Apple paga milhões a mulher por técnicos terem publicado vídeos explícitos do seu iPhone

32 Comentários

Regularmente deparamo-nos com situações bastante caricatas que envolvem as tecnologias do nosso dia-a-dia. E a história de hoje é um bom exemplo disso mesmo.

Uma mulher recebeu milhões da Apple como parte de um acordo milionário. O motivo prende-se com o facto de uma equipa de técnicos aprovados pela marca da maçã terem publicado vídeos e imagens explícitas a partir do iPhone da mulher.



Apple paga milhões a mulher por comportamento dos técnicos

De acordo com as informações recentes, a gigante de Cupertino fez um acordo multimilionário com uma mulher residente no estado de Oregon, nos EUA. Este acordo acontece devido a uma equipa de técnicos de reparações, aprovados pela marca, terem usado o iPhone da lesada para publicar online vídeos e imagens explícitas.

Segundo os relatórios legais divulgados pelo The Telegraph, a mulher deixou o seu iPhone para ser consertado a 14 de janeiro de 2016. O telefone ficou então ao cuidado da Pegatron Technology Services, na Califórnia, uma equipa aprovada pela Apple.

No entanto, os técnicos carregaram “conteúdos extremamente pessoais e privados” na conta do Facebook da cliente e noutros locais da Internet. Os vídeos foram divulgados como se a própria mulher os tivesse publicado de propósito e intencionalmente.

A mulher teve conhecimento dos vídeos através dos amigos que os viram na rede social. E de acordo com os documentos, a situação provocou à lesada um “severo desgaste emocional”. Como consequência, a mulher processou a Apple e daí resultou o acordo multimilionário.

A Apple acabou por confirmar a situação nesta segunda-feira através de um comunicado enviado ao The Guardian. No entanto os advogados da vítima não teceram comentários.

Segundo um porta-voz da marca da maçã:

Levamos a privacidade e a segurança dos dados dos nossos clientes muito a sério e temos vários protocolos em vigor para garantir que os dados são protegidos durante todo o processo de reparação.

Quando tivemos conhecimento desta violação flagrante das nossas políticas por parte de um dos nossos fornecedores em 2016, tomámos medidas imediatas e desde então continuamos a fortalecer os nossos protocolos de fornecedores.

Desta vez a situação ficou resolvida, no entanto não deixa de ser bastante grave a conduta por parte dos técnicos. Portanto deixamos o alerta para que apaguem os vossos dados e saiam das vossas contas das diversas plataformas antes de deixaram os vossos equipamentos nas mãos de terceiros.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Como é que tenho de fazer para me acontecer o mesmo? A parte das fotos em pelota é fácil.

    Tinha pensado em acusar o Ronaldo de me ter violado em Vila Moura enquanto eu estava embriagado e assim entrar em negociações, mas este tema das fotos em pelota da apple parece-me mais fácil e menos constrangedor.

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Que ousadia.Mas que estúpidos.

  3. Avatar de RM
    RM

    Pagou por um exclusivo ?

  4. Avatar de MACnista
    MACnista

    … mto inteligente, sim senhora, cá para foi de propósito, chama-lhe parva!!!

  5. Avatar de AqueleAmigo
    AqueleAmigo

    Lol
    Pagou para abafar o caso! Então porque é que a queixada apresentou queixa contra a Apple e não contra os funcionários igualmente??!
    Note-se que nem a própria Apple apresentou queixa desses funcionários, e nem a Pegatron Technology Services… simplesmente despediu-os?
    Cheira-me que há aqui mais alguma coisa que não nos estão a dizer..

    É típico da Apple fazer de tudo para manter o status de privacidade.
    Faz-me lembrar o ileak 2014 . Afirmaram sempre não ter culpa, poucas semanas depois implementaram o 2FA obrigatório..

    Todas as empresas têm telhados de vidro, a Apple não é diferente.

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      A cliente entregou o telefone numa loja da Apple para ser reparado, se o telefone é reparado dentro da loja ou subcontratado a outra empresa o cliente não precisa sequer de saber, se algo correu mal é sempre responsabilidade da Apple.
      O mesmo princípio se coloca em relação da Apple com a Pegatron, a partir do momento que a Apple colocou o equipamento na Pegatron para ser reparado tu o que acontecer com ele até ser devolvido à Apple é responsabilidade da Pegatron, à Apple não lhe interessa qual o funcionário especificamente que cometeu o erro, eles contrataram a Pegatron para proceder à reparação não o funcionário X em particular.
      Relativamente à Pegatron, eles não processaram os funcionários em particular porque não valia a pena, eles tiveram que indemnizar a Apple em milhões tentar obter o valor dos funcionários era uma perda de tempo porque eles nunca seriam capaz de pagar por isso foram apenas despedidos. A Pegatron tentou sim processar a seguradora pelo valor de indemnização que acho que não conseguiram tendo que ser eles a assumir o prejuízo.

    2. Avatar de Eu sei lá
      Eu sei lá

      No phishing vai dar ao mesmo.
      Quem, fazendo-se passar por um funcionário da Apple, consegue que alguém lhe dê as credenciais da sua conta, também lhe dá o código 2FA que receber no smartphone:
      “… Agora vai receber no iPhone um código por SMS. Para termos a certeza que está tudo bem, diga-me qual é esse código”.

      O engraçado foi quem disse e redisse, em posts atrás de posts, que tinha sido um ataque de força bruta ao iCloud usando software desenvolvido pelo Brutus (acho que era esse o nome) 😉

  6. Avatar de Josemar santos
    Josemar santos

    O fato aconteceu em 2016, mas só foi resolvido agora em 2021. Então foi um longo processo até chegarem a um acordo. Ou pelo valores ou o aceite das alegações da cliente.

  7. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Os técnicos fazem asneira e quem paga é a Apple?

    1. Avatar de Matreco
      Matreco

      Estava a pensar oferecer-me eu para pagar mas já fui tarde…

    2. Avatar de SSD
      SSD

      Se o telemóvel tiver sido deixado numa Apple store ou se eles atuarem como um serviço Apple oficial, sim é a Apple que tem de se responsabilizar porque foram eles que por subcontratação confiaram nessa empresa. Agora a Apple pode consequentemente processar a outra empresa por violação de contrato e até por danos á imagem pessoal.

    3. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      A Apple é a responsável, ela enviou o telemóvel para reparar para a Apple não interessa quem a Apple subcontrata para realmente fazer o trabalho.

    4. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Se houver negligência num hospital, quem paga é o profissional que a cometeu, não o hospital em si.

      1. Avatar de Paulo Martins
        Paulo Martins

        Olha que não é bem assim, uma pequena pesquisa no Google encontro vários casos em que foi o hospital condenado a pagar a indemnização por erro médico, a título de exemplo: https://www.dn.pt/portugal/hospital-condenado-a-pagar-105-mil-euros-por-morte-de-gravida-5008984.html

        1. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          Tenho 2 amigas enfermeiras em tribunal por um caso de negligência, sujeitas a terem de pagar uma indemnização e o Hospital (onde trabalham) nunca interviu no caso. Não compreendo…

      2. Avatar de Paulo Martins
        Paulo Martins

        Outro aspecto a ter em conta é a responsabilidade legal que é dada a certas profissões, um médico para exercer a profissão tem que estar inscrito na Ordem dos Médicos, e a ordem garante: “Pelo facto de estar inscrito na Ordem dos Médicos o médico possui um Seguro de Responsabilidade Civil Profissional.”.

        Profissões de risco obrigam a este tipo de seguros, dúvido que um técnico de informática alguma vez tenha que ter este tipo de seguro para exercer a sua profissão, logo a responsabilidade legal fica para a entidade empregadora.

        1. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          O seguro cobre o valor imputado ao profissional, que o paga (de forma indirecta), tal como o seu seguro automovel cobre alguma indemnização a que seja sujeito. Qualquer profissional pode fazer um seguro de responsabilidade pessoal ou profissional, se não o fizer tem de arcar ele com as consequências, a empresa não tem nada a ver com isso. Se tiver um acidente de carro e não tiver seguro, não vai ser o fabricante do carro a cobrir a indemnização.

  8. Avatar de Manekas
    Manekas

    Esta notícia não é tão linear quanto parece. A mulher e um dos técnicos estão feitos um com o outro.

    1. Avatar de Prog
      Prog

      Para o técnico ser despedido… Realmente faz sentido.

      1. Avatar de UnExpert
        UnExpert

        Era exatamente isso que ia dizer lol faz bastante sentido, quando basta ver quem ficou responsável por essa reparação para a pessoa até se arriscar a uns tempos antes das grades

  9. Avatar de Jorge+Ribeiro
    Jorge+Ribeiro

    Os comentários deixam me espantado para o lado negativo sinceramente….
    Uma pessoa tem imagens e videos intimos partilhados na internet sem qualquer tipo de consentimento porque um macaco qualquer achou graça fazer o mesmo e a culpa é atribuida à pessoa em si?
    Sinceramente deixa me perplexo a falta de consciencia que as pessoas têm…

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      sim os comentários são demais..

      quanto ao caso, da unica vez que usei o serviço, só aceitavam o telefone depois de sair da conta.
      das duas uma, ou não disseram para fazer logout ou.. não percebo

  10. Avatar de Eu sei lá
    Eu sei lá

    Sumariando:
    – A Apple entendeu-se com a queixosa para o processo não ir para tribunal
    – A Apple, nos termos contratuais, exigiu à Pegatron, que fez a reparação, a correspondente indemnização
    – A Pegatron quis que as empresas de seguros pagassem, mas elas recusaram-se.

    E foi assim a história. Infelizmente não foi a primeira vez nem há de ser a última que algum bandalho que faz reparações de smartphones extrai informação indevidamente. A recomendação é que, se possível, se entregue o smartphone limpo, sem apps nem dados – tendo acautelado o respetivo backup, mas nem sempre é possível.

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Aqui a ironia é que a Apple tem feito lobbying contra o “Right to Repair” com o argumento que as lojas independentes não são seguras e que há o risco de enquanto têm o teu telemóvel podem roubar os teus dados ou instalar aplicações, quando este processo prova que independentemente a quem entregas o teu equipamento, seja uma loja de rua ou o próprio fabricante tens sempre esse risco…

  11. Avatar de Nick
    Nick

    “Portanto deixamos o alerta para que apaguem os vossos dados e saiam das vossas contas das diversas plataformas antes de deixaram os vossos equipamentos nas mãos de terceiros.”

    Como se isto fosse possível num equipamento avariado.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Sair das contas é impossível mas apagar os dados pode ser possível 🙂 Depende do software… 🙁

    2. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      Nos Xiaomi´s e, em Android em geral é possível.

  12. Avatar de OdeioBichasModernas
    OdeioBichasModernas

    Eu até fazia isso com umas longas metragens que tenho no telefone, mas estamos na piolheira e não nos EUA.
    Se isto acontecesse cá eu é que teria que indemnizar os técnicos da Apple por verem os filmes, tem lá cenas maradas, já para não falar que o julgamento e sentença só iria terminar lá para 2400 ou mais…

  13. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Acho esse tipo de comportamento deplorável. Como técnico de reparação, prezo muito a confidencialidade da informação dos meus clientes, que diariamente me confiam os seus equipamentos para reparar. Nem sequer aceito estagiários para evitar essas chatices. Além de garantir a confidencialidade, ainda trabalhamos de forma a tentar não invadir a privacidade do cliente. Um técnico de reparação deveria ser como um padre ou um médico, não sai nada dali para fora. Já no passado existiram situações chatas por cá, quem não se lembra das tais fotos da Carla Matadinho que foram espalhadas pela Internet, por uma loja de reparação.

    1. Avatar de OdeioBichasModernas
      OdeioBichasModernas

      Ainda me lembro dessas fotos da Matadinho.
      Tão nova que era e já tão sabida e danada para a brincadeira…

  14. Avatar de Hugo
    Hugo

    Dps android é que é inseguro.
    Lolol apple é uma anedota, diz que que é privada mas papa os dados todos…