Apple vai lançar um Mac com processador ARM já no próximo ano

22 Comentários

Há já muito tempo que se fala que a Apple prepara uma mudança grande na sua linha de computadores. A alteração mais óbvia parece ser a mudança de processadores, algo que ainda deixa muitos pouco confiantes.

As mais recentes informações revelam que este processo poderá já ter sido iniciado, esperando-se para 2021 a chegada do primeiro Mac com processador ARM.

Mac ARM Apple processador

Há um novo Mac a caminho?

A presença dos processadores Intel nos computadores da Apple é algo que nos habitámos a ver. Estes estão presentes em toda a linha e dão suporte a todo o software que a marca tem na sua loja.

Este parece, no entanto, algo que a marca se prepara para ultrapassar em breve. A mudança será feita para os processadores ARM, se bem que com um ligeiro pormenor importante. A marca ainda não confirmou esta mudança, mas tudo aponta para que seja este o caminho.

A Apple vai finalmente abraçar os ARM

Segundo os dados que o conhecido analista Ming-Chi Kuo, da KGI Securities, apresentou, a Apple deverá iniciar a mudança de processadores já em 2021. Já antes tinha sido avançada esta mudança, mas a verdade é que nunca se concretizou.

Mac ARM Apple processador

Dentro do período de 12 a 18 meses deverá surgir um novo Mac, que terá um processador ARM, criado dentro de portas e com o design da própria Apple. A marca abandonará assim a Intel.

Os programadores precisam de se preparar

Há ainda o problema dos programadores, que têm de fazer uma transição completa das suas apps para esta nova arquitetura. A Apple deverá fornecer um kit dedicado a essa mudança e até uma primeira versão do macOS para ARM.

https://twitter.com/stroughtonsmith/status/1232004866836320256

Aqui reside também a dúvida de que janela temporal será dada. Se for alargada no tempo, a Apple terá a sua loja pronta para a transição. Por outro lado, se aguardar para o último momento, acabará por ter problemas com a oferta para este novo sistema.

Um processador controlado pela Apple

A decisão de abandonar a Intel vem no seguimento de alguns problemas da Apple no campo dos fabricantes. A marca quer assim chamar a si todo o desenvolvimento do seu hardware, dando-lhe mais liberdade.

É ainda muito cedo para qualquer informação adicional, mas espera-se que quando chegar este processador ARM da Apple, esteja já em uso a tecnologia de 5nm, permitindo ainda mais desempenho. A Microsoft já traçou este caminho, com sucesso aparente, e agora é a vez da Apple marcar a sua posição.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fulano
    Fulano

    Basicamente um computador que vai custar mais de 2500€ com metade do poder de processamento.

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      Os computadores que eles lançam actualmente com Intel já tem metade do poder de processamento da concorrência mais directa.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        E mesmo assim são 3x mais rápidos que a concorrência. Só rendering de filme 4K com o Mac e 3x mais rápido que Windows com o mesmo hardware. Devia se informar melhor antes de dizer disparates caríssimo amigo.

        1. Avatar de Alucard
          Alucard

          Carissímo amigo, fico a aguardar fontes que provem essa afirmação. Sou um homem de pouca fé, preciso de factos tangíveis.

          E eu nem sequer falei em Windows. Um PC corre o sistema operativo que você quiser.

          1. Avatar de Luis
            Luis

            Basta ir ao YouTube e vê. Até o iPad Pro faz rendering de 4K mais rápido que Windows com gtx1650, sim já fiz o teste e fiquei boquiaberto. O final cut do Mac e muito mais optimizado que o premiere da Adobe no Windows e até o luma fusion do iOS é superior a Windows e linux

          2. Avatar de Renato Nismo
            Renato Nismo

            toda a gente usa rendering, mas se não o usares.. o mac de 1500€ torna-se igual a um pc de 500€ com ryzen quadcore, vega 8, 8gb ram e 512gb ssd.

            e não preciso de ir pesquisar como é um macbook de 1500€ porque eu sei que é inferior em specs
            .

        2. Avatar de PGomes
          PGomes

          Mas que grande disparate….

        3. Avatar de oaoJ
          oaoJ

          Sem comentários ahhahahah. Não percebe nada de nada…..

        4. Avatar de Mestre em direito
          Mestre em direito

          Caro Luís, em vez de estar a mandar bocas e tentar que os outros acreditem no YouTube, mostra-me um PC de 2500€ e um Mac de 2500€ com O MESMO programa (ex: adobe Premiere) nos dois e aí quero ver essas alegações. Pois sei que não vai conseguir provar isso.

          Os testes só são comparáveis se os ficheiros de origem e final forem semelhantes, coisa que nem o Quicksync nem o iPad Pro conseguem reproduzir na qualidade da compressão ou nos efeitos, versus software + GPU Nvidia/AMD. Ou então tu e mais alguns sabem mais que profissionais ou indústria de Hollywood…

          Em pouco tempo sim os ARM estarão ao nível dos i7/i9 da Intel ou AMD em CPU, em 3D às gráficas dedicadas mais fracas e em vídeo já há muitíssimo tempo acima do que qualquer tem, só que não conseguem ainda vencer a versão software+GPU, o que deve estar aí por 1 ou 2 anos. A Intel essa sim anda atrapalhada …

        5. Avatar de Fulano
          Fulano

          Não largues o garrafão de tinto e a droga que não é preciso.

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Um sucesso a MS usar ARM?

    É um falhanço completo com uma loja com 0 oferta e abandonada pela propria MS.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Na Microsoft foi um falhanço mas na Apple será um sucesso. Basta ver o sucesso dos iPad pros que batem os surface em vendas, e a AppStore que da 100-0 a Windows Store. O futuro e arm

      1. Avatar de Fulano
        Fulano

        Oh Luis… Larga o garrafão de tinto e a droga que tá mais que visto que tens esse teu meio neurônio todo queimado.

    2. Avatar de big
      big

      Rui, acho que o verdadeiro problema da Microsoft com ARM foi o ecossistema em ambos os casos, quer no telefone deles quer no surface “tablet”; existam poucas aplicações o que fazia com que poucos o quisessem comprar e por sua vez havendo pouca gente que os compra-se não havia developers a querem desenvolver para a store deles.

      Acho de valor a Microsoft ter tido coragem de começar do zero, foram é tarde de mais e pouco inovadores, mais tarde ou mais cedo a microsoft deve utilizar a mesma tactica que usou com o Edge (um fork do Chrome) mais tarde ou mais cedo eles devem criar um fork do Android e começar a extende-lo e a integrarem as funcionalidades deles nele e a terem a uma store deles, nem que seja com as mesmas aplicações.

      Depois com o tempo poderam divergir e quiça criar algo deles, é um pouco a cultura deles de embrace, extend, extinguish, não será um sprint mas uma maratona.

      Acho que o que eles estão à espera é do resultado do processo da Oracle à Google sobre a utilização de API’s do Java.

      Pois algo me diz que para a Microsoft Criar um clone perfeito deles deveram ter que clonar o Google Play Services, oferecendo uma API 100% compativel mas deles.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Não esquecer qua a MS lançou, recentemente, o Surface Pro X com a arquitectura ARM e que corre aplicações Windows 32bits, a compatibilidade 64bits é que deixa a desejar e esse é o verdadeiro calcanhar de aquiles. Quando os 64 bit forem suportados (a Microsoft diz que vai ser), penso que será uma plataforma muito interessante

  3. Avatar de big
    big

    Imagino que eles lancem um macbook “especial” a correr ARM e não substituam toda a linha de macbook pros por versões com ARM visto existem centenas de developers que usam macbook pros como plataforma de desenvolvimento apesar que já existirem produtos como MySQL, MongoDB, Java, Go, Rust que tem versões ARM64 mas são mais os que estão longe de suportar do que os que suportam.

    Compreendo a estratégia de unificar todos os produtos por baixo de uma arquitectura (iPhone, IPad e agora macbook) mas acho que ainda estamos longe desse momento, num macbook o que se procura é performance bruta e não autonomia devido ao tamanho da bateria que se consegue colocar neles (obviamente que há sempre um equilíbrio entre estes dois, nada me serve um portátil que não dure mais de 15min quando desligado da rede elétrica).

    O que eu via com bons olhos seria a Apple lançar a próxima geração de portáteis deles com processadores AMD e porque já estou farto de ser roubado em performance cada vez que sai um exploit / bug nos processadores deles e neste momento a AMD consegue oferecer mais cores com menor TDP [quando aos bugs, nada garante que a AMD não os tenha, mas como a plataforma ZEN+ é recente acho que ainda vamos precisar de mais uns anos para descobrir algo nesse ponto).

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      concordo a 100% com o parágrafo sobre a AMD! 🙂

  4. Avatar de JCFB
    JCFB

    Fixe era se eles mudassem para ARM para low end e AMD para high e se livrassem da intel.

  5. Avatar de EC
    EC

    Só estou a espera do Mac Ryzen Zen 2 !!!

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Para que? Amd em autonomia esquece. Intel e muito superior

      1. Avatar de JCFB
        JCFB

        >Autonomoa
        >Intel 14nm+++
        ahah boa piada, mas não

      2. Avatar de big
        big

        Luís, não compreendo o teu comentário em relação à autonomia; o TDP dos CPUs da AMD é inferior e sabendo que a Apple controla todo o software que corre num Mac não estou a ver a Apple em conjunto com a AMD não escreverem um gestor de energia e scheduler que tirem proveito das particularidades do CPU da AMD.