Afinal as apps da Apple não são mesmo removidas do iOS 10

67 Comentários

Uma das novidades do iOS 10, que mais agradou aos utilizadores do iPhone e do iPad, foi a possibilidade de serem removidas várias aplicações da Apple, a maioria que não é usada.

A verdade é que se soube agora que estas aplicações não são na verdade removidas e ficam permanentemente dentro do iOS 10 até que os utilizadores as voltem a instalar.

iOS 10 Apps

Assim que se soube que a Apple iria permitir, no iOS 10, remover a maioria das suas aplicações, os utilizadores ficaram de imediato interessados na possibilidade de ganhar algum espaço extra nos seus equipamentos.

Mas a informação que foi divulgada não estava completamente correcta e a Apple esclareceu-a e descreveu agora o processo em detalhe. Na verdade, as aplicações não são removidas e os seus binários ficam presentes no iOS, apenas a aguardar que os utilizadores voltem a necessitar deles.

O processo de remoção apenas remove a informação da aplicação referente aos utilizadores, ficheiros de cache e outros que não são necessários.

iOS 10 remover Apps

A razão para que as aplicações fiquem residentes no iOS é simples. Partes dessas aplicações são necessárias ao próprio iOS e por isso necessitam de estar acessíveis para que o sistema funcione de forma perfeita.

Para a Apple, o facto das aplicações ficarem residentes no iOS não é prejudicial para o sistema. Na verdade a razão que mais era apontada era a da poupança de espaço, mas as aplicações estão optimizadas e não ocupam mais de 150MB.

iOS 10 lista Apps

Na verdade este processo é agora diferente do que foi inicialmente descrito. Em vez de serem removidas, as aplicações deixam de estar visíveis no ecrã principal do iOS.

Curioso é o facto das aplicações terem de ser instaladas sempre que os utilizadores voltarem a necessitar delas, mesmo estando dentro do iOS.

Apple

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ruben
    Ruben

    Tal e qual o Android. Podemos “desativar” mas nao remover

    1. Avatar de PMS
      PMS

      Errado… Root -> Remover 🙂

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Pois…só com root.
        No entanto é normal não removerem definitivamente pois remover o processo errado pode significar ter de reinstalar o SO 😛

      2. Avatar de joao magalhaes
        joao magalhaes

        Bem, ilegalmente e perdendo a garantia penso que o Iphone também dá para remover (jailbreak) mas não tenho a certeza porque uso Android.

        1. Avatar de Catar1n0
          Catar1n0

          Dá para remover e não se perde garantia nenhuma e também não é ilegal.
          Podem apagar o quiserem com o Jailbreak.
          O máximo que pode acontecer é o SO não arrancar se apagarem alguma coisa que não devem (normal).
          Basta ligar ao itunes e repor o sistema e fica ok agora a garantia nunca foi nem nunca será afectada pelo Jailbreak.

          1. Avatar de Limbus
            Limbus

            A Apple não garante a garantia a quem tiver jb, informa-te.

          2. Avatar de Catar1n0
            Catar1n0

            @Limbus onde viste que não garante a garantia?
            https://pt.wikipedia.org/wiki/Jailbreak_(iOS) (aqui não refere nada disso)
            Segundo a DMCA (Digital Millenium Copyright Act)o que pode acontecer é nova actualização do software e se quiseres o jailbreak terás de o fazer de novo.

            É possível facultares essa informação?

          3. Avatar de Nathan
            Nathan

            A Apple nunca negou a a garantia por jailbreak, não inventes.

            E se negar, o jailbreak não muda muda o bootloader, pode ser removido sem deixar rastro.

            Não é como o Android com bootloaders peotegidos e Knox.

          4. Avatar de Bom dia
            Bom dia

            Eu trabalho num centro autorizado e o jb não anula a garantia do equipamento.

          5. Avatar de Hugo
            Hugo

            Vocês são ridiculos.
            Tão depressa condenam o Android pela taxa de pirataria, como defendem a Apple por não punir a mesma LOOOL
            CROMOS

          6. Avatar de Hugo
            Hugo

            Já tive um LG que foi para a grantia com root e não houve problemas. Agora se a Samsung faz o mesmo ou não não faço ideia.

        2. Avatar de André Meireles
          André Meireles

          Não perdes a garantia em Android ao fazer root, isso é mito, por isso não podes comparar ambas situações… 😉

          1. Avatar de Jorge T.
            Jorge T.

            Perdes sim! Já o fiz e a resposta quando avariou foi – “O tlm está alterado a nível de software e como tal a garantia não cobre.”
            Não falem do que não sabem!

            Como não vou para nenhuma disputa legal gastar €… puff foi-se…

          2. Avatar de André Meireles
            André Meireles

            Não é preciso fazer disputas legais nem gastar dinheiro, basta fazer barulho porque essa desculpa não é de forma nenhuma legal! Deixem-se de comodismos e de comer tudo o que vos dão…

          3. Avatar de David Ramos
            David Ramos

            Depende da Marca. Com a Sansung, por exemplo, perdes a garantia. Com o OnePlus não.

          4. Avatar de Nathan
            Nathan

            Ai não que não perdes!

          5. Avatar de APereira
            APereira

            Exacto, deixa fazer root no meu telefone, alterar o clock do CPU até o torrar e depois levo para garantia…

            Está certo…

          6. Avatar de Hugo
            Hugo

            Há gente burra. Já aqui foi dito por várias pessoas que em diversos casos o root não implicou perda de garantia e continuam a teimar.
            Obviamente que dependerá de marcas e provavelmente da avaria em si.
            Já tive uma recusa da garantia com a vodafone porque a motherboard estava empenada não sei quantos mm. garantias são como os seguros, se puderem metem-se fora.

          7. Avatar de Limbus
            Limbus

            Um Samsung e um LG com root, reparados ao abrigo da garantia, não tenho experiência com outras marcas e o referido Samsung ainda não tinha o Knox, mas isso seria indiferente, dado que ficou brickado (com a brincadeira das roms) e teve de levar board nova.

        3. Avatar de galo
          galo

          Então tb parece não usares android…é que fazer root não significa necessariamente perder garantia -.-

        4. Avatar de PMS
          PMS

          E eu disse com root… mas não é preciso ir tão longe . Os telemóveis que tenho visto sair no mercado ultimamente, permitem eliminar todo o bloatware sem nada de root… Até os da marca vodafone 🙂 . Andam a ficar mais respeitadores

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Mas algumas apps mais importantes apenas permite desinstalar actualizações desactivar posteriormente.
            Mas lá está, não convém disponibilizar permissões root a todos os utilizadores para não começarem a aparecer pessoas nas lojas com a conversa do “eu não fiz nada..isto deixou…de dar” lol

          2. Avatar de Nathan
            Nathan

            Eu queria ver apagares o Gmail ou o Contactos do telemovel…

          3. Avatar de PMS
            PMS

            Queres que o faça?

            Tenho um OPO com root. Se quiseres desinstalo as duas sem problema nenhum (e sei ser possível)… e Gmail é uma google app inclusivé, há roms em que tem de se instalar externamente por não vir de origem (se não estou em erro).

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            Já foi dito várias vezes que com root podes apagar o que quiseres.

  2. Avatar de João Pinheiro
    João Pinheiro

    Afinal a grande inovação saiu furada.
    O que anunciaram de novo mesmo no evento ?

    1. Avatar de Antwin
      Antwin

      isto nem sequer foi anunciado no evento, daí alguma da confusão que se criou pois descobriu-se primeiro por quem experimentou a versão beta.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Um botão para limpar todas as notificações! E um novo nome para o sistema usado em computadores.

    3. Avatar de winetree
      winetree

      Tens sempre o rennie…
      Se estamos a falar só do iOS 10, a Apple anunciou 10 novidades e já se descobriram (o pessoal que entretanto está a usar a Beta) pelo menos 75. Algumas só são novidade no universo iOS, outras são novas de uma maneira geral, umas mais úteis para uns outras para outros. Para que saibas quando mandas bitaites, deixo-te 2 exemplos de novidades que para mim são muito interessantes: Multilanguage typing e as novidades no continuity (este no MacOS) nomeadamente copy->paste.
      Se quiseres saber o que são (visto que nunca usaste nada com a maça mordida) usa a o google, o bing, duckduckgo ou que quiseres para pesquisar.
      As melhoras! 😉

  3. Avatar de LG
    LG

    Ohh então aquelas palmas forte na keynote quando anunciaram que dava para remover eram para que?

    1. Avatar de Antwin
      Antwin

      isso foi a aplaudir a tua obra de ficção.
      Isto não foi anunciado na keynote

      1. Avatar de LG
        LG

        pronto enganei me… WWDC

        1. Avatar de Antwin
          Antwin

          a notícia sobre isto não surgiu de nenhum anúncio no WWDC
          por que é que é que inventas?

        2. Avatar de APereira
          APereira

          @Antwin, Ele inventa porque é cool falar mal da Apple 😉
          Está na moda e dá prestigio, tenta relacionar-se com utilizadores Apple no café para falar mal da Apple em voz alta para que todos possam ouvir.

          Na verdade, todos os Apple users que conhece já se chatearam da Apple e mudaram para Android (simplesmente porque estavam fartos de o ouvir) os restantes simplesmente deixaram de falar com ele.

        3. Avatar de Nathan
          Nathan

          Apple é um mundo à parte.

          Não te assiste.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Lol… É como o islamismo. Não acordes pra vida que não é preciso lool

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Assim é que se vê.

  4. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    High coupling
    “Partes dessas aplicações são necessárias ao próprio iOS e por isso necessitam de estar acessíveis para que o sistema funcione de forma perfeita.”

  5. Avatar de Santos
    Santos

    O screen na foto de baixo diz tudo acerca do IOS e da Apple: Useless….

    1. Avatar de BC
      BC

      Que coincidência! Tal e qual o teu comentário!

  6. Avatar de Rudua
    Rudua

    Off Topic
    Novo Facebook beta para WM 10 disponível na loja.
    Basta mudar a região para Alemanha.

    1. Avatar de Zéi
      Zéi

      E também a nova versao do Messenger.
      Estas versoes sao um port da versao iOS e estao muito mais completas.
      Podiam ao menos ter traduzido o texto que no meu Lumia tenho 1 menu a dizer: Open in Safari 😀

  7. Avatar de Alex
    Alex

    Que comprem iPhones com mais espaço! Ou será que apagar um stocks, um maps ou uma calculadora faz assim tanta diferença?

    1. Avatar de David
      David

      No meu caso, quando usei iOS não foi pq necessitava de espaço mas pq não queria ve-las lánem as queria dentro de uma pasta que dizia lixo ou algo do género…
      Mas poderiam ter resolvido isso de outra forma, deixando o necessário ao sistema, mas dando a ideia de uma desinstalação…
      No Android se não houver root muitas delas da para desactivar mas continuam no sistema…Mas algumas podem remover -se…no iOS com jailbreak tb se removem…
      Quando a garantias, no iOS não há problema mas no Android há! Dependendo do equipamento e marca que usamos…Samsung perdes, entre outras mas Nexus não há esse risco!
      Há qq coisa na lei de acho que podemos tentar dar a volta mas por vezes o custo e tempo perdido só compensará se a marca tiver de indemnizar o cliente o lá situação criada e todo o transtorno causado…

  8. Avatar de José Anastacio
    José Anastacio

    Grande LOL!!!!

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    Não vejo no link em lado nenhum onde diga que s apps removidas continuam no sistema… mas pode ser o meu inglês…

    1. Avatar de Antwin
      Antwin

      também não diz que apaga as aplicações, diz apenas que remove do homescreen e apaga dados de utilizador. O esclarecimento de que não apaga, depois de outros dizerem que apagava, veio por resposta dum dos responsáveis.

  10. Avatar de David Ramos
    David Ramos

    Sempre a serem enganados…

    1. Avatar de Antwin
      Antwin

      quem se enganou, onde me incluo, não foi certamente por culpa da Apple pois a informação que circulou não veio da Apple, foi uma interpretação errada das primeiras pessoas que experimentaram a versão beta do sistema

  11. Avatar de irlm
    irlm

    Afinal havia outra
    E eu sem nada saber,sorria
    E por ele andava louca
    P’ra ser sua mulher, um dia
    Afinal havia outra
    Uma família, um lar, uma casa
    E eu era no fim de contas
    O amor das horas vagas

  12. Avatar de Limbus
    Limbus

    Qual é então a utilidade?

    1. Avatar de Antwin
      Antwin

      serve para o que já se sabia, possibilitar remover o icon do homescreen para satisfazer algumas pessoas que lhes faz confusão não o poder fazer.

      1. Avatar de Limbus
        Limbus

        Muito útil, portanto.

        1. Avatar de Antwin
          Antwin

          útil para essas pessoas.

  13. Avatar de Nathan
    Nathan

    Androids invejosos…

    Devem gostar muito do bloatware que vem nos telemóveis deles.

    Devem adorar o Google +, as Apps da Vodafone, jogos em trial que não dão para apagar, MALWARE, etc.

    Telhados de vidro.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Não fales do que não sabes…e limita-te ao que a Apple te pões na mesa 🙂

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Eu que até defendo a Apple em muitos aspectos, mas comentários como o teu valem mesmo zero. Só paleio fiado…

        1. Avatar de L. Kanbaru
          L. Kanbaru

          Lembta-te que dá mesmo para desinstalar muito desse bloatware do qual não tens grande conhecimento, e no limite dá para desactivar o que não queremos. Mas não se esqueça de uma coisa meu caro, aguente com os 16GB / 64GB / 128GB ao preço dos olhos da cara, pois por bem menos tenho neste momento 32+200 e não preciso de desinstalar apps para ganhar espaço lol

      2. Avatar de Nathan
        Nathan

        Tudo que tens da google, eu também posso ter.

    2. Avatar de Limbus
      Limbus

      Aziado! É só falar mal da Google, mas mamas as apps fantásticas deles todas, aposto! 😀

  14. Avatar de badsector
    badsector

    “o sistema funcione de forma perfeita.”
    E depois ainda dizem que são imparciais? Como se houvesse algum sistema a funcionar de forma perfeita…

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Muitas festas apenas são interfaces que acedem a frameworks do sistema. O iOS é um sistema muito pouco modular. Dai que a pplware tenha escrito isso. Se fossem verdadeiramente eliminadas, estaríamos a comprometer o sistema todo. Logo, elas são essenciais para que o sistema funcione perfeitamente

  15. Avatar de Vitolas
    Vitolas

    Mais uma feature da apple,sempre em grande.