Afinal a Apple regista as chamadas dos seus utilizadores no iCloud

44 Comentários

Os problemas de privacidade têm estado na ordem do dia. Cada vez mais os utilizadores querem garantir que os seus dados estão protegidos e que não são partilhados.

A Apple sempre garantiu que a segurança dos seus utilizadores estava em primeiro lugar e que não os recolhia, mas foi descoberto que afinal os registos de chamadas estão a ser enviados para o iCloud, sendo guardados por vários meses.

Apple iPhone Chamadas iCloud

Ainda não existe muita informação sobre a forma como a Apple está a enviar os dados das chamadas dos seus utilizadores para o iCloud, mas existe a certeza de que estes estão a ser guardados. Quem tem o iCloud Drive activado está sujeito a esta situação que ninguém sabia.

Quem descobriu que a Apple está a enviar estes dados foi a empresa russa Elcomsoft, que agora tem disponível uma aplicação que permite aos utilizadores descarregarem os registos de chamadas, mostrando assim que estes estão acessíveis aos utilizadores.

Este é considerado um problema grande, dado que esta recolha não está declarada em qualquer documento da Apple e nem é comunicada aos utilizadores, que pensam que esses dados nunca saem dos seus dispositivos. Do que se sabe esta sincronização existe desde o iOS 8.2, lançado em Março de 2015.

https://twitter.com/reneritchie/status/799254411264540673

A razão da recolha dos dados das chamadas pela Apple

A Apple já veio a público reconhecer que efectivamente faz essa recolha das chamadas dos utilizadores, mas também explicou a razão pela qual o faz. Segundo a empresa, é com recursos a essa informação que permite que os registos de chamadas sejam partilhados pelos diferentes equipamentos.

Para além disto, a empresa recordou que os utilizadores podem facilmente desabilitar esta recolha de informação, bastando para isso que desactivem o iCloud nos seus equipamentos. A Apple lembrou ainda que quem pretender manter a sincronização deve optar por passwords fortes e recorrer à autenticação de dois factores.

Apple iPhone Chamadas iCloud

A questão, muito para além do facto da Apple recolher informação sem o deixa explicito, é a forma como esta pode ser acedida. Casos recentes mostraram ser simples aceder às contas iCloud dos utilizadores, apenas com recurso a alguma engenharia social, o que mostra a facilidade com que se pode aceder a esses dados.

A Apple, entretanto, já actualizou as suas páginas para indicar que recolhe esta informação, mas isso não a iliba de ter estado a omitir informações importantes sobre os dados os utilizadores e o que faz com eles.

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rlllface
    Rlllface

    Security by obscurity. Depois vão para conferências dizer que se preocupam muito com os dados das pessoas e que fica tudos nos dispositivos ao contrario das outras companhias.

  2. Avatar de Pirata
    Pirata

    ‘chinesisses’…

  3. Avatar de Kekes
    Kekes

    Mentira, a Apple é super honesta, isto é tudo falso, uma notícia para destabilizar o sono aos iSheeps.

    1. Avatar de John Costa
      John Costa

      Que comentário construtivo…
      Em noticias da Apple, estás sempre presente para atacar. É curioso…

      1. Avatar de DelScipio
        DelScipio

        Algo completamente falso, eu ainda a pouco gostei da ideia da Apple por o Touch Bar nos Mac, que apesar de ter os seus problemas noutras areas concordo absulutamente con a sua utilizaação. Tambem não estou totalmente contra o USB C, apenas acho que a transição foi demasiado brusca e que uma saida de video e uma normal seria o ideal principalmente sendo um producto para “profissionais”, todos sabemos que num producto “Pro” é necessario suporte legacy.

        Agora neste tema não há nada mais que dizer a não ser isto, pois o facto é que a Apple mente constantemente e ainda a pouco tempo tive uma discussão por aqui, em que eu afirmava que uma coisa era o que as empresas (no geral) dizem que fazem, outra coisa é o que fazem. Muitos iSheeps atacaram-me a dizer que eu estava a inventar coisas e que a Apple era super honesta, estava tudo bem explicado, que a Google e a Microsoft é que espiavam, que a Apple não vende informações.

        A Apple faz o mesmo que as outras, e neste caso sabemos que mentiu.

        Estou curioso agora pela tua opinião sobre este tema.

        1. Avatar de DelScipio
          DelScipio

          Porra para o autofiller no computador, usei outros dados no computador diferentes do telemovel 😀

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Tu usas o sistema operativo mais usado no mundo e os outros é que são “sheeps”? 🙂

      1. Avatar de APereira
        APereira

        Toma lá o meu Like Paulo!

      2. Avatar de Rlllface
        Rlllface

        A diferença é que apesar de ser o sistema operativo mais usado se não tivesses umas palas feitas de maçãs saberia que há uma enorme variedade de forks do mesmo que dão experiências diferentes e além disso tens a possibilidade de modificar inúmeros aspectos no sistema para o tornar diferente ao contrario do que usas que é apenas igual aos outros todos.

      3. Avatar de Pedro
        Pedro

        Sou homem, uso calças tal como a maioria, também sou “sheep”? Ou será que teria de usar saias para não o ser?

  4. Avatar de Rui
    Rui

    A NSA manda a Apple obdece!

    1. Avatar de Raquel
      Raquel

      A apple admite o problema, e culpa o utilizador mais uma vez, e o utilizador tem que pagar.

  5. Avatar de Marco
    Marco

    va digam todos, são todos iguais.
    Google grava(va) conversas e sms
    Apple tem um log
    Chineses tem log

    1. Avatar de Não Interessa
      Não Interessa

      Para mim gravar os dados é o menos, mentir sobre o assunto é que era de evitar, já que assim estão a quebrar a confiança dos utilizadores (pelo menos daqueles que ainda têm neurónios que não são controlados pela apple).

  6. Avatar de André
    André

    Quem não quer basta desactivar o iCloud.
    As pessoas querem chegar ao Ipad e ter lá todo o histórico mas não querem enviar os dados para a cloud??
    Ainda pensam que os telemóveis são uma magia negra que conectam uns com os outros por magia

  7. Avatar de Manuel
    Manuel

    Vindo da apple não é invasão de privacidade… é funcionalidade:-D

  8. Avatar de Alberto
    Alberto

    Um extra sem pagar??? TOP

  9. Avatar de Catarino
    Catarino

    Como se as operadoras não fizessem o mesmo.

  10. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Ouuuuuutchhhhhh…
    Onde andam os iPhãs agora?!

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Estou aqui. Diz lá 🙂 Queres que eu te dê exemplos de como a Google e a Microsoft recolhem info do utilizador?

      1. Avatar de Rlllface
        Rlllface

        Quero e que me vás buscar os comentários autistas em que dizias que a Apple não o fazia.

      2. Avatar de Raquel
        Raquel

        Paulo, na Google e microsoft sabe se que fazem isso. O problema está na Apple, que não refere em nenhum lado que o faz e é descoberta desta maneira, não te deixa intrigado? Que mais será que ela não disse e faz?
        No entanto, esta tudo encriptado não há razão para alarme.

      3. Avatar de Março B.
        Março B.

        Não é pelos outros fazerem que a Apple torna se mais aceitável, ainda para mais depois de dizer que se preocupam com a privacidade do utilizador. Acho no mínimo irónico…

  11. Avatar de alkapone
    alkapone

    Mas isto tem algum segredo? Então se no Ipad aparece o histórico das chamadas, que outra forma teríamos essa informação se o Iphone não envia-se para o icloud esse histórico? O melhor é acrescentar na noticia que ele também envia os sms, as notas e o calendário. Não esquecer que nesta magia negra também podemos iniciar um trabalho num dispositivo e continuar noutro, cuidado que a Apple pode estar a ficar com os trabalhos dos seus clientes.

    1. Avatar de Tropa Todos
      Tropa Todos

      …se não enviasse! Isto, em português…

      1. Avatar de alkapone
        alkapone

        Fiquei esclarecido. abc

  12. Avatar de V.T.
    V.T.

    Que a Apple fazia isto, pela logica de partilhar em vários aparelhos, só podia, agora o grave da situação é que esta escondia a situação! Ou seja mentia…

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Escondia? Há anos que eu vejo os logs do meu iPhone no iPad e no MacBook Pro. Agora é que se apercebem disso?

  13. Avatar de Pedro Antunes
    Pedro Antunes

    E a icloud todos os anos é “pirateada”. Obrigado Apple por tornares este mundo mais seguro.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Dá-me um exemplo de um ataque em que o iCloud foi pirateado

  14. Avatar de Nitroglycérine
    Nitroglycérine

    Tiro o meu chapéu à Pplware por ter publicado esta informação! Afinal, não são assim tão pró-apple como alguns frequentadores/comentadores do blog afirmam reiteradamente…

  15. Avatar de Nitroglycérine
    Nitroglycérine

    Tiro o meu chapéu à Pplware por ter publicado esta informação! Afinal, não são pró-apple ao nível do que alguns frequentadores/comentadores do blog por aqui afirmam reiteradamente…

    1. Avatar de Vítor M.

      Claro que não, isso nem se poe em dúvida. Se reparares temos dado conta de praticamente todas as falhas. Mas não só da Apple, mas sim dos mais preponderantes fabricantes e sabes porque? Porque dessa forma, além de protegermos os nossos leitores, obrigamos (todos juntos) as marcas a serem melhores. Obrigamos as marcas a respeitarem mais o cliente.

      Os que apenas olham para a Apple reiteradamente, bom… disseste tudo.

      1. Avatar de Rlllface
        Rlllface

        Ainda estou a espera da notícia que o iPhone pegou fogo a um carro mas parece que só quando são outras marcas e que se faz notícia.

  16. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Nada de novo. A siri também envia tudo que se diz para os servidores da Apple.

  17. Avatar de iSad
    iSad

    Who cares enquanto nao desaparecer fundos da minha conta bancaria podem ter o historico do que quiserem mesmo na china por isso nao perco o sono.

  18. Avatar de liberal da cerca
    liberal da cerca

    Deixem-se de tretas! É óbvio que isto é uma questão e ecossistema… se queremos ter toda a informação em todo o lado e em todos os equipamentos, ela terá que fluir de alguma forma. Têm medo que apanhem o telefone para a sogra, desliguem o iCould… usem um nokia 3330!
    Os fans do Android quando têm um equipamento novo e sincronizam dados… donde é que eles vêm? do Céu?!!!

    Valha-me Deus minha nossa senhora… é cada notícia!

  19. Avatar de LG
    LG

    “Afinal a Apple regista as chamadas dos seus utilizadores no iCloud”
    “Afinal Apple partilhou dados dos clientes com o governo dos EU”
    “Afinal a Apple não vai criar um carro, está só a recolher informação”
    “Afinal a Apple partilha dados do iMessage com a Polícia”
    “Afinal é simples limpar a password do firmware da EFI num Apple”
    “Afinal as apps da Apple não são mesmo removidas do iOS 10”
    “Afinal o novo iPhone 7 também está a explodir”
    “Afinal a Apple ainda não resolveu o bug RootPipe no OSX 10.10.3”
    “Afinal a segurança do Apple Watch não é assim tão elevada”
    “iOS afinal deixa instalar malware em dispositivos sem jailbreak”

    É o que da propagandas falsas pelo mundo…