Apple tem de pagar 440 milhões de dólares por infringir patentes

41 Comentários

A Apple, assim como outras empresas, está sempre debaixo de fogo no que toca a processos de utilização de patentes ou de acusações de utilização indevida das mesmas.

Muitas vezes é entre as próprias empresas e em situações que para muitos são claras. Mas, como agora aconteceu, existem situações em que os processos são estranho e nem deveria ter-se iniciado.

Apple

A nova decisão de um tribunal norte-americano veio revelar que a Apple terá de pagar quase 440 milhões de dólares à VirnetX, por infringir as regras e ter usado 4 patentes de forma indevida.

Este é um processo que se desenrola já desde 2010 e que coloca frente a frente estas duas empresas. A acusação da VirnetX é que a Apple usou 4 das suas patentes no FaceTime e outras aplicações do iOS.

As decisões têm surgido, com resultados diferente em ocasiões diferentes, tendo a Apple já sido condenada a pagar 300 milhões na última das iterações. Claro que a empresa recorreu sempre das decisões e foi isso que a trouxe a esta nova decisão.

Apple

O aumento do valor a pagar à VirnetX é agora mais elevado do que o da última decisão porque o juiz que avaliou o caso entende que o custo unitário deverá se mais elevado. O valor estimado de cada iPhone sofreu um aumento de 50%, passando de 1,20 dólares para 1,80 dólares. O valor total a pagar pela Apple é agora de 439,7 milhões de dólares.

A verdade é que este novo valor poderia ser facilmente pago pela Apple, terminado assim o caso contra a VirnetX e acabando com o problema. Mas, e sem qualquer indicação oficial, a Apple pretende fazer deste caso um exemplo e enviar uma mensagem clara a todas as empresas que tentam abusar das patentes.

Sobre esta nova decisão, a Apple já fez saber que pretende recorrer e procurar que a próxima decisão lhe seja favorável e, de preferência, que termine de vez com este caso.

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de KaYs3r
    KaYs3r

    “…a Apple pretende fazer deste caso um exemplo e enviar uma mensagem clara a todas as empresas que tentam abusar das patentes”
    HAHAHAHAHAHAHAHA estes gajos têm mesmo piada.

    1. Avatar de ..wtf..
      ..wtf..

      ..wtf..
      Estava a pensar na mesma coisa. Pedro Simões, por favor esclareça como é que a Apple vai passar uma mensagem clara a outras empresas sobre o uso de patentes, se é ela mesma que abusa das mesma e não reconhece isso, como foi declarado que irá recorrer (mais uma vez) da decisão de um tribunal.

      1. Avatar de Não Interessa
      2. Avatar de Paulo Martins
        Paulo Martins

        A Apple pretende pagar o menos possível pelas patentes, então o que eles fazem quando não concordam com o preço é não pagar e obrigar as empresas a colocar ações em tribunal que são muito dispendiosas principalmente para empresas mais pequenas e levam anos a serem resolvidas, repara que o processo já vai com 7 anos ainda não está resolvido e a VinertX já devo gasto milhões em tribunal…

        1. Avatar de Paulo Assunção
          Paulo Assunção

          Ficas a saber que a empresa em questão é o que se chama um “troll de patentes”.
          Mania de comentarem sem saberem ler nem escrever.

      3. Avatar de Helder
        Helder

        Esclarece mas é tu, como é que todos abusa, de patentes da Apple, e ainda dizes que a Apple abusa de patentes?

        Que patentes é que a Apple abusa? Podes explicar isso?

        Sabes quantas patentes o teu smartphone está a usar, da Apple, sem pagar nada?

        1. Avatar de LG
          LG

          ehhmm Qualcomm? Eles podem ser infantis na guerra das patentes… não quer dizer que não têm razão…

          1. Avatar de Helder
            Helder

            Podes explicar que patentes é que a Apple infringiu à Qualcomm?

          2. Avatar de Paulo Assunção
            Paulo Assunção

            LG, podes explicar porque está a Google, MS, Samsung e muitas outras do lado da Apple nesse caso?
            É melhor leres as notícias com calma. No caso da Qualcomm foi pedido mais € à Apple pelas patentes, e a empresa naturalmente recusou-se.
            Pelas leis da concorrência eles não têm nada que pagar mais que os outros, o preço deve ser tabelado e igual para todos.
            E isso entretanto levou a uma disputa de outras patentes, a que se chama “atirar poeira ao ar”.

            E leres directamente do site da Apple ou Qualcomm é no mínimo absurdo.

        2. Avatar de Joao
          Joao

          Eu não faço ideia. Quantas são? E quais são?

          1. Avatar de Joao
            Joao

            Bem me parecia que ia ficar sem resposta… porque será? =)

        3. Avatar de pois.....
          pois…..

          olha a pressão arterial helderzito 😀

      4. Avatar de Elvira
        Elvira

        As empresas patent trolls é que abusam das patentes, e a Apple passa a vida a pagar por coisas estúpidas. Pode ser ridículo patentear os cantos do iphone, mas se a Apple não o fizer outra empresa aparece com isso e obriga-os a pagar….

        1. Avatar de galo
          galo

          Essa conclusão é muito precipitada e ridicula…então teoricamente a Apple patenteia os “cantos do iphone” para se proteger do possivel “oportunismo” de outas empresas. Mas depois é ela a oportunista e quer obrigar outras empresas a pagar pelos “cantos” dos devices…Obviamente, aqui todos são vitimas e todos sao oportunistas… o objetivo é fazer dinheiro. Convinha era separar as “verdadeiras” patentes, das patentes que “nunca” deveriam ter sido concedidas por serem tão obvias.

    2. Avatar de Rui RM
      Rui RM

      hehehe 😀 😀

  2. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Esta ou outra guerra de patentes, é uma verdadeira trapalhada.
    Acho que o impacto de se utilizar uma patente de outra empresa resulta-se, a uma mensagem do género, só foi possível ter utilizado esta função, ou aplicação, etc. graças a empresa X, isto sim, dava real valor a empresa que desenvolveu a tecnologia.
    Ora se ao usarmos um Iphone, Samsung, Sony, seja qual for a marca e receber a mensagem que isto só foi possível porque a empresa X fez o trabalho, o reconhecimento é bem maior.

    1. Avatar de KaYs3r
      KaYs3r

      As empresas também precisam de dinheiro, não só de reconhecimento.
      Para mim, há é uma falha enorme na aprovação de patentes, em que são aceites patentes com funções generalizadas, e depois acabam por bloquear o desenvolvimento.

      1. Avatar de JV
        JV

        As patentes nos estados unidos são uma palhaçada… deixam patentear tudo e mais alguma coisa, depois dá nisto.

    2. Avatar de Joao
      Joao

      É como se o teu patrão te dissesse: Não te pago o ordenado mas envio-te uma carta de reconhecimento pelo teu trabalho.

      Reconhecimento, infelizmente, não paga contas.

      1. Avatar de Paulo Assunção
        Paulo Assunção

        Se não sabes do que falas… cala-te. 😉

  3. Avatar de jorge jesus
    jorge jesus

    ladroes

  4. Avatar de Daniel
    Daniel

    Senhores utilizadores da secção de comentários que não perceberam a frase do Pedro Simões: aconselho a pesquisar o que é uma empresa patent troll

  5. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    “O Departamento de Patentes e marcas dos Estados Unidos (U.S. Patent and Trademark Office) reviu as quatro patentes no passado dia 9 de Setembro e referiu que nenhuma das quatro patentes traz novas invenções. Esta agência (que avalia as patentes e as marcas) utiliza um padrão diferente de avaliação e é mais fácil uma patente ser considerada inválida por este órgão estatal do que por um tribunal distrital.”

    E como tal é obrigada a pagar por algo que não devia apenas porque os tribunais nao sabem do que se trata em termos tecnologicos ….

    Abc

  6. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    Quando se tem tamanho suficiente para fazer o que se quer…

  7. Avatar de Marcos
    Marcos

    A Apple sendo ou não culpada, o mais impressionante é o que uma marca consegue fazer nos seus clientes, torná-lo guarda costas ferozes que os defendem que nem lobos a sua alcateia. Gente a Apple ganha ou perde com ou sem a vossa raiva..esse tipo de fanatismo é grave.

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Isso é mais a Google e tudo que é Android ou não-Apple como a Microsoft…

      1. Avatar de Marcos
        Marcos

        na verdade são todas as marcas ou organizações..se as pessoas estão satisfeitas com os seus aparelhos óptimo é o que importa..as guerras são deles..eu tenho por acaso um s7 e estou satisfeito mas quero lá saber se roubam patentes a Samsung ou se esta rouba a Apple..desde que n me tirem a mim xD

        1. Avatar de Helder
          Helder

          Há muita gente à procura de validação.

          Por isso toca a atacar a marca mais admirada do mundo, com os clientes mais satisfeitos, etc.

          Nos sites só de Android, é tudo a atacar a Samsung.

          E nos sites Apple, bem, é só infiltrados e gente a dizer que “antigamente é que era”…

          1. Avatar de Belmiro
            Belmiro

            Tu, com ou sem razão, vais sempre defender a Apple, nem que o teu ecrã deixe de funcionar com bom tratamento e a marca diz que não cobre porque foi má utilização tua. Tu és do que assumes a culpa mesmo sem a teres e ainda compras dois aparelhos novos em jeito de desculpa.

            A Apple processa todos mesmo que as suas patentes sejam ridículas e só nos EUA sejam aceites como parentes; por outro lado usa o dos outros sem escrúpulos e se eles processam, recorrem até as firmas mais pequenas não terem mais dinheiro para tribunais…

            A mensagem que a Apple quer passar é: usam algo remotamente parecido com o nosso, paguem; se nós usamos coisas vossas, não vale a pena protestarem porque vao à galeria com os custos de tribunal.

          2. Avatar de Helder
            Helder

            “Tu, com ou sem razão, vais sempre defender a Apple, nem que o teu ecrã deixe de funcionar com bom tratamento e a marca diz que não cobre porque foi má utilização tua. Tu és do que assumes a culpa mesmo sem a teres e ainda compras dois aparelhos novos em jeito de desculpa.”

            E tu, vens sempre atacar a Apple.

            Não tive nenhum problema com nada da Apple, já há uns bons anos, muito pelo contrário.

            “A Apple processa todos mesmo que as suas patentes sejam ridículas e só nos EUA sejam aceites como parentes; por outro lado usa o dos outros sem escrúpulos e se eles processam, recorrem até as firmas mais pequenas não terem mais dinheiro para tribunais…”

            Explica quem são esses “TODOS”

            Quem é que a Apple processou por patentes! E não devia!

            É que eu vejo *censurado* como tu a atacar a Apple, e a dizer isso, e não têm razão nenhuma.

            “A mensagem que a Apple quer passar é: usam algo remotamente parecido com o nosso, paguem; se nós usamos coisas vossas, não vale a pena protestarem porque vao à galeria com os custos de tribunal.”

            Mas quem!

          3. Avatar de Alex
            Alex

            Eu sou cliente da Apple há anos e concordo que antigamente é que era. Só um cego não vê o caminho que a Apple está a tomar desde a morte do Steve Jobs. E discordo com a tua afirmação “clientes mais satisfeitos”, eu não sou um deles e com certeza não sou o único.

          4. Avatar de Paulo Assunção
            Paulo Assunção

            Alex, menos asneiras.
            Sabes lá tu o que o homem fazia ou deixava de fazer. Até inventor já lhe chamaram. Provavelmente nunca inventou nada.
            Ele era sim, um grande gestor e provavelmente um dos melhores de sempre.

      2. Avatar de Paulo Santos
        Paulo Santos

        Ó Helder, antes de abrires a botija contra a Microsoft, não te esqueças se não fosse o apoio em $$ que a Microsoft deu à Apple, ela teria falido.

        1. Avatar de Vítor M.

          Isso é mentira. Desafio-te a provares isso 😉

          Mas tenho como provar o que digo, recorro à história real.

        2. Avatar de Paulo Assunção
          Paulo Assunção

          Então e não foram supostamente os processos de patentes contra a MS que a quase “afundaram”.

  8. Avatar de Darkman
    Darkman

    Helder a presidente!! LOL

  9. Avatar de Diogo
    Diogo

    Eu acho que o Hélder necessita mas é de ir a um Psicólogo… Eu não me importo de acarretar com os custos e pagar-lhe um psicólogo, desde que cure a demência ou coisa desse gênero que ele tem.. Não há paciência haha

  10. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Nada disso. O homem é de negócios e tem acções da Apple. Daí a defesa tão rigorosa, não vão as acções descer 🙂