Apple processada por violar patentes usadas na câmara do iPhone X

10 Comentários

A utilização de tecnologia de ponta tem o risco de quebrar patentes e ideias de outras empresas. A Apple está, por norma, envolvida em processos deste género, na maioria dos casos do lado de quem se queixa.

Desta vez o cenário inverteu-se e é a Apple que se irá sentar no banco dos réus, por violar patentes na construção da câmara fotográfica do iPhone X e do iPhone 8 Plus.

iPhone X patente câmara fotográfica

As duas lentes que equipam a câmara do iPhone X não são uma novidade que a Apple lançou. Já outros modelos da empresa traziam este conceito e usavam esta tecnologia.

De acordo com o processo que está a decorrer em tribunal, a Apple terá usado no iPhone X e no iPhone 8 Plus a tecnologia que empresa Corephotonics patenteou para a utilização de lentes duplas numa câmara fotográfica.

Este é um caso que já vem a arrastar-se há alguns anos, desde que a Apple lançou o iPhone 7 Plus, onde estreou as duas lentes nos seus equipamentos.

iPhone X patente câmara fotográfica

A nova queixa da Corephotonics tem por base uma nova informação. A empresa terá tentado reunir com a Apple, no sentido de se juntarem para desenvolver esta tecnologia, evitando assim o confronto em tribunal.

Segundo a Corephotonics esta reunião aconteceu, mas sem o resultado esperado, tendo a Apple negado de forma total toda e qualquer parceria. Com esta resposta apenas restou à Corephotonics alargar o processo que já decorria ao iPhone X e ao iPhone 8 Plus, tendo por base a violação da patente.

O curioso deste processo é que a Corephotonics apenas conseguiu a atribuição desta patente em janeiro deste ano, muito depois do primeiro processo e da Apple lançar os seus novos modelos. Este poderá ser o argumento da empresa de Cupertino para anular este processo de forma total.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de xutos
    xutos

    demasiadas noticias da apple para a quota de mercado q detem

  2. Avatar de krasct
    krasct

    No site da Corephotonics ao abrir o menu, o logo do facebook tem um X em cima xD

    1. Avatar de Yordanov
      Yordanov

      ahahha confirmo 😀

    2. Avatar de obinoob
      obinoob

      É um “pequeno bug”, na realidade o link está por baixo (com um z-index inferior) do “X” que na realidade é um botão para o menu! Se removerem o botão depois de inspecionarem os elementos ficam com acesso ao link do facebook, mas não deixa de ser uma feliz coincidência 🙂

  3. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    “O curioso deste processo é que a Corephotonics apenas conseguiu a atribuição desta patente em janeiro deste ano”

    O importante legal disto é quando foi iniciado o processo e nao quando foi atribuida: o processo é submetido a análise e pode demorar vários meses.
    Outro grande problema a nível mundial, em especial nos USA:
    – é que muitas vezes pequenas empresas apresentam ideias inovadoras a grandes empresas porque iriam trabalhar com elas
    – as grandes empresas em paralelo mandam os seus advogados investigar se a ideia que é boa está já patenteada e se legalmente podem “roubar” a ideia sem pagarem direitos
    – se a ideia nao foi patentada desistem mas aproveitam-se da ideia sem dar um tostao à empresa pequena

    Isto infelizmente acontece imenso, daí espionagem e direito empresarial serem áreas fortíssimas nas grandes potências mundiais. Nos países (demasiado) desenvolvidos a boa fé, honra, etc nao interessam para nada, interessa sim se legalmente se pode roubar / esconder / fugir aos impostos. Depois essas empresas apresentam lucros gigantes mas no entanto os trabalhadores poucos direitos tem, fadiga, burn-out, mortes no trabalho, suicídio, hipotecas, processos legais em cima (ainda por cima…) etc.

    Eu conheco de perto a área e daí que países assim nao me atraem, quem quer capitalismo e andar pelos tribunais, psiquiatras, sem fins-de-semana ou férias sem estar agarrado ao telefone e pc, força.

    1. Avatar de Rrrrr
      Rrrrr

      nos estados unidos como em qualquer outro pais ou negocio!
      até a padaria do ze, que pode ter uma tosta mista muito boa, pode ser roubada e melhorada pela pastelaria do alberto!

  4. Avatar de Helder
    Helder

    Ahahah, boa sorte… os advogados é que ganham…

    1. Avatar de lelo
      lelo

      Tem piada, se fosse outra empresa que estivesse em questão vinhas para aqui criticar 😉

  5. Avatar de Altino
    Altino

    bam bam bammmmm!!! como eu adoro o jeito da apple! “take what you need” thats it.