Apple também já usa o Google Cloud para guardar dados do iCloud

16 Comentários

Os serviços cloud são, muitas vezes, muito mais do que realmente aparentam. Para além da parte visível, há grandes empresas como a Amazon, Microsoft ou Google, a fornecer estruturas a quem não as quer manter.

É precisamente isso que a Apple faz, para o seu serviço iCloud. A empresa revelou agora que também já conta com o Google Cloud, tendo abandonado o Azure da Microsoft.

iCloud

A grande maioria dos serviços Cloud, que encontramos na Internet, estão assentes em estruturas de dados de um dos três grandes players do mercado. Tanto a Amazon como a Google ou a Microsoft estão preparadas e dominam o mercado.

Com o iCloud a Apple optou por alojar o seu serviço em várias destes serviços de clouds corporativos, aliviando o trabalho de manter e gerir toda estas estruturas.

Até agora sabia-se que o iCloud estava assente no S3 da Amazon e no Azure da Microsoft. Esta informação estava na documentação da Apple, referindo-o especificamente. Mas a documentação mudou recentemente e refere agora que, para além do S3, os dados no iCloud estão guardados também no Google Cloud.

iCloud

Claro que todos os dados guardados nesses serviços estão seguros e protegidos ao acesso alheio e, mesmo que o acesso seja feito internamento pela Google, os dados estão cifrados.

A Apple garante esta componente de segurança ao fragmentar os dados em pequenas parcelas, aplicando-lhes de seguida uma cifra segura. Mesmo que o acesso aos dados seja feito, os mesmos vão estar incompreensíveis e não vão ter significado.

Já desde 2016 se falava da possibilidade do Google Cloud poder estar a ser usado pelo iCloud, mas só agora essa mesma informação foi confirmada, graças à documentação da Apple.

Partilhar:
Tags:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de carlos p
    carlos p

    apple ama mesmo a google. só falta os fãs da apple

    1. Avatar de Enfim...
      Enfim…

      Coitados… nao teem dinheiro para criar os seus datacenter….
      Ah pois… ia reduzir em muito os lucros… agora ja se entende porque dão tão pouco espaço gratis…
      Mas pelo menos os ifan ja sabem onde mais vale guardar os dados (amazon/google) visto que o icloud ja se viu nao ser muito seguro…. e no fundo sendo mais barato para o utilizador, o dinheiro vai para os mesmos 🙂

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        1. o iCloud é seguro
        2. a Apple está a construir os seus datacenters
        3. todos os dados estão encriptados e a google não tem acesso a nada

        1. Avatar de carlos p
          carlos p

          4. Apple também já usa o Google Cloud para guardar dados do iCloud

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            E qual é o mal?

        2. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          O Enfim continua preso a fake news.

  2. Avatar de LG
    LG

    Falando em iCloud, ouvi dizer que o auto-proclamado “Mr. Privacidade para todos” (Apple) forneceu acesso ao dados dos utilizadores não encriptados ao governo chinês http://appleinsider.com/articles/18/02/24/apple-to-move-chinese-icloud-keys-to-china-servers-opens-door-to-government-data-requests

    E eu até tinha esperança Apple… tavas quase la…

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      Se tivesses lido o artigo que partilhaste irias ler que a migracao ainda nao foi feita. A lei chinesa de protecao de dados exige que os utilizadores da apple chineses tem de ter os seus dados guardados localmente – incluindo a chave de encriptacao.
      A Russia tambem tem uma lei semelhante.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Privacidade e China ao mesmo tempo não é possível. Por qualquer razão estao a mover as contas para servidores chineses. Qualquer empresa que queira trabalhar com o mercado chinês o governo chinês tem que ter acesso a tudo. E neste caso acredito que o governo tenha acesso ás chaves de encriptação

      A Apple (ou qualquer outra empresa) tem 2 opcoes, ou fazem o que o governo chinês pede ou perdem o privilegio que poder aceder ao mercado chinês.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        E igual para os outros países todos. A malta é que prefere pegar num exemplo e generalizar. Isso tem um nome. E não é inteligente.

    3. Avatar de Helder
      Helder

      E o que é que eu quero saber disso se não sou chinês?

      E quem vive na China, se está preocupado com isso em vez de (por exemplo) a censura aos órgãos de comunicação, e o facto de acabarem com os limites de mandatos, não terá as ordens de prioridades trovadas?

  3. Avatar de Cortano
    Cortano

    Informação incompleta:
    A Apple usava a MS Azure e a Amazon’s S3. Deixou ambos

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Peço desculpa, afinal está no artigo na segunda parte…

  4. Avatar de Helder
    Helder

    É o que fizer o serviço mais barato.

    Engraçado, como para os pequenos, a vitória é servir aos grandes.

    Como um clube de segunda divisão, a vitória é vender um jogador a um clube de primeira liga, e estes, é vender um jogador a um clube estrangeiro!

    O mesmo se passa aqui, vitória é a Google conseguir uma fatiazinha dos serviços da Apple…

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Mas é um bocado seca ser o único na liga dos grandes?