Apple Pay chegará a Portugal em breve!

34 Comentários

Durante o último evento especial da Apple, foi referido por Tim Cook que o serviço de pagamentos da Apple, Apple Pay iria crescer muito este ano. Pelo menos esse era o grande objetivo traçado pela empresa.

Para tal, mais mercados teriam que se abrir a este método de pagamento e, finalmente, Portugal será um deles.

Apple Pay chegará a Portugal em breve!


A Apple está decidida em chegar a mais consumidores com o seu serviço de pagamentos. Este ano a empresa pretende ultrapassar o valor 10 mil milhões de transações em todo o mundo e a expansão europeia parece estar para acontecer muito em breve.

Portugal deverá estar prestes a receber o serviço Apple Pay

Ao que tudo indica, serão sete os países europeus que se preparam para receber o serviço de pagamentos da marca da maçã. A informação foi avançada por alguns serviços bancários europeus. O serviço bancário móvel N26, listou a Estónia, Grécia, Portugal, Eslováquia e Eslovénia. Logo em seguida, surgiu a mesma informação relativa à Roménia e à Áustria.

Publicação da N26 no Twitter:

Publicação da ING Romania no Twitter:

O Apple Pay tem vindo a ser colocado na Europa de forma gradual pela Apple e pelo Médio Oriente, mostrando claramente a sua estratégia. No final do ano passado pudemos ver esta expansão a acontecer na Bélgica, Alemanha, República Checa, Arábia Saudita, entre outros. Em 2019 a Apple pretende mesmo chegar a 40 regiões, tal como foi referido no evento.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de FilipeOS
    FilipeOS

    Arrisco-me a dizer que 85% dos terminais ainda não têm NFC e os poucos que têm não o têm ativo (como já vi imensos)…

    Noutros países da UE em todo lado tem MB e contact less (cartões etc)…

    1. Avatar de Filipe F.
      Filipe F.

      Pois, pode vir pa cá, não se vai poder usar em lado quase nenhum. Nós nem o que é nacional como MBWay não se pode usar ainda na maioria das lojas quanto mais Apple Pay, Samsung Pay ou Android Pay

      1. Avatar de Paulo L
        Paulo L

        Eu usei Apple Pay em bastantes locais de Portugal (todos em Lisboa e Porto).
        Muitas vezes vi que o problema era de quem usa não percebe.
        Uma senhora no Colombo ficou bastante confusa se eu tinha pago porque era um montante 150 e algo e como não viu o cartão nem eu colocar PIN, teve inclusive de chamar o chefe ou supervisor (ou fosse lá ele quem fosse), porque não sabia o que fazer, mesmo com o papelzinho da máquina a dizer aprovado.

    2. Avatar de André
      André

      Estás a falar a sério? Há moooontes de sítios onde dá para usar os cartões contactless. Aliás, hoje em dia praticamente todos os bancos têm cartões contactless. Essa tecnologia é NFC e, portanto, dá para usar Apple Pay quando estiver disponível em Portugal.

  2. Avatar de João Cardoso
    João Cardoso

    É bom haver mais concorrência no mercado nacional, contudo eu vou continuar a usar o MB Way.

    1. Avatar de Joao Aguiar
      Joao Aguiar

      para iPhone o MbWay funciona apenas com QR Code… O Apple Pay vai funcionar por NFC

  3. Avatar de pic
    pic

    da para adicionar os cartoes mbnet la? e depois ir a qualquer loja e pagar com o smartphone ou loja que tenha isso da apple?

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Quanto a questão dos cartões mbnet não sei dizer, mas quanto ao pagamento com o telemóvel presumo que seja da mesma forma como temos actualmente com os cartões contactless.

      1. Avatar de joao
        joao

        limite 20 euros?

        1. Avatar de JJ_
          JJ_

          Ele não se estava a referir ao limite de valor, mas a forma de utilização.

        2. Avatar de Miguel Silva
          Miguel Silva

          Os cartões contactless não tem limite em € de utilização. Têm apenas uma protecção que obriga a introduzir o código a partir dos 20€ por utilização e/ou até 60€ por dia. Depois desses valores terás que introduzir código ao usar o contactless.

          1. Avatar de TC
            TC

            Ja usando o Apple Pay a quase 3 anos (por ter morado vários anos no estrangeiro) não há qualquer tipo de proteção (Pin) acima dos 20€ tal e qual como acontece nos cartões contactless, porque para se fazer qualquer transação com o Apple Pay, seja ela pequena, por exemplo, 1€ ou seja ela grande, por exemplo, 100€, a autenticação/proteção (como queiram chamar) já é efetuada através do Touch ID (impressão digital) ou Face ID (leitura facial e iris). Quanto ao Apple Pay vir para Portugal, só digo uma coisa, FINALMENTE. Será uma facilidade tremenda e será mais um meio de pagamento quer fisicamente quer online, sem a necessidade de abrir outra app para aprovar o pagamento, tal e qual como acontece com o MBWay. Penso que provavelmente o Millennium bcp será um dos bancos que provavelmente irá adotar o Apple Pay, porque ja vi em diversas sucursais onde têm disponíveis os MTM’s (Millennium Machine Teller, multibanco proprietários do Millennium), dotados com leitor contactless e com os autocolantes quer do Apple Pay como tambem do Android Pay. Eu acredito que será benéfico para todos porque assim temos maior variedade de escolha e não fica tudo sempre dentro do mesmo monopólio da SIBS (dententora da rede de multibanco em Portugal e da MBWay)

  4. Avatar de Pintor
    Pintor

    Farto de ser comido pela banca Portuguesa com as suas taxas e taxinhas, a ver se estes não fazem o mesmo.

    1. Avatar de JJ_
      JJ_

      Sim… claro… Como a Apple e afins, não vão ganhar nada pela utilização deste tipo de serviços.

    2. Avatar de Soldado Mor
      Soldado Mor

      Então a Apple é uma organização sem fins lucrativos! Certamente vão aplicar taxas, podem não ser reflectidas em nós ser por exemplo a mastercard a abdicar um pouco do seu lucro.

  5. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Só vai estar disponível nesse banco N26.

  6. Avatar de costi
    costi

    o site do banco N26 não tem língua portuguesa…

  7. Avatar de Tim
    Tim

    Um banco extrangeiro a mostrar aos retrogadas portugueses como se faz. O cartel portugues vai-se tramar.
    O N26 já ganhou um cliente novo.

  8. Avatar de mojo
    mojo

    eu ja uso em portugal faz tempo.
    instalei a app monese, mandei vir um cartão e coloquei-o na wallet.
    funciona 5 estrela.
    para se poder adicionar um cartão ao wallet, basta ir as definições do iPhone e definir uma região que ja tenha apple pay, espanha por exemplo.
    o cartão custa cerca de 4,5€, mas quem usar um código de um amigo, ganha 5€ de bons no primeiro carregamento, ou seja, o cartão fica de borla.
    aqui fica o meu código para quem quiser usar: JOAOC856
    uso imensas vezes no lidl e continente

    1. Avatar de Ivo
      Ivo

      A conta desse cartão tem de ser previamente carregada ou pode estar ligada a uma conta de débito ou cartão de crédito de um banco normal?

      1. Avatar de mojorisin
        mojorisin

        tem que ser carregada, pode ser com transferência SEPA ou cartão MB

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    Ja fiz pagamentos em Portugal com Apple Pay e várias centenas de vezes e valores superiores a 20€ sem pin.

    1. Avatar de Cfpinto
      Cfpinto

      Ate podes ter feito mas os valores não foram muito acima de 20. Eu não sei qual é o máximo da Apple mas sei que não vai acima do país onde o cartão foi emitido. Por isso Inglaterra £30, Espanha €30 e França acho que é €20

      1. Avatar de DiVans
        DiVans

        Pagamentos com Apple Pay não têm limite como acontece com cartões contactless, até porque tens de autenticar a transação com Touch ID ou Face ID, o que vai equivaler ao PIN.

        1. Avatar de Cfpinto
          Cfpinto

          Isso não é 100% verdade. Apenas alguns redes de cartões aceitam mais que os limites contactless locais. https://support.apple.com/en-gb/HT207435. De qualquer das maneiras não sabia que a apple tinha removido a restrição do lado deles. É sempre bom aprender algo de novo.

          1. Avatar de DiVans
            DiVans

            Por acaso desconhecia que mesmo assim, ainda há a possibilidade de ser necessário. Baseei-me nos pagamentos que já fiz. Obrigado pelo esclarecimento!

          2. Avatar de Paulo L
            Paulo L

            Bom, ja que tu es o entendido, vais ter de explicar isso aos comerciantes e bancos que aceitam o Apple Pay.
            Especialmente aqueles que regularmente me aceitam transações bem mais altas, ainda hoje fiz um pagamento de mais de 400 na Worten.

          3. Avatar de Cfpinto
            Cfpinto

            Paulo. Como disse desconhecia que a Apple tinha removido a restrição. Nas posso dar um exemplo. No Reino Unido o meu Amex nos paga mais que £30 mas testei ontem com Vida e paguei o jantar que foi bem mais que £30. Como uso maioritariamente o Amex no dia a dia não m tinha apercebido do desbloqueio por parte da Apple

          4. Avatar de Paulo L
            Paulo L

            CF o valor limite, que existe e está definido por pais, aplica-se a transações de baixo valor e sem PIN através da tecnologia vulgarmente chamada por contactless.

            A Apple, mesmo usando o NFC, as transações não são sem autenticação, logo a razão pela qual o limite não se aplica.

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        Fiz uma compra na media markt leiria de 129,99€ paguei com apple pay e não introduzi rigoramente nada.

      3. Avatar de Mario Cunha
        Mario Cunha

        Eu já fiz vário pagamentos superiores a 100€ e nunca pede pin, apenas tem de ser autentificado por Face ID ou Touch ID, tal como dizem aqui os outros utilizadores.

  10. Avatar de Carlos
    Carlos

    Só agora….ix ?

  11. Avatar de GN
    GN

    Deixo apenas a nota que o Garmin Pay passou a estar disponível em Portugal com o Revolut.