Apple proibida de vender o iPhone 12 em França por níveis de radiação acima do permitido

44 Comentários

Ao mesmo tempo que a Apple apresentava o novo iPhone 15, novos problemas estavam a chegar vindos de França. As vendas do iPhone 12 no país eram colocadas em pausa por decisão do governo, tudo porque este modelo tem níveis de radiação acima do permitido.

Apple iPhone 12 França radiação

Apple proibida de vender o iPhone 12 em França

Foi o próprio ministro da Economia Digital de França, Jean-Noel Barrot, que revelou ao jornal Le Parisien a novidade que afeta o iPhone 12. Esta informação foi apresentada numa entrevista publicada nesta terça-feira e revela a decisão tomada.

O órgão fiscalizador de radiação de França, ANFR notificou a Apple da sua decisão de proibir as vendas do iPhone 12 após realizar os seus testes. Estes mostraram que a taxa de absorção específica (SAR) deste smartphone era ligeiramente superior ao permitido legalmente em França.

Jean-Noel Barrot revelou também que espera que este seja um problema simples de resolver pela Apple. Acredita que uma atualização de software possa ser suficiente para corrigir os problemas de radiação associados ao telefone que a empresa norte-americana vende desde 2020.

Apple iPhone 12 França radiação

Níveis de radiação estão acima do permitido

Ainda assim, o governo francês deu à Apple uma janela de tempo para a empresa reagir. Espera-se que surja uma resposta a este problema dentro de duas semanas. Caso esta não surja, o executivo francês está preparado para ser realidade uma recolha de todos os equipamentos (iPhone 12) em circulação em França.

A União Europeia estabeleceu limites de segurança para os valores SAR associados à exposição a telemóveis para os estados-membros. O órgão de fiscalização francês irá agora transmitir as suas conclusões aos reguladores de outros países da UE. Em termos práticos, esta decisão poderá ter um efeito de bola de neve.

Esta medida poderá ter um impacto negativo grande para a Apple em França. Deverá resolver a questão dos níveis de radiação elevados para que o iPhone 12 possa continuar a ser vendido no país e para que este não acabe numa campanha de recolha dos mesmos por parte do governo francês.

 

O que é o SAR?

Specific Absorption Rate (SAR) é uma medida da quantidade de radiofrequência depositada no corpo e na cabeça humana sempre que um telemóvel ou outro dispositivo wireless faz uma transmissão. É o valor máximo de SAR (em unidades de Watts/kg) que é medido durante os testes de conformidade de SAR. Todos os modelos de telefones móveis são testados para garantir que cumprem com os limites nacionais e internacionais de exposição a emissões de radiofrequência, antes de serem vendidos no mercado.

Os valores de SAR reportados para cada modelo de smartphone/telemóvel costumam exagerar os níveis de exposição reais, já que modelos de telefones são testados em níveis máximos de potência, em condições de laboratório para garantir a conformidade. Os telefones móveis não costumam operar em níveis máximos de potência durante o uso diário. Para evitar interferência na rede, melhorar a duração da bateria e o tempo disponível de chamada, os dispositivos adaptam-se constantemente à potência mínima necessária para fazer a manter uma chamada.

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo
    Hugo

    Dps os telemóveis chineses é que são maus.
    Por alguma coisa deram cabo da huawei.. A melhor empresa de hardware é software para telemóveis de sempre. Os estados unidos sabem bem a porcaria q vendem e tem medo de ficar sem dados para os chineses

    1. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      É isto.
      Tanto comentário vi por aqui ao longo destes anos de determinadas pessoas (daquelas tais) em que o argumento para criticar certas marcas e modelos era precisamente o SAR uma vez que não tinham muitos mais argumentos, para no final ser isto.

    2. Avatar de Vítor M.

      Mas o que tem a ver o SAR com as medidas impostas à Huawei? É que nem foram aos telefones chineses 😉 mas tu metestes tudo no mesmo saco. Isso demonstra que não sabes do que estás a falar. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa 😉

    3. Avatar de Stanley
      Stanley

      Ching Ling, é você?

    4. Avatar de Anastacio Vitorino
      Anastacio Vitorino

      Tal e qual! +1

    5. Avatar de Nuno Filipe de Almeida
      Nuno Filipe de Almeida

      ”Dps os telemoveis chineses é que sao maus”
      Ja viste bem o nivel de radiaçao dos xiaomis? LOL.

  2. Avatar de Nuno
    Nuno

    Ainda se vende o iPhone 12 em França?
    Viva o poder de compra doa Portugueses!

  3. Avatar de Aves
    Aves

    Diz a Vodafone: “O que é o valor SAR?
    SAR deriva da terminologia anglo-saxónica (Specific Absorption Rate) e significa Taxa de Absorção Específica. Representa a taxa a que a energia eletromagnética é absorvida por uma unidade de massa de tecido biológico. Mede-se em Watt por quilograma (W/kg). É a medida dosimétrica utilizada para estabelecer limites à absorção de emissões eletromagnéticas pelo corpo humano.”
    O que se sabe relativamente à análise recente do iPhone 12 em França: “A taxa de absorção atualmente permitida é de 4W/kg, mas, em testes recentes ao iPhone 12, descobriu-se que o produto emite 5,74 W/kg.”
    Onde a coisa se torna engraçada é – a ameaça do ministro de mandar recolher o iPhone 12 foi na terça-feira de manhã, a Apple, com o lançamento do iPhone 15, retirou o iPhone 12 do catálogo na terça-feira à noite (também em Portugal) … e não por um problema de onda 🙂
    Há aqui qualquer coisa que não se percebe. Se o limite é de 4W/kg e o iPhone 12 emite 5,74W/k, só agora é que um regulador deu por isso?

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Pesquisei no Google por “SAR level smartphones” e os valores SAR eram todos muito menores que 4W. Esclarecendo a diferença,, o limite SAR de 4W/kg é nos membros. A ANFR introduziu a a medição do limite SAR nos membros no ano seguinte à saída do iPhone 12:
      “A ANFR realiza medições ao nível do tronco e da cabeça (para os quais o SAR não deve exceder 2 W/kg) e membros (não mais do que 4 W/kg). A medida para membros foi introduzida em 2021, enquanto o iPhone 12 foi lançado no ano anterior. O padrão europeu, que é o usado por todos os países da UE, é “dez vezes menor do que o nível de emissões que, de acordo com estudos científicos, pode ter consequências para os usuários”, tranquiliza o ministro.”
      https://www.gearrice.com/update/apple-did-not-wait-for-this-ministers-threat-to-remove-the-iphone-12-from-the-catalog/ (citando Le Parisien).

      1. Avatar de Vítor M.

        Não são esses os valores que a Apple apresenta:

        Modelo A2341
        Limite de SAR de 1,6 W/kg (sobre 1 g):
        Cabeça: 1,16
        Corpo: 1,17

        Limite de SAR por 2,0 W/kg (sobre 10 g):
        Cabeça: 0,99
        Corpo: 0,99

        Modelo A2406
        Limite de SAR de 1,6 W/kg (sobre 1 g):
        Cabeça: 1,17
        Corpo: 1,19

        Limite de SAR por 2,0 W/kg (sobre 10 g):
        Cabeça: 0,99
        Corpo: 0,99

        Modelo A2407, 
A2408, 
A2409
        Limite de SAR de 1,6 W/kg (sobre 1 g):
        Cabeça: 1,18
        Corpo: 1,14

        Limite de SAR por 2,0 W/kg (sobre 10 g):
        Cabeça: 0,99
        Corpo: 0,99

        Quem terá razão?

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Corpo é o tronco. Não está em causa o SAR do tronco/corpo e da cabeça. O iPhone 12 cumpre. Está em causa o terceiro SAR ao nível dos membros, ou seja, para quem transporta o iPhone 12 no bolso das calças.

          1. Avatar de Vítor M.

            Que depende de inúmeros fatores que podem ser externos ao que vem de fábrica do equipamento. Aliás, eles próprios deixam essa dúvida, pois sugerem até um update do software que mudaria os resultados. O que pode indicar que é algo… com muitas dúvidas.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Óbvio. Faz figura sem estorvar a ninguém…

    3. Avatar de Vítor M.

      Naturalmente que se a medida foi alterada depois do dispositivo estar lançado (e vão ser mais equipamentos para além dos da Apple, neste caso o iPhone 12), não se pode retirar o equipamento depois de este ter as certificações atribuídas pelos reguladores. Eles não são parvos. Então se estava dentro da lei…

      Agora, tendo em conta os novos valores e políticas, os reguladores estão a querer mostrar que fazem o seu trabalho. Mas a cada ano estas medidas vão sendo afinadas.

      Também é referido que os valores de SAR reportados para cada modelo de smartphone/telemóvel costumam exagerar os níveis de exposição reais, já que modelos de telefones são testados em níveis máximos de potência, em condições de laboratório para garantir a conformidade. Os telefones móveis não costumam operar em níveis máximos de potência durante o uso diário. Para evitar interferência na rede, melhorar a duração da bateria e o tempo disponível de chamada, os dispositivos adaptam-se constantemente à potência mínima necessária para fazer a manter uma chamada.

      Portanto, nada que seja perigoso ou que possa sequer trazer alguma consequência. Ou se outra forma os valores eram muito mais apertados.

      Seja como for, estes são os valores que a Apple apresenta:

      Modelo A2341
      Limite de SAR de 1,6 W/kg (sobre 1 g):
      Cabeça: 1,16
      Corpo: 1,17

      Limite de SAR por 2,0 W/kg (sobre 10 g):
      Cabeça: 0,99
      Corpo: 0,99

      Modelo A2406
      Limite de SAR de 1,6 W/kg (sobre 1 g):
      Cabeça: 1,17
      Corpo: 1,19

      Limite de SAR por 2,0 W/kg (sobre 10 g):
      Cabeça: 0,99
      Corpo: 0,99

      Modelo A2407, 
A2408, 
A2409
      Limite de SAR de 1,6 W/kg (sobre 1 g):
      Cabeça: 1,18
      Corpo: 1,14

      Limite de SAR por 2,0 W/kg (sobre 10 g):
      Cabeça: 0,99
      Corpo: 0,99

  4. Avatar de Orlando
    Orlando

    Os Iphones 12 PRO MAX, tb estão incluído nisto?

    1. Avatar de Contador
      Contador

      Sim, o teu telemóvel pro max ultra 16v também está.

    2. Avatar de Aves
      Aves

      Não sei, mas não te rales com isso.
      As regras europeia dizem que os níveis SAR devem menos de 2 W/kg ao nível do tronco e da cabeça – o iPhone 12 cumpre, e não mais de 4 W/kg ao nível dos membros (bolsos) – o iPhone 12 não cumpre, o regulador francês mediu 5,7 W/kg. A medição ao nível dos membros foi aprovada em 2021 e o iPhone 12 é de 2020.
      Tranquiliza o ministro que o padrão europeu é “dez vezes menor do que o nível de emissões que, de acordo com estudos científicos, pode ter consequências para os usuários”. Assim, os 5,7 W/kg está muito abaixo de 40 W/kg ao nível dos membros. O ministro diz que a Apple, através de software pode conseguir baixar para menos de 4 W/kg.

      1. Avatar de Vítor M.

        Atenção que não são esses os valores que a Apple apresenta. O valor medido em circunstâncias que não são referidas não são as que foram apresentadas em laboratório pela Apple e certificadas pelos reguladores:

        Modelo A2341
        Limite de SAR de 1,6 W/kg (sobre 1 g):
        Cabeça: 1,16
        Corpo: 1,17

        Limite de SAR por 2,0 W/kg (sobre 10 g):
        Cabeça: 0,99
        Corpo: 0,99

        Modelo A2406
        Limite de SAR de 1,6 W/kg (sobre 1 g):
        Cabeça: 1,17
        Corpo: 1,19

        Limite de SAR por 2,0 W/kg (sobre 10 g):
        Cabeça: 0,99
        Corpo: 0,99

        Modelo A2407, 
A2408, 
A2409
        Limite de SAR de 1,6 W/kg (sobre 1 g):
        Cabeça: 1,18
        Corpo: 1,14

        Limite de SAR por 2,0 W/kg (sobre 10 g):
        Cabeça: 0,99
        Corpo: 0,99

        Aliás, a entidade que fez esta medição diz mesmo que com uma atualização de software a Apple poderá corrigir. Mas então os equipamentos que usaram, estavam atualizados? Estavam em boas condições? É importante saber.

  5. Avatar de obreiro
    obreiro

    Sim. Os meios de desinformação subsidiados, vão continuar com o mote: “estudos científicos” asseguram que as radiações do espectro telefónico móvel não são prejudiciais á saúde.

    1. Avatar de Alves
      Alves

      Como as do WiFi, mas é normal demorou décadas a assumir que o tabaco fazia mal até os médicos diziam que não porque existia um lobby muito forte.

      Outra coisa que sabemos que faz mal é o álcool e ainda hoje existe médicos a recomendar o copinho de vinho mesmo existindo vários estudos confirmando que esse copinho não faz nada bem 2x ao dia durante 365 dias e os governos tem ignorado os avisos porque a venda e consumo de álcool mexe muito com a economia como era o caso do tabaco.

      Mas atenção não estou a dizer com isto que devem proibir o álcool, só estou a dizer que as pessoas devem ser informadas e não mantidas na ignorância e até obrigar a quem vende o vinho, os router WiFi, smartphones a avisar que existe perigos para a saúde e os governos deveriam fiscalizar constantemente se o colocado na descrição é real, agora no final cada um é que sabe pois sempre fui a favor da liberdade de escolha.

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        O vinho tem características antioxidantes muito interessantes, e até de ajuda á diminuição de absorção de radiação pela tiróide. Mas, lá está, duas taças por dia é exagerado, bastante.

      2. Avatar de obreiro
        obreiro

        Reforço, há estudos científicos que interessam e outros contrários que não interessam. Nem a divulgação nem o debate científico é promovido nos meios, repito, de desinformação subsidiada.

      3. Avatar de João pequeno
        João pequeno

        Nem.mais! +1

    2. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Sim. A muito conhecida separação entre radiação ionizante e não ionizante. Mas se fosse a ti nunca tirava uma radiografia na vida, cuja dose encosta o uso do telemóvel contínuo a um canto. Preocupem-se mas é com o plástico nos oceanos e não só…..

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Até porque andamos 24h/dia com a máquina de radiografias no bolso…

        1. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          O que disse é que uma só radiografia transmite mais radiação ao corpo do que o telemóvel por um ano inteiro ou mais

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            A radiação de uma radiografia não tem absolutamente nada a ver com a radiação de um smartphone.
            Fazer a comparação entre as duas com essa analogia não faz sentido além de não ser verdade o que dizes ..

          2. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            Nuno então contrapõe. Sim, o espectro de rádio usado pela radiografia é bem mais nefasto do que as frequências usadas no telemóvel, seja em G for, wifi , NFC ou bluetooth. O exemplo foi dado como comparativo de danos á saúde. E sabes bem que até existe limitação ao número de radiografias que podes tirar por ano. O raio x também é uma frequência, ou não sabias ?

          3. Avatar de Nuno
            Nuno

            Contrapõem o quê?
            Não há nada para contrapor. Estás a comparar 2 radiações completamente diferentes. Ponto.

          4. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            Então não percebeste onde queria chegar. Não faz mal. Mas percebi o que quiseste dizer. Resto de boa tarde Nuno, tudo de bom pra ti e para os teus

      2. Avatar de obreiro
        obreiro

        Sem grandes custos económicos podem ser feitos estudos utilizando os já afetados por hipersensibilidade às radiações. Ou um mapa de localização de antenas de retransmissão e novas doenças, umas classificadas de autoimunes ou causa desconhecida.

      3. Avatar de João pequeno
        João pequeno

        São coisas incomparáveis! Qnd t fazem um Rx (ou tiram como dizes lol), estás a fazê-lo por um bem maior! E sabes do risco da radiação X e o equipamento está claibrado para a menor dose possicela para uma imagem com valor diagnóstico. Agora ninguém está a espera de andar c um tmv no bolso a irradiar! Forte abraco

        1. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          O telemóvel tem de irradiar João, senão perdes as funcionalidades quase todas. Irradia em frequências seguras , não ionizantes e em potências irrisórias, altamente reguladas. Assim como o raio x, também ele regulado. São emissões em gamas diferentes, mas são, para todos os feitos, radiofrequência. Tudo pode ser comparável conforme o contexto no que toca a emissão e as eventuais alterações em organismos biológicos . Nem o ráio x nasce no bico da cegonha nem o sinal de wi-fi tampouco . E sim, é para fazer diagnósticos, de forma rápida e económica, algo limitado nos dias de hoje, mas com um custo para o nosso corpo. Até ter sido completamente estudado, calibrado e regulamentado, o raio x matou muita gente, inclusivé a sua inventora. Abraço para ti também

  6. Avatar de cK
    cK

    A Samsung neste aspeto está mais evoluída. O sistema de antenas repartido consegue baixar esse nível, sem perda de rede.

  7. Avatar de Zé

    França? Europa? What

    1. Avatar de Vítor M.

      Se perguntas quem decide o nível seguro de exposição….

      Bom, atualmente, dois órgãos internacionais de segurança desenvolveram normas de exposição para trabalhadores e para o público geral: a International Commission on Non-Ionizing Radiation Protection (ICNIRP) e o Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE).

      As normas da ICNIRP são usadas em África, na Ásia, Europa, Médio Oriente e maior parte da América Latina. Uma norma similar, desenvolvida pelo International Committee on Electromagnetic Safety (ICES) do IEEE é usado na América do Norte.

      Podemos ver esses limites aplicáveis aos dispositivos em diferentes países: https://verkotan.com/2020/mobile-sar-value/

      As duas normas de segurança são baseadas em avaliações detalhadas de evidências científicas disponíveis. Os limites de segurança para telefones móveis são baseados em efeitos de aquecimento – ou aquecimento por micro-ondas – pois estes são bem conhecidos e estabelecidos. No entanto, efeitos biológicos (em níveis não conhecidos por serem causados por aquecimento) não são ignorados, e as agências internacionais de segurança consideram efeitos térmicos e não-térmicos para definir os limites de segurança.

      É importante sublinhar que as normas foram desenvolvidas a partir dos piores cenários e incluem margens de segurança que garantem que todos na comunidade, incluindo idosos, crianças ou mulheres grávidas, sejam protegidos.

  8. Avatar de Jfcastro
    Jfcastro

    Agora é indemnização ao pessoal.

  9. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Eles lá na França se tiverem este iPhone 12 até o deitam ao lixo e compram logo o melhor iPhone que há,sem o mínimo problema.

  10. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Apple proibida de vender o iPhone 12 em França por níveis de radiação acima do permitido!!!
    Muito mau mesmo! E por cá?

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Com o lançamento do iPhone 15 a Apple já não ia vender o iPhone 12, ficou fora do catálogo. Cá também. Muito mau porque^?

  11. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Mais uma inovação Apple.
    Mais 100 paus de aumento no preço…

    1. Avatar de Aves
      Aves

      O preço não aumentou, diminuiu.