Afinal a Apple partilha dados do iMessage com a Polícia

71 Comentários

O iMessage, serviço de mensagens da Apple, é identificado como sendo um dos mais seguros e nem a própria Apple consegue ler as mensagens que nele circulam. Muitos julgavam que essa segurança impedia a empresa de fornecer dados às forças policiais e ao governo, garantindo assim o seu anonimato e uma segurança acrescida.

A verdade é que isto não é bem assim e a Apple tem fornecido muitos dados.

iMessage

Quando todos pensavam que as mensagens trocadas no iMessage, agora chamado Messages, eram seguras e completamente anónimas para a Apple, foi descoberto que, desde há algum tempo, várias informações podem ser obtidas pela empresa e que, na realidade, estão a ser partilhadas com as autoridades sempre que estas o exigem.

Esta descoberta foi feita pelo site The Intercept que teve acesso a documentos que comprovam que a Apple tem fornecido dados como os números de telefone de origem e de destino ou o endereço IP do iPhone do utilizador. Com estes dados é assim possível saber onde e quando foi tentada uma conversação, podendo isso servir de prova em qualquer processo.

iMessage Manual Apple
Manual da Apple para respostas a pedidos dos tribunais

Importa notar que, apesar da Apple recolher e guardar toda esta informação, esta não significa que a conversa realmente ocorreu. O registo do número de telefone é feito sempre que o utilizador o coloca no iMessage, fazendo a Apple uma validação para saber se o serviço pode ser usado ou se a mensagem irá ser enviada como um normal SMS.

Com um mandado judicial, que pode não ser simples de obter, qualquer força policial ou tribunal pode exigir à Apple esses dados e usá-los para provar situações de contacto entre dois utilizadores.

imessage_2

O problema maior é que, com o surgir destes dados, sabe-se que a Apple mentiu aos seus clientes desde 2013. Nessa altura, e no calor das revelações de Edward Snowden, a empresa emitiu um comunicado em que garantia que não recolhia dados dos utilizadores e não os guardava nos seus servidores.

A resposta da Apple a esta informação que agora surgiu é clara. Os dados são apenas mantidos nos servidores da empresa por 30 dias e apenas em situações específicas, com ordens dos tribunais, estes são mantidos por mais tempo.

The Intercept

Comentários

71

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Mas eles dão o histórico das mensagens ou tb o seu conteúdo?

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      nem uma coisa nem outra , apenas se ouve uma. Se escrever um numero no iMessages ele faz uma querie para saber se a msg deve ir em imsg ou em sms

      Abc

    2. Avatar de Alpha
  2. Avatar de Alberto
    Alberto

    Afinal vamos a ver e só levantamos um bocadinho do véu…. o véu transparente

  3. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Metade da noticia não é “verdade” a outra é apenas mentira 🙂
    Onde foram para chegar a esta conclusão é que me ultrapassa “Afinal a Apple partilha dados do iMessage com a Polícia”

    Abc

    1. Avatar de Rui LUX
      Rui LUX

      “Metade da noticia não é “verdade” a outra é apenas mentira” – Trabalhas na apple ou és só um bocado inocente?

        1. Avatar de MLopes
          MLopes

          o +1 é para o @Jorge Carvalho

      1. Avatar de Luis Araujo
        Luis Araujo

        Nem mais, por isso este mundo esta assim.
        Defendem uma empresa que fatura de milhões como de um clube de futebol se tratasse.

        1. Avatar de Rui LUX
          Rui LUX

          é verdade.. pior que ser cego é não querer ver..

          1. Avatar de Jorge Carvalho
            Jorge Carvalho

            Não defendo nenhuma empresa. Tenho neurónios e isso chega-me para passar do titulo e perceber o que está realmente em causa , outros nem por isso ….

            Abc

          2. Avatar de Rui LUX
            Rui LUX

            ohh Jorge, explica lá isso então.. já que és mais iluminado que os restantes.. não te acanhes..

    2. Avatar de carlos
      carlos

      Jorge, Jorge, Jorge – Nao sejas tao “naive” e pensar que qualquer e toda a informação não é partilhada. As empresas tem acesso a tudo o que fazes, dizes e vês. O que assusta é que nem tem que ser autoridades.

    3. Avatar de P
      P

      Não é verdade? Ai Ai

      Bem diziam os antigos é mais cego aquele que não quer ver!

  4. Avatar de int3
    int3

    Partilha dados assim como em Portugal as operadoras e empresas são obrigadas a ceder dados dos utilizador sob mandato. Caso contrário não partilham. Não estou a entender este artigo sinceramente…

    1. Avatar de Alberto
      Alberto

      Não entedes? O problema é o facto da Apple dizer que não, e fazer. Isso é o que se trata, se eles confirmassem que partilhavam em caso de obrigação, era diferente.

      1. Avatar de MLopes
        MLopes

        a apple diz que não consegue sequer aceder aos dados do imessage e o artigo nada diz que desminta isso, antes pelo contrário.
        o que o artigo diz é que a apple partilha com a polícia que uma “query was initiated” tendo a apple deixado bem claro que nem isso constitui uma indicação (quanto mais prova) de que uma conversa se tenha iniciado.

      2. Avatar de MLopes
        MLopes

        quando se fala de dados é óbvio que estamos a falar do teor das conversas. o problema é que títulos sensacionalistas como este induzem erros e más interpretações

        1. Avatar de P
          P

          Metadados conheces? É que são bastante valiosos, mesmo em tribunal 🙂

        2. Avatar de Alpha
          Alpha

          “é óbvio” que não sabes o que são dados.

          1. Avatar de MLopes
            MLopes

            é óbvio que não leste ou não percebeste nem a notícia nem o que escrevi. podia explicar-te mas não vou perder mais tempo…

          2. Avatar de Alpha
            Alpha

            Fazes bem, explicações só serviriam para te enterrar-se mais, é bom saber quando parar.

      3. Avatar de Trend
        Trend

        A Apple nunca disse que não entregava dados de utilizadores às autoridades, muito pelo contrário, disse por diversas vezes que em caso de ordem judicial havia dados nos seus servidores que entregava.

        1. Avatar de int3
          int3

          Como seria de esperar quando um tribunal ordena tal coisa tem que fazer.

          1. Avatar de Trend
            Trend

            Depende das leis invocadas na ordem judicial…

          2. Avatar de int3
            int3

            não trend. podes contestar para outro tribunal. Mas até lá fazes. E se te derem razão podes pedir uma indemnização.

          3. Avatar de Trend
            Trend

            int3, não! Depende da ordem, da lei usada e da descrição do juiz. Há leis que permitem recursos com suspensão de ordens até esse recurso ser ouvido e decidido.

        2. Avatar de Alpha
          Alpha

          “This log also includes the date and time when you entered a number, along with your IP address — which could, contrary to a 2013 Apple claim that “we do not store data related to customers’ location,” identify a customer’s location.”

          1. Avatar de Trend
            Trend

            O endereço de IP não é informação de localização. Para a Apple poder ter informação de localização pelo endereço de IP teria que ter acesso e guardar informação privilegiada e à partida vedada de várias empresas de fornecimento de internet para que lhe dissessem onde é que aquele IP tinha sido atribuído, pior ainda quando se trata de aparelhos móveis que estão em movimento.
            Com esse nível de lógica rebuscada, bastaria qualquer empresa guardar o número de telemóvel do utilizador para isso já se considerado guardar informação relacionada com a localização, pois supostamente bastaria pedir os dados às operadoras para saber um histórico de localização desse número de telefone.

          2. Avatar de Alpha
            Alpha

            “data RELATED to customers’ location”, se é que estas foram mesmo as palavras da Apple, o IP é “related” com a localização.

          3. Avatar de Trend
            Trend

            Não precisas de repetir, percebi logo as curvas e contra-curvas que é preciso fazer para chegar a essa tua determinação rebuscada. O que parece é que tu não lês o que te respondem.
            Apple não consegue ter a localização com o IP! Isto é, para a Apple não há informação relacionada com localização.

          4. Avatar de Trend
            Trend

            Com esse teu nível de lógica (relações indirectas sobre capacidade de terceiros) há anos (décadas) que se deveria comentar que a Apple e quase qualquer empresa guarda informação “relacionada” com localização dos clientes, e sem sequer precisar de IP, apenas com um número de telefone, nome ou até o endereço de casa.

          5. Avatar de Alpha
            Alpha

            Com o IP até o papa consegue dados de localização.

          6. Avatar de Trend
            Trend

            Então o papa iria ter que passar uns dias numa rua da Maia para visitar os seus 5-6 milhões de habitantes, para perceber como é que tanta gente partilha alegremente a mesma “casa” durante 24 horas por dia.

  5. Avatar de Str
    Str

    Na verdade sempre que o governo/autoridades precisam de informações,complementares ou não, recorrem a estas empresas visto que as mesmas possuem gigantescas bases de dados. E andam estas empresas a introduzir leitores de impressão digital e retinas e bla bla bla. Estão todos feitos uns com os outros. Ai ai aqueles corredores em Washington é só lobbying e ai daquele que não faz algumas cedências de vez em quando.

  6. Avatar de MLopes
    MLopes

    a sério @Pedro Simões?! partilha dados do imessage? o apelo dos títulos sensacionalistas tipo tabloide é assim tão irresistível?
    afinal a única coisa que é partilhada com a polícia é que uma “query was initiated” tendo a apple deixado bem claro que nem isso constitui uma indicação (quanto mais prova) de que uma conversa se tenha iniciado…

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Sempre a chorar fanboys, não se pode insinuar nada que ficam logo todos ofendidos como se estivessem a falar mal da vossa mãe.
      Voltem para o iTunes sff

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Pedimos desculpa se queremos ver jornalismo sem títulos sensanionalistas, e com objectividade.
        Lê este artigo e depois lê a fonte original. Compara

    2. Avatar de Alpha
      Alpha

      O que são dados?

      1. Avatar de MLopes
        MLopes

        pois o problema é que quando se escreve assim “dados” se está a induzir o leitor comum de que nos referimos ao teor ou conteúdo. e neste caso não é de nada disso que se trata

  7. Avatar de Trend
    Trend

    A Apple mentiu? Onde? Sempre disse que há dados dos utilizadores nos seus servidores que tem que dar às autoridades em caso de ordem judicial.
    We do not provide any government agency with direct access to our servers, and any government agency requesting customer content must get a court order.

    Regardless of the circumstances, our Legal team conducts an evaluation of each request and, only if appropriate, we retrieve and deliver the narrowest possible set of information to the authorities.

    O que disse que não fazia foi isto:
    For example, conversations which take place over iMessage and FaceTime are protected by end-to-end encryption so no one but the sender and receiver can see or read them. Apple cannot decrypt that data. Similarly, we do not store data related to customers’ location, Map searches or Siri requests in any identifiable form.

    O registo deste tipo de metadados de comunicações é obrigatório por lei, explicitamente, em alguns países ocidentais, com mandato judicial. Sempre pensei que este tipo de coisa já era assumido como conhecido.

    1. Avatar de Alpha
      Alpha

      “data related to customers’ location,” o IP é “related” com a localização.

    2. Avatar de Alpha
      Alpha

      “data related to customers’ location,” o IP é “related” com a localização.

      1. Avatar de Trend
        Trend

        Outra vez a insistir nessa lógica rebuscada? Achas que a Apple sabe a localização só porque sabe o IP do telemóvel?
        Se vamos por essa lógica então já toda a gente deveria ter feito esse género de reparo na altura, pois todos sabiam que o número de telefone é guardado e é muito equivalente no valor para localização.

        1. Avatar de Alpha
          Alpha

          https://www.iplocation.net

          Rebusca aí um que faça o mesmo para o número de telemóvel.

          1. Avatar de Trend
            Trend

            Errado! Isso é uma localização genérica para um prestador de serviço que pode estar a dezenas ou mesmo centenas de quilómetros de distância da localização real, especialmente em aparelhos móveis. Lê o que diz mais abaixo.

          2. Avatar de Trend
            Trend

            Com o meu telemóvel o erro seria de mais de 250 quilómetros e nunca iriam saber sequer se me movimentei.

          3. Avatar de Alpha
            Alpha

            Vou assumir que escolheste o pior resultado e não usaste distância em linha recta. No meu caso, com o EurekAPI, o erro é de 10 km. Independentemente disso, é um dado de localização, que permite saber por exemplo se estiveste num país ou não, é um dado RELATED to customer´s location, não adianta escamoteares.

          4. Avatar de Trend
            Trend

            Não tem nada a ver com escolher o pior resultado, tem a ver com como os IPs nas redes móveis funcionam e a terra em que vives. Torna-se irrelevante se o teu está a 10 km, continua a ser uma localização genérica fixa que apanha milhares ou mesmo milhões de pessoas num raio de várias dezenas de quilómetros. Isto é o nível de informação é semelhante ao serviço saber o país em que se vive.

          5. Avatar de Alpha
            Alpha

            Não sabia que para além do Jack 3.5 também tinham retirado conectividade Wi-Fi… Logo hoje em dia em que com tanto Hot Spot pouco se usem os dados móveis.
            Só para ti é que o IP não é related to location…
            “Geolocation usually works by automatically looking up an IP address on a WHOIS service and retrieving the registrant’s physical address.”
            https://en.m.wikipedia.org/wiki/Geolocation

          6. Avatar de Trend
            Trend

            Mais uma vez te digo para leres o que é dito mais abaixo no primeiro link que deste.
            Os IP dos hotspots WiFi só te vão dar, mais uma vez, uma localização genérica da empresa que fornece a internet, não a localização do hotspot, os IPs na rede de internet dum ponto de acesso não são constantes. Se queres localização real desse hotspot pelo IP só o fornecedor de internet é que sabe, ou então terás que ler o endereço MAC.

            Na citação que fazes o registrado não és tu, mas sim a empresa que registrou os IPs para ligação à rede de internet, isto é, em quase todos os casos o WHOIS dá o endereço da empresa que fornece a internet aquele IP.

          7. Avatar de Alpha
            Alpha

            Não vou insistir quando sabes bem a verdade, mas insistes na mentira.

          8. Avatar de Trend
            Trend

            Qual é a mentira? Não sabes o que faz um serviço WHOIS e acusas-me de mentira?
            Não sei que sistema operativo usas mas muito provavelmente terá acesso a serviço WHOIS nem que seja por terminal. Procura o teu IP e vê que endereço dá, se não é o endereço do teu ISP.
            Os hotspots WiFi é a mesma coisa.
            Os serviços de localização implementados no teu telemóvel não querem saber dos IPs para nada, os IPs não são fixos.

  8. Avatar de Ze
    Ze

    Lol.. Estas “notícias” são de rir, partilha dados, mas afinal até na minha facturação detalhada do operador consigo mais informação.

  9. Avatar de Não Interessa
    Não Interessa

    Desbloquear um iPhone de UM TERRORISTA: “Ahhhh não e a privacidade dos utilizadores e tal…”
    Dar informações de milhares ou milhões de utilizadores: “Querem por mail, correio, estafeta, pombo correio…?”

    1. Avatar de Trend
      Trend

      Tu achas que nesse caso não foi dado este tipo de informação? A Apple disse na altura que deu dados associadas à conta nos seus servidores.

      1. Avatar de Não Interessa
        Não Interessa

        lol queres mesmo comparar?

        1. Avatar de Trend
          Trend

          Quero mesmo comparar o quê?

  10. Avatar de Serato
    Serato

    Era suposto isto ser uma notícia?
    E novidades ???

  11. Avatar de Daniel
    Daniel

    “Quando todos pensavam que as mensagens trocadas no iMessage, agora chamado Messages, eram seguras e completamente anónimas para a Apple, foi descoberto que, desde há algum tempo, várias informações podem ser obtidas pela empresa e que, na realidade, estão a ser partilhadas com as autoridades sempre que estas o exigem”

    as mensagens são encriptadas end-to-end. Os únicos dados disponíveis são os números de telefone e IPs que passam pelos servidores da Apple para verificar se a mensagem pode ser enviada pelo serviço iMessage em vez de mensagem normal. Nenhum conteúdo é revelado e esses dados não provam que os dois números tenham iniciado uma conversa. Isto funciona assim desde que a Apple criou o serviço, e a Apple já deixou bem que claro que, em caso de necessidade, partilha os dados que tem disponiveis com a polícia. Somando isto tudo, alguma novidade?

    1. Avatar de Alpha
      Alpha

      Se não usassem a Google para desviar as atenções da Apple até lhes caía um braço…

      1. Avatar de marco
        marco

        A apple partilha um log a quem ligaste e a que horas em que ip, nada que as telecom na europa nao sejam obrigadas por lei. Neste caso é gravarem a tua conversa, tipo escuta telefonica. Va tira la as palas dos olhos que a google nao te paga nada para andares com elas. Antes que digas que sou apple fa, nao o sou nao tenho iphone.

        1. Avatar de Alpha
          Alpha

          Claro que não, tu és fãdroid, por isso é que num artigo da Apple foste buscar a Google, certo?

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Ele mostrou a diferença que há nos registos feito por Apple e Google. Ele está atento aos interesses próprios. Eu também e mais muita gente. Tu é que achas que é uma questão de equipas.

          2. Avatar de Alpha
            Alpha

            És novo por cá?

  12. Avatar de Alpha
    Alpha

    O que não admira é que alguns não queiram perceber.

  13. Avatar de Dark Mode
    Dark Mode

    Acho tudo normal e tudo correto, desde que os dados dos clientes não sejam usados sem ordem expressa de um tribunal e apenas para fins judiciais de acordo com as leis de cada país ou estado.
    O problema é que, ao contrário do que alguns pseudo especialistas em “criptografia moderna” dizem em defesa cega da marca pela qual são fantásticos, a Apple, a Google, a Microsoft, todas as empresas de serviços e equipamentos de telecomunicações, os fornecedores de internet, etc., conseguem espiar e usar em proveito próprio, os dados e a informação dos clientes.
    Conseguem e usam, com ou sem consentimento dos utilizadores.
    Mas isso não tem problema nenhum!
    Se for para fins legais de investigação judicial ou criminal, nem que seja para aceder ao smartphone de um terrorista, é que o pessoal fica todo indignado pela terrível quebra da privacidade.
    Tempos estranhos, estes que vivemos!…

  14. Avatar de fulld
    fulld

    Na verdade, todos os que não são terroristas, não se incomodam com isso. A não ser que escondam algo que a policia não pode ver.
    Acho muito bem esta medida.

    1. Avatar de P
      P

      Estás a vontade em deixar aqui o teu email pessoal e palavra passe. Só isso, mais nada amigo