Apple reconhece problemas nos teclados dos MacBook e MacBook Pro

59 Comentários

Não é recente e nem segredo o problema da Apple com os teclados dos Macbook e MacBook Pro. A Apple insistia em não reconhecer que ele exista, mas as queixas tendiam acumular-se e a provar a sua existência.

Agora, e de um momento para o outro, a gigante de Cupertino resolveu iniciar um programa de reparação dos teclados destes equipamentos, admitindo assim que existe realmente um problema com este componente.

Apple problemas teclados MacBook MacBook Pro

Há vários meses que surgem queixas com os teclados dos MacBook e MacBook Pro. A Apple tem estado em silêncio sobre este problema e tem insistido em não reconhecer a sua existência, mesmo com as provas mais do que óbvias.

Do que é descrito nas queixas, algumas delas já feitas em 2015, as teclas deixam de funcionar ou ficam presas, impedindo a correta utilização dos equipamentos. Para muitos a solução foi mesmo a reparação, algumas vezes já fora de garantia.

Mas, ao lançar este programa de reparação, a Apple reconhece formalmente o problema que afeta os teclados dos MacBook e MacBook Pro. A Apple indica que este é um problema pontual e que surgiu apenas num número reduzido de equipamentos.

Apple problemas teclados MacBook MacBook Pro

Todos os MacBook e MacBook Pro apresentados abaixo, e que apresentem os problemas descritos, são elegíveis para avaliação e, caso se comprove, posteriormente podem ser reparados.

  • MacBook Retina, 12 polegadas, Início de 2015
  • MacBook Retina, 12­ polegadas, Início de 2016
  • MacBook Retina, 12 polegadas, 2017
  • MacBook Pro 13­ polegadas, 2016, 2 portas Thunderbolt 3
  • MacBook Pro 13 polegadas, 2017, 2 portas Thunderbolt 3
  • MacBook Pro 13 polegadas, 2016, 4 portas Thunderbolt 3
  • MacBook Pro 13 polegadas, 2017, 4 portas Thunderbolt 3
  • MacBook Pro 15 polegadas, 2016
  • MacBook Pro 15 polegadas, 2017

Apple problemas teclados MacBook MacBook Pro

Toda a informação referente a este programa de reparação esta disponível numa página de suporte da Apple, onde podem ser esclarecidas todas as dúvidas dos utilizadores.

Importa referir que os utilizadores que fizeram a reparação antes deste programa podem ser ressarcidos do valor pago.

Todos, com exceção da Apple, são da opinião que a empresa deveria ter tratado do problema mais cedo. Teriam sido evitados processos em tribunal, queixas e toda a publicidade negativa que foi feita em torno do problema.

O problema dos teclados dos MacBook da Apple

Apple em tribunal por culpa dos problemas nos teclados dos MacBook

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Milhares de euros, e passado anos admitem. É teclado, baterias, etc. Injustificável esta atitude para com os consumidores. Com tanta oferta no mercado deviam ser mais rigorosos.

    1. Avatar de joao magalhaes
      joao magalhaes

      É o que eu penso, mas pior, nos casos das baterias mentiram, não trocaram a bateria no periodo que elas tinham garantia, pois diziam que não tinham problemas e mais tarde corfirmaram e passa para cá 29$ para se fazer a troca. Sem duvida que a Apple tem qualidade mas não me venham com tretas quando se diz que por 1/3 do preço não tens soluções com a mesma ou melhor qualidade.

      1. Avatar de Heldr
        Heldr

        Mas mentiram em quê?

        E que problemas elas tinham/tiveram?

        Semelhante a inveja…

        1. Avatar de Miguel Sousa
          Miguel Sousa

          99% dos problemas dos equipamentos Apple são ditos que são “mentiras e falsificações”, como foi o caso das baterias e dos cabos lightining do Iphone 4. Como os utilizadores são BURROS, arrotam entre 200 ou 1000 euros a comprar produtos para substituir os danificados. E voilá, agora, voltam atrás e dizem que afinal há mesmo problemas com mais de 14 milhões de equipamentos vendidos… já agora, como explica que a Apple só reembolse (em vale do Itunes) as reparações que foram feitas em lojas da Apple, pois as que tenham sido feitas em representantes não são válidas para esse reembolso?

        2. Avatar de Mentecaptor
          Mentecaptor

          Cá está um dos que nega os problemas que a própria Apple admite.

          1. Avatar de LR
            LR

            Ouve, a sério, mas tu és real? E já reparaste bem quantidade dessa mesma matéria que sai da tua boca, sempre em ataques pessoais, de forma arrogante, idiota e imbecil? E para quem gosta tanto da Apple (gostos são isso mesmo, não se discutem) por vezes estás mesmo mal informado.! Mas mesmo muito!

        3. Avatar de joao magalhaes
          joao magalhaes

          Inveja do quê ? Tanto admitiram que fazem a troca da bateria e “só” cobram 29$ . O 6S da minha mulher de um dia para o outro ( atualização do Ios ) ficou um produto de exposição, impossivel usar, lentinho e a batera a durar 1 hora. Depois lá soube o que tinha acontecido ( comunicado da Apple que tu não lês) Comprou o X e encostou o 6S pois a solução da Apple demora 2 meses. Mas algo me diz que também não dura 2 anos.

          1. Avatar de Marco
            Marco

            qt queres pelo 6s? Ja lhe trocaste a bateria?

          2. Avatar de Marco
            Marco

            sabes q isso tb acontece com android e aconteceu-me com o windows 10 mobile.

          3. Avatar de Heldr
            Heldr

            Não venhas com mentiras, porque não é verdade. Toda a gente sabe que não é, é pura inveja. É sempre o “iPhone da minha mulher”, “o iPhone da minha filha”, “o iPhone que tive antes de trocar para Xiaomi”.

          4. Avatar de Brasão SS
            Brasão SS

            Ainda estes dias disseste que ela tinha comprado um Samsung Galaxy, agora já tem um X? Não sejas mentiroso.

        4. Avatar de Carlos
          Carlos

          És um bocadinho obcecado com a cena da inveja…

          Mas bom, o que o processo alega é que, entre outras coisas

          “3. Apple knew that the MacBook is defective at or before the time it began selling the affected models to the public. Complaints of keyboard failures began to come in shortly after the 2015 MacBook was launched. Despite awareness of the keyboard defect, Apple equipped future model MacBook and MacBook Pro laptops with the butterfly keyboard, and continued selling these laptops to consumers at premium prices.

          4. Despite awareness of the defect, Apple touted—and continues to tout—the MacBook as having a superior and highly responsive keyboard, with “four times more key stability than a traditional scissor mechanism.” Apple’s representations regarding the MacBook’s keyboard were false. Apple failed to disclose that the keyboard is defective, and this information would have been important to Plaintiffs’ decision to purchase a MacBook

          5. Apple failed and continues to fail to disclose to consumers that the MacBook is defective, including when consumers bring their failed laptops into the “Genius Bar” (the in-store support desk) at Apple stores to request technical support”

          Há quem diga que deliberadamente propagar informação que se sabe ser falsa se chama mentir, tu lá terás a tua opinião.

          Mudando de assunto, a Apple paga-te alguma coisa para a defenderes com esse fanatismo? É que ser uma fanático duma multinacional gigante é… estranho. Mal por mal antes os maluquinhos apoiantes do Bruno de Carvalho.

      2. Avatar de Marco
        Marco

        Não tens, pq não podes legalmente instalar o OSX/iOS noutras maquinas, e mesmo que o instales vais ter problemas ou andar a comprar hardware extra.

        Mas já agora arranja lá maquinas compativeis em TUDO e por um preço mais barato, tem atenção ao chassi e ao monitor. Se calhar não ficam assim a 1/3 do preço como dizes.

      3. Avatar de Jorge Ribeiro
        Jorge Ribeiro

        Se dissesses 2/3 até se poderia considerar verdade, apesar de estar mais para os 3/4 do preço. por acaso no que toca a o Macbook pro 13 penso que não existe nenhuma maquina windows que se compare pois é muito raro encontrar uma maquina windows com gráfica intel iris e que tenha o TDP configurável (penso que o Dell XP13 é o único na versão i7 mas não é muito mais barato do que o Mac). Por outro lado podemos dizer que no lado do PC temos as MX150 que são mais potentes do que a iris mas aí já existe uma diferença bastante grande em termos de bateria entre as maquinas.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          Tirando a Dell xps, a maior parte dos portáteis são fullhd, e no caso do mbp a resolução é superior.

        2. Avatar de Belmiro
          Belmiro

          Tens vários modelos mas eu por exemplo tenho um Asus Zenbook Flip 14: tens até i7, 16 GB RAM, 512 GB SSD e uma Nvidia MX150, com um ecrã com altos e bons bailes de contraste, fidelidade de cor e compete com os melhores a nível de cobertura de cores.

          Isto com ecrã retroiluminado, HDMI tamanho standard, USB C e com isto tens um PC rapidíssimo a uma fração do preço dum Apple.

          1. Avatar de Marco
            Marco

            sim tens chassi em plastico injectado, monitor full hd, no mac tens aluminio e ecra 2k ou 3k (n sei de cor a resolução). pq se meteres isto no zeenbook la se vai a bateria e la se vai o preço, maquina aluminio ou injectar aluminio n fica ao preço de injectar plastico. olha para o preço do lenovo x1 carbono, que ja tem chassi em carbono e ve para q preço é q vai.

          2. Avatar de Heldr
            Heldr

            Continuam a comparar o incomparável…

            Para ti é bom, que tens um Magalhães.

    2. Avatar de Heldr
      Heldr

      Sim, é injustificado serem a melhor marca em termos de fiabilidade ano após ano.

      1. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        Quando não se assume as avarias, é normal que sim!

        1. Avatar de Heldr
          Heldr

          O teu comentário não faz sentido absolutamente nenhum.

      2. Avatar de joao magalhaes
        joao magalhaes

        Tirando as milhões de queixas é super fiável ahahahahaha.

        1. Avatar de Heldr
          Heldr

          Que milhões de queixas?

          A maioria das queixas, como se vê por aqui, é de gente que não tem nada, e inveja quem tem, porque eles querem mas não podem ter.

          1. Avatar de Mentecaptor
            Mentecaptor

            E foi por estas “queixas, como se vê por aqui de gente que não tem nada, e inveja quem tem…” que a “Apple reconhece problemas nos teclados dos MacBook e MacBook Pro”? Lol! És demasiado rídiculo, presumo que estejas só a trollar.

  2. Avatar de Mentecaptor
    Mentecaptor

    Um ponto positivo para a Apple (embora peque por tardio) e um negativo para os fãs que negavam a sete pés estes problemas.

    1. Avatar de Jack
      Jack

      Isto é assim com todos os produtos, atrasam sempre o máximo possível os casos de tribunal e abafam as notícias sobre isso, o MacBook pro de 2010 tinha problemas nos ecrãs, passado 3 anos assumiram o erro, o MacBook pro 2011 tinha problemas no gpu, o iPhone 6 tinha problemas com o chassi e causou problemas no ecrã é só fazer um bocado de pesquisa e ver que o hardware deles está cheio de problemas

  3. Avatar de Jack
    Jack

    So quem não quer ver é que não percebe que os produtos deles estão cheios de defeitos, basta ver os casos em tribunal que eles têm perdido e a extended warranty que eles metem no site de suporte sem avisar ninguém, assim sim vale a pena gastar 1500€ num MacBook 😉

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Antes gastar um pouco mais e comprar o macbook pro de entrada sem a touch bar, outro problema.
      Quem é utilizador da velha guarda da Apple sabe que não pode comprar a primeira versão e em alguns casos a segunda vresão dos produtos, vem sempre com erros. Só não se isto quem caiu neste mundo Apple recentemente.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Tive um problema de bateria no iPhone q comprei no ebay. Estava fora da garantia. Eles assumiram que o problema era defeito de fabrico e trocaram a bateria sem custos. Quantas marcas fariam isso? Nenhuma, e é também por isso que se paga mais.

      1. Avatar de Jack
        Jack

        Quantas marcas fazem isso? Deves ser mesmo tapadinho, se tens 2 anos de garantia eles têm que te cobrir tudo o que não é maus tratos, sempre que mandei produtos meus para a garantia nunca me recusaram nada e não paguei um preço premium por isso

        1. Avatar de Marco
          Marco

          neste caso eles n tinham de assumir a garantia a bateria era do ebay.

          1. Avatar de Jack
            Jack

            Se eles detectam pelo serial number do telemóvel que está dentro da garantia têm sim.

          2. Avatar de Mentecaptor
            Mentecaptor

            ” iPhone q comprei no ebay”
            A bateria seria original, caso contrário eles não trocam (e bem).

  4. Avatar de nkp
    nkp

    se fosse outra marca. já levava com imensos comentários negativos por aqui….

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Se fosse outra marca ninguém comentava.

    2. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      Se fosse outra marca nem aqui chegava, pois assumiam logo a falha e não voltavam a usar o mesmo problema na versão seguinte… não faziam como a maçã que dizia que era impossível existir esse problema, fez mais modelos com o mesmo problema, passou a ignorar as queixas, ao mesmo tempo que sacava 219,93 euros para a troca do teclado.

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        brincalhão , procura no Reddit 🙂

        Abc

      2. Avatar de Marco
        Marco

        hahaha dobradiças da asus e acer, preciso de dizer mais. varios anos e modelos com as dobradiças a partirem.

  5. Avatar de Miguel Porto
    Miguel Porto

    Não é um problema, é uma feature que destingue os bons dos mais utilizadores.

  6. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Por mim melhor teclado foi e continua a ser os dos Mac Air’s e Pro’s estes os produzidas antes ate 2016. Deviam ter deixado assim. Equipa que ganha não se mexe mas tudo tem de evoluir. Mas nem sempre acerta!

  7. Avatar de eu
    eu

    Sou utilizador de MacBook Pro de 2011 e apesar de precisar de fazer o upgrade este ano, não o fiz exatamente porque desde que alteraram o teclado em 2016, que não vale nada.
    Basta dirigirem-se a uma loja que tenha uma versão anterior a 2016 ao lado de uma de 2016 ou 2017 para verem a diferença.
    Desde o barulho que o teclado faz, há completa falta de sentido (faz cá falta o Steve).
    Tenho expetativas que a versão de 2018 venha resolver de vez este problema ou seja repor o teclado que sempre funcionou no passado.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Por mim bastava que entrasse para a Apple o enfant terrible, Scott Forstall

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        O que é que o Scott tem a ver com hardware ?

        Abc

        1. Avatar de Marco
          Marco

          o scott se entrasse ia para o lugar do cook. foi apontado varios anos como sendo o sucessor dele, mas ele fez das dele internamente… e olha que o scott era tao ou mais terrivel que o jobs, ele no lugar do cook n deixava sair um rato que se carrega por baixo e um ipencil com aquele metodo de carregamento. ou um ios em q n se sabe se estamos perante uma label ou perante um botão.

          1. Avatar de Jorge Carvalho
            Jorge Carvalho

            Isso é especulação , mas deixou sair o maps no estado em que saiu. Alias muitos colaboradores ficaram contentes com a saída.

            Abc

          2. Avatar de Jorge Carvalho
            Jorge Carvalho

            Alias , quando o Cook foi escolhido pele Steve , por isso a questão dele ser o sucessor nem se coloca.

            Abc

          3. Avatar de Marco
            Marco

            O problema não foi o Scott ter feito merda com os mapas, foi isso e andar atirar culpas para toda a gente e andar a chagar a paciencia a toda a gente dentro da Apple, havia reuniões em que se Scoott estivesse presente o Ive não estava presente. Assim como não iam as reuniões um do outro, já ninguém o suportava. Desdes os tempos da NEXT que ele era o protegido do Jobs. O Scott colocou-se numa posição que não deu hipoteses ao Jobs de continuar a defende-lo.

    2. Avatar de Mentecaptor
      Mentecaptor

      Na Apple as coisas corriam bem antes, quando esta se limitava a copiar e no máximo melhorar o que os outros desenvolviam e depois de provas dadas que funcionava bem. A partir do momento que começou a querer inovar depara-se com os mesmos problemas de fiabilidade dos restantes.

      1. Avatar de eu
        eu

        Possívelmente.

        Dizem que o MacBook e o macOS não mudam muito de ano para ano mas para mim isso é precisamente o ponto forte.

        Não é preciso estar sempre a colocar features em cima de features e gosto da estabilidade.
        No MacBook Pro de 2016 foi o que introduziu o novo teclado (que é uma grande m* e o touch bar que também é apontado de ter vários defeitos).

        Uma coisa é falar mal e outra é termos o sentido crítico e averiguar e foi isso mesmo que fiz.
        O teclado do MacBook Pro atual é do pior e uma vergonha para uma máquina destas.

        Admitiram agora e já vem tarde porque como já disse antes correm o risco de perder clientes seriamente e uma vez um cliente que mude de sistema por uma situação destas, muito dificilmente volta.

  8. Avatar de Tx2
    Tx2

    Uma vergonha, e as Apple Store teimavam que era mau uso do utilizador e cobravam 700$ para substituir o teclado.
    Assim sim vale a pena comprar produtos da Apple #AppleForever

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Para quem aqui defende com unhas e dentes a apple, sugiro que pesquise no YouTube o Nome de Louis Rossmann e veja uns quantos…

    1. Avatar de Marco
      Marco

      nao fales nesse sr, pq a historia dele com a Apple é longa, pesquisa melhor sobre ele e a Apple e vais perceber pq é q ele bate tanto na apple (e com razão).

  10. Avatar de Cortano
    Cortano

    Agora fiquei surpreendido!! A Apple assumiu finalmente a bela treta de teclados que tem!!
    Fiquei mesmo surpreendido… muito fixe.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não deverias ficar surpreso, porque a Apple muitas vezes faz isso (é verdade que nem sempre como deveria). Repara que em muitos casos identificados como problemáticos, a empresa abre programas de qualidade, que visam reparar o equipamento mesmo que este tenha muitos anos.

      Dou-te um exemplo. Tenho um MacBook Pro de finais de 2011 e em 2015 a gráfica foi-se. Essa gráfica em questão foi identificada como problemática, aquecia que nem era bom! Então enviei o MacBook para a reparação e a empresa assumiu uma board nova. Mas há inclusive online uma página com os programas de qualidade ativos 😉 por isso não fales essas inverdades que mostra que desconheces a realidade.

    2. Avatar de Marco
      Marco

      eles assumem mtas vezes entao qd há processos “mediáticos” em tribunal e que podem perde, então é q eles assumem e rápido.

  11. Avatar de João Costa
    João Costa

    Tenho o macbook pro 2017 e já tive uma tecla presaa no meu teclado, mas foi temporario, nem cheguei a levar á loja. De qualquer das maneiras reconheço que a Microsoft tem um teclado bastante superior na sua gama de surfaces.

  12. Avatar de Antonio Salazar
    Antonio Salazar

    Boas, pelo menos a Apple acaba por assumir e criar campanhas de garantia extra.
    Não vejo muito mais marcas a fazer isto? Ou descobrem nos dois anos de garantia, ou azar.
    Gosto muito de Android, mas faz ano e meio mudei para iOs e estou super contente. No trabalho, mudei de Windows para Ubuntu, e recentemente para OS X e estou muito contente com estas mudanças.
    Querem um argumento para usar iOs, OS X… funciona, só isso, funciona… agora Android é um espetáculo, da para fazer mil e uma coisa que não preciso, mas depois no que preciso e sem saber porque, pá não esta a dar, mas deve ser qualquer coisinha de nada, mas deixa descobrir, opa neste aparelho tem uma incompatibilidade, mas tirando isso iria funcionar. Não me levem a mal, mas prefiro ter um smartphone que funciona, e o iPhone funciona, continuem la com as vossas roms, e xoms… eu não tenho tempo para isso, eu compro, eu pago por um smartphone que me facilite o dia a dia, não que me leve a gastar x horas do dia a configurar aquilo, porque quando tenho trabalho gosto de ser pago… por ele

    Mas ainda bem que vivemos numa democracia, e quero que muita gente continua a usar outros sistema, para haver concorrência, e pressao para ambos continuarem a evoluir.

    Cumprimentos