Apple vendeu mais smartphones do que a Samsung, pela primeira vez em 13 anos

24 Comentários

Se os dados não falharem, a Apple ultrapassou a Samsung como a principal fabricante global de smartphones, pela primeira vez desde 2010.



De acordo com dados preliminares da empresa de pesquisa de mercado IDC, no ano passado, a Apple vendeu mais smartphones do que a Samsung. Esta é a primeira vez, desde 2010, que a empresa de Cupertino ultrapassa a sul-coreana enquanto principal fabricante global de smartphones.

Segundo o relatório, a Apple conseguiu uma quota de mercado de 20,1%, enquanto a Samsung ficou pelos 19,4% de quota.

A Apple foi também a única empresa entre as três primeiras a registar um crescimento positivo em termos anuais, aumentando as vendas de 226,3 milhões de unidades para 234,6 milhões de unidades.

Embora tenhamos visto um forte crescimento de players Android de baixo custo como Transsion e Xiaomi no segundo semestre de 2023, decorrente do rápido crescimento nos mercados emergentes, o maior vencedor é claramente a Apple.

A Apple não só é o único player no top 3 a apresentar um crescimento anual positivo, como também ocupa o primeiro lugar anual pela primeira vez. Tudo isto apesar de enfrentar desafios regulamentares crescentes e uma concorrência renovada da Huawei na China, o seu maior mercado.

Partilhou Nabila Popal, diretora de pesquisa da equipa Worldwide Tracker da IDC.

Para a IDC, a queda da Samsung na classificação deve-se, em parte, às fortes vendas dos modelos iPhone 14 da Apple e à estreia da série iPhone 15.

Além disso, também a diversificação no mercado Android, o ressurgimento da Huawei na China, e o lançamento de propostas competitivas na gama de preços mais baixa do mercado topo de gama, assinadas por marcas como a OnePlus, Honor, Google e outras, são apontados como fatores que prejudicaram a Samsung.

A IDC baseia as suas análises na quota de mercado dos envios globais de smartphones ao longo do ano.

Globalmente, o mercado dos smartphones diminuiu 3,2% para 1,17 mil milhões de unidades vendidas ao longo do ano, devido, na maioria, aos desafios macroeconómicos e ao excesso de inventário no início do ano.

No entanto, o crescimento repentino no final de 2023 sugere que o mercado pode ver uma recuperação este ano, com os dispositivos dobráveis e os recursos de Inteligência Artificial a ganharem força.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fbsuus
    Fbsuus

    Isso pode mudar em breve Apple que se cuide… a Samsung vai voltar.. mas também não me faz diferença nenhuma eu vou continuar comprar Samsung eu odeio o iPhone.. nunca gostei

    1. Avatar de A bela acordada
      A bela acordada

      Também nunca gostaste de “,” pelo que parece.

    2. Avatar de zv
      zv

      Eu também não gosto de Samsung, mas não tenho necessidade de o dizer, estou feliz com o que tenho, não perco tempo com o que não gosto.

      1. Avatar de Fbsuus
        Fbsuus

        Eu também nao gosto de Apple…

  2. Avatar de swazo
    swazo

    e a Apple não presta, imaginem se fosse boa xD

    1. Avatar de Fbsuus
      Fbsuus

      Eu ca nao gosto de iPhone para mim é nada de especial o oppo find X7 Ultra supera em tudo.. mas s24 ultra esta por vir

      1. Avatar de swazo
        swazo

        eu gosto de todos , cada um para o seu momento.

      2. Avatar de cK
        cK

        Qualquer OnePlus é melhor que qualquer Samsung ou Apple. E já tive dos dois sistemas…

        1. Avatar de swazo
          swazo

          não existem melhores nem piores? existe o que cada um gosta e quer! ponto final!

      3. Avatar de MLopes
        MLopes

        mas porque é que o artigo te criou o impulso de dizeres o que gostas e o que não gostas, se nada disso tem a ver com o assunto?

      4. Avatar de Razor
        Razor

        Vendeu ou enganou? quantidade reclamaçoes que o novo iphone tem tido e tudo menos boas vendas

    2. Avatar de A bela acordada
      A bela acordada

      Imagina se até experimentasses um aparelho da Apple, se calhar até imaginavas que fosse boa…

      Eu tive Samsung de topo e desde o iPhone 15 Pro (USB-C) também fui um dos que mudei e estou a adorar. Tem coisas em que o iOS é muito superior aos Android e também o contrário. Se houvesse um hibrido seria o SO perfeito. Agora dizer que um ou outro não prestam, é mesmo de tarrecos, porque a maioria dos topos de gama iOS e Android são fenomenais. Mas como sempre, o Tuga ou o Brasuca têm que tomar partido de um e falar mal do outro

      1. Avatar de V
        V

        Gostaria genuinamente de saber as “coisas em que o iOS é muito superior aos Android e também o contrário”.
        Obrigado

  3. Avatar de João Carlos
    João Carlos

    Comparar Apple com Samsung é um bocado como comparar água com vinho.

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      só estão a comparar vendas e cotas de mercado, não marcas ou produtos

  4. Avatar de Aves
    Aves

    Uma coisa é certa – a Huawei não prejudicou as vendas da Samsung na China – deixou de vender lá há anos.
    Quanto há Apple vender mais no ano, já era esperado pelas vendas trimestrais (apesar de variarem muito conforme o trimestre).

    1. Avatar de Fbsuus
      Fbsuus

      Huawei se tivesse boa hoje ela estava do top.. de vendas mas vou dizer isto sem mal.. a Samsung ainda vai superar as vendas da Apple com seu s24.. vao ver.. mas eu iPhone nao quero porque em câmaras podiam ser melhores mas outra coisa ecra so com 480hz de PWM ja o novo honor magic 6 pro tem 4320hz de PWM ótimo para os olhos.. o iPhone disso é mau

      1. Avatar de naogostomasvejotudo
        naogostomasvejotudo

        Não sei o que magoa mais os olhos, o ecrã ou a escrita de algumas pessoas

        1. Avatar de Fbsuus
          Fbsuus

          Sempre a defender Apple…. mas o iPhone 15 para mim é uma desilusão

  5. Avatar de SVR
    SVR

    Que comecem a baixar os preços… Eu não me adaptei (nem gostei) ao IOS mas entre gastar 1000€ num dispositivo com 3 anos de garantia e que para ter interação com outros dispositivos não é exatamente direto (melhorou com a introdução do dex mas ainda longe do que a Apple oferece) e outro com 5 anos (pelo menos) de suporte direto, facilmente ia para o segundo. E como utilizador de MacBook, digo que é difícil de imitar a performance destes e com os novos chips então

  6. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Sabendo que os Aifones custam em média 1200 euros, ou mais, fico muito contente em saber que felizmente há muita gente bem na vida, ou que supostamente deveria estar, e pode comprar isso.

    Eu nem dados os quero mas se o Huawei P70 vier ao mesmo preço de um Aifone, que seja, compro-o de imediato.

    1. Avatar de Fbsuus
      Fbsuus

      P70 ultra a besta vai chegar com harmonyOS next que é mil vezes melhor do que o IOS mais suave mais rápido do que o IOS mas ele vai ter um mega sensor de 1′ polegada OV50K

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Fbsuus, sairá globalmente ou é só para Chinês comprar?