Apple Silicon: O novo e super poderoso coração dos Mac

39 Comentários

Ao longo dos anos a Apple tem vindo a garantir o melhor desempenho dos seus equipamentos. Aconteceu no iPhone, com uma evolução significativa do SoC, e também nos iPad. Hoje a Apple traz uma super novidade para os Mac, o novo processador Apple Silicon.

Com o novo Apple Silicon, a Apple referiu que vamos estar numa nova era do processamento. Conheça melhor a plataforma Apple Silicon.


Apple Silicon a nova tecnologia da Apple

Quem tem um Mac sabe bem que tem uma máquina super otimizada. A Apple trabalha muito bem, tanto ao nível do hardware, como ao nível da otimização do software.

Contudo, a empresa de Cupertino quer voltar a fazer história ao nível da performance e anunciou o novo processador Apple Silicon.

Apple dá um salto na arquitetura dos seus computadores e lança o Apple Silicon
A Apple, depois dos PowerPC e dos Intel, lança agora a sua própria arquitetura A

 

A Apple apresentou algumas demonstrações com “software pesado” e o resultado é simplesmente brilhante. Por exemplo, usando a ferramenta Final Cut Pro, para edição de vídeo, a Apple mostrou como uma máquina com o novo processador se comporta.

Tal como foi possível ver no vídeo, com um vídeo 4K, facilmente podemos aplicar filtros quase sem esforço para a máquina.

A Apple anunciou que fará a transição da Intel para o novo Apple Silicon nas próximas gerações do Mac.

Além disso, a empresa revelou também que há uma variedade de tecnologias que fazem parte do novo processador Apple Silicon, incluindo redes neuronais, GPU, Secure Enclave (coprocessador seguro que inclui um gestor de chaves com base no hardware, o qual está isolado do processador principal para oferecer uma camada extra de segurança) e muito mais.

Craig Federighi revelou que tudo para o novo macOS Big Sur é atualizado, tendo em conta já a plataforma Apple Silicon. A empresa também diz que o Logic e o Final Cut Pro otimizados estarão disponíveis para o primeiro dia.

Federighi revelou ainda que vários programadores e empresas estão já a trabalhar para a nova plataforma.

 

Leia também:

WWDC: macOS Big Sur é a grande novidade para os computadores da Apple

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fulano
    Fulano

    Quem tem um Mac sabe bem que tem uma máquina super optimizada… HAHAHAHAHA

    1. Avatar de Medeiros
      Medeiros

      É bom no inverno para aquecer o estúdio

      1. Avatar de HRamos
        HRamos

        E ainda frita uns ovos, faz torradas e pode aquecer-te a cabecinha com tanta falta de inteligência…

    2. Avatar de Jonny
      Jonny

      Já usei os dois e posso dizer Windows é melhor

      1. Avatar de HRamos
        HRamos

        Depende do uso que fazes. A tua quinta não é a quinta de todos. Parem de olhar só para o vosso umbigo.

    3. Avatar de HRamos
      HRamos

      Tens dúvidas?

      1. Avatar de José Carlos da Silva
        José Carlos da Silva

        Eu não tenho… Nunca vi absolutamente nenhum componente do meu desktop Windows chegar a temperaturas perto dos 100ºC. Coisa que o meu antigo MBP de 13″ de 2012 fazia, coisa que o meu ex-MBP de 15″ que comprei em 2015 fazia, e coisa que o meu MBP de 15″ comprado há 8 meses, praticamente topo de gama, continua a fazer…

        Basta ser um bocadinho mais solicitado em termos de trabalho. Basta ir passear na vista 3D do Google Maps…

        Para uma máquina desta categoria de preço e hardware, peca muito.

        1. Avatar de HRamos
          HRamos

          E onde é que na equação das temperaturas altas é sinónimo de falta de optimização? Aliás pelo contrário. Se a máquina tem os recursos são para serem usados, ou não é assim?

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Se achas que é normal um equipamento ficar significativamente quente a passear na vista 3D do Google Maps, então há algo de errado contigo.
            O teu argumento faria sentido se o Macbook ficasse muito quente a fazer tarefas extremamente pesadas que um equivalente Windows não consegue fazer. O que não é o caso. E para além disso, é sabido que a temperatura é um dos factores que deteriora mais certos componentes e até por causa disso, é normal um processador desacelerar quando atinge certas temperaturas para tentar reduzir a mesma.
            Por isso, não, não é assim

          2. Avatar de HRamos
            HRamos

            Sim é normal, chama-se a isso Turbo Boost tecnologia da intel, onde a velocidade do processador atinge picos originando mais calor. Talvez por o processador ter gráfica embutida, tal como o meu tem MBP 15″ mid2014 onde a temperatura no google maps 3D atinge os 95º nos referidos picos, baixando logo de seguida.

          3. Avatar de Xixas
            Xixas

            LOL, o Mac necessita de fazer Turbo Boost para ver mapas da Google? LOLOL, que mal optimizado está então.

            Todos os CPU’s da Intel tem grafica integrada.

            Se o teu computador chega aos 95C para ver google maps é mesmo lixo, alem que a essa temperatura já está em thermal throttling a muito tempo, e se mesmo assim não consegue controlar a temperatura, significa que está muito mal optimizado…

          4. Avatar de HRamos
            HRamos

            Ya Lol, ou ganda Looool. Podes querer que é lixo, já com 6 anos e funciona nas horas, que venha mais lixo deste. O que é interessante são os sucessivos comentários de utilizadores ou supostos utilizadores que vêm constantemente comentar nos artigos sobre Apple, isso é que é um ganda Lololololol, para falar mal entenda-se como se fossem entendidos na matéria, mas que lolololol.
            Oh Xixas, realmente não vale a pena. Aprende a ler e a interpretar.

        2. Avatar de Miguel Silva
          Miguel Silva

          Só a mim é que escapou a comparação de temperaturas de um desktop com um notebook? Que raio.
          Também te digo que o meu novo computador Lenovo com um i7-10510U não fica muito longe do meu MBP de 2017 com um processador i5-7267U a editar no Premiere, seja em performance seja em temperaturas (que facilmente salta para os 90 graus mesmo com uma base).
          Uma diferença é certa, o Lenovo faz muito barulho, é maior (15,6″) e mesmo assim não muito melhor. Por isso, é tudo muito relativo. Tanto windows como macbook dependem dos gostos/necessidades de cada um.

          1. Avatar de HRamos
            HRamos

            Exacto Miguel. Mas pronto a maioria simplesmente fala do que não sabe, por não ter mas sim de ter lido na internet, e fica cool dizer mal da Apple porque sim.

  2. Avatar de Strato
    Strato

    Se for tão bom quanto os usados nos iPhones e iPads então estão no bom caminho!

  3. Avatar de fernando
    fernando

    Tomara que de certo;
    Todo mundo ganha!

  4. Avatar de Hpomen
    Hpomen

    Eu gosto é dos nomes que dao ao hardware obsoleto lolol tipo ecra retina xpto e bla bla bla e 720p ahahah

    1. Avatar de HRamos
      HRamos

      Obsoleto tás tu, com essa mentalidade e vista curta, muito redutora. Nos dias de hoje não apreciar o que a tecnologia oferece seja de que marca ou empresa for é ser muito pequenino, de vista curta, enfim é triste.

    2. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      O meu portátil com ecrã retina (de 2012) tem 2880 por 1800 pixeis de resolução..
      Não conheço outro com tanta, conheces?

      1. Avatar de Wishmaster
        Wishmaster

        Estás a referir-te ao ano de 2012, provavelmente? Quando saiu?
        É que, claro que há com mais resolução…..

  5. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    se é obsoleto porque das-te o trabalho de ler o artigo? vai ler sobre os modernos snapdragon e afins. Que assim deixas de fazer comentários que não interessam para ninguém.

    1. Avatar de HRamos
      HRamos

      Não ligues Paulo, a miudagem hoje em dia dá nisto, já nasceram no meio da tecnologia, não assistiram ao seu aparecimento, enfim sabem lá o que é peixe agulha.

      1. Avatar de TuFfAs
        TuFfAs

        Tal e qual, sabem lá estes pirralhos o que é ter visto a evolução da Tecnologia da forma que nós vimos. Sabem lá eles o que era um Amiga OS, um Mac OS 9, um Windows 2.0, um Dos (para muitos CLI é ‘Dos’ haha) Muitos começaram a mexer em PC’s já na era do Windows Vista…deixa-os pensar que sabem tudo. Não vale a pena tentar enfiar-lhes nada na cabeça, quando nem a porcaria de uma máscara usam quando andam na rua e fazem festas a pensar que são os maiores sem respeitar o distanciamento social….não vale a pena.

    2. Avatar de Rafael
      Rafael

      Não leio. Eu faço. Coloca lado a lado e faz benchmark. QQ note/pc MÉDIO, gamer dá pau num Mac lançamento.
      Você só aprende fazendo. Não é lendo. kkkkkkkk
      É bizarro querer comparar os MAc lixo com qq pc/note gamer. hilário

      1. Avatar de HRamos
        HRamos

        Deves fazer tanto como dar pau. Dar pau? Estamos a falar de tecnologia não de instrumentos eróticos kkkkkkkkkkkkk.
        Aprende-se a ler e a aplicar conhecimento adquirido. kkkkkkkkkkkk
        Realmente é bizarro, quando se fala em MAC Lixo deve ser alguma linha paralela da Apple, e com note/gamer da marca hilário deve estar preso durante o teste para não levantar voo.

        1. Avatar de Valter Pinho
          Valter Pinho

          Não pah! Mac Lixo, é aquele Mac Pro que tinha aspeto de caixote do lixo…ou cesto de papeis…preto…pois, essa cena! lolol

  6. Avatar de saldoso
    saldoso

    Tanta preocupação que se atirava sobre falta de aplicações nos Mac com novos processadores, e agora parece que afinal acabarão por ser os Mac com mais aplicações disponíveis.

  7. Avatar de Belmiro de Azevedo
    Belmiro de Azevedo

    Como tenho dito… O windows nos últimos anos 5 6. Esta a frente do mac. Os mac so fszem upgrades de hardware e já obsuleto quando o implementam nos mac.
    Mas finalmente, fizeram aparentemente algo de jeito e se no futuro se revelar melhor que o Windows 10 com processadores ARM… Ainda voltarei para o macos, que ja não uso desde 2016…
    E que não sinto falta nenhuma sinceramente. Liberdade compatibilidade. O Mac os é um Linux com office… E em gerenciamento de páginas o Linux até e bem melhor… Que não sw compreende como é que em 2020 ainda e preciso pagar uma app para gerenciar facilmente janelas. Mas pronto…

    1. Avatar de HRamos
      HRamos

      Tens de actualizar o corrector do windows –> Obsoleto e não Obsuleto. O resto nem vale a pena comentar. Enfim.

    2. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      É…PC ganha sempre, mesmo com as limitações do Windows (cada vez menores…)

  8. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Era expectável. A Apple estava a ser restringida na inovação pela Intel, por falta de inovação. A Intel tem andado a dormir à sombra da bananeira, não lançando uma nova arquitectura desde o Skylake, continua a utilizar 14nm, é cada vez mais complicado haver saltos de desempenho sem comprometer demasiado os consumos de energia ou aquecimento. Outra possibilidade para a Apple seria a AMD, mas mudar por mudar, mais vale usarem processadores próprios com aquilo que realmente necessitam. O mesmo fez a Tesla ao mudar de nVIDIA para solução in-house e o salto de desempenho foi brutal.

  9. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    Poderiam fazer um mac gaming complementado com edição de imagem.

  10. Avatar de Rafael
    Rafael

    Mac já era. Adeus.
    Tenho vários computadores top de linha. Mac não chega aos pés. Nunca vai chegar. kkkkkkk
    Apple apenas para mobile, e olhe lá.

    1. Avatar de HRamos
      HRamos

      Andam à 40 anos a dizer o mesmo, MAC isto, aquilo, Adeus e a Apple está condenada bla, bla, bla whiskas saquetas….
      Quer-me parecer que essas dores todas….kkkkkkkkkkk

    2. Avatar de PAULO SILVA
      PAULO SILVA

      tens vários computadores??? diz la a configuração do seu computador top de linha, que seja melhor que um mac, pode ser? só para os leigos aprenderem … kkkkkkkkk

  11. Avatar de Sarfarão Azevedo
    Sarfarão Azevedo

    Venho de longe, programei, vi nascer o Windows, acompanho profissionalmente as duas plataformas e é simples:
    Windows para “joguinhos”. Mac para trabalhar.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      OK… LOL.
      Olha, onde é que deixaste a nave?

  12. Avatar de Valter Pinho
    Valter Pinho

    Eles mostraram o processador Apple Silicon a bombar com o Final Cut Pro editando videos 4K…sim, sim…mas que ficheiro ele estava a usar? Aí é que está…é que se for formato ProRes 422 4K até o meu velhinho i7 de quarta geração consegue correr na boa….agora se for um formato H.264 ou H.265 proveniente de uma camera Sony A6300 ou FDR AX100…queria ver…o ProRes embora sendo um ficheiro com dimensões maiores, não usa muito de processamento porque é uma compressão Lossless…agora H.264 ou H.265 necessita de aceleração gráfica…é como se estivesse a trabalhar numa pasta ZIP e em tempo real comprimir e descomprimir o conteúdo! Portanto…foi fácil mostrar um ficheiro ProRes (que á partida é Optimized media para o FCP X) a correr de forma rápida mesmo com efeitos e correções de cor!