Apple recebe luz verde para a construção do novo campus

33 Comentários

Por Daniel Pinto para o pplware.com

Steve Jobs deixou um legado de obras tecnológicas a executar, entre elas está o novo Apple Campus.

Já desde 2010 que são conhecidos os planos para o novo Campus da gigante de Cupertino que comprou o antigo terreno pertencente então à HP. Tudo tomou forma assertiva quando em Junho de 2011 Steve Jobs foi a uma audiência, na autarquia de Cupertino, e deu a conhecer os planos do seu novo Campus.

Agora, finalmente, a Apple recebe luz verde para a construção do novo complexo.


Agora, passados dois anos, a Apple recebe luz verde para concretizar o sonho da construção do seu Campus “espacial” – o conselho municipal da cidade de Cupertino aprovou o início das obras da futura sede da Apple, ou como dito por Tim Cook na sua conta do Twitter “o nosso lar de inovação e criatividade nas próximas décadas”.

O site do San Jose Mercury News diz que o conselho da cidade de Cupertino votou, por unanimidade, a favor do início do projecto da nova edificação da Apple, estando já planeado o arranque da primeira fase do projecto. Há que ter em conta que a Apple é o maior contribuinte, em termos de impostos, da cidade, sendo a sua permanência desejada pelas autoridades. Concluída esta fase, prevista para meados de 2016, será dado o início da deslocação dos empregados para o novo Campus, bem como a iniciação da segunda fase do projecto.

Ilustração do Apple Campus 2, será um edifício circular

Por outro lado, a Apple comprometeu-se a investir na cidade, com o objectivo de reduzir prováveis impactos que o novo edifício lhe possa causar. A aprovação do projecto está condicionada ao financiamento de algumas melhorias no que diz respeito à rede rodoviária da cidade na periferia da edificação, uma vez que várias ruas serão afectadas pela obra.

80% do espaço será espaço verde

O objectivo é que entre 30% a 34% dos seus funcionários usem transportes públicos para chegarem ao trabalho. Os moradores da cidade poderão contar com algumas vantagens, nomeadamente o enorme jardim que surgirá à volta do anel, novas ruas e uma maior oferta de transportes públicos para outras zonas da cidade. Alem do mais, estima-se que o novo Campus consiga ter um total de 14.200 funcionários no prazo de 4 anos.

Uma gigante estrutura de vidro, projectada pelos melhores arquitectos do mundo

Assim, e dentro do timing apontado para desenvolvimento do projecto, Cupertino terá um edifício ecológico e inovador, que empregará milhares de pessoas, que se irão deslocar de forma também ecológica e e barata. Desenvolvimento tecnológico sustentável, tal como Steve previra.

O que acha deste novo edifício?

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de navega
    navega

    a proposito, o tal projecto que se falou á uns anos, da cidade tecnologica em paredes, morreu?

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Se pesquisar no google verá que os supostos investidores só iriam colocar capital se, e só se, a câmara de Paredes estivesse disposta a expropriar terrenos e, um apoio financeiro do estado, o que se pesquisar bem há fortes indícios que se tratava, de burla. A “pequena empresa” criada para o efeito apenas prometia o remuneramento total de salários a quando do arranque o projecto, por exemplo…

    2. Avatar de Gil Mendes

      Pelo que sei não há dinheiro para isso continuar… o que é pena, mas tudo bem.

  2. Avatar de ruben silva
    ruben silva

    Eu sou fã android antes que venham com bocas e coisas sem genero, tipo discussoes de garotos.

    Queria dizer.. se há uma empresa que para mim tem amplitude, a criatividade, aquela inovação e tecnologia que toda a gente sonha, e criar uma coisa destas.. é a apple.

    A google, tambem tem estofo para algo assim.. mas para mim, a ideia que eu tenho de uma empresa tecnologica e sustentavel, com pontos verdes e sem duvida a apple.
    Este edificio esta lindo por fora, é algo de outro mundo sinceramente.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      A Google era boa no início…

      Agora não, quer é dominar por completo o mercado de tudo e mais alguma coisa…

      1. Avatar de golias17
        golias17

        A questão é que eles fazem muita coisa porque têm capacidade de fazer melhor que outras empresas especializadas, e têm outro tipo de visão!

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Ninguém pôr em causa as capacidades da Google…

    2. Avatar de Marco Faria

      A Google é na sua maioria, engenheiros, o que é muito bom na inovação. Podemos esperar a tal “Giganet” deles e esse tipo de coisas, enquanto a Apple é na maioria pessoal designer e visionário o que dá sempre “aquele toque”. Mas não deixam de ser dois gigantes das TI.

      E verdade seja dita, que continuem a querem esfolar-se uns aos outros, porque o consumidor é que acaba por ganhar.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        considerando a quantidade de produtos desenvolvidos pela Apple, parece-me que há por lá muitos mais engenheiros que designers!

        1. Avatar de engate frustrado
          engate frustrado

          Desculpa? A Apple tem um motor busca próprio?

          Uma plataforma social? Projectos open-source? Email? Nem vale apena continuar.

          Tira as palas dos olhos.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            A Google faz telemóveis e computadores para abrir esses sites?

            Pois…

            Cada um faz a sua parte.

            Quem quer fazer tudo, nada de jeito faz.

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            Desde quando é que é preciso ter um motor de busca para ter engenheiros?
            A Apple desenvolve telemóveis, tablets, computadores, diversos aparelhos electrónicos, desenha chips, processadores, SoC, etc, etc!
            Desenvolve software para as mais variadas áreas, tem dois SO, uma rede de Data Centers em crescimento…
            E sim, tem email e projectos Open Source – o WebKit, o kernel dos dois SO, etc ,etc!

          3. Avatar de Coveiro
            Coveiro

            Realmente a Google não faz nada de jeito, nem motores de busca nem nada… sabes lá tu do que falas! Sabes quem são os funcionários mais bem apgos na Apple? Pesquisa aqui no pplware.
            O Campus, muito bom! Steve Jobs no seu melhor…

          4. Avatar de golias17
            golias17

            Lol Nelson vai ao site da Amazon ver os pcs mais vendidos, comment mais inútil. Nada os impede de fazer tudo o mercado depois mostra o que é bom!

          5. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Coveiro
            O funcionário mais bem pago na Apple deve ser o Bob Mansfield, um engenheiro.
            Mas valores de salários pouco dizem sobre a composição de trabalhadores na Apple.

          6. Avatar de Nelson
            Nelson

            Algum PC da Google?

            O que vejo são HP’s, Acer, Samsung, etc…

        2. Avatar de Wilson
          Wilson

          Não se notou com o lançamento do iOS 7.. Mas, acredito que hajam, mas estão a perder qualidades..

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            considerando que existe o iOS 7, e que tem sido rapidamente adoptado pelos utilizadores e programadores, parece que é prova mais do que suficiente que eles existem e estão a fazer o seu trabalho

        3. Avatar de António
          António

          A questão não é a quantidade… a maioria dos engenheiros da apple até estão fora dos Estados Unidos mas o core da apple Design está na Califórnia… O que torna a apple diferente do resto é que eles ligam aos prtomenores. Até o interior do hardware que eles desenham é bonito. Dá prazer abrir macbooks de aluminio. a qualidade de construção do interior é igual á do exterior.

          Steve Jobs sempre obrigou uma regra em qualquer producto da apple, uma regra levada á risca 99% das vezes que é “pintar a cerca com qualidade em ambos os lados, incluindo a que não se vê.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            “a maioria dos engenheiros da apple até estão fora dos Estados Unidos”??
            até há pouco tempo a Apple não tinha qualquer centro de R&D fora dos Estados Unidos, por isso essa conclusão é descabida. A maioria dos seus funcionários estão em Cupertino, é onde o iPhone, iPad, iPod, Macs, etc, foram criados, é onde grande parte do software é desenvolvido, etc! São necessários engenheiros e programadores para isso! Os designers não vão desenvolver o software ou criar circuitos, ou optimizar comunicações wireless nos aparelhos! Na criação dum aparelho são apenas uma pequena parte do que é necessário!

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Concordo…

            É uma perfeição que não era preciso para funcionar, nem para vender.

            Mas mostra que a Apple é uma empresa que se preocupa mais em fazer algo extraordinário, que algo que se venda muito…

    3. Avatar de Luís
      Luís

      Não concordo relativamente à criatividade e à inovação. De resto, Apple e Google, é ela por ela.

  3. Avatar de xbuzzy
    xbuzzy

    I wanna work there ! 🙂

  4. Avatar de Nunes
    Nunes

    Ainda não é a luz verde definitiva, pois ainda há um período de espera burocrático para possíveis objeções ao projecto. Só daqui a algumas semanas é que as autoridades darão a licença de construção!

  5. Avatar de Bruno

    Isso pra mim é um absurdo, querer patentear a forma de uso de um objeto não pode ser permitido, é como querer patentear um calculo matemático.
    Se for assim então, eu vou abrir uma patente para respiração, uma para caminhar, correr, andar e todo mundo que fizer isso tera que pagar royalties pra mim… 😉

  6. Avatar de LUI54LB3RT0
    LUI54LB3RT0

    Também vão patentear os edificios em O? xD Mais não digo…

    1. Avatar de Vítor M.

      Aquele projecto foi patenteado sim.

      Achas que é barato desenvolver uma ideia, contratar especialistas para conceber algo que depois, gratuitamente, é usado por terceiros? 😀

      Não é só a Apple meu caro, a Google, Samsung, Sony, LG, HTC, Microsoft, Intel, IBM… e tantos outros, estão actualmente em tribunal (por esse mundo fora) porque alguém infringiu os seus direitos de propriedade.

      1. Avatar de Ricardo N.
        Ricardo N.

        Vítor, nesse link está uma nota a seguir às imagens que talvez tenha passado despercebido.

        1. Avatar de Vítor M.

          Não tinha visto de facto, mas há outros exemplos. Mesmo o projecto do novo Campus é uma obra com tecnologia patenteada pela Apple nas suas lojas espalhadas pelo mundo, como Steve Jobs frisou na apresentação da mesma, na autarquia de Cupertino.

          Obrigado pelo reparo.

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Não, mas a Samsung já comprou todas as propriedades em volta do círculo, e instalou telescópios das janelas… Para saberem o que vão ter que copiar,montes que os outros todos saibam…

  7. Avatar de jester
    jester

    picanços à parte, o que acho mais piada na Apple é, sendo a companhia mais valiosa do mundo presentemente e tendo o volume de negócios/lucro publicamente conhecido, ao mesmo tempo pagar aos funcionários valores bastante abaixo da média do mercado – nos EUA pelo menos. Mas pronto, é sempre aquele factor imagem…
    “- trabalhas onde?”
    “- na Apple”
    “uaaaauuuu”