Apple ultrapassou a Xiaomi e recuperou o seu lugar no mercado dos smartphones

21 Comentários

Mesmo com todos os probleams na cadeia de produção, o mercado dos smartphones tem crescido, em especial no que toca à Samsung, Apple e Xiaomi. Estas 3 marcas dominam esta área da tecnologia com números impressionantes de vendas.

Uma dos momentos mais importantes de 2021 aconteceu em julho, quando a Xiaomi conseguiu ultrapassar a Apple no mercado global. Esse movimento parece ter sido invertido e A Apple recuperou agora a sua posição e é a segunda marca no mercado dos smartphones.

Apple Xiaomi mercado smartphones Samsung

Apple recuperou a sua posição natural

Os números agora apresentados são da IDC e mostram como decorreu o terceiro trimestre de 2021 para as marcas que estão a lutar para dominar o mercado dos smartphones. A grande mudança está mesmo na recuperação da Apple, que agora tem15,2%.

Com este resultado, a gigante de Cupertino recupera a segunda posição desta tabela, ultrapassando a Xiaomi. A marca chinesa mantém um valor praticamente igual ao que tinha no mesmo período de 2020, rondando os 13% de quota de mercado.

Worldwide Smartphone Shipments, Market Share, and Year-Over-Year Growth, Q3 2021 (shipments in millions of units)
Company 3Q21 Shipments 3Q21 Market Share 3Q20 Shipments 3Q20 Market Share Year-Over-Year Change
1. Samsung 69.0 20.8% 80.4 22.7% -14.2%
2. Apple 50.4 15.2% 41.7 11.7% 20.8%
3. Xiaomi 44.3 13.4% 46.5 13.1% -4.6%
4T. vivo 33.3 10.1% 31.5 8.9% 5.8%
4T. OPPO 33.2 10.0% 30.6 8.6% 8.6%
Others 101.1 30.5% 124.3 35.0% -18.7%
Total 331.2 100.0% 354.9 100.0% -6.7%
Source: IDC Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker, October 28, 2021

Xiaomi continua forte, mas perde terreno

Esta nova posição resulta de forma clara das novidades que a Apple apresentou em setembro. A chegada do iPhone 13 veio reanimar o mercado e dar um novo fôlego a esta área. A Xiaomi teve também novidades, mas que chegaram mais tarde.

Os números parecem claros e os 50,4 milhões de smartphones que a Apple colocou no mercado foram o motor para este crescimento. Em comparação, a Xiaomi atingiu uma meta que fica 6,1 milhões de equipamentos mais longe e assim teve uma quebra.

Apple Xiaomi mercado smartphones Samsung

Samsung segue firme no topo deste mercado

Longe desta guerra está a Samsung, que manteve a posição de topo, sem qualquer hesitação. Mesmo com uma perda de 2 pontos percentuais, que se refletem em 10 milhões de smartphones, a marca coreana está com uma folga grande face à sua concorrência.

Também a crescer e a ganhar terreno estão 2 marcas que são cada vez mais vistas. Falamos da vivo e da OPPO, que partilham agora a 4.ª posição no mercado, com apenas 0,1% a separar estas duas fabricantes de smartphones. Resta saber como o mercado irá reagir no último trimestre do ano, habitualmente favorável à Apple e aos seus produtos.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Xico
    Xico

    As pessoas começam a ficar fartas da Xiaomi lançar dezenas de modelos por ano
    E isso se vai refletir cada vez mais

    1. Avatar de Joao P.
      Joao P.

      Exato são sempre os mesmos produtos sem condimentos sao aborrecidos ja. como sao baratos vendem muito mas as pessoas comecam a ver que o barato sai caro quando um ano depois os telemoveis de 300 euros e 200 euros deixam de funcionar em condicoes. por isso a apple a samsung a huawei vendem muito e a clientes que tinham antes xiaomi.

      1. Avatar de Jorge Santos
        Jorge Santos

        Já foram mais baratos e aí é que está a diferença !
        Antes tinham equipamentos com características de topo com um preço bastante baixo. Comprei o meu Mi5 por 250€ na altura e ainda o estou a usar.
        Agora os modelos de topo mais recentes apresentam preços muito próximos dos Huwaei, Samsung e até Apple.
        E entretanto aparecem outras marcas a oferecer boas características com preços muito inferiores. E convenhamos que o pessoal ao contrário do que possa parecer, não anda a nadar em dinheiro.

  2. Avatar de V.T.
    V.T.

    Quer estranho, há tempos tinham saído notícias que a Xiaomi tinha ultrapassado a Samsung e era a marca que mais vendia smartphones a nível mundial. Agora, a marca chinesa acaba de ser ultrapassada pela Apple e cai para terceiro???
    Outra situação recorrente neste tipo de notícias é o diminuir a marca que há anos ocupa quase sempre a primeira posição, ou seja a Samsung. AS letras gordas focam sempre as outras marcas… há algo contra a marca? É que se não há… parece!

    1. Avatar de Vítor M.

      O mercado é muito dinâmico, mais ainda no final do ano, após a Apple apresentar os seus dispositivos. Faz sentido, mediante o calendário de lançamentos. Contudo, este ano e seguramente o próximo, trará uma maior instabilidade e vamos ver estas dinâmicas a acontecer com maior frequência, à medida que o mercado liberta chips e outros componentes em falta.

  3. Avatar de Elkido
    Elkido

    A OPPO está super forte em Portugal…a Vivo em Portugal não vendem em lojas físicas… só em online

    1. Avatar de Jorge Santos
      Jorge Santos

      A OPPO tem boas máquinas

  4. Avatar de Eu sei lá
    Eu sei lá

    No 4º trimestre passa para primeiro, como no ano passado.

  5. Avatar de Reis
    Reis

    Xiaomi com modelos de 100 euros a vender menos que uma empresa de tlm de 1200 euros. So prova que as pessoas querem qualidade estao fartas de numeros specs de papel. 108megapixels da xiaomi perdem para 12 de qq iphone de 2018

    1. Avatar de RatazanaDoPunjab
      RatazanaDoPunjab

      Reis, isso prova tb que o mundo está cheio de otários, e, pior ainda, otários vaidosos.
      Já alguma vez viu um IPhone com capa, cuja capa tape a maçã?
      Já viu? Não? Pois….

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Claro que sim, toda a gente da minha familia tem iphone e usa capa, amigos same. Iphone nada tem a ver com vaidade mas sim com funcionalidade, usa-se varios anos e nunca da problemas mesmo iphones antigos como o 6s continuam a receber updates e fluidos como no inicio.

        1. Avatar de Clesh
          Clesh

          Dizeres que um 6S anda fluído como antes dá a notar que deves ter um iphone como eu tenho um fold 3 ai ai, falar sem conhecimento dá nisso Miguel

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            O meu pai tem o 6s e nunca se queixa, continua rapido como no primeiro dia com ios 15 apenas levou uma bateria nova. Nenhum android se aproveita passado 2 anos, o iphone com 6 anos continua a servir.

      2. Avatar de Keyboardcat
        Keyboardcat

        Quando uso capa no iPhone a maçã está coberta. A não ser que seja uma capa transparente. Não sei em que mundo vives.

        Cá para mim isso parece mais inveja.

        E quanto à vaidade, isso não tem nada a ver com iPhone em específico. É uma característica de muitas sociedades do sul da Europa. Em que é necessário projetar uma imagem de sucesso às outras pessoas (usando roupas caras, carros de luxo, etc).

        Já no norte da Europa o contrário já é mais comum. Em que muitas vezes as pessoas escondem o valor dos objectos que possuem para evitarem serem vistos como extravagantes e materialistas.

    2. Avatar de Jorge Santos
      Jorge Santos

      É natural …. é só fazer contas:
      Se vender 100 equipamentos a 1200 = 120000
      Terei de vender 1200 equipamentos a 100 para obter o mesmo valor.
      Uma coisa é querer qualidade outra coisa é ter dinheiro para poder comprar um equipamento de 1200 euros.
      E há qualidade por metade do preço.
      Outra coisa é um equipamento cujo sistema operativo é desenhado especificamente para um determinado hardware. Outra coisa é ter um sistema operativo para toda uma gama variada de equipamentos com todo o tipo de hardware com as mais variadas especificações.
      A questão prende-se com as atualizações e manter o equipamento o mais “limpo” possível pelo que é possível manter fluidez durante bastante tempo.
      É claro que não há milagres. E cada caso é um caso. Dependerá sempre do uso que se dá ao equipamento.

  6. Avatar de Brassousa
    Brassousa

    Grande samsung

  7. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Pelo menos a mim xiami não me convence mais

  8. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    melhor melhor Iphone SE primeira geração

  9. Avatar de Vitamina de Banana
    Vitamina de Banana

    Vá a falência Xiaomi, tratam os clientes igual cachorros. Sem falar dos produtos de má qualidade de software mal otimizado, resultado do lançamento de vários modelos insignificantes.

  10. Avatar de Manekas
    Manekas

    A mim os xing-ling nunca me convenceram.

  11. Avatar de adbu
    adbu

    Tenho um Xiaomi com 4 anos, e ainda está super funcional e rápido, era telemóvel de topo a preço razoável e ainda vai durar mais um tempo a menos que haja algum azar, pois com os preços que vejo agora não consigo nenhum de topo a bom preço.
    O problema da Xiaomi é que cada vez duram mais e o pessoal não troca tanto.