Apple tem quase 250 patentes de automóveis, mas carro… nada!

24 Comentários

Já se fala no projeto Titan, o tal suposto carro da Apple elétrico e autónomo, há pelo menos 4 anos. Desde então o que temos assistido é a uma entrada e saída de elementos para a hipotética e secreta equipa que estará a preparar o veículo. Além disso, a empresa de Cupertino já registou perto de 250 patentes para o mundo automóvel.

Passado este tempo e visto alguns testes de estrada, tudo parece ainda vapor de água, pois dados concretos não são percetíveis. Será que existe mesmo um projeto para o tal carro da Apple?

Imagem de conceito do carro Apple, um automóvel autónomo e elétrico ainda secreto


Será mesmo um carro que a Apple está a “desenvolver”?

Todos sabem que a Apple tem estado a trabalhar silenciosamente com a intenção de dar um grande impulso à indústria automóvel com o lançamento de um Apple Car, mas não me lembro de ninguém alguma vez ter contado o número de patentes para mostrar quantas a empresa detém no espaço.

De acordo com a investigação conduzida por Nikkei e uma empresa de análise chamada Intellectual Property Landscape, a Apple solicitou e publicou 248 patentes relacionadas com a indústria automóvel.

A investigação indicou que 2017 foi um ano de pico em termos do número de patentes requeridas e aprovadas, mas este recorde pode ser quebrado. Akira Yamauchi, CEO da Intellectual Property Landscape, afirmou que “se forem incluídos pedidos a publicar no futuro, o total para 2021 poderá estar ao nível do recorde estabelecido em 2017”.

Apple Car Concept (Imagens: Vanarama)

 

Que tipos de patentes automóveis detém a Apple?

As patentes são abrangentes e incluem algumas nas áreas de auto-condução e outro software que alimenta os veículos. Além disso, as patentes cobrem uma série de elementos de hardware, incluindo aqueles na área do conforto, como assentos e suspensão.

A empresa também tem patentes na área de inteligência automóvel, do tipo tecnologia veículo-para-tudo (V2X)”, que permite aos veículos ligarem-se à Internet das coisas e a outros veículos. O relatório diz que estas patentes específicas indicam potencialmente “um grande impulso da Apple para construir a sua própria plataforma e juntar-se a uma crescente mudança da indústria de apenas automóveis para a mobilidade global”.

Apesar do contínuo crescimento da empresa de patentes relacionadas com automóveis, permanece o ceticismo sobre se a Apple pode entregar um carro, uma vez que a empresa nunca construiu algo tão importante.

Hiroto Suzuki, da consultoria Arthur D. Little Japan, disse que “Pergunto-me se [a Apple] poderá garantir a segurança quando exteriorizar a produção de automóveis, que exigem mais peças e níveis de segurança mais elevados”.

Imagem Carplay com patente para um carro Apple

Outros analistas disseram que podemos esperar que a empresa anuncie o carro da Apple dentro de uma década, por isso ainda temos muito tempo a esperar.

Enquanto esperamos, a empresa também parece estar a empurrar a próxima evolução do CarPlay e a tentar atrair outros fabricantes de automóveis para a adoção da plataforma.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    E ainda bem, porque seria mais gadget que carro….

  2. Avatar de jon
    jon

    Quando a apple apresentar um carro tera de ser com uma empresa com provas e fabricas prontas. O ideal seria comprar a tesla mas neste momento comprar bmw, audi e mercedes seria interessante para a Apple. Mas rumores dizem ser a Hyundai a empresa escolhida

    1. Avatar de Mouro
      Mouro

      Comprar a tesla lol.

      Sabes quanto custa a tesla ?

      1. Avatar de sabichao
        sabichao

        A Apple vale 3x a tesla. Não é impossivel uma fusão das duas empresas iniciada pela Apple.

        1. Avatar de PovoManso
          PovoManso

          Tesla fundir com a Apple, isso seria TOP para a concorrência.
          Seria só mais um dos maiores flop no mercado, tipo: Microsoft e Nokia.

          Ainda ninguém percebeu que o mercado automóvel vai muito para alem da tecnologia?
          Os entusiastas por automóveis são os homens! Não são as mulheres!
          Os homens valorizam mais as emoções fortes, as mulheres valorizam mais o status-quo. O Apple Car seria um carro para mulheres.

          Um carro da Apple nunca será um carro de emoções fortes, lamento mas é a realidade.
          Eu gosto muito de carros e também motas, até poderia ter um Tesla, mas nunca um Apple Car! Um Apple Car seria para oferecer à namorada, não seria para mim de certeza.

          Um Apple Car compromete a masculinidade de um homem.
          É o mesmo que agora invés de andar de Audi, pegar no carro da minha namorado, um Fiat 500, atenção não estou a dizer mal do Fiat 500.

          1. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            Tenho uma emoção muito forte quando vejo a fatura do mecânico!
            Flex à macho da treta o teu!

          2. Avatar de Luis Rosalino
            Luis Rosalino

            Comentário mais machista e inócuo possível não há, nossa.

          3. Avatar de João Ferreira
            João Ferreira

            Se podias ter uma Tesla então qual seria a diferença entre o Tesla e o Apple car? Quase nenhum.

          4. Avatar de André R.
            André R.

            Mau, saiu-te a escrita para a verdade com tanta masculinidade a tua:
            “[…]É o mesmo que agora invés de andar de Audi, pegar no carro da minha namorado[…]”
            É que o “O” e o “A”, ainda estão longe uma da outra no teclado…

          5. Avatar de Fim do mundo
            Fim do mundo

            Nem sei o que dizer do teu comentário Machista, deves ser daqueles que rebaixa as mulheres, só para dizer que és o maior lá da tua casa.

          6. Avatar de PovoManso
            PovoManso

            @João Ferreira diferença? asério que estás a perguntar isso?
            Diferença é só e simplesmente: Historia e cultura.

          7. Avatar de PovoManso
            PovoManso

            @Fim do mundo ya é isso mesmo sou machista, pelo teu comentário tu deves ser daqueles que gosta de usar uma saia, calçar uns sapatos de salto alto e meter baton vermelho nos lábios.

            Santa paciência para pessoas como tu que julgam outras por um simples comentário. Vade retro satana!

          8. Avatar de PovoManso
            PovoManso

            @freakonaleash percebo o que queres dizer, são escolhas.
            Atualmente existem carros a ANDAR que foram fabricados, ainda tu não era nascido.

            Se tens medo do mecânico, e/ou não queres aprender mecânica, compra um elétrico, nada contra, são gostos e opções.

          9. Avatar de PovoManso
            PovoManso

            @Luis Rosalino comentário machista? Porque? Porque disse que existe uma diferença genérica entre gostos masculinos e femininos? Isso é ser machista?

            Tu gostas de andar de saia e salto alto? Se gostas tudo bem, nada contra, mas tens que perceber que a grande maioria dos homens não gosta! Se não percebes isso ou não queres reconhecer o problema é teu. Agora não me julgues só porque não sabes distinguir gostos.

          10. Avatar de PovoManso
            PovoManso

            @André R. LOL acontece!
            És só mais um que gosta de julgar os outros, e só porque os meus gostos são diferentes dos teus…

            É isso, sabias que gostos não se discutem?
            Tanta masculinidade só porque considero que os carros podem ter estereótipos? Santa paciência.

            Hoje em dia não se pode dizer o que se pensa, que é logo julgado e sentenciado, racista, xenófobo, machista enfim

            De tudo o que disse só perdeste tempo em julgar, tudo bem amigo(a), não te levo a mal, eu estou à vontade com a minha sexualidade, se tu não estás, a minha recomendação é que te vás tratar.

          11. Avatar de André R.
            André R.

            @PovoManso
            Quando a tua namorada quiser ir dar uma volta no Fiat 500 dela, e tu como macho que és, não podes entrar no carro dela, não te preocupes que eu vou com ela… prometo-te, de macho para macho, que cuido bem dela…

          12. Avatar de PovoManso
            PovoManso

            @André R. uiiii estás mesmo desesperado lolol com esse tipo de comentários dá para perceber porque é que não tens namorada lololol

      2. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Foi por isso que em 2018 se recusou a receber o Musk que queria que a Apple comprasse a Tesla ?

        Abc

    2. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Achar que uma BMW, Mercedes ou Audi valem menos que a Tesla deve ser wishfull thinking.
      Nem acredito que a Hyundai se deixe comprar pela Apple.
      Formam parceria com uma fabricante chinês e e!
      A Apple quererá posicionar-se num mercado de carros de luxo e não estou a ver alguém que tenha dinheiro para um Mercedes EQS a optar antes por um Apple!

    3. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      comprar para que? Só te de alugar as fabricas de uma empresa qualquer que produza com qualidade. Faz o desenho todo e entrega a uma VW, Toyota ou outra empresa que tenha capacidade para escalar.

  3. Avatar de Ziggy
    Ziggy

    Cada imagem que aparece um possível carro deles é mais feia que a anterior 😀
    #Medo

  4. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Deixem isso para os Japoneses e os germânicos, esses sim sabem produzir carros com qualidade.

  5. Avatar de Infinity
    Infinity

    E vai continuar assim

  6. Avatar de Fim do mundo
    Fim do mundo

    Estejam descansados, quando a Apple apresentar o seu caso, de tantas patentes que já registou, o carro já dá para ir daqui a outra galáxia qualquer visitar outros planetas…