Apple vai recolher dados biométricos de acessos não autorizados

39 Comentários

A segurança dos equipamentos tem várias frentes que necessitam de atenção. Para além dos ataques que existem via Internet, os próprios ataques físicos devem ser tomados em conta.

Uma nova patente da Apple mostra que a empresa quer passar a identificar estes atacantes e para isso irá recolher os dados de quem tenta aceder aos equipamentos de forma não autorizada.

Apple Touch ID

A Apple sempre teve preocupações acrescidas sobre a segurança dos utilizadores e dos seus equipamentos. O Find My Phone ou a encriptação de dados que aplica no iPhone e iPad são apenas dois exemplos de sucesso que tem, no meio de muitas outras técnicas e serviços que usa.

Mas a Apple quer ir ainda mais longe e prepara-se para recolher informação sobre as tentativas de acesso não autorizado aos seus equipamentos. A patente apresentada agora descreve, de forma detalhada, vários cenários em que esta recolha poderá ser feita e vários tipos de dados que podem ser recolhidos.

Como será usado o sistema da Apple?

Tudo será iniciado com a detecção de tentativas de acesso não autorizado a um equipamento, altura em que o Touch ID e a câmara são usados, recolhendo a impressão digital e a fotografia de quem o está a tentar usar. Vários outros sensores podem ser usados, sendo também possível recolher áudio, a localização, a velocidade de deslocamento e dados de muitos outros sensores.

Patente Apple

Para onde vão os dados recolhidos pela Apple?

A patente apresentada descreve vários cenários possíveis, mas o destino dos dados deverá ser um de dois. Ou são armazenados no equipamento até este ser recuperado ou são enviados para um servidor central.

Este segundo cenário pode também ele mostrar duas opções distintas. Ou os dados são também simplesmente armazenado ou são enviados para as autoridades, para que possam depois ser usados como prova, em caso de necessidade.

A Apple apresenta uma última hipótese, em que esses dados são validados contra uma base de dados de utilizadores autorizados, o que levará a que nesse caso sejam eliminados.

Apple

A patente da Apple parece ser o processo ideal para reforço de segurança, sem que os atacantes saibam que estão a ser vigiados, sendo simples de implementar e complementando algumas ofertas que actualmente já existem. A Apple tem a vantagem de ter acesso directo ao leitor de impressões digitais, conseguindo informação úhica sobre o atacante.

Há, no entanto, um problema legal que deverá ser tratado e resolvido antes desta inovação ser lançada. A recolha de dados biométricos irá levantar questões de privacidade que podem ser difíceis de contornar.

Mesmo que não implemente este sistema, algo que várias vezes acontece, a ideia é por si só muito interessante, levando a identificação de potenciais atacantes e novos patamares.

USPTO

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Njss
    Njss

    ou seja: A Apple vai recolher dados biométricos de acesso.

    O dono do telemóvel pode usar o dedo errado ou falhar a autenticação 😀
    https://img.ifcdn.com/images/0cfe73003afe824c3473f8d0f6097e6bd7e4e1b39356a8f891f037145523795d_1.jpg

    1. Avatar de Gonçalo Damas
      Gonçalo Damas

      A CIA já as tem… Precisas das impressões digitais para o Cartão de Cidadão…
      E este é só um exemplo.

      1. Avatar de Njss
        Njss

        Precisas para o cartão do cidadão porque é o que te “identifica como sendo aquele cidadão”, sem isso não “existes”, sendo privada até cometeres um crime.
        Outra coisa e dares a tua impressão digital (identidade) a uma empresa privada que pode por exemplo vende-la, pode ser roubada, e por ai fora…

        1. Avatar de r41m31
          r41m31

          Nem mais, é como ires a um restaurante e pelas impressões digitais, saliva, dados de facturação e multibanco, etc, ficarem com um “cadastro” teu sem autorização…

          1. Avatar de Gama
            Gama

            Onde é que isto já vai, com uma notícia sobre uma patente para um sistema de controlo de acessos indevidos definido pelo proprietário do aparelho.

    2. Avatar de PilotEyes737
      PilotEyes737

      Mesmo acontece com a Samsung ou outras marcas (que por sua vez são companhias em quem não nos podemos fiar). :*

    3. Avatar de Gama
      Gama

      Patente, não é política de empresa. Pelo o que é dito na patente a recolha só se inicia caso receba instruções do dono por outro dispositivo.

  2. Avatar de Eu mesmo
    Eu mesmo

    “A Apple apresenta uma última hipótese, em que esses dados são validados contra uma base de dados de utilizadores autorizados, o que levará a que nesse caso sejam eliminados.”

    Quererá dizer que caso se consiga pôr a impressão digital nesta base de dados não problema?
    Ou seja um hacker rouba um iPhone, de alguma forma consegue introduzir a sua impressão digital na base de dados, e depois pode tentar à vontade entrar no iPhone.
    Quem diz hacker diz NSA, FBI e por aí

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Acho que não entendeste essa parte… ou então eu é que não, se utilizadores autorizados, ou seja ao iPhone do qual é dono.. senão qualquer impressão digital desbloqueava qualquer iPhone existente

      1. Avatar de Eu Mesmo
        Eu Mesmo

        Tu é que não deves ter percebido o que eu disse…
        Eu falei em hackear a BD e pores lá a tua impressão digital, a partir daí passas a ser legitimo utilizador ; )

        1. Avatar de Gama
          Gama

          Essa é uma ideia que o texto parece dar, mas não é isso que está descrito na patente. A patente fala numa comparação com uma possível base de dados de pessoas conhecidas (não pessoas autorizadas), para identificar quem fez um acesso não autorizado, não serviria para autorizar a tentativa de acesso.

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Impressão digital? Isso é tão 2014…

  4. Avatar de suka blyat
    suka blyat

    É isto que chamo de controlo das massas! Suka Blyat

  5. Avatar de Bruno Cavaco
    Bruno Cavaco

    Uma vergonha, eu que sou um gajo tech e conhecido como o informático pois sei mexer em ipads e iphones assim como office e ate instalar programas de torrents acho isto pouco louvável pois prezo muito a segurança. Uso sempre passwords gravadas no chrome e apesar de ser um grande informático e um grande valor desta sociedade apareço mesmo em revistas de moda e sinto que o futuro da apple esta a mudar para pior…basta ver o galaxy note 7 o melhor e mais bonito tlm já alguma vez feito. Obrigado Samsung, boas compras. #buysamsung #samsungfashion #samsungnote7

    1. Avatar de eu.mesmo
      eu.mesmo

      “…pois prezo muito a segurança. Uso sempre passwords gravadas no chrome…”

      Say What????

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Como vai ser na europa nomeadamente portugal???
    A legislação actual de proteção de dados prevê este tipo de recolha de dados?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Isto não vai para a frente na Europa(espero eu)…
      É tudo muito bonito poder identificar a impresao digital e a foto do ladrão.
      Mas também é uma porta aberta depois para o uso abusivo da legislação.

    2. Avatar de Gama
      Gama

      É uma patente, não te está a dizer o que a Apple está a planear fazer.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Gama, então crias uma patente para que ???
        So porque te deu na telha??
        No caso da apple deve ser para ver se ganha uma massas no futuro, eles patenteiam quade tudo, ate ao cúmulo do ridículo, por isso vou dar te razão parcial XD

        1. Avatar de Gama
          Gama

          Tanta patente que existe que não leva a nada ou que só é parcialmente usada, em quase todas estas empresas.
          As patentes não têm que pensar como integrar com todas as políticas das empresas, isso fica para quem tiver que decidir o rumo dos produtos.
          Uma patente deste género pensa em possíveis soluções para problemas, neste caso identificação de acessos indevidos que possa proteger melhor o que está guardado no aparelho, recuperação de aparelho ou identificação de quem roubou, com vários caminhos possíveis.
          É uma patente que segue outras da Apple sobre o mesmo tema já com mais de 6 anos e que também não são usadas, funcionalidades que até já se viram noutros lados (tirar uma foto de quem roubou o aparelho, por exemplo). Não seria para a Apple andar a recolher dados, seria para dar ao dono do aparelho funcionalidades na mesma linha do Find my Phone, podendo nem sequer envolver servidores da Apple.

  7. Avatar de Str
    Str

    Vale tudo para conseguirem informação. Toda esta informação voluntária ou involuntariamente cedida rende milhares de milhões as empresas, a diferença é que não vem nos relatórios e contas divulgados ao publico. Sabem muito. O rumo que a coisa está a tomar é assustador.

  8. Avatar de L_730
    L_730

    Em tempos alguém aqui garantiu-me a pés juntos que o SO nunca consegui ter acesso a esta informação que era segura. Eu sinceramente não passos minha impressão digital num telemóvel mas isso sou eu. Afinal parece que é possível aceder a tudo.

    1. Avatar de Gama
      Gama

      Sabes o que é uma patente? Isto não são especificações dum componente, software ou aparelho, não te está a dizer que algo é possível nalgum aparelho que já exista, se é que alguma vez existirá. As ideias nem sequer são especificas para um determinado tipo de aparelho.

  9. Avatar de Ze
    Ze

    Isto é uma patente, só e apenas. A ser concretizado virá sempre com um off switch.

    1. Avatar de badsector
      badsector

      Tu é que não estás a perceber, a ser concretizado nem vem com um on switch. Na Europa isto é só apenas ilegal…

      1. Avatar de Gama
        Gama

        Dizes isso com base em quê? Tenta ler um pouco o que está mesmo escrito na patente

  10. Avatar de Vitor
    Vitor

    Deixem ver se percebi.A Apple recusa-se a ajudar as autoridades a investigar um presumível terrorista alegando a proteção da privacidade de um seu utilizador…mas acha “normal” entregar a essas mesmas autoridades a identificação de um utilizador que “apenas” entrou sem autorização no “aparelho” de outrem? Uma moral espetacular e de louvar…

    1. Avatar de Gama
      Gama

      Patente! Não é uma política de empresa, é uma patente, que nem sequer diz que a empresa irá entregar dados às autoridades, apenas fala na hipótese de dados guardados puderem ser usados pelo dono para processar outrem.

    2. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Alhos e bugalhos ….

    3. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      “Deixem ver se percebi.A Apple recusa-se a ajudar as autoridades a investigar um presumível terrorista alegando a proteção da privacidade de um seu utilizador”……

      Afirmação falsa

  11. Avatar de May
    May

    “Store/transmit biometric information”…

  12. Avatar de m!guelito
    m!guelito

    nada de novo entao ! tudo o que fazemos online e controlado , seja pelo face seja pela microsoft ou google e tudo igual ! somos controlados e mais nada

      1. Avatar de Nitro
        Nitro

        Queria dizer: 1984 , obviamente…!

  13. Avatar de Zéi
    Zéi

    A Apple já recolhe o que é dito na SIRI por isso nada de novo. E não era suposto a impressão digital estar inacessível pelo sistema?

    1. Avatar de Gama
      Gama

      A impressão digital está inacessível pelo sistema, a comunicação só é possível entre o leitor e o Secure Enclave. O que é falado é apenas uma patente que pensa em várias maneiras para registar acessos falhados a aparelhos, não exclusivo a um tipo de aparelho ou a impressões digitais

  14. Avatar de Rui Carriço

    A Apple que se preocupa tanto com a privacidade de terroristas… Bravo!

  15. Avatar de Marco
    Marco

    As conspirações da criação de bases de dados de impressões digitais dos utilizadores estão a se tornar realidade! Ou estão a preparar a nossa mente para o que tem sido feito nos últimos tempos…

  16. Avatar de Francisco
    Francisco

    Quem não deve não teme!!!! Qual é o problema????? Eu já dei os meus códigos pin do multibanco e chaves de casa para quem quiser. Não tenho nada a esconder. Quem não deve não teme!!!!!!