para a Mac App Store, mesmo com todas as suas regras e os seus mecanismos de avaliação para prevenir situações de abuso. Não se sabe ao certo, mas provavelmente todas as apps da Trend Micro devem estar a ter um comportamento semelhante.

Adware Doctor: App de segurança do macOS apanhada a roubar dados de utilizadores

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de William
    William

    E depois ainda falam que macOS é isento de problemas.

    1. Avatar de Duarte2121
      Duarte2121

      Eu acho que nenhum é Mac’s, Windows, e versões Linux todos têm falhas e problemas, depende se são ou não conhecidas

      1. Avatar de William
        William

        Pra “certos” users, Mac é perfeito.

        1. Avatar de Carlos Costa
          Carlos Costa

          São os windows users.

      2. Avatar de Não Interessa
        Não Interessa

        Correto, o problema é que continua a haver gente a defender os seus preferidos com unhas e dentes. Aí é que reside o problema.
        Enquanto clientes deviam era reclamar e barafustar para ver se melhoram os produtos e não apoia-los a fazer porcaria

    2. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      nao se trata de ser isento de problemas, mas sim de ser menos susceptível a esse tipo de problemas

    3. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Os únicos que dizem “isento de problemas” são os haters, curiosamente.

  2. Avatar de Alexandra Vieira
    Alexandra Vieira

    A empresa cai cada vez mais no descrédito com estas noticias. Já fui fanática, admito, pelos seus produtos, mas deixei de usar por vários motivos, incluído profissionais, e neste momento não tenho o mínimo interesse em adquirir algo que é vendido com a idéia de que é um produto superior, quando é o inverso.
    Fora o que é abafado e escondido por eles…

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Gostei do teu comentário, simples, sem floreados e sem entrar em flames. 😉

    2. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      para quem nao tem interesse, nota-se ai uma dorzinha no coracao.

    3. Avatar de V.T.
      V.T.

      Subscrevo inteiramente este seu comentário, porque foi o que aconteceu comigo… Parabéns!

    4. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Vais de 8 a 80. Primeiro lavaram-te o cerebro de que era superior e agora lavaram outra vez a dizer que é inferior.

  3. Avatar de hommer
    hommer

    o controlo da Apple é tanto sobre segurança e depois uppssss, afinal havia outra…

    isto já começa a ser frequente falhas da Apple, depois não venham dizer que é só os outros…

  4. Avatar de Zé

    O problema destas notícias é a facilidade com que se entra no populismo e nos argumentos básicos, como os comentários por aqui…

  5. Avatar de Moneldr
    Moneldr

    O Rei vai nu! E os súbditos sempre tão preocupados com os dados (na Google) agora não piam…

    1. Avatar de Carlos Costa
      Carlos Costa

      Continuam a piar, afinal de contas estas fugas nada têm a haver com o facto de a Google abertamente vender dados. Do 8 para o 80.

        1. Avatar de Carlos Costa
          Carlos Costa

          Qual a dúvida?
          A google vende os teus dados… é sabido. De localização, pesquisas… etc

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Não tinha percebido.

            Mas a Google não vende os teus dados. Oficialmente, eles são pagos para fazerem marketing direccionado, não cedem os teus dados às empresas.

            Não oficialmente, cedem sem ser preciso pagar sequer.

      1. Avatar de Moneldr
        Moneldr

        Pois, é bem pior uma empresa de confiança e sujeita a escrutínio aceder aos dados do que umas empresas chinesas quaisquer… Ajoelha que o rei vai passar!

        1. Avatar de Carlos Costa
          Carlos Costa

          Exatamente, afinal de contas era a google que se estava a ajoelhar aos chineses e a fazer software para cumprir os desejos deles.

  6. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Aos poucos e poucos descobre-se as voisas “lindas” da apple.

    1. Avatar de Guilherme
      Guilherme

      Interessante notar que todos os que comentam contra a Apple são aqueles que nunca usaram mas adoravam ter um. Se a inveja matasse…

      1. Avatar de Luis Silva
        Luis Silva

        Estás bem enganado, nem que tivesse dinheiro para essa maça ou que me dessem um……
        Não sou fanático de sistema nenhum, mas vendo bem as coisas a Apple tem muito de mal…….

  7. Avatar de zeze camarinha
    zeze camarinha

    ladrão que rouba a ladrão tem cem anos de perdão

  8. Avatar de Mil Folhas
    Mil Folhas

    Eu acho, que desde o aparecimento da rubrica: Gosta do Windows e do macOS? Então troque-os pelo…, algo grave começa a acontecer para a Apple!

  9. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    As apps já foram removida , pelo menos isso.

    Abc

  10. Avatar de Mário
    Mário

    Afinal…sempre com os afinais. Como se as pessoas pensassem o contrário. Btw, rubar no url?

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Afinal não há surpresa nenhuma, só mesmo para quem é hater à espera de vir trollar não é verdade?

  11. Avatar de Manuel
    Manuel

    A questão é: Software não livre é uma bomba relógio a espera de um problema desses acontecer, ou pior. Sei que parece meio alarmista o que eu disse e nem sempre isso pode ser verdade, mas se o código fonte do programa não é acessível a possibilidade de programadores mal intencionados aumenta. Vimos que temos mtos problema na Google, Microsoft e até da Mozzila ( que é uma entidade open source ), mas que permitir extensões non-free. Um mundo ideal seria usar somente software livre, mas é dificil e cada um deve fazer um sacrifício para descobrir o que pode abrir mão, de um produto non-free para uma alternativa livre. Por exemplo no celular podemos sair do android e instalar uma rom alternativa como o lineagen os ou para os mais radicas (no bom sentido da palavra) instalar o replicant que é completamente livre só que wifi, gps, bluetooth e outros mais não funciona no aparelho, alem de rodar em aparelhos mais antigos. Pra mim ta de boa no meu s2 só que pequei no uso do wifi non-free. Cada um pode fazer o sacrifício que consegue do conhecimento que tem, não da pra exigir de todo mundo que mude da aguá para o vinho da noite para o dia, mas as empresas mudam qdo os consumidores mudam. Gosto da analogia dos Veganos, que não consomem nada de origem animal e estão mudando a indústria, mesmo que lentamente, fazendo sacrifícios em consumir e não consumir determinados produtos. Uma luta em algumas localidades. Enfim é isso.

    1. Avatar de Carlos Costa
      Carlos Costa

      O software livre pode ser melhor em alguns aspetos, mas não está isento destes problemas.
      Estamos a falar de cada vez mais linhas de código a ideia que qualquer pode ver e vai ver o código é absurda.

  12. Avatar de sakura
    sakura

    ?? A apple abandonou a Ms e agora usa servidores na (china) qual é a duvida? isso vai ser normal.