Apple retirou aplicações de VPN da App Store chinesa

14 Comentários

As políticas de controlo de acesso à Internet na China são muito restritivas e procuram sempre evitar o acesso à informação de fora do país. A última medida proibia a utilização de VPNs, tendo agora a Apple dado um passo para implementar essa solução, removendo as apps de VPN da versão chinesa da App Store.

VPN China

O governo chinês tinha recentemente dado ordens aos ISPs do país e a várias empresas para banirem a utilização de VPN, limitando assim o acesso à informação e controlando-a.

Essa ordem deverá ter sido implementada de imediato, mas abria a porta a outras medidas que necessitavam de ser aplicadas. Esse passo foi agora dado, com a Apple a remover essas aplicações da sua loja no território chinês.


Sabe o que é uma VPN?


Esta situação está a ser comunicada aos criadores das aplicações, alertando-os para a necessidade de cumprir as regras da Apple, que impedem a presença de apps que vão contra as diretivas locais de cada país.

Mensagem VPN Apple

Claro que esta medida não está a ser bem recebida pelas empresas que disponibilizam este serviço, acusando a empresa de dar suporte aos agentes de censura chinesa e bloqueando o acesso à liberdade de expressão. A Apple até agora não reagiu a esta acusação e nem apresentou qualquer informação sobre a medida tomada.

Não existe para já informações sobre se este passo foi também tomado no Android, uma vez que a loja de aplicações da Google não tem presença no território chinês.

Este é mais um passo que vem reforçar a posição do governo chinês e permitir o controlo do acesso à Internet. Por seu lado, a Apple parece apenas estar a limitar-se a cumprir as leis impostas pelo governo chinês, evitando assim outras sanções previstas.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ACS
    ACS

    E é se quer vender iphones lá.

  2. Avatar de Arkan
    Arkan

    apple, facebook, e outras é so o governo pedir que abrem as pernas!

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Pronto, lá vêm os “espertinhos” aplicar isto para coisas que não têm nada a ver.

      Neste caso, é claro, e tanto a Apple tirasse ou não, as VPN estão a ser cortadas directamente pelos chineses, por isso, atira os foguetes e vai apanhar.

      1. Avatar de Toni da adega
        Toni da adega

        Pronto, lá vêm os espertinhos a inventar desculpas a todo o custo.
        As Apps foram retiradas porque o governo chinês assim o quis. Perder o mercado chinês não dava muito jeito para a Apple

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Se as autoridades chinesas criaram a lei, como é que querias que a Apple mantivesse as aplicações?

          1. Avatar de Toni da adega
            Toni da adega

            Pois isso é óbvio. As Apps foram retiradas a pedido das autoridades chinesas, mas existe sempre alguém que inventa desculpas.

            O mesmo acontece com qualquer outra empresa, basta ver o que aconteceu com a MS e Google.

          2. Avatar de Bruno
            Bruno

            @ Toni, as apps foram retiradas porque há legislação chinesa que regula as VPNs, não é um mero pedido!

    2. Avatar de Joel Reis
      Joel Reis

      Olha que não, a Apple não prejudica os seus clientes por governo nenhum 😀

      1. Avatar de carlos fernandes
        carlos fernandes

        🙂

      2. Avatar de Napoleon Bonaparte
        Napoleon Bonaparte

        Santa ignorância, Joel!
        O objetivo da Apple é o lucro. Não os direitos humanos.
        Jamais poriam em jogo o acesso ao primeiro mercado mundial, porque o negócio deles é outro.
        Acorda para a realidade, rapaz,!

        1. Avatar de Joel Reis
          Joel Reis

          A sério?! 😎

  3. Avatar de cabecinha pensadora
    cabecinha pensadora

    o que é uma VPN algum partido politico?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Já la tens um link no artigo. abr

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    Estado fascista. E todos lhes compramos ou vendemos. Vão ser um grande país imperialista, só que ao contrário dos USA, sem voz ao direitos humanos.