Apple quer impedir que utilizadores instalem versões beta do iOS se não pagarem

10 Comentários

Os testes do iOS são normalmente abertos a quem quer experimentar as novidades, mas ainda que controlados, dependendo da versão usada. A Apple quer agora limitar este acesso e garantir que apenas quem paga pode instalar as versões beta. Tudo isso vai ser feito no iOS.

Apple iOS Beta públicas

Apple quer limitar acesso às Beta do iOS

Ao longo dos anos a Apple tem garantido a um lote de utilizadores limitado o acesso às versões de desenvolvimento do iOS. Estas têm todas as novidades que estão a ser preparadas, mas que ainda necessitam de ser otimizadas ou desenvolvidas por mais algum tempo.

Claro que abre depois a mais utilizadores as versões mais maduras, mas que ainda precisam de desenvolvimento por parte dos programadores da marca. É aqui que entram as versões beta publicas, que qualquer um pode registar assim que as versões são tornadas publicas.

Para controlar este acesso, a Apple estreou com a versão beta do iOS 16.4 um novo menu de configuração, chamada “Atualizações Beta”. Este permitirá controlar a instalação destas versões, evitando que seja necessário instalar qualquer perfil no equipamento do utilizador.

Apple iOS Beta públicas

Apenas quem paga terá mais que versões públicas

Importa destacar que este menu apenas surgirá aos utilizadores que tenham os seus Apple ID registado no programa de testes da marca. Caso surja, o utilizador pode escolher que versão do iOS Beta quer ter presente, as privadas ou as publicas.

A Apple quer assim limitar o acesso ao iOS a quem estiver a pagar os 99 dólares anuais que são cobrados. Desta forma conseguem controlar este acesso, depois de ter conseguido fechar alguns sites onde estes perfis eram partilhados.

Este é mais um passo da Apple contra todos os que tentam usar as versões de testes sem qualquer autorização. Tal como acontece há anos, apenas quer permitir a quem pague e assim tenha acesso garantido e autorizado. Todos os demais devem esperar pelas versões beta públicas do iOS.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Acho muito bem. Quem quer ter acesso às versões de Developer iOS que pague!

    1. Avatar de André
      André

      Ninguém te perguntou o que achas. O mal do pobre é achar que a opinião deve serve aos desígnios de uma multinacional.

  2. Avatar de Ifm
    Ifm

    Como assim???
    Pagar para ser beta teste, eu não devo ter lido bem…. Há pessoas que pagam para poder ser beta testes?

    Eu percebo a lógica de beta testes privado que só alguns tem acesso, para conseguir controlar…mas pagar???

    A Apple tem de entrar no ramo pharmaceutico, quando chegar a fase de testes em humanos, aposto que há quem pagar e assinam qualquer termo de responsabilidade maluco!!

    Ovelhas há mesmo muitas

    1. Avatar de Navegante
      Navegante

      Não é nada disso. A Apple disponibiliza as versões beta aos desenvolvedores primeiro, que têm de pagar $99/ano para terem conta de desenvolvedor (que dá acesso a ferramentas, submeter apps para a App Store, etc), mas muita gente partilha o perfil de desenvolvedor do iOS na internet para que outras pessoas possam instalar essa beta de desenvolvedores.

      Já há algum tempo que há e vai continuar a haver uma beta pública grátis, sai é mais tarde que a dos devs (por motivos óbvios).

  3. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Não,assim não vale a pena.Também quem é que quer ser um utilizador das versões Beta de um sistema operativo se tiver que pagar ?? Não,assim não.Isto é um autêntico tiro no pé por parte da Apple.Esta agora… 😐

    1. Avatar de Ifm
      Ifm

      Acredita Sandokan, não é nenhum tiro no pé .

      Já dizia um grande gênio
      “Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta.”

  4. Avatar de Profeta
    Profeta

    Tem de comecar a pensar no plano B.

  5. Avatar de DFS
    DFS

    Estamos a falar das betas privadas e não das públicas. As betas privadas estão destinadas aos desenvolvedores, e estes pagam os tais 99 euros por ano para poderem publicar apps, e como regalia tem acesso antecipado às betas privadas. O que parece que acontecia é que havia quem não fosse desenvolvedor e que conseguia instalar as betas privadas, a Apple quer acabar com isso. No fundo, mantém-se tudo igual, apenas a Apple vai controlar melhor as regras que já existiam.
    Claro que o título da notícia não é falso, mas pretende obviamente levar à abertura da notícia levando as pessoas a pensarem algo diferente da realidade.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Ah,assim já é diferente.

  6. Avatar de Repara
    Repara

    Não custa nada a perceber a diferença entre Apple Beta Software Program e Apple Developer Program
    https://beta.apple.com/sp/betaprogram
    Não se alterou rigorosamente nada, exceto quem tiver conta de developer poder instalar mais facilmente as versões “developer beta”. Os que aderiram ao Beta Software Program continuam a ter acesso, gratuitamente, às versões “beta público”.
    “Ah, mas não deve haver diferença entre developers e curiosos!” Isso só os developers podem dizer, se os 99$ pagos anualmente à Apple lhes traz benefícios ou não.