Apple volta a copiar o Android! As novidades do iOS 17 que já se conhecem há anos

44 Comentários

Apresentado na WWDC deste ano, o iOS 17 rapidamente mostrou as suas novidades. Estas pareciam encaixar bem no iPhone, mas despertaram a atenção dos mais atentos. Muitas das novidades foram copiadas pela Apple à Google e ao Android e são já bem conhecidas há vários anos. Descubra quais são.

Apple iOS 17 Android novidades Google

Não é anormal a Apple criar novidades para o iOS que são conhecidas no universo Android. Mesmo sendo sistemas distintos, acabam por querer dar o melhor aos utilizadores. Com o iOS 17 voltou a acontecer o cenário que já vimos noutros anos, com muitas novidades a não o serem para quem usa o Android.

Standby é um velho conhecido dos Pixel da Google

Uma das novidades apresentadas foi o Standby. Este novo modo surge quando o iPhone é colocado a carregar de forma horizontal. Aqui vai ser visto um relógio de dimensões maiores e os widgets presentes vão ajudar com muita informação adicional.

Esta suposta novidade é algo que já temos no Android há vários anos, em especial nos Pixel. Se os colocarmos na base de carregamento sem fio, mostrará um ecrã com imagens do Google Fotos, um reprodutor multimédia, controlos de automação caseira, acesso direto ao Google Assistant, entre outras.

Apple iOS 17 Android novidades Google

Mapas Apple também já podem ser usados sem Internet

Outra novidade veio para os Mapas Apple e para a sua utilização em cenários mais complicados. Falamos de poder descarregar os mapas para as zonas que vamos visitar, libertando o iPhone do acesso à Internet e facilitando a vida aos utilizadores.

Quem acompanha o Android e os serviços Google sabe que a gigante das pesquisas suporta a capacidade de descarregar mapas desde 2012. Esse foi o ano em que o Apple Maps chegou ao iPhone. A forma como estas duas propostas funcionam em modo offline é muito similar.

Apagar palavras sugeridas no iOS 17? Isso não é nada de novo

O teclado do iOS foi também alvo de melhorias da Apple, com várias novidades. Uma das mais vistas é a possibilidade de corrigir texto das palavras apresentadas pela autocorreção. Bastará tocar nessa palavra para que a original seja trazida.

Se os utilizadores do iOS 17 vão agora conhecer este comportamento, a verdade é que no Android isso é algo padrão. O Google Board tem já há muitos anos esta novidade, mostrando como um teclado deve ser e revelando-o a todos.

Hey Siri ou apenas Siri? O melhor é apenas Google

Uma das novidades mais falada é a mudança da forma como a assistente da Apple é chamada. O conhecido Hey Siri foi reduzido e agora bastará usar a palavra Siri e dar uma série de comandos consecutivos e sem necessidade de repetir ou partir em partes.

Isso é extremamente útil, mas muito já passado no Android. O Ok Google desde 2010 que suporta que os utilizadores possam ter uma conversa com a assistente e que lhe forneçam muitas ordens sem quebra ou interrupção.

Apple iOS 17 Android novidades Google

Chamadas perdidas no FaceTime, como já fez no Android

Com o iOS 17, a Apple deu às chamadas do FaceTime alguns extras importantes. A mais falada é a possibilidade de podermos deixar uma mensagem nas chamadas que não nos atenderem, bem ao jeito de um atendedor automático.

Essa é uma função que já estava presente no extinto Google Duo desde 2018. Esta antiga app de videochamadas da Google permitia deixar mensagens de vídeo de 30 segundos caso alguém não atendesse uma videochamada.

Há muito mais Android no novo iOS 17 da Apple

Na verdade, estas são apenas a principais e mais visíveis funcionalidades do iOS 17 que os utilizadores Android já se habituaram a usar. Há muitos mais pormenores que depois vão ser descobertos e que têm claramente uma inspiração no sistema da Google.

Mesmo com esta proximidade e com estas funcionalidades que se repetem, o iOS 17 é mais um sistema de consolidação do que focado em novidades de peso. Estas existem, mas a Apple terá ainda muito para mostrar no campo da estabilidade e do desempenho.

iOS, iPadOS, macOS e watchOS: Que equipamentos recebem os novos sistemas?

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alves
    Alves

    De facto foi a pior apresentação de novidades de sempre da Apple, não apresentaram nada de novo até o novo CPU não passa de 2cpus iguais mas em num só.

    Depois de apresentação as acções da Apple começaram a cair o que é a prova que os investidores não gostaram do que viram.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      As ações caíram? Onde? É que nos últimos 5 dias estão +1% e year-to-date estão +43% enquanto que o SP500 está +12%

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Miguel, sim, cairam. Infelizmente para mim que invisto na ditacuja. Pode estar positivo mas isso é reflexo do bom ano que estamos a ter no mercado. Só isso.

        1. Avatar de João Fernandes
          João Fernandes

          E assim é que deve ser. O lucro é que deve definir o preço das ações.
          Infelizmente hoje em dia há muita coisa a valorizar e desvalorizar (apenas) com base em especulação

      2. Avatar de Alves
        Alves

        Deves ter interpretado mal, o que eu disse foi que após a apresentação os investidores fizeram as acções cair, não falei a 10 anos…

      3. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        vai-la e compra iPhones, pads e iwatxh`s para a famila toda para ajudares as accoes a subir novamente! Adiciona a subscricao da tv apple.

  2. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    A Apple ao copiar algumas “coisas” funcionalidades que existem no Android como as que são relatadas neste artigo, “arrisca-se” a ganhar mais clientes. Algumas destas funcionalidades, além de outras que existem ha muito no Android, são essenciais no dia a dia, e ha quem não as dispense como eu por exemplo. A Apple a continuar assim ira fazer-me utilizar mais vezes o Iphone de trabalho.

    Espero que continuem a implementar funcionalidades do Android.

    1. Avatar de M Duarte
      M Duarte

      funcionalidades android, com a marca e segurança APple.

  3. Avatar de Marko
    Marko

    Pedro Simões é bom que o Vítor não veja este artigo 😀
    Se não vais estar o resto da semana a ver como estás errado e que isso não fazia falta nenhuma até ontem porque ninguém usava, mas hoje é um grande passo dado na inovação tecnológica e dado pela Apple 😀

    1. Avatar de Vítor M.

      Foi um post feito para ti, já não dormias há uns dias 😀 de tão doente. O Pedro teve pena de ti 😉

      1. Avatar de Marko
        Marko

        Ahahaaha exato, porque eu já nem tenho nada dessas grandes inovações nem nada há alguns anos, finalmente… estava ansioso por isto 😉

        1. Avatar de Vítor M.

          Continuas a ter um sistema que tu próprio achas fraco, mas lá está, são as tuas escolhas e por isso não perdes a oportunidade de estar em cima do acontecimento do que a Apple faz. Mas há plataformas que não são para todos, aliás, um tamanho nunca serviu a todos. Vai vendo… 😀 😀 😀

          1. Avatar de Marko
            Marko

            Eu acho fraco? Oi? Deves estar a fazer confusão com outro user… Eu não perco é a oportunidade de ver as inovações tecnológicas da Apple isso sim, só que acabo sempre por me desiludir porque já as tenho a anos… Mas fico feliz por ti e pelos IOS/Apple users, pois vão ter um despertador novo, já podem tirar o Hey, e chama só Siri, já podem dizer em caso de não poderem atender uma mensagem tipo “Olá, eu tenho um Iphone e agora já vos posso deixar esta mensagem… Finalmente” 😀
            Desfruta dessas inovações brilhantes vais ver que são fixes 😀

          2. Avatar de Vítor M.

            Claro que achas fraco, alguém que nem conhece o seu próprio sistema operativo, só o pode achar desinteressante. Claro que espreitas a Apple, isso nota-se e percebe-se que ao contrário que dizes, não te desiludes, até porque está um sistema operativo bem mais recheado e interessante que o que usas. Por isso espreitas 😉

            Mas és um miúdo, e por isso é natural que percas ainda o ponto de interesse no assunto. Começaste por falar numa funcionalidade quem nem sabes para o que serve e que nunca usaste, apesar de dizeres (porque foste ler e não leste tudo) que era muito bom 😀

          3. Avatar de Marko
            Marko

            Exato, exato 😀

  4. Avatar de Someone
    Someone

    Quando sair a próxima versão Android, vai sair noticia que o Android copiou x funcionalidade ao iOS…

    É a lei da concorrência: se não acompanhas, ficas para trás…

  5. Avatar de mcGoms
    mcGoms

    Interessante é olha e ver que muitas destas coisas se viam no Symbian, curioso não é?

    1. Avatar de Pedro Aranho
      Pedro Aranho

      Não é curioso. É apenas uma constatação que a Nokia e a microsoft se deixaram engolir pela Google e Apple. Infelizmente, porque, no meu caso, sempre gostei de nokias e tive que optar por outro sistema quando o meu Lumia 930 avariou. Primeiro pelo Apple (tive um iphone 6 que detestei) e depois pelo Android.

      1. Avatar de Mike
        Mike

        Passaste de um Lumia para um iPhone 6 e detestaste?
        Aquela coisa cheia de quadrados tinha uma interface mais agradável que a da Apple? Ok…são escolhas e opiniões!!

    2. Avatar de Luís Pacheco
      Luís Pacheco

      Nomeadamente fazer chamadas…. Copiam tudo

  6. Avatar de Cyberon
    Cyberon

    iOS copia o Android e vice versa, quem fica a ganhar somos nós, os utilizadores.

    1. Avatar de João Fernandes
      João Fernandes

      A historia mostra outra realidade.
      A google inventa, disponibiliza e a inovação só é “reconhecida” quando chega ao IOS.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        isto….
        neste aspecto a google é muito fraquinha.

  7. Avatar de Dante
    Dante

    Bom o Android copiou o IOS por tantos anos desde os primeiros iphones ,uma hora eles teriam que ter alguma coisa pra ensinar também …rsrs

    1. Avatar de Marko
      Marko

      Como por exemplo?

      1. Avatar de Rui
        Rui

        iOS 1.0 – Junho de 2007
        Android 1.0 – Setembro de 2008

        1. Avatar de Marko
          Marko

          Oi ? Podes ser mais específico?
          Então a Apple copiou a Symbian 1.0 de 2002?
          E os Galaxy S?

          1. Avatar de Miguel A.
            Miguel A.

            Vê-se mesmo que não conheces a história do Android. O primeiro protótipo de um telemóvel com Android não tinha touchscreen e tinha um teclado qwerty, era claramente um telemóvel inspirado nos Blackberry, Nokia E72 e Motorola Q9. Que eram as referências de “smartphones” da altura. A utilização dos Pocket PC, como os Qtek ( mais tarde HTC), era tão difícil e rudimentar com o seu Windows Mobile e ecrãs resistivos e pen stylus, que não era apropriado para público de massas. Com a apresentação do iPhone, a Google voltou à estaca zero e desenvolveu o que depois apareceu como Android 1.0. Por muito que custe admitir aos Android fan boys, toda a lógica base de utilização dos smartphones nos últimos 15 anos foi ditado pela UI do iPhone. Mais opção menos opção, como qualquer coisa no mundo tecnológico, a tendência é a uniformização e a cópia de ideias. E isso só é bom para nós utilizadores.

          2. Avatar de Dante
            Dante

            Ok… mas Esses nao sao Android ,sao outros sistemas

          3. Avatar de Baresi
            Baresi

            Já existiam telemóveis antes do iPhone, e se reparares nos últimos 15 anos quem inovou sendo renomeado com o nome android quase 2 anos depois da Apple apresentar o seu 1° iPhone foi o android e a Apple anda sempre a reboque, a verdade é esta!
            Copiar? Sistemas completamente diferentes, e distintos o único ponto que coincidem é em serem OS porque de resto… Não faz sentido nenhum!

        2. Avatar de PedroFortunaGomes
          PedroFortunaGomes

          android foi criado em 2002 e comercializado em 2008, iphone foi criado em 2003 e comercializado em 2007, mas era i ipod que fazia e recebia chamadas nada mais.

  8. Avatar de Ramalho
    Ramalho

    Desculpem lá mas o copiar mútuo não faz mal algum, e não esquecer que o Android começou bem cedo a copiar o iOS… e ainda bem!

    O artigo é assim pobrezinho, e bastante faccioso. Claramente de alguém que só usa o robot verde… e só vê Google e Android.

    1. Avatar de Marko
      Marko

      Ahahah pois claro… Ao contrário não? Ah que sair umas verdades de vez em quando… Se a malta não gosta isso é outra questão 😉

    2. Avatar de Oh
      Oh

      Ramalho, concordo contigo mas.. desta vez acho que o artigo não foi tendencioso na minha opinião.

  9. Avatar de luis
    luis

    E eu a pensar que era desta vez que poderiamos usar apps fora apple store….isso sim era interessante. Sinto falta de aplicações que existem no mundo android que no IOS nem sonham.

  10. Avatar de Tiago Rodrigues
    Tiago Rodrigues

    O iOS já não tem novidades há uns bons anos…
    Tem apenas retoques/maquilhagem
    ( performance )
    Também não se pode esperar que todos os anos exista uma revolução… e quem pensa assim é defraudado constantemente.

    Cumprimentos a todos

  11. Avatar de gambito do rei
    gambito do rei

    e muitas dessas coisas ninguém usa

  12. Avatar de Tracker
    Tracker

    A Apple não consegue inovar. Digo isto desde que este velhote lá está, era um funcionário e continuou a ser. Apenas rentabiliza a marca a que muitos idiotas se agarram para ter “prestigio”, mas de pouca dura porque facilmente detetável.

  13. Avatar de Pedro Fortuna Gomes
    Pedro Fortuna Gomes

    Nada de novo principalmente quando o contrato que representa quase 30%do mercado dos iPhones terminar no final do ano e a não ser renovado como o previsto, certamente vão rolar cabeças , perder este contrato vai ser desastroso para a Apple que ultimamente não evolui e até regrediu como no caso do mac pro.

    1. Avatar de Tiago Rodrigues
      Tiago Rodrigues

      Está a falar da empresa que vale quase 3 biliões de $?!

      O que provavelmente está a falar é do gestor magnífico que a mesma tem, e que faz “ render o peixe “, como ninguém sabe fazer!

      Cumprimentos

      1. Avatar de PedroFortunaGomes
        PedroFortunaGomes

        Claro que não contou com a perda de 25% do ultimo ano, basta ir uns anos atras e verificar que a apple era uma das duas maiores empresas do mundo e esteve falida, graças a uma pessoa (e tambem ao seu comcorrente directo) não acabou na altura e agora vai cair mais com a perda de confiança por parte do cliente que é responsável por 48% dos iphones vendidos num só continente. A GRANDE DIFERENÇA É QUE QUEM RECUPEROU A EMPRESA JÁ NÃO TEM TEMPO PARA RECUPERAR NOVAMENTE.
        Falamos de valores virtuais, uma empresa vale se existir quem pague por ela, nos EUA existia uma entidade que valia 10x mais que a apple, faliu 2 dias depois de ter apresentado lucros milionários.

  14. Avatar de Oh
    Oh

    E muito bem!
    Não vejo nada de errado quando boas novidades chegam a toda a gente. Isto deveria ser a tecnologia. Enquanto o pessoal anda em guerras eles é que faturam.

    Só falta copiar a capacidade personalização.

  15. Avatar de Giordano
    Giordano

    E já começou a implementar privacidade comparável ao Graphene OS?! Não?!!!!!

    Então, estou bem melhor com o meu smartphone Android de 100€ ou de 200€ ou até de 500€, onde posso instalar o Graphene e CONTROLAR os MEUS – repito MEUS – dados!

    1. Avatar de PedroFortunaGomes
      PedroFortunaGomes

      Ora ai está a grande diferença, a RIM dominou o mundo dos telemoveis até que as agencias governamentais americanas decidiram mudar para Iphone, agora que o iphone está colocado em causa por tantas quebras de segurança, em 2024 vai ser tudo novo, com isto o panorama vai mudar. todos andamos a ser bombardeados com as restrições da Huawei, mas ainda niguem precebeu que a huawei é unica que não assinou acordos governamentais para incluir nos seus equipamentos acessos para que possamos ser rastreados.
      a apple controla os seus e envia dados para as agencias de informação, a google pelo android faz exactamente o mesmo. no final até o cheiro é o mesmo.

      Android sim Google não entra no meu dispositivo