Apple vai mesmo a tribunal por queixa dos utilizadores contra monopólio na App Store

18 Comentários

Nos últimos meses a Apple tem ido demasiadas vezes a tribunal. Os casos da Qualcomm e outros mostraram que a empresa é uma fonte de problemas no que toca a questões legais e que todos a perseguem.

Um novo caso prece estar prestes a tomar forma. O Supremo Tribunal dos EUA decidiu agora a favor de um grupo de utilizadores da App Store. Autorizou um processo que acusa a Apple de monopólio, por receber 30% das vendas na sua loja.

Apple EUA App Store tribunal monopólio

O caso não é novo e desde 2011 que estava em apreciação nas instâncias legais norte-americanas. Um grupo de queixosos acusa a Apple de monopólio e de cobrar valores demasiado altos pelas apps que tem na App Store.

A queixa contra a Apple vai para tribunal nos EUA

Em concreto, estes queixosos acusam a Apple de aumentar artificialmente os preços das apps. Desta forma consegue receber os 30% que cobra por cada venda. Através deste mecanismo, os programadores estão obrigados a ajustar os preços para terem o esperado retorno.

Os 30% cobrados pela da App Store são o motivo

Estes pretendem que a Apple abra a sua loja e que deixe de ter o controlo absoluto sobre estas apps e a forma como são instaladas. Argumentam que desta forma haveria concorrência direta, o que faria baixar o preço das apps.

Este caso vem desde 2011 e foi erradamente dispensado em 2013. Em 2017 foi repescado e retomado, tendo a Apple apelado para o Supremo Tribunal norte americano. A decisão de hoje vem colocar um ponto final na sua apreciação e fará com que avance para os tribunais.

Apple EUA App Store tribunal monopólio

As acusações de monopólio já foram refutadas

A Apple entretanto já veio a público responder a esta decisão, mostrando as várias vantagens da App Store e dos mecanismos que tem implementados para a distribuição das apps para os seus sistemas operativos.

A marca refere que a maioria das apps são gratuitas e que quem define os preços das mesmas são os próprios programadores. Apenas existe lugar a pagamento à Apple quando estes assim o decidem.

Declaração da Apple sober a decisão do Supremo Tribunal

A decisão de hoje significa que os queixosos podem prosseguir com o seu caso no tribunal distrital. Estamos confiantes de que prevaleceremos quando os fatos forem apresentados e que a App Store não é um monopólio sob nenhuma métrica.

Temos orgulho de ter criado a plataforma mais segura e confiável para os clientes e uma ótima oportunidade de negócios para todos os programadores em todo o mundo. Os programadores definem o preço que querem cobrar pela aplicação e a Apple não tem papel nisso. A grande maioria das aplicações da App Store é gratuita e a Apple não recebe nada por elas.

A única altura em que a Apple partilha a receita é se o programador optar por vender serviços digitais através da App Store. Os programadores têm várias plataformas para escolher entregar o seu software – de outras lojas de aplicativos, a TVs inteligentes e consolas de jogos – e trabalhamos arduamente todos os dias para garantir que a nossa loja seja a melhor, a mais segura e a mais competitiva do mundo.

Continuam os problemas legais desta gigante da tecnologia

Este caso é apenas mais um que vem colocar em causa os valores cobrados pela Apple. A marca tem neste modelo de negócio uma fonte de rendimento elevada e que cresce a cada trimestre que passa. Até agora tem conseguido passar incólume, mas o cerco das autoridades tem apertado.

O processo vai avançar nos próximos meses e, em breve, vai surgir uma decisão. Até agora o tribunal parecia estar do lado a empresa dos EUA, mas isso aparentemente mudou recentemente. Esta decisão é um exemplo disso mesmo.

União Europeia vai investigar queixa do Spotify contra a Apple por concorrência desleal

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mateus Pinto
    Mateus Pinto

    Tipo utilizadores ou desenvolvedores de software? Os utilizadores (quem descarrega as apps) é que processa a Apple pelas margens de lucro?

    1. Avatar de LG
      LG

      Desevolvedores são “utilizadores da AppStore” se pensares bem 😉

      Mas sim, diria que é o mais provável.

  2. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    Esta é, talvez, a principal razão pela qual eu (por norma) me recuso a comprar produtos da Apple.

    Estar restringido a uma única loja e ser oficialmente proibido de usar outras – quando no Android podemos usar as que quisermos… Quem é que, em condições normais, quer optar pela primeira opção?

    (Lembrem-se de que o argumento da “segurança” é falso – pois, têm sido repetidamente descobertas aplicações maliciosas na App Store.)

    E, ainda por cima, quando a Apple é conhecida por censurar conteúdo de fontes de informação de que não gosta – nas quais se incluem algumas das fontes que eu consulto (imprensa alternativa, anti-sistema).

    “iCrap”, é o que, há já muito tempo, são os produtos da Apple para mim…

    1. Avatar de Ze
      Ze

      A sua imprensa alternativa, anti sistema, também não lhe fala dos problemas do modelo de negócio da Google potenciado em grande parte pelos Play Services do Android? Ou só lhe fala das maravilhas da “liberdade” que o sistema Android lhe trás?

      Acho interessante esse argumento do censurar conteúdo de fontes de informação, quando a Google é rei e senhora a segmentar e a direcionar conteúdo que “o utilizador vá gostar”, potenciando os efeitos bolha e uma visão unilateral sobre determinado assunto.

      1. Avatar de Mateus Pinto
        Mateus Pinto

        A google e a Apple gastam milhões a propiciar um sistema seguro (ou tentam) e a desenvolver um SO ultra complexo e otimizado. Além disso qualquer empresa pode ganhar dinheiro desde que esteja no círculo da loja.

        Explica- me lá porque a Apple ou Google haveriam de abrir “as pernas” a outras lojas ou aplicações de fontes (potencialmente) inseguras, que induzem o consumidor habitual a confusão e a que sejam outras lojas a ganhar dinheiro por algo que não desenvolveram?! Manias de esquerda…

      2. Avatar de mlopes
        mlopes

        não diria melhor!

      3. Avatar de LG
        LG

        Excepto que na Google/Android, podes instalar Apps por outros meios. Outras App Stores sem ser a Play, diretamente o pacote apk, etc…

        Enquanto o iOS está fechado a essas hipóteses a não ser que faças jailbreak

        .
        .
        .

        😉

    2. Avatar de Louro
      Louro

      Acho que ao invés de andares a ver noticias anti-sistema e imprensa alternativa, onde 90% do conteudo para além de falso é completamente ridiculo, deverias de experimentar fontes oficiais e foruns de discussao acerca dos assuntos que te podem eventualmente interessar.

      Ias ver que se calhar o mundo nao é assim tao preto no branco como tu pensas ser.

  3. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Tanta treta tanta treta.. mais vale declararem falência e dedicaram-se a outra coisa tipo electrodomésticos de luxo ou assim.

  4. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Um destes dias ainda acusam a Apple de só permitir ela própria desenvolver equipamentos que correm iOS ou pior ainda acusam a Apple de só ela poder produzir iPhones.

    1. Avatar de Lights!
      Lights!

      Nem mais!
      Quem não estiver bem que vá desenvolver para Android e depois veja o retorno que tem… 😉

      1. Avatar de V.T.
        V.T.

        Realmente o SO móvel utilizado por quase 90% dos utilizadores de smartphones está pelas ruas da amargura… (NOT).

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Isso tem zero a ver com o assunto a ser discutido.

        2. Avatar de Louro
          Louro

          Se soubesses do que falas o Lights! fala do retorno financeiro que tens em desenvolver apps para Android ou para iOS…

          1. Avatar de Cel_Ro
            Cel_Ro

            OK, então eduquem-nos…

  5. Avatar de Woot!
    Woot!

    Qualquer dia processam a Apple pelo AppleWatch só ser compatível com o ios

  6. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Pedro , o supremo tribunal não mudou de decisão , apenas verificou se um consumidor pode apresentar um caso antitrust. Não decidiu se o processo em si tem mérito ou não.

    Abc