Apple remove o slot SIM do novo iPad Pro e Air

40 Comentários

Este movimento de acabar com a “porta e gaveta” para o cartão de comunicações, o cartão SIM, começou ano passado com a remoção deste componente físico dos iPhones comercializados nos EUA. Em Portugal, apesar de já podermos comprar e instalar vários eSIM (desde há alguns anos) nos equipamentos, a Apple ainda não retirou essa hipótese. Contudo, a empresa de Cupertino removeu o slot SIM do novo iPad Pro e Air. Será um indicador para o novo iPhone 16 global?

Imagem iPad Pro com slot SIM


eSIM em todos os equipamentos da Apple?

O apontamento da introdução poderá de facto fazer sentido. Os mercados evoluem, mas operadoras já tiveram tempo de se adaptar e os novos equipamentos da Apple de 2024 poderão já não trazer o “velho” slot de SIM.

Ontem, durante o seu evento “Let Loose”, a Apple anunciou os novos modelos iPad Pro e iPad Air, introduzindo algumas significativas alterações relativamente às versões anteriores, apesar de não terem destacado esses “pormenores” que podem ser pormaiores!

Uma das diferenças mais significativas prende-se com o desaparecimento da ranhura física para o cartão SIM. Nos anteriores modelos celulares do iPad Air e Pro, existia uma ranhura dedicada aos cartões SIM físicos. Agora, nos novos dispositivos, esta ranhura foi completamente removida. De facto, todos os modelos Cellular dependem exclusivamente da tecnologia eSIM.

Este é um pormenor aparentemente pequeno, mas crucial para quem está a pensar em atualizar o seu iPad mantendo o plano de dados do telemóvel.

A Apple ainda não deu razões oficiais para a remoção da ranhura SIM, mas pode ser uma escolha de design para tornar os dispositivos mais finos e leves, ou uma necessidade ditada pela integração de novos componentes de hardware que, de outra forma, comprometeriam a espessura dos novos iPads.

De qualquer forma, esta mudança coloca os mais recentes iPads em linha com os recentes iPhones, que abandonaram a ranhura SIM já em 2022 com o lançamento do iPhone 14 (nos EUA). A adoção do eSIM poderá trazer várias vantagens, como uma maior resistência à água e ao pó.

 

Leia também:

Let Loose: Recorde tudo o que a Apple apresentou no seu último evento

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mestre Interespacial
    Mestre Interespacial

    Só uma pergunta. Todas as operadoras de telecomunicações em Portugal fornecem(salvo seja) o eSIM aos seus clientes ??

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, já há alguns anos. Em Portugal não estamos atrasados nesse sentido, há outros que estamos, por exemplo, roaming no eSIM do Apple Watch.

      1. Avatar de Mestre Interespacial
        Mestre Interespacial

        Olhe, não sabia, Vítor Martins. Até tinha a ideia de que a MEO era a única que podia fornecer esse serviço.

        1. Avatar de Tiago Ferreira
          Tiago Ferreira

          Estás redondamente enganado. A MEO foi a última operadora a disponibilizar o eSIM. A primeira operadora foi a NOS tanto no eSIM para iPhones como também a primeira operadora a disponibilizar para o Apple Wacth. A Vodafone veio a seguir, mas infelizmente só 1 ano e alguns meses mais tarde é que disponibilizou para o Apple Watch. A MEO disponibilizou para os iPhones quase ao mesmo tempo que a Vodafone, mas infelizmente só à uns meses é que disponibilizou o eSIM para o Apple Watch. Resumidamente a MEO é um atraso de vida!

  2. Avatar de Sito
    Sito

    E onde se insere? Tem uma outra ranhura?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Abres a ranhura em Settings > Cellular > SIMs

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    A apple e uma vergonha, portugal nem esim tem

    1. Avatar de João Silva
      João Silva

      Oh sorte…”Portugal nem esim tem….” Porque as pessoas continuam a mandar bitaites sem sequer se informarem….por isso é que o País está como está…

      1. Avatar de Antonio Ferreira
        Antonio Ferreira

        porque as pessoas são aSim, para dizer mal querem ser sempre as primeiras, então se é o símbolo da mação, antes do PPLWare lançar o artigo, já estão a fazer refresh no browser para serem as primeiras a dizer mal.

      2. Avatar de Luis
        Luis

        nem o apple watch tem esim em Portugal

        1. Avatar de Antonio Ferreira
          Antonio Ferreira

          como não tem ? eu tenho o ultra com eSim da MEO e estou em Portugal

        2. Avatar de Ruben
          Ruben

          Mentira. Não são tens a versão celular. Como uso e-sim exclusivo desde o iPhone 12 Pro

          1. Avatar de Antonio Ferreira
            Antonio Ferreira

            Mentira ? deves ter batido com a cabeça em algum lado.

            https://conteudos.meo.pt/meo/Documentos/Ajuda-Suporte/ESIM_equipamentos-compativeis.pdf

            Procura em acessórios da Apple e vais encontrar vários iWatch como eles chamam, inclusivamente o meu, iWatch Ultra 49mm

            PS: é feio chamar os outros de mentirosos quando não se sabe o que se esta a falar.

          2. Avatar de Factos
            Factos

            Em portugal o esim nao funciona no apple watch, n inventem fanboys

          3. Avatar de Antonio Ferreira
            Antonio Ferreira

            Esqueci-me: o serviço da MEO chama-se OneNumber

          4. Avatar de Antonio Ferreira
            Antonio Ferreira

            e ainda:

            “O smartwatch a emparelhar para usar com o serviço OneNumber deverá ser um modelo comercializado na Europa. Os adquiridos nos EUA não são compatíveis.​”

            Info da MEO

          5. Avatar de Antonio Ferreira
            Antonio Ferreira

            @Factos, indepedentemente da minha experiencia na qual não queres acreditar, estas a dizer que a informação que a MEO tem no seu site é publicidade enganosa ? isso é grave, vou já fazer queixa á DECO (ironia). É tramado ser iHater.

  4. Avatar de Filipe
    Filipe

    A nowo nao suporta e-sim…. por isso nao sao todas a operadoras.

  5. Avatar de Luís
    Luís

    A minha pergunta é a seguinte? Se removerem o slot SIM dos iphones, como vou poder usar um iPhone e um Apple watch versão LTE em modo e-SIM??? Não entendo porque em Portugal para usares um Apple watch cellular, no iPhone tens que usar o cartão SIM físico..outra limitação???Como funciona no USA?

    1. Avatar de Ruben
      Ruben

      Podes ter um e-sim gémeo. Não existe nenhuma limitação

      1. Avatar de Luís Luís
        Luís Luís

        Nas operadoras portuguesas segundo me informaram não podes ter um e-SIM no watch nem no telemóvel a funcionar ao mesmo tempo com o mesmo número. E-SIM gémeo?? Não entendi…

        1. Avatar de Ruben
          Ruben

          A Vodafone permite ter os dois em paralelo.

          1. Avatar de Luís Luís
            Luís Luís

            Como assim a Vodafone permite ter e-SIM no Apple watch e iPhone com partilha do mesmo número é isso?

        2. Avatar de Antonio Ferreira
          Antonio Ferreira

          MEO também, o tarifário que tens no telefone é partilhado com o watch

          1. Avatar de Luís Luís
            Luís Luís

            Mas na meo tenho um cartão SIM fisco no iPhone e o serviço onenumber. Mas eu queria era acabar com o cartão SIM físico e adicionar o e-SIM ao iPhone e ao mesmo tempo usar no watch cellular. Portanto, usar o mesmo número sem cartões físicos. Não sei se me fiz entender. A meo respondeu me que isso não é possível…acho estranho

          2. Avatar de Antonio Ferreira
            Antonio Ferreira

            @Luis Luis, no meu caso tenho SIM no telefone e eSim no watch, nunca me ocorreu colocar também no telefone um eSim, pelo que não sei responder a essa duvida.

  6. Avatar de MLopes
    MLopes

    espero que a moda não passe para os ihpones.
    o mundo não é só a europa e os eua e há muitos países onde o esim não é uma alternativa porque as operadoras locais apenas disponibilizam cartões físicos. seria complicado para quem viaja só ter esim disponível ou então teria que se contentar com planos esim tipo os da airalo o que é limitativo em termos de comunicações locais já que nem todas as pessoas/empresas locais disponibilizam comunicações via apps

    1. Avatar de Luis
      Luis

      se vais para africa compras um 3310 e esta feito…tb n ha internet por la logo para que queres o smartphone?

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        não vais a áfrica há mais de 20 anos presumo..

    2. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Desde que surgiram e-sim, nunca mais necessitei de comprar SIM local em viagem fora da EU.

      Compro um eSIM de viagem online, o que não faltam são ofertas. Em geral muito mais baratas que as operadoras locais.

      E não tens que fornecer dados e documentos de identificação pessoal às operadoras locais.

      Com a vantagem de poder adquirir o eSIM antecipadamente. Tendo assim acesso à internet assim que aterro no aeroporto, o que geralmente dá jeito se tiver que usar transportes como Uber (caso o transporte público local seja inadequado)

      SIMs físicos para viagem são coisas do passado.

      https://esimdb.com/portugal

    3. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Para completar a resposta anterior, é verdade que muitos desses planos não oferecem voz. Mas cada vez existem mais planos com essa opção.

      Acho que uma das razões é mesmo evitar abusos, em que pessoas podem facilmente comprar um eSIM para efetuar chamadas fraudulentas.

      No meu caso é muito raro de necessitar de voz em viagem. Visto WhatsApp/Facetime cobrirem essa necessidade

    4. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      claramente não viajas, o que não falta são soluções de eSIM internacionais com dados em todos os países que possas considerar (talvez não na Coreia do Norte).
      e podes activar no conforto do teu lar antes da viagem, isso de comprar SIMs locais é muito anos 2000.

  7. Avatar de Aves
    Aves

    O eSIM é mais flexível para quem viaja fora da zona de roaming do operador. Fui agora a um dos países das Caraíbas e a MEO, que não tem roaming no país “caçou-me”. Pouco depois de aterrar recebo um SMS da MEO:
    “Desejamos-lhe uma boa estadia! Preços tarifa BASE em EUR: ligar p/ Portugal e país onde se encontra 5,82/min.; receber 3,15/min; dados 1,20/100KB; SMS 1,45/SMS; SMS recebidos gratis; 1,86 MMS (…)” E, praticamente, sem eu dar por isso, instalou-me um eSIM, de uma empresa italiana. Não cheguei a usar. Digo isto para quem quem for para países fora do roaming habitual da operadora faz bem em a contactar para perceber.
    Eu usei um um eSIM, só de dados, da Airlo (há outras) – que se compra fora do país e se ativa quando se chega ao país. Convém ativar quando se tem uma boa rede Wi-Fi, que há de ser a do hotel – mas atenção que às vezes o Wi-Fi só é bom na zona da receção e não convém interromper o processo de ativação.

    1. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      cum caraças, 1,20€ por cada bloco de 100kb, xissa.

    2. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Podes instalar o eSIM antes de chegares ao destino. Eu faço isso com Airalo e outros.

      O plano só fica ativo quando o telemóvel se ligar à rede no país de destino, não quando o eSIM é instalado. Geralmente tens isso escrito nas FAQ do serviço.

      Assim tens a vantagem de ter acesso a dados assim que chegas ao aeroporto.

  8. Avatar de Aves
    Aves

    Já agora, para mudar de SIM para e-SIM.
    Em tempos que já lá vão, os telemóveis guardavam contactos no cartão SIM. Por causa disso, fui mudando do SIM para microSIM, e para nanoSIM mantendo o que lá estava, que não sabia ao certo o que era. Então, para passar do SIM para o eSIM.
    – É prudente fazer um backup do SIM. Isto traduz-se em bastantes contactos duplicados no smartphone, que é preciso eliminar, mas não passa disso
    – Contactar o serviço de apoios ao cliente do operador, que vai enviar um mail com um código QR, que vai ser preciso ler e dar esses dados ao operador, para ativar o eSIM. E não é preciso mais nada, é gratuito.
    Estou convencido que, agora, é assim no iPhone e no Android, qualquer que seja o operador.

  9. Avatar de JSLindo
    JSLindo

    Boas

    Uma pergunta.
    Para se ter um eSIM é necessario o Movel estar apto a nivel de chip para tal.
    Se não existir o tal chip que permita o eSIM, nada feito.
    Correcto ??