Apple vai usar apenas cobalto reciclado nas suas baterias até 2025

20 Comentários

O mundo está a mudar aos poucos em vários setores. Um dos quais onde as empresas a nível mundial têm tido cada vez mais atenção respeita à sustentabilidade ambiental. A Apple quer destacar-se neste campo e anunciou mais uma medida: irá usar apenas cobalto reciclado nas suas baterias até ao ano de 2025.

Imagem toda a linha do iPhone 14

Apple usará apenas cobalto reciclado nas baterias até 2025

Em comunicado, a Apple disse nesta quinta-feira (13) que apenas vai usar cobalto reciclado nas suas baterias até 2025. A empresa da maçã adiantou que esta mudança faz parte dos seus esforços para tornar todos os seus produtos neutros em carbono até ao final desta década.

O cobalto é um mineral fundamental para as baterias de lítio e é usado numa grande parte de dispositivos como smartphones, tablets e carros elétricos. Mas, há alguns anos, várias empresas tecnológicas foram acusadas de serem cúmplices na morte de muitas crianças na República Democrática do Congo, por estas terem sido obrigadas a minerar cobalto.

Cobalto (via)

Portanto, os detalhes revelados pela empresa de Cupertino indicam que os ímanes que se encontram nos equipamentos da Apple vão começar a usar elementos químicos Terra-rara reciclados, enquanto que as placas de circuito impresso projetadas internamente vão usar solda de estanho reciclado e revestimento de ouro.

A Apple é uma das muitas empresas do setor tecnológico que tem como objetivo tornar-se neutra em carbono em toda a sua rede de fornecimento de componentes e ao longo do ciclo de vida de cada produto até 2030.

Segundo a empresa, um quarto de todo o cobalto que é usado nos produtos da Apple vem de material que foi reciclado em 2022, o que representa um aumento de 13% comparativamente ao ano anterior de 2021. As informações revelam ainda que a marca utiliza mais de dois terços de todo o alumínio, quase três quartos de todas as terras-raras e mais de 95% de todo o tungsténio nos seus produtos a partir de material reciclado.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Julia Abreu
    Julia Abreu

    Vendo pelo título, a Apple vai então deixar de utilizar apenas cobalto reciclado em 2025. E depois disso, vai utilizar o quê?

    1. Avatar de Zé Gato
      Zé Gato

      Basta ler o artigo, está lá a resposta.

    2. Avatar de Marisa Pinto

      Pois, o tempo gasto a escrever esse comentário, mais valia ler-se o que lá está. Mas há quem goste de perder tempo precioso eheh, nada contra, não somos todos iguais. 🙂

      1. Avatar de Bib'ó
        Bib’ó

        O texto pode sempre melhorar, é o que eu acho.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          O problema não está no texto, mas sim ler apenas o título lol.

  2. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    It’s cheaper…

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Grande negócio, gastam menos, e cobram mais.

    1. Avatar de KeyboardWarrior
      KeyboardWarrior

      Só compra quem quer (e pode), ninguém é obrigado.

  4. Avatar de Grunho
    Grunho

    Mais uma de greenwashing. Usam cobalto reciclado enquanto o tiverem mais barato que o novo, se alguma vez tiverem. E os clientes não precisam de saber de onde ele veio. Isto é, se alguma vez quiserem saber disso antes de comprar.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      É reciclado e mais barato portanto é melhor para toda a gente ou não ?
      E se hoje em dia o reciclado já é mais barato dificilmente no futuro extrair vai voltar a ser mais barato

    2. Avatar de mamba
      mamba

      isso aplica-se a qualquer fabricante e não só à Apple.

  5. Avatar de Marko
    Marko

    Seria bom para toda a gente… Reciclado, mais barato para quem o compra que por sua vez poderia adequar também o preço para o produto/cliente final e ai sim seria bom para todos… Só que não… Será apenas para a Apple que os adquire mais barato, e aumenta os preços de venda finais aos produtos e por consequência ao cliente final!
    Portanto como disse é bom para uma das partes a Apple e as restantes marcas que usem o mesmo processo!

    1. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      Exactamente!

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      é uma medida ambiental, já sou consumidor apple desde o século passado e nunca me lembro de ver um produto ou classe de produtos baixar de preço.

      1. Avatar de Marko
        Marko

        X2!
        Com a diferença é que eu da Apple quero lonjura:D… Medida ambiental seria como faz a Xiaomi, o cliente compra o smartphone se necessitar de carregador é oferecido, caso contrário não solicita fica ao bom senso de cada cliente.
        Agora vender há parte o mesmo carregador que faz falta para uso dos equipamentos e deveria vir incluído como sempre veio até essa ideia “Applesurda” com a desculpa do meio ambiente… Sim porque o dinheiro dos carregadores não remete para as contas da Apple, vai para associações e entidades de proteção ao meio ambiente… 😀

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Estes tipos da Apple pensam que todos comem gelados com a testa!

          1. Avatar de Marko
            Marko

            Podes crer… E ainda defendem com unhas e dentes 😀 !
            Eu como sou um cliente que gosto de ser respeitado e “mimado” muito difícilmente me apanham na onda, para não dizer nunca!

  6. Avatar de Rambo
    Rambo

    Palavras da maior poluidora do mundo, usa materias raros o maximo possivel para deixar seus produtos um pouco melhores do que o concorrente. Ou seja, sem moral para falar.

    1. Avatar de Gomas
      Gomas

      Metais raros todos usam mas a Apple e a unica que usa stainless steel um derivado de diamante fom safari na tela que faz o produto altamente viciante de usar. So o segurar num iphone faz o corpo libertar endorfinas que nos fazem pensar em comprar. A apple não brinca e lidera o mercado de tecnologia do mundo

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Anda tudo alucinado lool