Apple voltou ao topo das vendas de smartphones no final de 2016

40 Comentários

O mercado dos smartphones está em constante mudança e os fabricantes procuram sempre colocar no mercado os melhores equipamentos, para que consigam convencer os consumidores e assim ganhar a sua quota de mercado.

O ano de 2016 foi de constante crescimento nesta área e as marcas viram por isso os seus lucros crescer. Os mais recentes números mostram que o final do ano foi novamente positivo para a Apple, que conseguiu ultrapassar a Samsung e os restantes fabricantes.

smartphones 2016

Como é normal no final do ano, as vendas de smartphones voltaram a disparar e este foi um dos presentes mais oferecidos no Natal. As principais marcas conseguiram manter-se no topo das vendas, mas desta vez com uma mudança. A Apple recuperou o topo da tabela, mostrando assim que o iPhone 7 é um sucesso de vendas.

As vendas de smartphones no final de 2016

O quarto trimestre de 2016 trouxe uma mudança face ao que o resto do ano vinha a cimentar. A Samsung perdeu o topo da tabela de vendas por fabricante, tendo perdido quase 3% face ao mesmo período do ano anterior.

A Apple aproveitou este deslize e, com uma recuperação de apenas 0,2%, passou a ocupar o topo desta tabela, estando para já apenas com mais 0,1% que a fabricante sul-coreana.

Tabela 1 –  Vendas de Smartphones por Fabricante no 4º Trimestre de 2016 (Milhares de unidades)

Fabricante

Unidades do 4º Trimestre 2016

Quota de mercado do 4º Trimestre 2016 (%)

Unidades do 4º Trimestre 2015

Quota de mercado do 4º Trimestre 2015 (%)

Apple

77.038,9

17,9

71.525,9

17,7

Samsung

76.782,6

17,8

83.437,7

20,7

Huawei

40.803,7

9,5

32.116,5

8,0

Oppo

26.704,7

6,2

12.961,5

3,2

BBK Communication Equipment

24.288,2

5,6

11.359,4

2,8

Outros

185.921,1

43,1

191.708,4

47,6

Total

431.539,3

100,0

403,109,4

100,0

Curioso é ver que as perdas da Samsung acabaram por ser absorvidas pelas marcas chinesas, com a Huawei, a Oppo e a BBK a conseguirem crescer mais que qualquer outra marca.

 smartphones 2016

As vendas de smartphones em 2016

Quando a avaliação é feita ao ano de 2016, e agora com os dados do final do ano, o cenário muda de figura. Aqui o domínio vai para a Samsung que consegue ter 20,5% da quota de mercado, longe dos 14,4% da Apple. Mesmo assim, ambas as marcas perderam face a 2015, com a Samsung a descer 2% e a Apple a descer 1,5%.

Destaca-se neste acumulado anual os valores atingidos pela Huawei, que consegue reclamar já quase 9% do mercado de smartphones, mostrando que está cada vez mais forte e a manter o seu crescimento.

Tabela 2 – Vendas de Smartphones por Fabricante em 2016 (Milhares de unidades)

Fabricante

Unidades de 2016

Quota de mercado de 2016 (%)

Unidades de 2016

Quota de mercado de 2015 (%)

Samsung

306.446,6

20,5

320.219,7

22,5

Apple

216.064,0

14,4

225.850,6

15,9

Huawei

132.824,9

8,9

104.094,7

7,3

Oppo

85.299,5

5,7

39.489,0

2,8

BBK Communication Equipment

72.408,6

4,8

35.291,3

2,5

Outros

682.314,3

45,6

698.955,1

49,1

Total

1.495.358,0

100,0

1.423.900,4

100,0

Também neste período alargado de 2016 as perdas das grandes marcas acabaram por não reverter entre si e foram absorvidas pelas marcas menores, novamente com a Oppo e a BBK a conseguirem crescimentos elevados face a 2015.

smartphones 2016

Os sistemas operativos dos smartphones mais vendidos

Por fim, e no que toca às vendas por sistema operativo, no último trimestre de 2016, podemos ver que o Android continuou a dominar o mercado, tendo inclusive crescido 1%. No caso do iOS da Apple, o crescimento aconteceu também, mas sendo apenas de 0,2%.

Estes dois sistemas estão cada vez mais sozinhos, estando a concorrência a desaparecer. O caso do Windows Phone é conhecido de todos, tendo agora passado de 1,1% para apenas 0,3%.

Tabela 3 – Vendas de Smartphones por Sistema Operativo no 4º Trimestre de 2016 (Milhares de unidades)

Sistema Operativo

Unidades do 4º Trimestre 2016

Quota de mercado do 4º Trimestre 2016 (%)

Unidades do 4º Trimestre 2015

Quota de mercado do 4º Trimestre 2015 (%)

Android

352.669,9

81,7

325.394,4

80,7

iOS

77.038,9

17,9

71.525,9

17,7

Windows

1.092,2

0,3

4.395,0

1,1

BlackBerry

207,9

0,0

906,9

0,2

Other OS

530,4

0,1

887,3

0,2

Total

431.539,3

100,0

403.109,4

100,0

Pior está a BlackBerry, que passou dos 0,2 de 2015 para os 0% do ano passado. Importa salientar aqui a mudança de sistema operativo feita pela marca, que passou a usar o Android.

 

Estes números, apresentados agora pela Gartner, confirmam o que foi já mostrado pelas marcas nas suas apresentações de resultados do último trimestre do ano passado.

A Apple conseguiu recuperar parte das suas perdas neste período, o que se vê agora também nos excelentes resultados em bolsa, e a Samsung não conseguiu evitar um abrandamento das vendas. Mesmo assim a sul coreana consegue o domínio no acumulado do ano, algo que depois dos problemas que teve não se esperaria.

Via Gartner

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    Que informação dramática

  2. Avatar de RuiZ
    RuiZ

    Windows Phone: 0,3%

    Kek

    1. Avatar de Pedro Simões

      Pior mesmo está a BB, mas isso está bem justificado.

  3. Avatar de LG
    LG

    Resumidamente:

    Samsung vendeu bastante mais em 2016 e isto mesmo com o “escândalo do Note 7″… nobody cares…
    Apple vendeu 0.1% que a Samsung no 4° Semestre (lançamento do iPhone 7) and everybody loses their mind!!!

    1. Avatar de LG
      LG

      Apple vendeu *mais* 0.1% que a Samsung

      1. Avatar de El Pibe
        El Pibe

        Diz lá a verdade, gostavas de ter um iPhone era??? Looser…

        1. Avatar de V.T.
          V.T.

          E tu gostavas era de ter um telemóvel a serio! Ah vencedor (em português).

          1. Avatar de El Pibe
            El Pibe

            Telemóvel a sério??? Não me digas um super e mega explosivo samsung!!! Baby boy (em inglês)…

          2. Avatar de V.T.
            V.T.

            El Pibe, entre explosivo e radioactivo não sei não! Anda vai lá arranjar um carregamento rápido ou uma resolução de telemóvel a serio e depois vem falar comigo…
            Até porque um telemóvel que sai 9 meses depois ser pior do quem um Galaxy S7 não é motivo para tanto regozijo!

          3. Avatar de El Pibe
            El Pibe

            Na minha opinião e só tens é que respeitar e mais nada, iPhone é melhor que Samsung. Respeito a tua opinião por educação e bom senso, nada mais…

          4. Avatar de V.T.
            V.T.

            Por te tentar abrir a pestana não te estou a faltar ao respeito. Vai ver os diversos comparativos entre o Galaxy S7 e o iPhone 7 e depois vem então com argumentos explicar-me o que nem tu acreditas!

        2. Avatar de LG
          LG

          Gostava… dinheiro por vendê-lo é sempre bem vindo 🙂

          1. Avatar de El Pibe
            El Pibe

            Pelo menos vendias um equipamento que ao fim de 1 ano ainda tinha updates de SO…

          2. Avatar de LG
            LG

            ou seja, mais bugs… mais bypasses mais quebras etc… (pelo menos é o que os updates da Apple trazem…)

          3. Avatar de El Pibe
            El Pibe

            Um telemóvel que custa 800€ e não recebe updates ao fim de um ano é muito fixe por questões de politica da marca, enfim…

    2. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      Cala-te com o escândalo do Note 7.

      A Samsung anunciou que retomou 2.5 milhões de telemóveis!

      Isso é uma ninharia face a estes números.

      Ninguém compra Galaxy S e Notes, é a realidade, estes gráficos de unidades são só para enganar, a maioria são dos fracotes de 100 e 200€

      1. Avatar de V.T.
        V.T.

        Eu e mais uns milhões somos então uns Zés ninguéns!!

        1. Avatar de RuiZ
          RuiZ

          A Apple vendeu 78 milhões de iPhones.

          O que são 2.5 milhões?

          Migalhas!

          1. Avatar de LG
            LG

            Tens noção que a retoma foi pouco depois do lançamento e ainda nem em todos os países estava disponível? De qualquer forma entre o S7 e N7 foi o primeiro sempre o favorito. E se existe publico álvo a quere telemóveis entre 100-200€ ou até menos não vejo razao porquê a samsung não deveria fornecer smartphones nessa gama. Não sei porquê ficam tão contentes por gastarem 8x mais por um smartphone que depois só utilizam para tirar selfies…

  4. Avatar de David
    David

    Quem lê a notícia pensa que a Apple ultrapassou os outros na recta final de 2016. Mas afinal o Android foi o mais vendido de 2016!

    1. Avatar de El Pibe
      El Pibe

      É evidente que o Android foi o que mais vendeu, se partimos do principio que todos os SO são android há exepção do iPhone, diga-se de passagem que ainda bem…

    2. Avatar de Pedro Simões

      Por essa ideia se foram ao acumulado dos último X anos a diferença será sempre maior…

      A Apple teve um 4º trimestre de 2016 com um crescimento, que mesmo sendo marginal conseguiu levar a que a empresa ultrapassa-se a Samsung, algo que convenhamos, não é normal

    3. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      Comparar uma marca (Apple) com um sistema operativo gratuito (Android)

  5. Avatar de V.T.
    V.T.

    Resumindo e embora a noticia induza em erro o leitor, a Samsung continua em 1º lugar!

    1. Avatar de Pedro Simões

      Mas as prestações da Apple subiram e a empresa ultrapassou a Samsung, algo que não é normal. E isso sim é a notícia.

      1. Avatar de Pirata
        Pirata

        Ultrapassou no trimestre depois do lançamento do iPhone, e foi só 0.1 %. No título deveria doer último trimestre de 2016 ou 4 trimestre de 2016

        1. Avatar de Guiomar
          Guiomar

          É verdade, mas isso também se aplicava no último trimestre de 2015 e, no entanto, nessa altura não ficou à frente da Samsung. A evolução em período homólogo também tem uma importância.

      2. Avatar de forever
        forever

        Entao deves ser a unica pessoa no mundo que nao sabe o que aconteceu com o note 7 e que se nao fosse isso estes resultados seriam outros, que alias estao muito bons para os lados da samsung em que muitos pensaram que seriam bem piores depois do note 7, e mesmo assim com uma diferença de 0,1 no final de 2016 ,mas realmente como nao mencionaste nada disto na noticia suponho que tiveste de ferias

      3. Avatar de V.T.
        V.T.

        Ultrapassou se contabilizarmos só o 4º trimestre de 2016. Até porque é precisamente nesse período que sai o novo modelo da Apple. No resultado anual quem vendeu mais? Qual o interesse de se esconder parte da história no titulo?

    2. Avatar de pg
      pg

      resumindo, a samsung a vender telemoveis com um preço médio eventualmente metade (ou menos) do preço médio da apple vendeu mais unidades! isto realmente é um acontecimento! e outro acontecimento, este ano a peugeot também vendeu mais unidades que a BMW! WOW

      1. Avatar de V.T.
        V.T.

        Então segundo o teu critério um Samsung de 200 euros que tenha sido vendido agora vai ser contabilizado como se a Samsung vendesse 1/3 de telemóvel… é isso?
        Não te esqueças que este período em que a Apple vendeu mais do que a Samsung corresponde ao lançamento do iPhone7!

        1. Avatar de pg
          pg

          não tem de ser assim. o que tens é de comparar coisas que são comparáveis. Por exemplo, o iphone mais barato custa 500 USD, então tem de ser comparado com samsungs cujo preço é acima de 500 USD. O que interessa dizer que a samsung vende mais? a VW e a toyota são as marcas que mais vendem no grupo, se compararmos com a ferrari (passe o exagero) o que é que concluímos? a toyota vende mais unidades, logo é melhor… está certo

  6. Avatar de ze
    ze

    Se eu comprar um telemóvel no site gearbest por exemplo, conta para as estatísticas quando eu compro no site de vendas ou quando o site de vendas compra na marca?

    1. Avatar de Nope
      Nope

      Nos Android não contam as vendas, contam os “shipments” – envios para a distribuição. Ou seja, antes de serem vendidos, já estão “vendidos”, mesmo que nunca venham a ser vendidos.

      O único em que os números das vendas são efetivamente de exemplares vendidos (não são “shipments)” é a Apple.

  7. Avatar de AP
    AP

    Bora lá pessoal. Ajudem a fazer América grande!

  8. Avatar de Michael
    Michael

    Uma pequena correção ao artigo. Muitas das vezes utiliza-se percentagem(%) quando se devia utilizar pontos percentuais (p.p)
    Exemplo: “A Apple aproveitou este deslize e, com uma recuperação de apenas 0,2%, passou a ocupar o topo desta tabela, estando para já apenas com mais 0,1% que a fabricante sul-coreana.”
    Este deve ser corrigido para: “A Apple aproveitou este deslize e, com uma recuperação de apenas 0,2p.p, passou a ocupar o topo desta tabela, estando para já apenas com mais 0,1p.p que a fabricante sul-coreana.”
    17.7% -> 17.9% = 0.2pp ou (17.9-17.7)/17.7 = 1.1%

  9. Avatar de Vitor
    Vitor

    Qt a mim acho que sendo o iPhone o único telele com IOS os resultados pecam por defeito.

  10. Avatar de Jorge Pinto
    Jorge Pinto

    Esta notícia deveria ser: IOS tem 15% do mercado, Android tem 70% e o restante é para os outros sistemas operativos. Porque estou em querer que o iPhone com Android seria mais um Smartphone.

    1. Avatar de Nope
      Nope

      O Android e o iOS têm 99,6% . O restante são 0,4%, ou seja, não há restante.

      1. Avatar de Nope
        Nope

        As previsões da Gartner, em 2011 para 2015, andavam muito longe disso. 🙂

        O Windows Phone/Mobile era menino para ter 19,5% e o BlackBerry 11,1%. Ainda bem que há especialistas 😉

        http://www.globalnerdy.com/2012/05/07/the-windows-phone-predictions-that-idc-gartner-and-pyramid-research-probably-hope-youve-forgotten/