Apple poderá comprar a Uber?

46 Comentários

Foi na passada semana que a empresa Uber terá recebido um investimento de cerca de 3,5 mil milhões de dólares proveniente de um fundo saudita. Isto faz com que neste momento a empresa tenha cerca de 11 mil milhões de dólares para investir, passando a valer cerca 62,5 mil milhões de euros. Mas o que está em falta neste plano? O próprio plano de investimento…

Onde entra a Apple nesta ideia? É o que vamos saber.

apple_car_1

Se por um lado um investimento pode ser óptimo para uma empresa, por outro lado pode também não o ser, existe no caso de não existir uma boa estratégia de crescimento para a empresa.

Pensando que a Uber equivale agora a cerca de 62,5 mil milhões de dólares (incluindo a quantia do último financiamento), em caso de venda, isto é um valor bastante significativo a nível de mercado. De momento, não é qualquer empresa que a consegue comprar. Sendo que a Tesla vale 30 mil milhões de dólares e a Ford cerca de 52 mil milhões, vemos que o valor da Uber não é propriamente fácil de alcançar.

É nesta ideia que surge a Apple. Se nenhuma das restantes grandes empresas tem valor suficiente para adquirir a Uber e garantir uma estratégia de negócio que o faça crescer, a Apple tem. Esta terá disponíveis, neste momento, cerca de 200 mil milhões de dólares entre títulos negociáveis e dinheiro em caixa.

uber_00_thumb.jpg

Já várias vezes a Apple se mostrou interessada em entrar no negócio dos carros do futuro, tal como os seus concorrentes. No entanto, tem ficado claramente para trás nesta conquista. Mas depois de algumas apostas frustradas e que não ajudaram a marca a ganhar terreno, talvez agora surja uma das melhores hipóteses.

Ao adquirir a Uber, a Apple consegue alcançar novamente os seus concorrentes no que toca aos carros. Por outro lado, a empresa da maçã dará uma nova estabilidade à Uber, que como sabemos não tem tido a vida facilitada na Europa.

Para além disto, é sabido que a transportadora já tem um carro desenvolvido, enquanto que a Apple não tem qualquer estrutura a este nível, já no campo tecnológico… poderá ser uma junção perfeita.

 

Business Insider

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Tanto Uber como Tesla vivem ainda de injecções de capital de dimensões galácticas. Porque ainda sao empresas que dão elevado prejuízo. A Uber está avaliada pelo seu potencial e nao pela sua rentabilidade. No dia em que entrar em bolsa a conversa vai ser outra.. O próprio investimento saudita é caprichado. Feito por uma nação onde as mulheres não podem conduzir, objetivo é manter fosso cultural e que continuem a andar de táxi.

    1. Avatar de Martins
      Martins

      A Tesla dizes tu, dá elevados prejuízos? Em que te baseias para dizeres isso? Mostra uma fonte que sustente a tua afirmação, porquê aquilo que leio mostra que desde 2014 já dá lucros, e numa empresa que já está cotada em bolsa.

      1. Avatar de Ana
        Ana

        Estás mal informado…. A tesla dá prejuízo, no entanto as vendas têm melhorado.
        A Amazon deu prejuízo durante anos e anos.

        Porque não usas o google já que estás na net a fazer comentários. Dá muito trabalho??

      2. Avatar de Henrique
        Henrique

        Mostra lá a fonte dos lucros…

        http://www.nasdaq.com/symbol/tsla

        Dá prejuízo, toda a gente sabe.

      3. Avatar de João
        João

        Desde que foi criada a Tesla ainda só deu lucro num trimestre. Perde entre 200 a 300 milhões de dólares por trimestre. Não estou a criticar, mas a constatar. http://money.cnn.com/2016/05/04/news/companies/tesla-earnings/

    2. Avatar de Pirata
      Pirata

      Qualquer startup “perde” dinheiro nos primeiros tempos. Vejam o twitter por exemplo.

  2. Avatar de Ricardo Saraiva
    Ricardo Saraiva

    Ai é que os taxistas (android users) passam se de vez! Ainda comecam a atacar quem tem iphone! ahah

    1. Avatar de Balearic Soul
      Balearic Soul

      Que comentário mais hater… Eu tenho um Lumia e uso a Uber. Tipo, a Uber existe em todas as plataformas, não é da Apple nem exclusivo do iPhone

      1. Avatar de Nathan
        Nathan

        Wow! Há App da Uber para WP???

        1. Avatar de Pirata
          Pirata

          sim. e funciona bem.

    2. Avatar de lmx
      lmx

      Ho Ricardo..
      Nesse caso taxistas seriam os Apple users, certo??

      Não é a aple que quer comprar a Uber? 😀

  3. Avatar de Antwin
    Antwin

    qual é a fonte para esta especulação?
    não faz sentido a Apple comprar a Uber quando ainda há poucos dias investiu noutra empresa que é concorrente da Uber. Mais depressa compraria a Tesla.
    A Uber não tem nenhum carro desenvolvido, está na fase de desenvolvimento de tecnologia para condução autónoma.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Concordo contigo Oscar.

    2. Avatar de Vítor M.

      Está no texto. Este é um rumor que corre nos corredores das empresas de análise de mercado, a BI da conta disso, tal como referimos.

      Está no texto a fonte.

      1. Avatar de Antwin
        Antwin

        a fonte não estava lá inicialmente e isso não é uma notícia nem sequer um rumor, nem duma empresa de análise de mercado.
        É um artigo de opinião onde o autor fala sobre as opções para a Uber depois de ter angariado tanto dinheiro de investimento e ainda não estar a dar lucro. Fala sobre a possibilidade duma IPO ou em alternativa ser adquirida por outros. A Apple é apenas sugerida como uma das poucas empresas que teria capacidade para comprar a Uber.

        1. Avatar de Vítor M.

          Estava num link, tens razão, não tinha o botão, mas agora tem. É preciso é ler com atenção.

          Estes artigos de opinião de um canal de análise financeira têm um caracter especial e com um importância relevante, mais ainda pelos factos recentes. E sim, tal como referimos no artigo, a Apple é referido como sendo das poucas empresas no mundo, dentro deste segmento, que poderá ter meios financeiros para adquirir um serviço como a Uber. Tanto é que, como saber, há dias o CEO da empresa de Cupertino fez incursões na China nesse sentido.

          1. Avatar de Antwin
            Antwin

            Não se via link em lado nenhum.
            O artigo não tem nenhum carácter especial, é um artigo de opinião como muitos outros que discutem rumos possíveis para empresas com as suas vantagens e desvantagens, neste caso até mais centrado na Uber.

            A Apple investiu numa empresa chinesa que compete com a Uber na China e noutros países, directa e indirectamente – essa empresa é um grande parceiro da Lyft que compete com a Uber nos EUA. É exactamente pelo o que o CEO fez na China que não faz sentido pensar que a compra da Uber está a ser equacionada pela Apple.

          2. Avatar de Vítor M.

            Não vias mas estava lá. Quanto ao assunto do artigo, numa altura em que a Apple está no mercado do sector automóvel em duas vertentes, faz todo o sentido.

          3. Avatar de Antwin
            Antwin

            mas será possível que não entendes que não se entra em acordos de investimento com uma empresa estando a equacionar comprar um concorrente?
            a opinião do autor mostra mais preocupação em assegurar a sobrevivência da Uber a longo prazo do que na estratégia da Apple. É apenas isso, uma opinião, não uma análise económica ou rumores.

          4. Avatar de Vítor M.

            Estás a confundir tudo. Estás a dar como um dado adquirido. Repara que a Apple já era proprietária de um serviço de música e comprou um outro para alargar a sua oferta (quando a empresa adquirida também estava com problema de vitalidade). Nada tem a ver o que estás a referir.

            Independentemente do que a Apple fez no mercado dos serviços de transporte com Didi Chuxing, que poderá ser mera jogada de se posicionar no mercado chinês, o facto de poder comprar a Uber (rumor ou não já não é a primeira vez que se fala) o mercado é mundial e não local.

            Portanto, não é de todo descabida esta opinião/análise. Antes da Apple investir neste negócio na Didi Chuxing dirias o mesmo, pois não era de todo expectável, apenas existiam rumores 😉

        2. Avatar de Antwin
          Antwin

          confundir tudo? mas leste sequer o artigo?
          é uma opinião sobre estratégia, não informação do que a Apple internamente está a pensar, não é nenhum rumor, nem sequer é o que o autor acredita que a Apple vai fazer, qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento de inglês percebe isso, começa logo pelo título.

          A Uber também está na China e a Didi compete com a Uber via Lyft noutros países. Não vês o conflito? Isso muito provavelmente estará até sancionado nos acordos assinados entre a Apple e a Didi.
          Nunca se ouviu qualquer rumor sobre a Apple querer comprar a Uber.

          Confusão é vir falar sobre o caso da Beats, com um serviço que a Apple não tinha, subscrições para streaming de música. Mesmo que tivesse isso serviria para melhorar o que já teria na empresa, não seria um caso de conflito em que um investimento implicaria potenciais perdas económicas noutro investimento.

          1. Avatar de Henrique
            Henrique

            LOL!

          2. Avatar de Mais um LOL
            Mais um LOL

            +1 LOL

    3. Avatar de Pirata
      Pirata

      A Apple tendo tanto dinheiro em caixa, bem que se pode dar ao luxo de comprar a Uber e a concorrente. Mais mercado sob o simbolo da maçã. Se é correcto ou não, não sei. Não sou estratega empresarial. Se é possível, sem dúvida.

      1. Avatar de Antwin
        Antwin

        a Apple não comprou a empresa chinesa, apenas investiu, de forma que comprar não parece ser uma opção para a Apple a curto prazo, é até duvidoso que a empresa fosse vendida quando a Alibaba e a Tecent são os principais accionistas.

        Tendo em conta os valores que andam a ser atribuídos a cada uma delas a Apple também não se pode dar ao luxo de comprar as duas, isso reduziria substancialmente os seus capitais havendo mais áreas onde investir. Comprar as duas iria certamente ser recusado pelas autoridades a não ser com pesadas medidas para evitar monopólios ou conflitos de interesse nas regiões em que competem.

  4. Avatar de Kekes
    Kekes

    Lol, sim claro que vai gastar 70mil milhões a comprar uma empresa… Os gestores da Apple não são burros.
    Além que empresas valem isso graças a especulação, o que faz com que não seja um negócio rentável, pois não aportam esse valor real numa hipotética compra.

    1. Avatar de Kekes
      Kekes

      PS: seria melhor inversão pegar nesse dinheiro e oferecer 2milhoes de carros e ainda sobra para desenvolvimento.

  5. Avatar de Vitor Hugo Palma Rosa
    Vitor Hugo Palma Rosa

    Qual é a fonte disto? Assino várias revistas de tecnologia estrangeiras e nenhuma nunca se lembrou de publicar tal notícia…

    1. Avatar de Vítor M.

      Está em grande a fonte e não é de uma fonte qualquer. Mas, o que andas a ler está atrasado, felizmente tens o pplware.

      1. Avatar de Vitor Hugo Palma Rosa
        Vitor Hugo Palma Rosa

        A fonte não estava lá no principio. Até me sinto ridículo em dizer isto mas, têm noção da diferença entre uma noticia e um artigo de opinião certo?
        É que o titulo e corpo da noticia original diz: “Should Buy”, ou seja é um artigo de opinião sobre o que a apple deveria fazer, não é um rumor nem sequer uma noticia, mas sim uma opinião.
        Sendo um artigo de opinião explica o facto de não ter lido esta “noticia/rumor”.
        Mas ainda bem que andam a espalhar artigos de opinião como noticias.

  6. Avatar de Nathan
    Nathan

    Lol, essa era boa, não vale a pena, daqui a 5 anos já vamos ligar a Siri e dizer “Siri vem me buscá” e lá vem um Apple Car totalmente autónomo. Sem condutor, não há diferença entre serviços a não ser a qualidade do carro…

  7. Avatar de sempre
    sempre

    é melhor já que andam sem ideias

  8. Avatar de Northdylan
    Northdylan

    Eu e muitos outros também não acreditávamos que ela iria comprar a beats e afinal aconteceu mesmo. Por isso acredito que também venha a comprar a uber ainda a uns dias eu pensei nisso e hoje sai esta matéria.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      A Beats veio quase de borla. A Uber é uma coisa muito mais cara, e sem retorno a curto prazo.

    2. Avatar de Vítor M.

      Sim, são compras diferentes, mas a Apple está mesmo à procura de um serviço nesta área, vimos há dias movimentações do CEO na China e esta possibilidade, agora avançada pela business insider traz “água no bico”.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        À procura, porquê?

        O Business Insider é lixo completo.

        1. Avatar de Vítor M.

          Se o dizes, é porque é de certeza. Enfim!

          1. Avatar de Nathan
            Nathan

            Pois é, pode-se dizer que o Business Insider é o pplware americano, ou o pplware é o Business Insider Portguês.

            Almas gêmeas!

            😀

    3. Avatar de Antwin
      Antwin

      Isto não provém de nenhum rumor ou informação privilegiada.
      A Apple investiu há poucas semanas numa empresa concorrente da Uber por isso comprar a Uber não faz neste momento qualquer sentido para a Apple

      1. Avatar de Nathan
        Nathan

        Ou seja… Lógica? Como é que te atreves?

  9. Avatar de Limbus
    Limbus

    Não acredito nisso.

  10. Avatar de Filipe Teixeira
    Filipe Teixeira

    Especulação

  11. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Os ADAS são a nova bolha tecnológica.

  12. Avatar de Rui Carriço

    Não estraguem a Uber sff…

  13. Avatar de enemypublic
    enemypublic

    O que eu mais gosto nisto tudo é de utilizarem o interior de um Jaguar XF e meterem o logo da Apple no volante…
    hahahahahaha 😛

    1. Avatar de enemypublic
      enemypublic

      Digo

      Jaguar XJ