Apple retirou produtos da Nokia da sua loja online

53 Comentários

Os processos em tribunal, que colocam frente a frente as grandes empresas, deixam marcas nas suas relações que por vezes são difíceis de sarar.

A Apple parece ter agora reagido ao processo que a Nokia lhe colocou, retirando para isso todos os produtos da empresa finlandesa da sua loja online.

Loja Apple

Numa medida que se entende ser de retaliação, a Apple retirou da sua loja online os produtos da empresa Withings, que eram vendidos há já bastantes anos.

A razão para esta mudança é óbvia. A Withings é uma marca que a Nokia comprou na primavera deste ano, por 192 milhões de dólares, e que foi incorporada na divisão de saúde da empresa finlandesa.

Desde há 3 ou 4 dias que os produtos Body Cardio Scale, the Smart Body Analyzer e Wireless Blood Pressure Monitor deixaram de estar disponíveis. Provavelmente esta remoção terá acontecido também nas lojas físicas.

Apple Nokia

As relações entre estas duas empresas estão tremidas desde que a empresa finlandesa colocou a Apple em tribunal por alegada utilização de patentes sem que para isso tenha pago os valores devidos.

A Apple já se defendeu e veio a público alertar para a tentativa clara da Nokia de retirar dinheiro das suas patentes, agora que a sua divisão móvel não existe.

Este é um processo que ainda deverá demorar muito tempo até que esteja resolvido. Por um lado a Nokia queixa-se que a Apple está a usar as suas patentes de forma indevida e por outro a Apple acusa a Nokia de está a tentar aproveitar-se das outras empresas, extorquindo-lhes dinheiro.

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de mario
    mario

    C’est la guerre…

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      A Apple deve pagar o que deve.

      1. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        A Nokia é que vai pagar, porque o que está a fazer é ilegal, a Nokia é um patent troll.

        Venderam-se ao inimigo, vai ter de penar pelo erro toda a vida.

        1. Avatar de darth
          darth

          que lenga lenga moralista a sua… o que esta a acontecer ja aconteceu por parte da apple, e de tantas outras. business as usual

          1. Avatar de RuiZ
            RuiZ

            Alguma vez a Apple processou alguém por estar a fazer algo que faz parte de um standard como as redes do telemovel?

          2. Avatar de xinxanxum
            xinxanxum

            não fez porque não tem tais patentes em sua possessão

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          Não tem absolutamente nada a ver com ser patent troll. Isto é devido a uma situação em que a Apple tinha decidido chegar a acordo extra-judicial para pagar os royalities em 2011 e até ao dia de hoje não pagou um chavo nem tão pouco chegou a acordo quanto ao que valor a pagar… não existindo acordo passados 6 anos o caso vai a tribunal, como é óbvio (não há dúvida, a Apple usa tecnologia Nokia nesse caso, admite que o faz, mas não há acordo quanto ao valor a pagar).

      2. Avatar de Jorge.CT
        Jorge.CT

        Tanto ódio…
        Mas quando a Oracle processou a Google, aí já não a Oracle é que é doida.

        Estas guerras de patentes vão continuar a ser ridículas seja com que marca for.
        Tem de existir um período máximo nas patentes.

        A partir dos 10 anos de existência devia ser livre. Senão vamos andar sempre com o desenvolvimento em atraso.
        E nos primeiros 5 senão for usada passa a ser livre também. Chega de trolls.

        1. Avatar de RuiZ
          RuiZ

          Não é “anos”, é simplesmente não ser cuck ao ponto de não ser possível fazer um telemovel sem violar as patentes deles.

          Além disso, eles só atacam a Apple porque estes é que têm dinheiro, e porque a nokia faz agora telemóveis e a Google não deixa processarem uns aos outros, mas ainda ajuda se processarem a Apple.

          1. Avatar de Miguel Sousa
            Miguel Sousa

            Não é nada disso. A Apple anda a vender produtos que usam tecnologia da Nokia. O Iwatch 2 tem um sensor bio-médico que é da Nokia. A Apple limitou-se a comprar o chip a uma fábrica chinesa, adaptou software e está a usá-lo como sendo tecnologia sua (está no livro de instruções que o sensor foi desenvolvido pela Apple, Inc… o que é mentira.), é por causa disso que são processados.

          2. Avatar de RuiZ
            RuiZ

            Lol, é da Nokia, sim… por acaso o sensor do Apple Watch (que iWatch), é da Mio Global, mas tem tecnologia própria da Apple.

            Com cada um…

          3. Avatar de Ze_Pirata
            Ze_Pirata

            Informa-te, o sensor é da Mio Global.
            Minha nossa..

  2. Avatar de Márcio da cruz
    Márcio da cruz

    Muito bem feitos bestas

    1. Avatar de Jorge.CT
      Jorge.CT

      Dizes tu é os teus 15 anos de idade certo? Tanta sabedoria…

  3. Avatar de Fábio
    Fábio

    A Apple sempre teve este comportamento. Deve pagar o que deve.

  4. Avatar de Anti-Obnóxios
    Anti-Obnóxios

    “…a Apple acusa a Nokia de está a tentar aproveitar-se das outras empresas, extorquindo-lhes dinheiro….”, a serio????
    Mas quando é a propria Apple a faze-lo, já passa a direitos de autor !
    Ja parece a politicagem e desporto, se sao os nossos, é sempre bem feito, se forem os outros ta tudo mal, se for o nosso nunca é penalty, se forem os outros sera sempre…enfim!
    Bom Natal a toda a “comunidade” (assim os votos tambem atravessam o atlantico).

    1. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      QUANDO é que a Apple o fez?

      1. Avatar de Tecnical
        Tecnical

        Slide to Unlock (que é uma coisa básica), entre outros. Maioritariamente contra a Samsung. É preciso continuar?

        1. Avatar de Logic404!
          Logic404!

          A Samsung deveria ter feito o mesmo é deixar de fabricar componentes para a Apple .A diferença é que a Apple é uma empresa que parece uma criança que não está a gostar da brincadeira e quer tentar magoar a outra de alguma maneira.

  5. Avatar de Luís M
    Luís M

    Quando a Apple se dedicou aos smartphones já a Nokia e outras ca andavam, foi pena terem sido tão benevolentes com a Apple, deixaram o bicho crescer…

    1. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      Quando a Nokia se dedicou aos smartphones já a Motorola e outras ca andavam, foi pena terem sido tão benevolentes com a Nokia, deixaram o bicho crescer…

      1. Avatar de TMJ
        TMJ

        Entraram ao mesmo tempo…

      2. Avatar de Vlad
        Vlad

        Coitadinho do ceguinho.

      3. Avatar de Daniel
        Daniel

        Em termos de protótipo apresentado, a Motorola apresentou primeiro (1973, o DynaTAC), em termos de produto comercial tanto a Nokia como a Motorola entraram no mercado na década de 80 (Mobira – empresa da Nokia – em 82 com o Mobira Senator, Motorola em 83 com o DynaTAC 8000X).
        No entanto das primeiras redes de comunicação móvel, comercial, foi lançada na finlândia (país da Nokia) em 1971, a Autoradiopuhelin (uma rede “móvel” para “telemóveis” para carros).

        Quanto a smartphones, a Nokia foi dos primeiros também a lançar um smartphone (a gama Communicator, lançado em 1996, em comparação a Ericsson só lançou o R380 em 2000 e a Motorola só lançou o A760 3 anos mais tarde que isso, em 2003).

        Em suma: a Nokia foi das primeiras empresas ligadas às redes móveis e telemóveis, bem como das primeiras a lançar um smartphone (a primeira se só considerarmos “smartphone” o que tiver coincidências com um PDA moderno e não dos arcaicos como Simon da IBM de 1994).

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Esqueci-me de dizer que a Nokia esteve envolvida no desenvolvimento da ARP (Autoradiopuhelin).

    2. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      Neste caso o problema nem são os telemóveis… é a Apple ter ROUBADO um sensor à Nokia, quando adquiriu os sensores a uma empresa chinesa que os produz para a Nokia. Como a empresa filandesa se afastou da produção para desenvolver outros equipamentos, a Apple apanhou o sensor para o Iwatch 2. A Nokia protestou porque, a versão avançada é propriedade de uma outra empresa que compraram em 2014. Entretanto, a própria Apple já tem previsto vender braçadeiras sem fios para registo de dados bio-médicos… exactamente a mesma coisa que fazem estes produtos que deixaram de vender. Não é por acaso…

  6. Avatar de Luna Pacheco
    Luna Pacheco

    Parecem uns meninos mimados a discutir por causa de um brinquedo…

    1. Avatar de darth
      darth

      é mais o tom o artigo.
      eisto a nivel empresarial é o dia-a-dia

  7. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    “Retirar dinheiro das suas patentes”. “tentar aproveitar-se das outras empresas, extorquindo-lhes dinheiro”.

    Estas duas frases ditas pela Apple deram-me uma vontade de rir como se não houvesse amanhã. Tamanha hipocrisia!

    1. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      Não vives neste mundo…

    2. Avatar de Jorge.CT
      Jorge.CT

      Hipocrisia? A Apple quase foi à falência em guerras de patentes com a MS, porque desenvolveu tudo mas nunca registou.
      A MS copiou e registou patente e tramou a Apple. Chama-se história, aprendam.

      Por isso é que a Apple regista tudo, gato escaldado…

      E sim Nokia está a aproveitar-se do velho loop das patentes, chegaram a acordo com a Apple e agora estão a processar por patentes que ficaram de fora. Trolls inúteis foi o que a MS fez da Nokia.

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Regista tudo e processa tudo. Até crianças que desenham rectângulos com bordas redondas. São palavras hipócritas pois andam à imenso tempo com este comportamento e agora queixam-se de quem lhes faça o mesmo.

        1. Avatar de RuiZ
          RuiZ

          Que telemóveis rectangulares com cantos redondos é que existiam antes de iPhone?

          1. Avatar de joao magalhaes
            joao magalhaes

            Qtek S100, foi o inicio.

          2. Avatar de Daniel
            Daniel

            Da última vez que li (meados de 2015) o USPTO tinha invalidado essa patente (USD618677).

          3. Avatar de xinxanxum
            xinxanxum

            uuuuuiiiiii vai a pesquisa antes do iphone já via coisas rectangulars com pontas curvas

      2. Avatar de Rui Ribeiro
        Rui Ribeiro

        Desculpa…mas sim …hipocrisia… como o que eles fizeram à Samsung… como foi provado que eles também violaram as patentes que o escritório de Obama lhes
        Perdoou .. basta procurares também no Google…também faz parte da história… amor com amor se paga…

        1. Avatar de RuiZ
          RuiZ

          A Apple tem patentes para um ecra multitouch e um smartphone multitouch, e de muitas mais coisas comuns hoje em dia como a AppStore e aquela coisa de fazer zoom no browser com double tap, entre muitas outras coisas.

          Vais ser hipocrita? A Apple patenteou isso é tem copyright. Então mais ninguém pode usar isso! Mas todos usam, incluindo a Nokia e a Google nos seus telemóveis e demais.

          1. Avatar de Fábio
            Fábio

            Se as outras empresas usam patentes da Apple é porque pagam por elas e a finlandesa exige o mesmo da Maçã.

      3. Avatar de Hugo
        Hugo

        Não te esqueças que a Apple não acabou precisamente devido a ajuda da Microsoft então deixem de ser bestas lol
        Isto é tudo negócio ..
        Ninguém inventa nada agora roubam uns aos outros …

        1. Avatar de RuiZ
          RuiZ

          Não esquecer que a Microsoft não “ajudou” a Apple de caridade.

          A Microsoft copiou o software da Apple, forte e feio, nem sequer são patentes, mas o Vídeo for Windows foi copiado do QuickTime da Apple, mas deram-se mal, e por isso a Apple levou um grande avanço no vídeo!

      4. Avatar de Miguel Sousa
        Miguel Sousa

        Sim… pediram a patente de “botão redondo que activa funções num dispositivo sem fios”, “Botão de som sem função on/off”, “cantos em borracha reforçada” e a mais famosa “teclados em écran plano”.
        Tentaram pescar, se alguma tivesse sido aceite, a Apple matava todas as empresas de televisão, todas as empresas produtoras de computadores e telemóveis, porque podiam cobrar por isso…
        Nos anos 80 e 90 a Firewire custava 5 dólares por porta, para ser usada noutros computadores… a USB custava 0,06 dólares. Mesmo com as empresas a ir para a USB, a Apple nunca desceu o preço e obrigou centenas de empresas de impressoras profissionais a não fazerem cabos USB ou drivers que usassem essa porta, para obrigarem as pessoas a usar computadores MAC, pois mais nenhum funcionava… até que em 1991 surgiu um adaptador que permitia usar a porta LPT para ligar um dispositivo que só tinha cabo firewire.
        Não são inocentes nenhuns… ganharam muitos triliões de dólares ás contas das mesmas coisas.

        1. Avatar de RuiZ
          RuiZ

          Deixa de ser mentiroso. O firewire não é da Apple, é da IEEE

          1. Avatar de Vlad
            Vlad

            Idiotice no seu melhor. IEEE refere-se à associação de standards (Como por exemplo o ISO 216, formato de papel da série A e B não foi desenvolvido pela ISO). Não foi a IEEE que desenvolveu o Firewire (IEEE 1394), foi a Apple.

      5. Avatar de Vlad
        Vlad

        “Hipocrisia? A Apple quase foi à falência em guerras de patentes com a MS, porque desenvolveu tudo mas nunca registou.
        A MS copiou e registou patente e tramou a Apple. Chama-se história, aprendam.”

        Ironia ou idiotice?

  8. Avatar de RuiZ
    RuiZ

    Muito, muito bom.

    A Nokia que vá vender as suas wicoisas para o eBay.

    100% Brand New and High Quality.

    1. Avatar de darth
      darth

      nao ha mais sitio onde vender tecnologia, so a store da apple. es ca de uma inteilgencia

      1. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        Sim, como o eBay. Ninguém disse o contrário…

  9. Avatar de irlm
    irlm

    Deveriam retirar a aplicação Withings da App Store.

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      Se eles retiram a “Withings” da AppStore, ninguém sai a perder mais do que os utilizadores.

    2. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      A apple recebe 75% do valor que as pessoas pagam para ir à App Store. Se começam a tirar aplicações que lhes dão lucro, a coisa fica feia. Já meteram os pés pelas mãos quando bloquearam os mapas da google para obrigarem todos os utilizadores a só poderem usar o Imaps, que conseguia dizer que a 4St ficava a 200km para este de onde estava. Quem os seguisse iria parar ao Atlântico e ainda tinha de usar um barco para chegar ao sítio que o mapa lhes dizia ser o destino.
      Depois da barracada, lá tiveram de recuar e voltar a deixar os “péssimos serviços de mapeamento que não estão nem próximos do nosso pior serviço pelo Imaps.”

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        70% ?! nem sabes o que dizes , enfim …