Apple terá decidido fabricar o seu carro autónomo por conta própria

18 Comentários

O mercado dos carros elétricos autónomos está ao virar da esquina e as empresas mais bem preparadas serão as que mais clientes captarão. É um mercado cheio de oportunidades e as tecnológicas sabem que as podem agarrar. Depois de um périplo pela Ásia, sem resultados positivos aparentemente, há indícios de que a Apple irá avançar por conta própria no fabrico do seu carro.

Pelas movimentações dos últimos tempos, a empresa de Cupertino deverá ter enfrentado alguma resistência por parte daqueles que olham para o automóvel da Apple como um forte concorrente.

Imagem Concept Apple Car


Apple Car será produzido pela Apple

Esta semana, o Projeto Titan, que tem como objetivo desenvolver o Apple Car, sofreu um duro golpe. Segundo o que foi anunciado, o vice-presidente da Apple e ex-executivo da Tesla, Doug Field, deixa a empresa para ir para a Ford. No entanto, de acordo com o Mail Economic Daily da Coreia, a Apple ainda tem “centenas de engenheiros ligados ao secreto projeto” e, atualmente, está a selecionar fornecedores de peças finais para o seu carro elétrico e autónomo.

Esta decisão poderá ter que ver com a dificuldade em conseguir parceiros na indústria automóvel. Depois de ter contactos com a BMW, Hyundai Motors/Kia, Nissan e Toyota, as portas não se abriram e a Apple estará agora por conta própria.

 

Projeto Titan enfrentou resistência na indústria automóvel

O Projeto Titan começou em 2014 e desde então a Apple já perdeu vários engenheiros, como também já foi ao mercado contratar outros com experiência no ramo, alguns saídos mesmo de marcas fabricantes.

De acordo com uma fonte local familiarizada com a Apple, no dia 8 deste mês, a empresa enviou uma Solicitação de Cotação (RFQ) para alguns fabricantes de peças automóveis globais enquanto restaurava um laboratório de desenvolvimento de veículos que havia praticamente parado. A solicitação de orçamento é um documento enviado após a Solicitação de Informações Prévias (RFI) e a Solicitação de Proposta (RFP), e é uma mensagem que indica que o fornecedor final das peças será selecionado em breve.

Portanto, os indícios parecem mostrar que a gigante da Cupertino irá avançar com o seu carro, dentro das suas estruturas e colocar no mercado a proposta sem intervenção de outros grandes fabricantes. Recentemente, a empresa contratou dois engenheiros da Mercedes para aumentar a sua equipa do Apple Car.

Com os avanços e recuos, alguns analistas apontam que o carro só aparecerá em 2025.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Boa sorte à Apple para criar, desenvolver e construir um(s) automoveis a partir de ZERO.
    Viu-se e ainda se vê o caminho das pedras que as recentes startup estão a passar para lançar a sua própria marca e não é fácil, muitas ficaram pelo caminho.

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Não queiras comparar a Apple com uma startup!
      Quando penso no inicio do Apple Maps é que fico com receio dos problemas de principiante.

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        É uma startup pq nunca construiu uma carro mas com esteróides pois tem uma conta bancária recheada e que lhe permite aventurar-se no mundo automóvel.

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          se já é uma empresa bem estabelecida e com meios financeiros e humanos próprios consideráveis, então não é uma startup. Entrar num novo ramo de negócio não transforma uma empresa numa startup.

  2. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Eu diria que são boas noticias. Estou curioso para ver o resultado final.

  3. Avatar de Douglas Charles Cunha
    Douglas Charles Cunha

    Virá sem carregador.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      É mais certo que isso aconteça e ainda vão cobrar 6 mil euros pelo carregador!!

    2. Avatar de Str
      Str

      Os pneus são um extra assim como a bateria tudo pago à parte eheheheh. O problema é que a Apple quer construir um carro ao preço da chuva mas depois ter um lucro dez vezes superior ao custo tal como faz com os tlfs, pois, nenhum fabricante foi na conversa ehehehehehe

    3. Avatar de marco
      marco

      Se quizeres usar os postos de carregamento nas ruas tens que comprar um dongle

    4. Avatar de Nuno Manuel Alves
      Nuno Manuel Alves

      Se queres rodas tens k pagar extra :):):):):)
      Se não tiver travões é um feature :):):)

  4. Avatar de André
    André

    O volante será como a wheel do primeiro iPod?

  5. Avatar de jota
    jota

    Para quando smartphones da Audi, Mercedes e BMW?

    1. Avatar de GM
      GM

      Boa!
      Mas da BMW e PORSCHE já existem, apesar de ser só o design.

  6. Avatar de Sergio
    Sergio

    Espero que não tenha os mesmo problemas de bateria dos iphones ahaha

  7. Avatar de GFan
    GFan

    Já contactaram a Portuguesa UMM? Isso é que era…
    Ou então a UMM lançar um carro/SUV elétrico!

    1. Avatar de GFan
      GFan

      Para quando um elétrico UMM?

  8. Avatar de º-º
    º-º

    Uma coisa é certa, vai criar tendência.

  9. Avatar de Bibópuorto
    Bibópuorto

    Então e fábricas? Vai produzir na garagem? O dinheiro compra tudo menos o tempo. Dali só acredito quando a primeira fábrica for visível.