Apple vai começar a produzir os seus próprios GPUs

48 Comentários

A Apple tem como política controlar ao máximo a criação dos diferentes componentes dos seus equipamentos. O exemplo mais conhecido é o dos processadores do iPhone e do iPad, que desde muito cedo passaram para a sua responsabilidade.

Depois de terem durante anos usado GPUs da Imagination Technologies, esta parceria chegou ao fim, assumindo a empresa de Cupertino o desenho e a produção de GPUs.



O anúncio do fim desta parceria, que tinha já muitos anos, foi feita pela própria Imagination Technologies, que deixa assim de ser a fabricante exclusiva de GPUs para os produtos da Apple.

A marca, tal como faz já com os processadores, irá desenhar e entregar a produção destes novos componentes aos seus parceiros, para que sejam integrados nos SoCs que equipam o iPhone, o iPad e o iPod Touch.

Para a Apple, este é um passo que se considera natural e até já esperado, uma vez que comprou nos últimos anos várias empresas que se dedicavam ao desenho e criação dos vários componentes associados aos SoCs que integravam os seus equipamentos.

Há, no entanto, uma história paralela, e que pode dar uma visão mais clara sobre este processo. Tal como foi detetado pelos analistas do The Linley Group, o iPhone 7 está equipado com o GPU PowerVR GT7600, que é o mesmo que equipava o modelo anterior, o iPhone 6s.

Este é ainda um GPU com as capacidades necessárias, mas que a curto prazo irá deixar de estar no topo das capacidades oferecidas pelo mercado. A Apple tem fama de descartar os fabricantes quando estes perdem a capacidade de produzir produtos que não estejam de acordo com os seus padrões de exigência.

Do lado da Imagination Technologies este poderá ser um golpe muito duro, uma vez que a empresa depende quase exclusivamente dos negócios que tinha com a Apple. Após o anúncio do fim da parceria, a sua posição em bolsa sofreu de imediato uma quebra.

Esta parece ser a mudança certa para a Apple, uma vez que este era um dos únicos componentes que a empresa não tinha controlo no fabrico para a construção dos seus equipamentos móveis.

Esperam-se, por isso, novidades em breve no que toca às capacidades gráficas dos equipamentos móveis da Apple, abrindo agora portas a muito do que se tem especulado.

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Elypse
    Elypse

    É positivo para o avanço tecnológico dos GPU’s da Apple. O controle e mudança de fabricante só trará benefícios ao consumidor. A apple está no bom caminho!!

    1. Avatar de Antero
      Antero

      Um grande aplauso para a Apple por ser de longe a melhor empresa tecnologica do mundo…n ha ninguem que n queira um dos seus produtos e os que falam mal sao os que mais gostariam de ter

      1. Avatar de Toni da adega
        Toni da adega

        Eu não quero logo essa afirmação está errada.

      2. Avatar de Alvega
        Alvega

        Estás enganado. eu nao quero.
        E nao falo mal, digo VERDADES, é substancialmente , diferente.

      3. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        E depois tens aqueles que ja tiveram e tiveram a perfeita nocao do verdadeiro valor dos seus produtos e politicas de servicos.
        Essa mania de dizerem que todos desejavam, alem de completamente errada so demonstra aquilo que muitos de nos, os mais maduros, os mais conhecedores, os mais sensatos, os mais inteligentes, dizemos pensamos e constatamos, voces teem mesmo um problema grave, acreditam que ostentar material da moda e que vos torna cool. ERRADO. Essa maneira de pensar é o que vos torna insignificantes, é o que vos afasta da sociedade mais evoluída. É o que vos distingue dos inteligentes. Isto aplica-se ao fanáticos seja do que for, não apenas dos da Apple.
        Para tua informação, tanto eu como alguns que aqui pensam como eu, ganhamos o suficiente para poder comprar pelo menos dois iPhones por mês, e não é por isso que vamos a correr fazê-lo, e porquê? Deve haver uma razão lógica, não?
        Eu trabalho com tecnologia há uns anos, trabalhei para uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, agora mudei de carreira, mas ainda trabalho em Tecnologia, agora no desenvolvimento de Software, para uma das maiores empresas da Europa, já usei diversas plataformas moveis e Desktop, e tenho a perfeita noção das capacidades de cada uma, e para o mundo empresarial o Apple serve apenas para trabalhos mais banais, todo o resto atrapalha mais com o que ajuda, maioritariamente pelas suas imensas e enervantes limitações e fracas capacidades de conectividade entre dispositivos (para as nossas necessidades, para alguns pode ser o suficiente), nesta empresa usamos agora Windows 10 e 10 Mobile e a produtividade aumentou em flecha. Para o mundo empresarial, o Windows 10 esta a anos Luz de qualquer outro. No entanto para a gestão de redes não existe melhor que o Linux.
        Agora, baseado na tua experiencia profissional, justifica a tua tao renhida luta para defenderes tal marca. Com certeza que na tua empresa as necessidades são outras, e de alguma forma devera haver alguma desculpa ou justificação plausível para essa tua escolha. Elucida-nos sobre esta questão, nós, os profissionais com experiencia e conhecimento daquilo que falamos queremos “ouvir”.
        Já agora, mantém um discurso coerente e maturo, se conseguires.

        1. Avatar de Ai Ai
          Ai Ai

          Ora aí está uma resposta estruturada, usa-se o que é necessário e melhor opção no contexto, não é o argumento de que Apple é fino e que é coisa da moda, logo tem que ser melhor que o resto, porque eu digo que é e pronto. Gosta? use, precisa? use, não afirme que é melhor ou pior baseado no que o seu gosto pessoal ou as modas ditam.

      4. Avatar de Echo
        Echo

        Perante os teus bitaites sobre o Galaxy S8, entendemos portanto que te mordes todo por ter um.

      5. Avatar de Tiago
        Tiago

        Eu não quero produtos da Apple. O único que uso é o Mac da empresa e é porque é obrigatório e foi oferecido.

    2. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Se não me engano isso é proibido.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Proibido? É proibido uma empresa passar dum fornecedor para uma solução desenvolvida internamente?

        1. Avatar de Belmiro
          Belmiro

          Lol não, quis responder à parte de baixar o preço das acções para comprar o resto

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            Acho que respondeste no sítio errado então!
            Se o intuito da Apple fosse ficar com a empresa não iria adquirir as acções em bolsa, de modo que não há propriamente nada de proibido em termos de preço das acções em bolsa – o preço de compra da empresa seria outro negociado com a direcção da empresa, uma avaliação mais realista. A possível parte ilegal seria ao nível de contractos já estabelecidos, práticas de má-fé como cliente e accionista da empresa, etc…

  2. Avatar de Francisco Pinto
    Francisco Pinto

    A Apple é acionista da imagination. Cheira-me a jogada para fazer baixar o preço! E assim comprar os 90% que não são da Apple.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Não digo que é impossível, mas a ser uma jogada para comprar a empresa pode levar a problemas legais por má fé. E como jogada seria bem profunda, afinal de contas a Apple necessita de estar a desenvolver alguma alternativa para um componente muito importante nos seus produtos, algo arriscado caso o plano descarrile.
      Também não se pode dizer que o valor da Imagination fosse alto. Nem parece que no momento actual a Apple sentisse mais urgência do que no passado para ficar com a empresa, pelo contrário – até já teve oportunidades e discussões para o fazer.

    2. Avatar de Alvega
      Alvega

      Cabecinha…pensadora.
      Concordo.

      1. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        Concordas mal.

    3. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Seria obvio demais e teriam a justiça à perna. Acredito mais numa tentativa adicional de fidelização de clientes, criando uma imagem mais sólida de qualidade. Por outras palavras: será uma medida desesperada da marca, para tentar contrariar a rápida evolução da concorrência? Como temos visto a Apple não tem estado a conseguir acompanhar as tecnologias da concorrência, o ponto forte deles é o Marketplace mais seguro, e o software optimizado para alta performance. Se incluíssem todas as tecnologias da concorrência iriam regredir imenso os números no campo da performance. e isso iria deixar o iPhone mais para o meio da tabela.
      Mas devemos aplaudir essa medida inteligente, afinal de contas para a utilização que a maioria de nos da ao telefone, o que o iPhone faz chega. Agora, sera que vale a pena escolher algo mais “pobre”, pagar mais por isso, em prol de uma falsa imagem de estatuto? Não, não vale. Até porque essa imagem está cada vez mais degradada, todos os putos a partir dos 10 anos já teem iPhones (e até menos), pelo menos aqui é assim. E a nível profissional, ostentar um iPhone, em algumas empresas já começa a ser prejudicial para a imagem, uma vez que se começa já a criar uma imagem negativa em redor dessa escolha, graças à vasta legião de fanáticos doentios, começa-se a julgar muita gente por isso e essa escolha revela uma (falsa ou não) falta de personalidade. Isto ainda não se nota muito, mas começa-se a notar, o que é preocupante, até porque ninguém nos deveria julgar por aquilo que compramos ou usamos, mas graças a esses doentes paga muitas vezes o justo pelo pecador.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Medida desesperada? Como é que tomar uma medida que demora anos a implementar, criando aparentemente algo quase do zero e que só terá resultado final no próximo ano, pode ser vista como uma medida desesperada? Desesperado seria fazer algo mais imediato, brusco…
        A Apple não tem estado a conseguir acompanhar as tecnologias da concorrência? Na área de GPU e CPU a concorrência não tem nenhuma vantagem particular.
        Uma medida destas não tem efeitos directos em termos de fidelização… a Apple nunca lançou para o público em geral publicidade sobre donde vem os processadores, e não parece que será agora…

  3. Avatar de Daniel
    Daniel

    Até cortou o coração ver a bolsa da Imagination Technologies. Coitados

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      bom para cfds, comprar como descida, se eu soubesse… lol

    2. Avatar de Zéi
      Zéi

      GO Apple!!!
      Mais irao pelo mesmo caminho

      1. Avatar de Antero
        Antero

        um ipad pro de 2015 ter um soc e gpu inigualaveis em 2017 aos androids todos xptos de 6gb de ram e que custam 1000euros e um feito

        1. Avatar de Zéi
          Zéi

          E isso interessa para quê?

        2. Avatar de Belmiro
          Belmiro

          Muito bom, o iPad é uma consola brutal e com o gamepad e ligado à TV é que é! Eiiii espera lá, não é nada disso nem dá parar ligar um gamepad,teclado e rato!

          Ah um SoC de topo para navegar na net e para Apps 3D que na realidade ninguém usa. Daí que as vendas de iPad andam desde há anos a cair.

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            É bem verdade que não é nem consegue competir com uma consola, mas dá para ligar a uma TV, ligar um gamepad e um teclado. Ratos não têm suporte nativo, mas há aplicações que permitem usar certos ratos.

          2. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Mas ha quem o compare com Surfaces.
            O Surface afinal parece ser “um bocadinho” melhor que isso, não?
            O iPad é um excelente tablet, mas não passa disso, e como temos vindo a testemunhar nos últimos meses, o Tablet está praticamente morto, dispositivos híbridos (tablet/laptop ) vieram para os substituir, no fundo é uma evolução do tablet para um patamar bem acima.

          3. Avatar de Bruno
            Bruno

            @ Gonçalo, és tu que aqui está a comparar com o surface. Afirma-te não te escondas atrás do “há quem”.
            O tablet está praticamente morto? Ainda vendem bem mais do que os híbridos. Uns e outros têm vantagens próprias.

          4. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Vendem mais que híbridos e que portateis. Longe de estarem mortos. Só não há o hype com que crescemos na era dos portáteis e pcs de torre porque é um produto que dura várias gerações e o foco, do hype atual, está nos smartphone.

        3. Avatar de Echo
          Echo

          E no entanto ninguém lhes pega 🙁

  4. Avatar de Toni
    Toni

    O novo GPU (codename ‘Bravo-de-Esmolfe’) poderá estar disponível já em 2018.

    1. Avatar de Alvega
      Alvega

      Ui…o ‘Bravo-de-Esmolfe’, tem um cheirinho, para quem conhece, parece flores.
      Já a Apple, cheira a….

  5. Avatar de sinam
    sinam

    ui. agora é que os preços dos iphone vão subir o dobro

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Porquê? Não era a Apple que definia os preços até agora?

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Nao acredito, os custos irao reduzir, e so com preços mais em conta conseguirão eventualmente competir com a concorrência que cada vez esta mais forte. Alem disso se os preços praticados já não se justificam, muito menos novos preços ainda mais exagerados.

  6. Avatar de Antero
    Antero

    A Apple tem os melhores gpus mobiles do mercado..o ipad pro de 2015 tem melhor gpu e cpu que qq android de 1000euros de 2017

    1. Avatar de diogo
      diogo

      Nao digas asneiras… És Como os burros que so olham numa direção

    2. Avatar de Antônia
      Antônia

      My good

    3. Avatar de Echo
      Echo

      E as melhores máquinas para tirar finos!

  7. Avatar de Rodrigo Costa
    Rodrigo Costa

    Lol. É lindo este fanatismo todo

  8. Avatar de Alvega
    Alvega

    Pronto, para nao dizerem que só digo mal, ai fica uma prenda.
    Acho que deveriam ver.
    hxxx://wxw.thuraya.com/SatSleeve

    Basicamente é uma capa que: Transform your iPhone into a satellite smartphone
    pode parecer brincadeira, mas em Portugal ainda existem sítios sem cobertura de rede telemóvel.
    Pode dar ajuda a alguém.

  9. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    O espirito do Alvega contagiou-me.
    Para não dizerem também que só falo mal da Apple, digo que a Apple tem os seus pontos fortes e nos quais bate alguma da concorrência:
    – Updates
    – Segurança do Marketplace
    – Uma grande oferta de acessórios produzidos por terceiros
    Mas nada mais,.. bem,… talvez as limitações de configuração e utilização joguem a favor, uma vez que se torna mais difícil de os utilizadores danificarem o sistema.

  10. Avatar de sakura
    sakura

    “”novo GPU “” a apple ? lolololololololol.
    se uazam o open source talvez. mas não é apple.
    Ms, apple tenem 1000…. trabalhadores, hoje o oss tem 10000 volutarios and up.
    metall vs direct vs open vs vulcam .
    lol apple

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Agora em português, por favor

  11. Avatar de sakura
    sakura

    a apple não tem o Know-how para um GPU, quando copia ARM.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      A Apple não tem Know-how para um GPU? Depois de tantos anos a trabalhar no desenho de SoC e núcleos de processamento, depois de criar um nova API gráfica, depois de trabalhar directamente com a Imagination para adaptar GPUs aos seus SoC (o último deles modificado pela Apple), contratando dezenas de pessoas que criaram GPUs noutras empresas… achas que a Apple não obteve know-how suficiente para poder iniciar há algum tempo atrás um projecto para um novo GPU?
      Que “copia ARM” te estás a referir?

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Ele leu apenas meias histórias e pensa que sabe do que fala.

  12. Avatar de sakura
    sakura

    tem razão Know-how não e a palavra certa é mais patentes “are licensed to other companies”
    a apple não tem o Patentes para um NOVO GPU.

    arm base agora o que a apple poem na rom isso é com a apple.
    https://en.wikipedia.org/wiki/Apple_mobile_application_processors

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Patentes licenciam-se, é o que todas as empresas na área fazem, por mais avançada que seja a empresa haverá sempre alguma patente de terceiros para a qual terá de adquirir licença! E dado o trabalho da Apple no desenvolvimento de SoC com GPU, já teve que adquirir muitas licenças. Ou seja, não é grande obstáculo para a Apple criar um novo GPU, nem outros terem patentes é um impedimento para a Apple criar e patentear novas tecnologias para GPUs.
      ARM-based refere-se a usar uma ISA baseada na arquitectura de instruções ARM, tal como a AMD usa uma ISA compatível com processadores x86 e desenvolveu a AMD64 que a Intel acabou por licenciar. Processadores muito diferentes podem usar a mesma ISA de base. E neste caso, a Apple há vários anos que cria os seus próprios núcleos de processador, diferentes dos que a ARM criou.