Apple quer avançar sem a BMW para a construção do seu carro

37 Comentários

Os rumores da existência de um plano da Apple para construir um carro eléctrico têm estado a ganhar nova força e a serem cada vez mais recorrentes.

Os últimos indícios revelaram que a Apple estaria a aproximar-se da BMW para que fossem parceiros, mas aparentemente esta ideia poderá cair, avançando a Apple de forma isolada.

bmw_apple_1

Há uma semana foi notícia o facto de recentemente o patrão da Apple, Tim Cook, ter visitado a fábrica da BMW em Leipzig, onde teria reunido com o staff da empresa alemã e também teria visitado a linha de produção do BMW i3.

O interesse neste modelo é grande, principalmente no seu chassi, feito na íntegra em fibra de carbono, e nos processos usados para a sua construção.

Se este rumor, avançado pela revista Manager Magazin, tinha lógica e era quase certo, a Reuters vem agora dar-lhe ainda mais força ao noticiar que não existiu apenas a visita á fábrica, mas que existiriam já conversações prévias para uma aventura conjunta entre estas duas empresas para a construção de um carro.

Mas segundo a Reuters estas conversações estarão agora paradas e mesmo adormecidas. Mas as empresas podem retomá-las a qualquer momento e assim dar início a esta parceria.

É no entanto decisão da Apple avançar, e neste momento a sua decisão passar por criar o seu carro de forma independente, sem a ajuda da BMW.

bmw_apple_2

Apesar de ser extremamente experiente na área das interfaces e dos equipamentos móveis, a área de desenho e construção de automóveis é completamente nova para a Apple.

É por esta razão que a empresa se tem desdobrado em contratações de elementos experientes na área automóvel, e também por isso tem surgido as vistas às fábricas da BMW, para que possam absorver toda a sua experiência neste campo.

A existência de um projecto de criação de um carro por parte da Apple não é nova, mas tem estado agora a tomar uma proporção mais séria, com vários rumores a surgirem, que culminaram com a visita de Tim Cook às instalações de construção do BMW i3, que se pensa ser o modelo que mais atrai a Apple, é produzido.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    iCar – 599.000,00 € versão 350.000 mAh
    iCar – 499.000,00 € versão 250.000 mAh

    1. Avatar de João M.S
      João M.S

      Primeiro so queria dizer que se vem fazer um comentário, que tenha noção do comentário que faz 😉
      Realmente tem de haver sempre alguém que vem só para dizer mal… Ah , chamam-se Apple hater…
      Mas já que quer dizer mal, e esta a insinuar que de certeza vai ser caríssimo (o que não duvido que vá ser caro, mas não exagerando !!!), sabe o porque de a Apple ter preços altos? explique-me como é que a Apple num ano com 2 smartphones no mercado , faz tanto ou mais que por exemplo a Samsung que num ano tem que lançar uns não sei quantos só para se manter no topo?
      Até podem ser caros mas há uma coisa que se chama qualidade 😉 E a qualidade paga-se como é evidente! Nunca ouviu falar que o barato sai caro ?
      Faz produtos como deve de ser e com qualidade, quem consegue fazer um produto que seja mais rápido do que um com o dobro ou triplo das specs 😉

      1. Avatar de Johnny
        Johnny

        Caro Joao, não quero tomar partido de ninguem, mas um facto voce não pode negar: os iphones são mto caros para as specs que trazem. A questão de vender mais que as outras marcas, para mim deve-se a uma coisa: status. Mta gente acha que ter um tlm xpto lhe traz status, e isto é transversal às varias culturas. Na China idem.
        Agora, que tenho curiosidade em saber se a Apple terá “tomates” para avançar a solo para a construçao de um carro. Pq isto não basta querer … é preciso bastante know-how e tempo, coisa que no mundo em que vivemos a Apple não se pode dar ao luxo de perder. Por isso, acho que se não se aliarem com a BMW vao encontrar outro parceiro, disso não tenho duvidas.

        1. Avatar de Fabio
          Fabio

          Os iPhones são caros, os Samsung top de gama são caros.

          Os iPhones são caros para os specs que tem, mas a si interessa-lhe os specs ou a performance? É que para mim até podem ter o pior processador do mundo, desde que tenham performance de top e isso é que me importa.

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        No caso dos computadores é para dizer, grande treta, os componentes na sua maioria estão no mercado a preços muito mais baixos e o desempenho das maquinas ainda que com windows (que não sou fã a 100%) é muito superior aos computadores da Apple com preços muito mais baixos, portanto a não ser esteticamente e em software a Apple em qualidade de componentes só se destaca um pouco no modelo desktop pro e nos dispositivos moveis com componentes personalizados, se estiver a fazer em design exterior isso já outra conversa. Eu tenho computadores e telemóveis de varias marcas e o meu telemóvel de uso diário até um iPhone mas sei ver o que é a realidade, Apple é muito caro para o que oferece.

      3. Avatar de Marcelo Barros
        Marcelo Barros

        Deus perdoe ele não sabe o que diz.

        Cegueira crónica, tanto smartphone com qualidade, rápido e estável com Android e por 3 vezes menos. Agora se querem continuar com essas desculpa, assume que compras Apple porque achas que andar com ele na rua da-te um certos status.
        Mas cada um faz o que quer com o seu dinheiro, eu também já fui de gastar fortunas em smartphones, agora tenho um Zenfone 5 com Lollipop funciona na perfeição. Prefiro gastar o meu dinheiro em ferias (mas nada de Algarve), Asia, Resto da Europa…

        Cumprimentos

        1. Avatar de miguel
          miguel

          mas e se ele tem dinheiro para iPhones, iCar e grandes férias seu invejoso? queres que te empreste 10€ para comprares um telemóvel android? Android invejosos, nós não compramos iPhone por status, simplesmente é como teres um renault e eu um mercedes, ficas com dor de cotovelo e vens com desculpas “ai e tal mas o meu renault anda o mesmo que o mercedes e custou 3x menos” lol, mas o design, estabilidade, durabilidade, etc ficaram em casa. ahah, inveja é muito feia mesmo. Mete-te na tua triste vida e deixa o pessoal ter dinheiro e ser feliz. Se estudamos e temos dinheiro para pagar coisas com qualidade não é para ter renaults/androids/pc’s windows.

      4. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        estão a falar de carros e vem-me falar de telemóveis. Há gente que bate tão mal…

      5. Avatar de RenatoNismo
        RenatoNismo

        os specs dos iphones custam menos de 200 euros a fabricar, menos do que galaxy s6 ou g4, e sai por 900 euros, mais caro que os mesmos. existe outros telemóveis com melhor qualidade de construção e custam mais de metade. ainda não percebem que só pela letra ‘i’ é facilmente inflacionado.

      6. Avatar de RenatoNismo
        RenatoNismo

        o barato sai caro é quando comprarem um telemóvel sem se informarem ou teria um destino igual a galaxy ace. . evidentemente nunca ouviu falar de motorola, nexus, android phones que sofrem baixas de preços a largas centenas de euros, que dão uma enorme abada a iphones que saíram nessas alturas, que hoje ainda há pessoas que estão satisfeitas com nexus 4/moto g 2013, e adivinha quanto foi que custaram ? um lg g2 encontra-se a 200 e poucos, novo, tem tudo de melhor do que o iphone 5s, que custa quase o dobro, o único senão é a fluidez do iOS, mas existe pessoas que tiram conclusões sobre androids depois de experimentarem dos samsungs…….. mas mesmo assim, um android bem trabalhado como o vanilla e lg’s 5.1 a fluidez chega lá aos calcanhares do ios 8 do iphone 6.. agora ios 8 do iphone antiguinhos são uma comédia. vocês pagam 900 euros para abrirem as aplicações 0,5 segundos mais rápidos. o meu lg l90 com kitkat é tão fluído e abre e fecha as aplicações num instante e custou-me 100 euros.. não gastei 900€ só para ir a facebooks chrome e teclar sms, não vejo aonde é que foi que me saiu caro……………………………..

        1. Avatar de miguel
          miguel

          bla bla bla, ninguem vai ler o teu comentario testamento, ninguem quer saber do que dizes, se não gostas da apple pq que comentas as noticias? complexo de inferioridade…

        2. Avatar de miguel
          miguel

          e mais, nao sabia que agora era preciso tirar um curso para comprar um telemóvel…as pessoas normais chegam á loja e compram o que lhes inspira confiança. E ouvi dizer que a grande maioria escolhe iPhone.

      7. Avatar de Zaark
        Zaark

        E depois há aqueles que não distinguem uma brincadeira e desatam a argumentar desenfreadamente – chamam-se iFans. Moço, sentido de humor não faz mal a ninguém! Eu compreendo os preços dos produtos Apple e ando a ver de junto para um MacBook, mas não deixei de me rir! Rir faz bem à saúde! Para quê tanto stress?, minha nossa…

      8. Avatar de Kruskal
        Kruskal

        Como é que a Apple vende menos e tem mais lucro? Porque vende com mais margem de lucro, porque gasta muito menos para produzir do que o preço de venda, porque o preço que os clientes pagam não corresponde ao valor do equipamento, mas a uma margem grande para a Apple.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          Então vais ficar espantado por saber que a Samsung vende com tanta ou mais margem que a Apple no que diz respeito a custo de produção, e mesmo assim tem muito menos lucros!

      9. Avatar de Kruskal
        Kruskal

        A Apple vai então fazer um carro sozinha?
        É desta que vai meter o pé na argola… basta um pequeno descuido e lá se vai o império todo.

    2. Avatar de João M.S
      João M.S

      Miguel não vale a pena, quando as pessoas pensam que so o que elas têm é que é bom, não ha volta a dar…. quando as pessoas pensam que quem tem um iphone, é so por ser “fixe”, e não conseguem ver que com dois telemóveis por ano e com specs mais baixas , estão a frente na mesma, não ha mesmo nada a fazer lol ! mais uma vez volto a dizer , faz produtos de qualidade e de excelência quem não se preocupa em lançar mais de 50 telemóveis por ano so para estar no topo mas sim quem com 2 telemóveis por ano , se mantem no top de vendas e que não precisa de octa cores e 3gb de ram e blablábla…. com menos de metade disso, faz mais e é mais fluido.
      Sim a qualidade paga-se e a apple paga-se…. E se eu tiver dinheiro ( que não interessa para aqui ) , posso comprar 1 iphone por mês se quiser , mas primeiro, não preciso porque quando compras um iphone, ele dá-te o que promete e não precisas de trocar de dois em dois meses, ao contrario do que tens que fazer com android que so é rápido na primeira semana.
      Mas aqui estamos é a tentar dizer que aqui não estamos a falar de quem pode e não pode mas sim de as pessoas que não podem saber ver as coisas e não pensar que o que elas têm é que é bom….
      Ambição zero voçes lol.

  2. Avatar de gigbola
    gigbola

    Não me parece que as empresas de automoveis queiram fazer negocios com sanguesugas, os custos de criar e desenvolver a mecanica e eletronica de ponta que compoem os automoveis modernos são astronomicos…….e uma marca super valorizada como a aple certamenteiria querer recer balurdios……

  3. Avatar de JN
    JN

    Sempre podem chegar a acordo com a AIXAM para desenvolverem um iPhone a gasóleo sem necessidade de carta de condução…

  4. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Diz a Reuters que o diálogo foi interrompido porque

    – “a Apple parece querer explorar o desenvolvimento de um automóvel de passageiros por conta própria”

    – “a BMW está a ser cautelosa quanto a compartilhar o seu know-how de fabrico de automóveis porque quer evitar tornar-se um mero fornecedor”.

    Que a Apple tem um projeto de desenvolvimento de um automóvel eléctrico é (quase) certo. A melhor forma seria uma parceria para o fabrico do “Apple BMW”. Mas a Apple não tem antecedentes de partilha da sua marca, por isso deve querer produzir um “Apple car”, arranjando fornecedores (normalmente tem mais do que um, desde os que fabricam os SoC até aos display) que aceitem as suas condições e margens baixas. Percebo quando a Reuters diz que a BMW não se quer tornar um mero fornecedor.

  5. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    É praticamente impossível criar um carro sem o apoio de marcas dominantes do mercado.

    É dos mercados mais competitivos que existe e em que é preciso gastar muito, mas muito dinheiro para se iniciar qualquer coisa.

    1. Avatar de AA
      AA

      Já ouviu falar em TESLA?

      1. Avatar de Rui
        Rui

        ja….tem parceria com a Daimler.

  6. Avatar de Naná
    Naná

    A Samsung fabrica automóveis à mais de 20 anos 😉 https://en.wikipedia.org/wiki/Renault_Samsung_Motors

  7. Avatar de Marcelo Luiz Correa
    Marcelo Luiz Correa

    Eu jamais compraria um carro de um fabricante de telefone celular, caso a Apple invente de fazer um carro solo, já um BMW, a gente pode comprar no escuro!

  8. Avatar de night
    night

    depois a malta vai andar a dizer que o seu icar vai ser melhor que o a b c. e depois estou curioso para ver os ifãs todos na fila para comprar um. lol

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Olha a dor do cotovelo………

      1. Avatar de night
        night

        porque dor de cotovelo? um carro de 4 porta baratinho já não chega?

          1. Avatar de miguel
            miguel

            chega…para quem já se conformou e não tem ambições na vida, uma namorada qualquer também chega, umas férias em casa também chegam, um emprego banal também chega. “Stay hungry, stay foolish”. Eu depois empresto-te um bocado de QI para perceberes melhor.

    2. Avatar de gFan
      gFan

      LOL isso vai ser lindo, depois quero ver a apple a produzir um carro com 100 cavalos e a competir com um de 200 cavalos…. a apple vai ser humilhada à força toda.

      Não se metam nisso!

  9. Avatar de José oliveira
    José oliveira

    e que tal a Apple pensar antes num carro movido a água .. Os elétricos se fizermos bem as contas ainda fica mais caro que andar a gasóleo …

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      Tens a certeza? O valor que poupas em gasóleo ainda é bastante significativo. Depois não é necessário trocar velas, óleo, filtro de ar, filtro de gasóleo, vedantes, correia/corrente de distribuição, discos de embraiagem. Também é um sistema menos complexo usando uma transmissão simples sem a necessidade de uma caixa de velocidades, e não necessitam de um sistema de embraiagem. A fiabilidade de um motor eléctrico é substancialmente superior ao de um de combustão interna. E esta fiabilidade é ainda aumentada usando um sistema de transmissão menos complexo. O único calcanhar de Aquiles é mesmo as baterias. Mas mesmo tendo em conta o preço e a durabilidade destas, o que se poupa em manutenções e combustível é mais que suficiente para mais tarde amortizar a bateria. E o preço das baterias é algo que têm andado a decrescer ano para ano.

    2. Avatar de JBM
      JBM

      conheces algum carro movido a água?

  10. Avatar de appletree
    appletree

    mas alguem tem duvida de que a apple faz tudo com uma qualidade e performance inigualavel? na apple não se olha ás specs, mas sim há experiencia de excelencia. Para mim android é: confusao, plastico, lixo, virus, desordem, feio e ja disse confusao? (sim ja usei android).

    1. Avatar de P A
      P A

      Já usaste um nexus recente? Os adjectivos usados para os androids são tão “ligeiros” que demonstram um claro fanatismo. Basta admitir que actualmente ambos são bons, ambos têm prós e contras e isso é bom. Podemos escolher.

      “Comentário enviado de um google nexus 5” 😉

    2. Avatar de Vlad
      Vlad

      Não sabia que um smartphone se equiparava a um carro.