Apple revela as 25 apps que estavam comprometidas na App Store

76 Comentários

Depois da descoberta do XcodeGhost, na semana passada, e dos rumores da existência de apps infectadas dentro da própria App Store, a Apple confirmou hoje as 25 apps onde encontrou o malware. Essa informação foi disponibilizada de imediato na própria página da empresa.

XcodeGhost-infects-wechat-on-iOS (1)


O XcodeGhost é um novo malware criado para afectar dispositivos que corram o iOS, tendo sido utilizado uma versão modificada do Xcode aquando do processo de criação da App.

Uma versão do Xcode modificada com código malicioso foi introduzida num serviço de partilha de ficheiros do Baidu e descarregada por diversos programadores Chineses.

Desta forma esses programadores depois compilavam o software para iOS sem saberem que estavam a utilizar uma versão modificada do Xcode, o que permitiu que este malware conseguisse passar pelo processo de revisão da Apple para a aprovação das apps na AppStore.

A Apple revelou agora que ao todo são “apenas”  25 as apps (ao contrário dos rumores que apontavam para 39) que estavam infectadas na app Store da Apple. A empresa da maça continua a trabalhar no sentido de diminuir o número de equipamentos infectados e existem já até alguns programadores a lançarem correcções para o malware.

Lista de apps infectadas na App Store

  • WeChat
  • DiDi Taxi
  • 58 Classified – Job, Used Cars, Rent
  • Gaode Map – Driving and Public Transportation
  • Railroad 12306
  • Flush
  • China Unicom Customer Service (Official Version)*
  • CarrotFantasy 2: Daily Battle*
  • Miraculous Warmth
  • Call Me MT 2 – Multi-server version
  • Angry Birds 2 – Yifeng Li’s Favorite*
  • Baidu Music – Music Player with Downloads, Ringtones, Music Videos, Radio & Karaoke
  • DuoDuo Ringtone
  • NetEase Music – An Essential for Radio and Song Download
  • Foreign Harbor – The Hottest Platform for Oversea Shopping*
  • Battle of Freedom (The MOBA mobile game)
  • One Piece – Embark (Officially Authorized)*
  • Let’s Cook – Receipes
  • Heroes of Order & Chaos – Multiplayer Online Game*
  • Dark Dawn – Under the Icing City (the first mobile game sponsored by Fan BingBing)*
  • I Like Being With You*
  • Himalaya FM (Audio Book Community)
  • CarrotFantasy*
  • Flush HD
  • Encounter – Local Chatting Tool

appstore

Os utilizadores devem actualizar/remover imediatamente qualquer aplicação lista aqui. Alterar a password do iCloud ou quaisquer outras passswords introduzidas no seu dispositivo é também aconselhado.

Os programadores devem actualizar o Xcode para a versão 7 ou 7.1 beta e fazer o download apenas de fontes oficiais, neste caso os servidores da Apple.

Em Portugal os casos devem ser muito poucos, mas é sempre bom confirmar que sem alguma destas aplicações instaladas no seu dispositivo iOS. Saber mais aqui.

Partilhar:
Tags:

Comentários

76

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mota
    Mota

    n uso nenhuma delas mas se ha sistema que adoro é o IOS, o unico com updates, fluidez e as melhores apps do mercado. O android em apps de pdfs por ex fica a milhas do ipad ou iphone, android e so numeros e lixo

    1. Avatar de Prim
      Prim

      Eu gosto de bifanas.

      1. Avatar de Mark
      2. Avatar de DAMIAN
        DAMIAN

        e de “salchicha”

    2. Avatar de Fernando
      Fernando

      Deves ter experimentado um android diferente do meu então.

    3. Avatar de Realista
      Realista

      Único com updates e fluidez?
      Não deves estar atento ao mercado: Windows Phone tem isso e mais, não tem virus.

      1. Avatar de LOL
        LOL

        Não és utilizador frequente pois não? Quando foste à FNAC foi isso que o vendedor te disse??

        1. Avatar de Artur
          Artur

          Não tem vírus não. Todas as aplicações são vigiadas pela Microsoft

        2. Avatar de li70
          li70

          LOL tiveste bem com essa da FNAC ^^ claro que foi o que o vendedor disse :p e claro que acrescentou que windows phone tem tantas apps que no android.

          1. Avatar de Mota
            Mota

            Nada contra WP mas… isso é pra rir? és comediante?

        3. Avatar de Realista
          Realista

          Sim sou utilizador frequente e intensivo desde o 6.1 🙂

          Windows Phone é realmente fantástico e fluido e com updates do sistema operativo. Verdade seja dita que de Julho só tive um update mas porque está para sair o Windows 10.

          :))

        4. Avatar de NunoR
          NunoR

          Sim, até estou a ver algum vendedor a falar bem do Windows Phone….

    4. Avatar de Mota
      Mota

      Again, muda o nome.. não me envergonhes sff.

    5. Avatar de David.pt
      David.pt

      Lol pronto é mais um daqueles comentários idiotas

  2. Avatar de André Almeida
    André Almeida

    Esses developers deviam de ser prontamente identificados e sancionados, bem como a própria Apple devia de ter precavido este tipo de incidente, onde não vejo grande dificuldade de ser feito por parte destes sinceramente. Espero que sirva de lição… Mas a minha pergunta é (enquanto developer – incluindo iOS) – quem é que se diz “informático” e saca aplicações de locais que não as oficiais? Toda a gente está cansada de saber (ou deveria) que isto acontece há anos. Há formas de confirmar essa mesma integridade.

    1. Avatar de PFerreira98
      PFerreira98

      Chineses pah, ta tudo dito xD

  3. Avatar de Dc
    Dc

    Que raio é o Angry Birds 2 – Yifeng Li’s Favorite*??

    1. Avatar de Dinis Coelho
      Dinis Coelho

      Estava a perguntar o mesmo…

  4. Avatar de Realista
    Realista

    Espera Espera… REVOLUCIONÁRIO!!!!

    LOL

    1. Avatar de Full
      Full

      Oi? Tas com as pulgas?!
      O teu comentário de lol nao tem nada!!!!

  5. Avatar de LG
    LG

    Não eram apenas 25 apps afectadas, esta lista é apenas referente ao Top 25 das apps afectadas, eram muitas mais mas o total não é conhecido

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    A Maça é o mais seguro que há, nunca ganha bixo e claro não laga.
    lol

    1. Avatar de LG
      LG

      Não há nenhum sistema imune a falhas, por isso não convém fazeres a festa e lançares os foguetes pois o sistema que tu usas pode ser alvo de muitos mais problemas e de falhas atempadas na resolução dos mesmos.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Consegues provar isso?!?! ou só consegues falar pelo que lês ou acreditas em tudo o que a tua marca te diz!?! pelo menos o meu sistema não me passa a vida a atirar areia para os olhos para ver se tapa.
        Festa e Foguetes o steve ja morreu.

        1. Avatar de LG
          LG

          A única coisa que consigo provar é que tu és um parvalhão habitual na picardia

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            parvalhão!!! lol isso deve ser de estares a traz do teclado, tu é que me respondes te com festa e foguetes, picardia acorda amigo.

            ainda pensei que me ias provar alguma coisa, pareces muito conhecedor de sistemas!

            ler só no Google não chega.

        2. Avatar de Thiago Holmes
          Thiago Holmes

          Na verdade o “seu” sistema como dizes, “atira areia para os olhos para ver se tapa”, o tempo todo. A partir do momento que o sistema é proprietário, ou seja, de código fechado, ele usa “areia” para tapar, já que você nunca saberá de todas as vulnerabilidades e fraquezas dele e que já foram ou podem ser utilizadas por criminosos, você apenas ficará a conhecer uma pequena camada do que causa mais alvoroço e acaba por ficar “famoso”.

          Isso sem contar que você nunca saberá o que a empresa está fazendo, coletando, deixando de coletar, inserindo e fazendo em seu dispositivo, portanto não bote a mão no fogo, por algo que não tem como você garantir.

          Depois o rapaz acima, tem total razão, nada é 100% e quem afirma isso, obviamente não tem nenhum conhecimento e está apenas babando por algo que gosta, todo e qualquer software está apto a possíveis falhas e vulnerabilidades, justamente por isso que seu desenvolvimento é constante, se achas que o que você gosta é perfeito, é você que terá que provar, e te digo, não conseguirá.

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            mas isso toda gente sabe não há 100 nem nunca vai haver. agora vir aqui defender estas marcas que que atiram muita areia para o olho é só maravilhas…

            eu falo em garantir que o sistema que o rapaz fala é tudo verdade e fica logo tudo resolvido no próximo update…

          2. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            e quando te digo o meu sistema não me atira areia para os olhos é porque os meu olhos não se acreditam nessas maravilhas todas…

    2. Avatar de DAMIAN
      DAMIAN

      todos tem falhas, escusas de te armar

  7. Avatar de Woot!
    Woot!

    Engraçado que agora não vejo os Apple Fan Boys a dizerem que o Android é que tem malware e o iOS é impenetrável.

    Desapareceram todos nos últimos dias.

    1. Avatar de LG
      LG

      Android é melhor neste aspecto… tem malware dentro e fora da loja

      1. Avatar de Prim
        Prim

        Pelos vistos ios também tem malware dentro e fora da loja.

    2. Avatar de Cesar
      Cesar

      …cansa ver todo dia alguém lançar um comentário tentando inflamar discussões entre Android e IOS. Não dá pra cada um respeitar a escolha do outro? Use o seu sistema que uso o meu. Pronto. Não precisamos ficar se degladiando toooodo dia. 🙂

      1. Avatar de LG
        LG

        Eu uso ambos os sistemas diariamente. Ambos têm as suas coisas boas e más

      2. Avatar de Woot!
        Woot!

        Eu nem costumo falar sobre isto nem incitar nada. Nem era esse o propósito do comentário. Só acho curioso que sempre que se fala em algo Android saltam todos para comentar e dizer mal do malware, agora que aconteceu na Apple essas mesmas pessoas desaparecem. Por isso é que digo NUNCA a nada.

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          *nunca digo NUNCA a nada

        2. Avatar de Duarte Pereira
          Duarte Pereira

          Eu continuo a dizer o mesmo, Android = Malware, e há que ter consciência disso, nenhum SO é 100% seguro mas não fica nada mal os utilizadores do Android reconhecerem que em termos de malware o iOS está muito mais protegido. Para existir malware como aconteceu foi preciso modificar um programa de programação, coisa que no Android não é preciso.

        3. Avatar de winetree
          winetree

          Portanto, usas android e vens ao post onde anunciam malware na loja chinesa da Apple e comentas ao certo o quê??
          Não, Apple não é imune a nada, o ios não é impenetrável e 100% nem está livre de bugs. Mas o ios é menos “penetrável”, tem menos malware e menos bugs que o android. São dois sistemas diferentes, desenhados com propósitos diferentes, já se disse muitas vezes “o Android foi feito para ser livre, não foi feito para…”.

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Sim, iOS é imoenetravel, mesmo o malware veio-se a descobrir que não faz nada de mais, apensas manda informações como a bateria e a rede móvel utilizado para os hackers.

      Deviam pensar que isso ia durar…

      Porque ao contrario do Android, o iOS está preparado para conter os problemas e isolar as aplicações umas das outras.

    4. Avatar de Wistfultale
      Wistfultale

      iOS – TUDO O QUE APARECE POR CÁ A APPLE DÁ CABO DO ADSUNTO COM BOM REMEDIO

      Android – SIMPLESMENTE IGNORA, QUANDO NAO IGNORA DEMORAS MIL ANOS A RECEBER UM UPDATE.

      Encarem a realidade por favor.

      1. Avatar de Prim
        Prim

        Quais são as vulnerabilidades do Android à espera há assim tanto tempo de correção?
        E qual foi a resolução da Apple para este problema de malware poder ser introduzido pelo Xcode adulterado?

    5. Avatar de Mark
      Mark

      Espera pelo Bench que ele já vem dizer que não há perigo porque isto Malware a fazer de conta e que ninguém instalou estas aplicações.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Já que estás tão lampeiro – o que é que este malware da caca fazia mesmo?

        1. Avatar de Mark
          Mark

          Nada de nadinha ainda nem percebi o porque chamar malware a isto.
          E se a Apple diz que está tudo bem quem sou eu para duvidar.

          Bom agora vou curtir o meu novo carro ecológico da VW.

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Santinho! (Diz-se quando alguém espirra).

    6. Avatar de Mota
      Mota

      Oh Woot, eu uso android mas.. há necessidade desse comentário?

  8. Avatar de Duarte Pereira
    Duarte Pereira

    Coisa que reparei foi que ontem a pagina no site PT da Apple do iPhone 6S estava inglês como tem estado desde dia 9 de Setembro, e hoje já está em Português o que indica que a venda em Portugal está próxima! <3

  9. Avatar de lima
    lima

    Acho que isto prova de uma vez por todas que a Apple e os seus sistemas são tão seguros como os outros.
    Não querendo atirar mais lenha para a fogueira, ando “apenas” à vários meses a dizer que tanto o iOS como o OSX já foram devidamente escrutinados e que o futuro irá trazer ainda mais dissabores a quem ainda acha que a Apple é melhor que os outros. A única coisa em que são realmente bons é a cobrar preços exorbitantes por coisas que têm um preço banal.

  10. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Não deixem de ler os posts (e comentários) anteriores.

    23/09 – Apple quer garantir que não se repetem os ataques à App Store
    21/09 – O que precisa de saber sobre o malware XcodeGhost do iOS
    19/09 – Alerta: Loja de Apps da Apple está a ser atacada por malware

    E o que diz a Apple sobre o assunto
    http://www.apple.com/cn/xcodeghost/#english

    1. Avatar de Prim
      Prim

      Qual foi a resolução afinal para o problema? Já não se pode usar Xcode sacado de outros sítios?

  11. Avatar de PFerreira98
    PFerreira98

    *stop eating popcorn*
    Long live Windows Phone/Mobile!
    *continues to eat popcorn*

  12. Avatar de Nuno
    Nuno

    OFF-TOPIC: O Facebook está em baixo…

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Parece que já voltou, mas está bastante lento.

  13. Avatar de Lima
    Lima

    Acho que isto prova de uma vez por todas que a Apple e os seus sistemas são tão seguros como os outros.
    Não querendo atirar mais lenha para a fogueira, ando “apenas” à vários meses a dizer que tanto o iOS como o OSX já foram devidamente escrutinados e que o futuro irá trazer ainda mais dissabores a quem ainda acha que a Apple é melhor que os outros. A única coisa em que são realmente bons é a cobrar preços exorbitantes por coisas que têm um preço banal.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Que por*a é que está história teve que ver com o iOS ou o OSX? Teve alguma coisa que ver com os sistemas operativos?

  14. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu só vejo aqui putos da creche a ver quem tem a pilinha maior.

    iOS tem falhas e é limitado (se és poweruser, nao vais usar iOS)
    Android tem falhas e é todo aberto (se és poweruser, vais usar e fazer o que queres. Também, se és poweruser percebes do assunto e tens o melhor anti virus de todos, o teu cérebro)

    agora parem de medir as pilinhas, cada um usa o que quer, cada um usa o que sabe usar. Bye flamers

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Por favor marquem este comentario no topo de todos porque ate hoje foi o unico que vi aqui que se aproveita e que disse tudo

      Uma Salva de Palmas Miguel! 😀

    2. Avatar de powerUrser
      powerUrser

      powerusers existe 1% se tanto, ou seja o android esta cheio de povo que nao precisa de 90% das tais “funcionalidades” que supostamente dá uma mais valia ao SO, que se fosse assim tao bom nao precisava de ser mexido…pelos vistos não o é que todos os fabricantes o alteram.
      se confundes poweruser com pessoa que não tem mais nada que fazer e passa a vida a volta do smartphone…é provável que tenhas razão…o IOS é simples demais para quem não tem vida. poweruser informado usa blackberry, pseudo poweruser sem vida usa android, quem nao curte android e nao tem dinheiro para IOS vai para microsoft, quem tem dinheiro vai para IOS, quem tem dinheiro e e’ do contra vai para Android de topo. como ves existe mercado para todos.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Já estás a entrar noutro assunto, dinheiro é um fator completamente diferente do que está aqui em causa.. E quando falo em poweruser falo em alguém q gosta de meter ROMs e altera-las para as suas necessidades, fazer root, instalar apps nao oficiais (com cabeça) etc etc etc. Claro que para isso não vais comprar um BQ ou outro “lowCost” q dura 3 meses fluido, se tanto. Em relação aos teus “1%”, na minha opinião estás bem engando. São bem mais que isso, basta ires ao forum XDA e arranjas um valor bem mais alto que 1% . Já agora poweruser informado usa blackberry ? Que Lel. XD pseudo poweruser sem vida usa android ? Que outro grande Lel … mas pronto, opiniões! i accept yours.

      2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        O problema é mais os “powerchatos”. Não dão uma para a caixa.

        1. Avatar de Mark
          Mark

          Isto vindo do maior envagelista da Apple conhecido por estas bandas.

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Importas-te de encontrar um comentário meu a dizer mal dos “Android user”, insinuar que são estúpidos ou que os que têm iPhone é que são espertos? Ataco o Android por questões de segurança ou por ser a “casa da sogra”.

            Outra coisa é a tradicional oferta de um saco de caganitas – mas é individual e concreta, antecedida dos iSheeps.

            Dou-me lindamente com o pessoal que tem Android. Até cheguei a recomendar a uma pessoa, pitosga, que comprasse um – com um ecrã bem grande. Isto antes de haver o iPhone 6+ (mas recomendava o mesmo se visse que ia torrar bastante dinheiro no 6+ sem proveito, porque só queria telefonar e ler os SMS no ecrã).

          2. Avatar de Mark
            Mark

            O facto de te queixares do Android é normal porque tem falhas como tem todos os outros sistemas e a maioria das pessoas admite isso. Eu já trabalhei com todos os sistemas sei reconhecer o bom e o menos bom de todos.
            Adoro Apple mas para coisas especificas, noutras deixa muito a desejar e ao contrario daquilo que defendes nao é uma empresa perfeita, e está muito longe disso, como conheces a historia sabes isso melhor que ninguem. Eu ainda sou do tempo em que os desktops da Apple conseguiam ser 3/4 vezes mais rápidos que qualquer PC, se falares em G3 ou MAC OS 8 a maior dos fans nao sabe o que é e aquilo eram máquinas que punham os PC’s a um canto. OSX? Devo ter sido das primeiras pessoas a utilizar, aquele G4 até deitava fumo 😀

            Mas uma coisa é gostar de uma marca, outra coisa é fanatismo extremo que está ao nivel da religiao e isso chateia. Lembra-te que todas as empresas sao muito boas e correctas até ao dia e podes ter 1 desilusão. Ainda esta semana tivemos o exemplo da VW que é um dos maiores fabricantes do mundo

            E posso deixar 2 conselhos:
            1 – Deverias apreender alguma coisa de Tecnologia, que Apple é somente uma ínfima parte de tudo o que anda por ai.
            2 – Tenta descobrir o que quer significa Technology Evangelist (Existe da Apple também) porque é uma profissão real e muito bem paga por sinal, está longe de ser uma ofensa e é considerado uma profissão de prestigio

      3. Avatar de David.pt
        David.pt

        Mão é preciso ter muito dinheiro para comprar um iPhone. Tenho visto muita gente a fazer créditos

      4. Avatar de Mark
        Mark

        Podes ter razão ou não, mas o que eu vejo é que o pessoal com mais conhecimentos na área normalmente utiliza Android não digo que façam bem ou mal é simplesmente o que reparo.
        Por exemplo na empresa em que trabalho somente os gestores e comerciais utilizam iPhone os Developers utilizam Android e não é por falta de dinheiro (alguns ganham o suficiente para comprar 2 iPhones por semana). Já tenho ido a outras empresas e reparo que a tendência é a mesma, excepto agências de comunicação ou de design em que só entram mas isso á 15 anos atrás já era assim.

        É tudo uma questão de escolha mas o utilizador comum vai pelo o que os amigos falam ou pelo que dá mais status, não é nada diferente de só comprar roupa de marca ou carro da marca X que depois vai-se a ver e é tudo o mesmo.

  15. Avatar de Ruben
    Ruben

    Só pelos nomes nunca iria instalar…

  16. Avatar de Cesar
    Cesar

    +2 (eu e minha pilinha concordamos contigo 100%). Bravo!

  17. Avatar de David.pt
    David.pt

    Realmente era isto que faltava ap Android. E tenho pena porque as apps disponíveis no Android são mais úteis e menos fúteis

  18. Avatar de VC
    VC

    Não são 25 apps, já vai em mais de 4000 e até já se fala na CIA por trás disso… http://thehackernews.com/2015/09/ios-malware-cyber-attack.html