Apple: Tem um iPhone 7? Mantenha-o longe da cabeça

65 Comentários

Os smartphones têm associado um nível de radiação electromagnética que pode ser prejudicial para a saúde. Apesar de não existir propriamente um estudo conclusivo sobre os efeitos desta radiação dos smartphones, há algumas recomendações que devem ser levadas a sério pelos utilizadores.

O iPhone 7 e iPhone 7 Plus são dos equipamentos que mais radiação electromagnética emitem e a Apple aconselha a mantê-los longe da cabeça.

iphone7


A taxa de absorção específica (TAE) mede o ritmo a que o corpo absorve energia de RF. O limite de TAE é de 1,6 watts por quilograma em países com o limite calculado em 1 grama de tecido e de 2 watts por quilograma em países com o limite calculado em 10 gramas de tecido.

iphone_7_plus_memoria-720x450

Numa informação publicada no seu site oficial, a Apple recomenda que os utilizadores não usem o iPhone muito próximo da cabeça (durante muito tempo), usando em alternativa o modo de alta voz ou headphones/earphones.

Para reduzir a exposição à energia de RF, utilize uma opção de mãos-livres, como a funcionalidade de alta-voz, os auscultadores incluídos ou outros acessórios semelhantes.

A Apple recomenda também que os carregamentos do dispositivo sejam realizados a uma distância mínima de 5 mm do corpo do utilizador. A empresa de Cupertino alerta ainda para o uso de capas de metal que podem influenciar no desempenho da emissão e conformidades das normas de RF.

Carregue o iPhone a uma distância mínima de 5 mm do seu corpo para garantir que os níveis de exposição permaneçam dentro ou abaixo dos limites testados.

iPhone 7 – Modelo A1778

Limite de SAR por 1,6 W/kg (>1 g):

  • Cabeça: 1.19
  • Corpo: 1.19

Limite de SAR por 2,0 W/kg (>10 g):

  • Cabeça: 1.38
  • Corpo: 1.34

iPhone 7 Plus – Modelo A1784

Limite de SAR por 1,6 W/kg (>1g):

  • Cabeça: 1.19
  • Corpo: 1.19

Limite de SAR por 2,0 W/kg (>10g):

  • Cabeça: 1,24
  • Corpo: 1,00

Via Apple

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Costa
    Costa

    Sempre os mais potentes

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    APPLE = AP Projecting Low Expectations…
    Eh. eh, eh.
    Agora a sério, a Apple assim como outras marcas conhecidas de telemóveis nos últimos tempos tem sido muito atacadas por causa de problemas de segurança dos seus equipamentos. Será a causa desta continua falta de qualidade o facto das marcas terem os seus produtos a serem produzidos/montados em paises onde os salarios dos trabalhadores é muito abaixo do salario minimo? Ou então com vista a maximizar o lucro utilizam materiais de qualidade inferior provocando instabilidade nos seus produtos…
    Tudo por dinheiro?

  3. Avatar de Gograziano
    Gograziano

    Eu acho que não é tudo por dinheiro. É tudo por Amor.

  4. Avatar de Helder Vaz
    Helder Vaz

    Para vender earphones vale tudo, mas que isto é um problema é, não só com a Apple mas também com todos os equipamentos com antenas de RF, este problema agrava com a utilização em áreas fraco sinal de cobertura, pois obriga o equipamento a aumentar a potência de TXRX.

    Por isso evitem usar seja qual for o equipamento por um longo período de tempo encostado a qualquer parte do corpo, ou seja mesmo com auriculares ou sistema de mãos livres, a antena do equipamento estará a emitir e a receber ondas de RF.

    Técnico de RF

  5. Avatar de kekes
    kekes

    Ahahahahah, é quase como dizer ao usar um fogão ter cuidado para não aproximar fontes de calor.

    Só a Apple para nos brindar con estas noticias em que os utilizadores é que estão a usar mal o equipamento, ultimamente têm sido bastante frequentes. Acho que quando desenhas um producto deste tipo tens de ser consciente do uso que se dá , e a limitação tem de ser a segurança, não a tecnologica.

    1. Avatar de kekes
      kekes

      “Carry iPhone at least 5mm away from your body to ensure exposure levels remain at or below the as-tested levels.” –> o carry seria melhor traduzido como “trasnporte”/”leve”.

      1. Avatar de Lucas Darrie da Rocha
        Lucas Darrie da Rocha

        Sim

      2. Avatar de PCbuild is cheaper
        PCbuild is cheaper

        Está em brasileiro… lê-se “Cárrégui o iPhone(…) ”
        😉

        1. Avatar de Ezequiel
          Ezequiel

          Nós não falamos assim.

          1. Avatar de André
            André

            Pois não. Vocês dizem Ixmartxifoni.

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      Mas é diferente nas restantes marcas? Ora vai lá ver… google it. Antes de escreverem asneiras atrás de asneiras.

  6. Avatar de RickPinto
    RickPinto

    O facto da Apple aconselhar a não utilizar um “telemóvel” perto da cabeça, só lhes fica mal…
    Só digo isto…

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      É um bom conselho. iPhone é para estar em cima da mesa com o logo virado para cima.

    2. Avatar de António
      António

      É bom para tirar Selfies e mostrar o logo 🙂

  7. Avatar de altamente
    altamente

    A apple esta a morrer. E ainda falam do W10M…

    1. Avatar de António
      António

      o W10M ja está morto enterrado e andam por ai apenas zombies que acreditam na ressuscitacao

  8. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Para eles lançarem o alerta deve ser porque a coisa é grave… Ou então é mesmo para vender mais periféricos.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      É Apple não é grave, e não é um alerta é um conselho de amigo.

      1. Avatar de dumitru
        dumitru

        Se pensas que a Apple nao esta em queda então acho que tens um problema grande

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Se pensas que 90 milhões de vendas num mercado que está a abrandar é mau… então já sabemos quem tem problemas.
          Aulas de gestão é o que falta a todos os portugueses.

  9. Avatar de Nuno
    Nuno

    Lol. Comprar o telefone e nao conseguir fazer chamadas. Que giro.

  10. Avatar de José Fernandes
    José Fernandes

    É desta que vendo o meu iPhone 7 😛

  11. Avatar de NL
    NL

    Isto não é uma particularidade deste modelo (7) como o artigo faz crer. A Apple faz esta recomendação, se não desde o 1o iPhone, desde há muito. Obviamente trata-se de uma ‘proteção’ contra eventuais tentativas de processos judiciais caso surja um, ou vários, problemas de saúde associados à radiação. Não me parece que a Apple esteja genuinamente preocupada com a nossa saúde…

    1. Avatar de António Mendes
      António Mendes

      É tudo um negócio… Claro que não estão preocupados com a saúde de ninguém. Mas não é só o iphone, qualquer aparelho eletrónico emite radiação e os seres vivos absorvem-na na atmosfera daí se poder recorrer ao método de datação por rádio carbono.

  12. Avatar de Oriane
    Oriane

    Brinquem com isso brinquem…

  13. Avatar de censo
    censo

    Comigo não há problema, não só tá afastado da cabeça como também nunca se chegará perto da carteira. É um equipamento cujo preço não é compatível com o que se propõe fazer. Portanto, estou descansado.

  14. Avatar de João
    João

    Eu não sou fan da Apple mas desta vez o Pplware falhou em parte neste artigo. Os níveis SAR do iPhone não são assim tão altos, até existem smartphones muito conhecidos com SAR mais alto. O pessoal tem a mania de olhar apenas para o valor SAR sem ler o resto. O motivo dos valores do iPhone serem mais elevados que o habitual é porque ao contrário das outras marcas que testam os seus smartphones a uma distância de 1,5 cm do corpo ,a Apple testa a uma distância de 5mm pelo que os valores SAR acabam por ser mais elevados.
    No entanto deixem me dizer que se olharem para os novos smartphones a sair para o mercado a partir de agosto, a grande maioria já está a ser testada a 5mm do corpo e existem casos em que o nível SAR é muito mais elevado do que no iphone.
    Conclusão, antes de se tirar conclusões devemos perceber bem como as coisas funcionam 😉

    1. Avatar de Vítor M.

      Não falhou nada, até porque é a Apple que o diz mediante documentação. 😉

      Agora, esta informação é obrigatória.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Mas falta dizer que estão dentro dos limites exigidos, assim como as restantes marcas.
        O populismo já causou 2 guerras mundiais…

        1. Avatar de Vítor M.

          Está no artigo e em vários comentários. 😉

  15. Avatar de TOM
    TOM

    A culpa não é da Apple, os utilizadores é que não sabem utilizar os telemoveis… isto é para usar afastado da cabeça, e assim berra-se mais alto e dá-se mais nas vistas.

  16. Avatar de Katia Teresa
    Katia Teresa

    Esta noticia faz me lembrar este video https://www.youtube.com/watch?v=C5HM2F13Dfk – em poucas palavras como o proprio Neil deGrasse Tyson diz “se estiverem preocupados pode utilizar auricular, mas no que conta as telemoveis não existem dados que estes possam causar quaisquer dano (cancro)”.

  17. Avatar de Radioactividade
    Radioactividade

    Radioactivo – que emite radiação alfa, beta ou gama.

    Qual destas emitirá o iPhone 7 😉

    1. Avatar de int3
      int3

      Ninguém é Engenheiro Químico ou físico para perceber que tudo emite radiação e o que provoca danos é a radiação ionizante que têm uma frequência extremamente mais alta e uma densidade energética muito elevada. Nesta RF dos smartphones, desde os primeiros móveis até os mais recentes, não emitem radiação ionizante. É tudo tretas.

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Mete a cabeça dentro de um microondas… não é ionizante tb.

  18. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Pelo que li no site da Apple essa informação só se refere apenas ao iPhone 7 Plus e não à gama 7. Pplware estejam mais atentos ao que publicam!

    1. Avatar de Pedro Pedrosa
      Pedro Pedrosa

      Desliga a tomada de fanboy e olha para as tabelas acima publicadas. Ambos têm valores mais altos que o recomendado.

      1. Avatar de P
        P

        Não existe um valor recomendado. Existe um valor máximo legal!

      2. Avatar de Jorge
        Jorge

        Todos os tlms têm valores acima das recomendações da OMS, todos!
        Os da apple cumprem os limites legais e nem são os piores do mercado. google it

        (Não se trata de defender a marca, trata-se de educar. O português é muito rápido a julgar e diz muita asneira…)

  19. Avatar de Daniel
    Daniel

    Estes valores são dos mais baixos dos flagships (alguns chegam a 1.44 SAR >1 grama). Mas não é que interesse. Estas radiações não são ionizantes e não até agora não há evidência científica que estes niveis de radiação tenham efeitos para a saúde humana

    1. Avatar de bola
      bola

      Lol, se existem normas se calhar alguma coisa está provado, os achas que não?

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        E os valores mais altos capturados estão dentro das normas. Da última vez que verifiquei, 1.19 ainda é mais baixo que 1.6

      2. Avatar de int3
        int3

        Existem normas mas não existem dados científicos que provam que existe uma relação direta entre a exposição prolongada da radiação RF e doenças.

    2. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Terms alguns tabela comparativa para vermos? Em todo o caso “e não até agora não há evidência científica”. Exacto, até Agora … o tabaco no início também protegia do frio e fazia as pessoas fortes lolol

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Até agora a evidência científica séria não apanha nenhuma relação de causalidade entre os dois. Para além disso há problemas metodológicos inerentes a estes estudos. Muitos deles têm tempos estudo muito reduzidos para prever efeitos de longo prazo, e as variações das variáveis dependentes (possíveis efeitos de saúde) são demasiado raras para estabelecer relações de causalidade mesmo recorrendo distribuições de poisson

        1. Avatar de int3
          int3

          sobrescrevo o Daniel. é tão raro o cancro do cérebro que não é possível saber se as radiações RF induzem a doença. Mas como já ouve estudos sempre com o mesmo resultado: incerto, muito pouco provável.

    3. Avatar de Nuno Silva
      Nuno Silva

      Não são ionizantes, mas o near field é muito mais intenso que as componentes intermedium and far field, o que faz com que os tecidos aqueçam. O problema está no aquecimento dos tecidos e não das modificações a nivel molecular

    4. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      A minha evidência humana: num modelo C60 da Siemens se estivesse a falar tipo (a partir de) 1 hora ao telemóvel ficava sempre com dores de cabeça… e o SAR era no máximo de 0.67 W/kg (>10 g)… portanto 1.24 ou 1.38 de certeza que não irão fazer melhor!

      1. Avatar de int3
        int3

        A minha evidência humana: Já tive 3 horas sempre ao telemóvel e o que me doeu foi os braços de tanto tempo a falar ao telefone….

  20. Avatar de cabecinha pensadora
    cabecinha pensadora

    deve ser perigoso

  21. Avatar de Rose
    Rose

    Eu acho que são todos aparelhos.

  22. Avatar de Bolátil
    Bolátil

    Boa medida para venderem os novos Headphones sem o jack 3,5mm. Há que assustar os consumidores.
    No entanto, não só a apple mas todos os telemóveis devem estar afastados de certo modo da cabeça quando estão a carregar, ou à noite enquanto dormimos.

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      Quanto mais não seja devido ao perigo de deflagrar um incêndio, coisa que já aconteceu com alguns smartphones, e poderá acontecer de novo até que se altere a composição das baterias para algo que não se inflame aconteça o que acontecer.

    2. Avatar de Carlos V
      Carlos V

      Pois é precisamente o contrário. Wireless é bem pior que com o fio. Por isso lá está: Nao usar telemóveis ou tablets em bolsos junto ao coração.

      1. Avatar de Carlos V
        Carlos V

        …para pessoas que tenham pilham no heart…

      2. Avatar de int3
        int3

        wifi irradiam no máximo a uma potência de 100mW se não estou em erro. depende do país. nos states é praí 210mW.
        Os walkie talkies são de 500mW. Os da policia normalmente 5W. As torres de rádio podem ser 15kW ou até, ou mais, 100kW….

  23. Avatar de sakura
    sakura

    http://biorxiv.org/content/early/2016/06/23/055699

    o que e ironico e que a apple pode mudar o diagarma de irradiacao muito facilmente, nao o faz so pelo design.

  24. Avatar de daniel
    daniel

    desde que existem telemoveis existem essas recomendaçoes em todas as marcas, em todos os modelos, talvez em todas as linguas ate.
    gg

  25. Avatar de jonas4
    jonas4

    o samsung s7 tem valores que chegam a 1.59W/kg (o maximo permitido por lei é 1.6)junto ao corpo na versao americana e 1.17 junto a cabeça. e se formos à versao europeia estes valores descem para menos de metade. as empresas aposto que manipulam estes valores para estarem “dentro da lei” (como o fazem nas tvs, maquinas de lavar, etc..sem que o estado faça o que tem que fazer…mas enfim isso é outra conversa), vi prai 3 estudos, todos com valores diferentes..ou seja diferentes formas de calcular, se nao usarem todos o mesmo criterio é dificil comparar seja o que for. por exemplo no site “Electromagnetic Radiation Safety” referem que os valores apresentados pela samsung nao podem ser comparados com os da apple porque sao calculados a diferentes distancias.
    o meu htc 10 por exemplo diz 0.46W/kg, 0.67W/kg no corpo…isto sem dizer a distancia a que foi feita a medida..vale o que vale…nada.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      podem consultar os SAR de alguns produtos aqui
      http://www.gsmarena.com/compare.php3?idPhone1=7821&idPhone2=8064
      têm comparação entre S7 e IP7
      atenção as regioes EU ou US
      Realmente a Apple sempre teve SAR maiores em todos os modelos.
      Presumo que se deva a escolha da antena mais abrangente (vários tipos GSM/CDMA/LTE, etc etc etc) para serem compatíveis em mais países
      O parâmetro SAR é um dos valores que sempre tive em em conta desde 2008, pena os fabricantes não colocarem esta info mais clara e em mais variedade de produtos.

  26. Avatar de EuZinho
    EuZinho

    A Apple apenas realça uma evidência, para vender a ideia que os headphones são mais seguros. Ou melhor, para vender headphones.

  27. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Usar headphones com fios é como usar uma antena. Os niveis de SAR estão lá na mesma.
    Podes eventualmente minimizar através de auriculares BT ou Kit Mãos livres para automovel.

    1. Avatar de André
      André

      “Podes eventualmente minimizar através de auriculares BT” – Ora aí está a ideia da Apple para vender os AirPods 😉

  28. Avatar de Nuno
    Nuno

    O modo como a notícia está escrita é enganadora e alvo de má interpretação.
    A Apple não alerta para nada de especial em relação ao iPhone 7.
    A Apple faz as mesmas recomendações para todos os modelos.
    E os limites de radiação do iPhone 7 são superiores numas coisas e inferiores noutras. Estão na média dos restantes equipamentos, e PRINCIPALMENTE, abaixo dos limites máximos recomendados pela UE.