Apple salva-se no último momento! UE poderá perdoar multa milionária

7 Comentários

O cenário da Apple na Europa não tem sido simples. As regras impostas vão mudar o seu ecossistema e como o gerem. As multas estavam a acumular-se e uma nova estava a caminho. Tudo parece agora estar novamente a mudar, desta vez para o lado da Apple. A empresa poderá ter uma boa notícia e a UE poderá perdoar uma multa milionária.

Apple multa Europa UE App Store

A Apple está prestes a evitar uma multa por violar a Lei dos Mercados Digitais na Europa. Poucas semanas após ter desistido e anunciado alterações às suas políticas para os programadores, a Comissão Europeia pode levantar as sanções. As alterações às regras da App Store seriam suficientes para obter a aprovação dos reguladores da UE.

Segundo a Reuters, a Comissão Europeia pondera a revogação das sanções contra a Apple por violação do DMA. Os reguladores acreditam que as mudanças propostas pela gigante tecnológica no final de junho seriam suficientes e deverão anunciar um veredicto nas próximas semanas. Embora as revelações não sejam oficiais, fontes revelam que a Comissão dará luz verde à Apple e não a multará.

O motivo desta decisão é uma alteração nas regras da App Store. Há algumas semanas, a Comissão Europeia multou a Apple em 500 milhões de euros por impedir os programadores de redirecionar os seus utilizadores para ofertas fora da App Store. Os reguladores não ficaram satisfeitos com as restrições e com a comissão cobrada a quem optou por este esquema nas suas aplicações, pelo que sancionaram a Apple.

Apple multa Europa UE App Store

Após enfrentar multas diárias de até 50 milhões de euros, a gigante tecnológica suavizou as suas políticas e anunciou que iria permitir links externos sem restrições. Os programadores poderão ligar promoções em aplicações, sites externos e outras fontes e não terão de pagar a comissão de 27% por cada link externo utilizado. Somente será cobrada uma taxa de aquisição e um imposto entre 5% e 15%, dependendo do método de pagamento.

Além das políticas de promoção, a Apple também facilitará a instalação de aplicações ou lojas de terceiros a partir do site do programador. Este é um avanço, tendo em conta as vantagens que oferece ao consumidor. Como vemos no Android, os utilizadores deixarão de estar limitados ao catálogo da App Store e poderão instalar aplicações a partir de outras fontes.

Isto parece um passo na direção certa, exceto para a Apple. Após receber a penalização e anunciar as alterações, a empresa recorreu da multa e acusou a União Europeia de abuso de poder. A Apple não gostou que a Comissão lhes dissesse como gerir a sua própria loja de aplicações.

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Factos
    Factos

    europa, é melhor baixares as calcinhas, não mandas em nada!

  2. Avatar de Mário
    Mário

    Efeito Trump é lixado, UE anda as aranhas com as tarifas. A prova que a treta dos tribunais na UE não passa de jogadas políticas.

  3. Avatar de José Costa
    José Costa

    Não percebo os comentários, então a Apple não fez o que a UE exigiu?

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Em tempos do Biden era multa de biliões e depois tinham que mudar… A diferença é que agora a UE pia mais fino, tudo vai depender como as coisas vão ficar dia 1 de Agosto mas é a prova que a Justiça da UE não está dependente dos políticos de Bruxelas…

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Não leram a notícia.
      Basta ouvirem falar da União Europeia que o trigger “raiva” é automaticamente ativado e lá vem o chorrilho habitual de parvoíces nos comentários.

    3. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Fez 3 anos depois e já com a multa pendurada.

  4. Avatar de 100ai
    100ai

    Quer seja Apple, ou grandes empresas (recentemente temos os casos dos acessos das praias na comporta). Se correm numa infração dizem que vão corrigir e a multa fica perdoada.
    O mexilhão é que as paga, e mais nada!