Apple obrigada a pagar 625 milhões por violação de patentes

45 Comentários

Os ventos não têm soprado de feição para os lados da Apple nos últimos tempos. São várias as decisões de processos que surgiram e que não são favoráveis à Apple.

Surgiu agora mais um que obriga a empresa a pagar 625 milhões de dólares à VirnetX, num caso de violação de patentes que vinha a decorrer desde 2010.

Apple VirnetX 1

O processo que colocava frente a frente a Apple e a VirnetX teve início em 2010 e em causa estava a utilização indevida pela Apple de várias patentes desta empresa, principalmente em tecnologias de VPN.

A decisão agora tomada pelo tribunal declarou que os serviços FaceTime e iMessages, bem como os dispositivos da marca que lhes dão suporte, violaram a propriedade intelectual da VirnetX e que a Apple deverá pagar por isso.

O passado deste processo

Não é a primeira vez que esta decisão é tomada. Já em 2012 tinha sido tomada uma decisão que condenava a Apple a pagar 368 milhões de dólares pela violação destas mesmas patentes. No entanto esta decisão acabou por ser anulada por ter sido descoberto que o valor das compensações teria sido mal calculado.

Apple VirnetX 2

A origem do processo contra a Apple

No processo original, a VirnetX tinha pedido uma compensação de 532 milhões de dólares, um valor que foi agora inflacionado para 625 milhões, tendo em conta a decisão de violação intencional de patentes e as despesas do processo.

Depois de conhecida esta decisão, a Apple interpôs um recurso que pretende anular esta decisão e o julgamento, alegando que a VirnetX usou argumentos enganosos e confusos nas alegações finais. Ainda não existe uma resposta deste tribunal a este pedido da Apple.

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Boss
    Boss

    É sempre a mesma coisa, quando estamos em cima é tudo amigo, quando estamos em queda tudo nos vira as costas, acabou-se a protecção na guerra das patentes que a Apple gozou durante estes anos 🙁

    1. Avatar de JBM
      JBM

      tens cá uma pancada. Onde é que a Apple está em queda? E em segundo lugar como é que a reapreciação do cálculo de valor de indemnização, já com alguns anos, tem alguma coisa a ver com protecção. Isto sem falar na inerente maluquice de achar que existe uma conspiração para os tribunais protegerem a Apple.

    2. Avatar de JBM
      JBM

      tens cá uma pancada. Onde é que a Apple está em queda? E em 2º lugar como é que a reapreciação do cálculo de valor a pagar de algo em que tinha sido condenada há alguns anos, tem alguma coisa a ver com protecção. Isto sem falar na inerente maluquice de achar que há uma conspiração para os tribunais protegerem a Apple.

      1. Avatar de Boss
        Boss

        Eu sei que tu ainda não lhe viraste as costas, és o chamado “verdadeiro amigo”, vamos lá ver é se quando em vez de segundo estiver em 10º lugar os verdadeiros amigos ainda a defendem ou se lhes dá uma “pancada” e desaparecem.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          Os trocadilhos e graçolas não torna o que dizes sapiente nem credibiliza as tuas teorias da conspiração. Mas também não seria de esperar outra coisa

          1. Avatar de Boss
            Boss

            Já a agressão verbal, ao contrário do sarcasmo, é um sinal de sapiência desmedida.

          2. Avatar de JBM
            JBM

            agressão verbal? agora já inventas agressões?

          3. Avatar de Boss
            Boss

            Se do alto da tua sapiência não entendes que acusar alguém que não se conhece de “desequilíbrio psíquico ou mental”, não há “pancada” que te valha.

          4. Avatar de JBM
            JBM

            e onde é que te acusei de desequilíbrio psíquico ou mental? Parece que queres armar-te em vítima de algo que não aconteceu

          5. Avatar de Boss
            Boss

            A sapiência nortenha que bem conheces, diria “vai gozar com o c…”
            Deve ter sido o abade que escreveu “tens cá uma pancada”.

          6. Avatar de JBM
            JBM

            uau, sabes o que significa a expressão “tens cá uma pancada” e como é usada? “Tens uma mania”. E se mania no contexto informal é um desequilíbrio psíquico ou mental, então toda a gente é desequilibrada, pois toda a gente tem a sua mania (outra expressão)
            Se isso para ti é uma agressão, ou és demasiado sensível ou gostas de te vitimizar para não abordar o resto da conversa.

          7. Avatar de Boss
            Boss

            As aspas remetem para uma citação, naturalmente de um dicionário, definição por sinal informal, não vale a pena armares-te em vitima ou em inocente, tento na língua se realmente te queres fazer passar por sábio. Num pequeno aparte e em jeito de remate, para futuras presunções da tua parte, não me conheces de lado nenhum, isso eu sei, mas eu até sei umas coisitas sobre ti, Nelson, fica bem.

          8. Avatar de JBM
            JBM

            Boss,
            dicionário? Agora confundes uma das definições para a palavra “pancada” com o significado da expressão “ter uma pancada”. Pergunto-me então porque é que escolheste essa e não uma das outras definições:
            1. Acção ou efeito de bater ou embater. = CHOQUE
            2. Som de um corpo a cair ou a embater noutro. = BAQUE
            3. Acto de bater (ex.: ouviram três pancadas na porta; pancada com a mão, pancada com pau).
            4. Golpe com pau ou instrumento semelhante. = BORDOADA, PAULADA
            5. Agressão ou castigo físico infligido a alguém (ex.: tinha marcas de pancada). = PANCADARIA, TAREIA, SOVA
            6. Som produzido por um relógio ou por um sino que marca as horas ou as fracções de hora.
            7. Batimento cardíaco. = PALPITAÇÃO, PULSAÇÃO
            8. [Informal] Tendência, inclinação.
            9. [Figurado] Ideia ou conhecimento intuitivo. = INTUIÇÃO, PALPITE, PRESSENTIMENTO
            10. [Informal] Grande irritação ou mau humor.
            11. [Informal] Apego excessivo ou obsessivo a uma ideia ou intenção. = FIXAÇÃO, MANIA, OBSTINAÇÃO, TINETA, VENETA

          9. Avatar de JBM
            JBM

            Boss,
            Agora confundes uma das definições para a palavra “pancada” com o significado da expressão “ter uma pancada”. Pergunto-me então porque é que escolheste essa e não uma das outras definições:
            1. Acção ou efeito de bater ou embater. = CHOQUE

            7. Batimento cardíaco. = PALPITAÇÃO, PULSAÇÃO
            8. [Informal] Tendência, inclinação.
            9. [Figurado] Ideia ou conhecimento intuitivo. = INTUIÇÃO, PALPITE, PRESSENTIMENTO
            10. [Informal] Grande irritação ou mau humor.
            11. [Informal] Apego excessivo ou obsessivo a uma ideia ou intenção. = FIAÇÃO, MANIA, OBSTINAÇÃO, TINETA, VENETA

  2. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    625 milhões??? Ouch! :/

    1. Avatar de lol
      lol

      bom português 😉

  3. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    625 milhões??? Ouch! :/

  4. Avatar de Wistfultale
    Wistfultale

    Sendo assim, o Skype, FaceBook, Hangouts e por aí fora, também violaram essa patente. É pá, mais um butt-hurt que não aguenta o sucesso da Apple.

    1. Avatar de Mark
      Mark

      E violam porque? Essas aplicações até podem utilizar protocolos diferentes.

    2. Avatar de Narco
      Narco

      Deves ser um entendido em protocolos, metodologias… achas que todas as aplicações usam as mesmas?
      A Apple resolveu usar protocolos já existentes e patenteados por outros.
      Quando outros violam as patentes da Apple tem de pagar, ser condenados, ao contrario não pobrezinha da Apple deixem ela usar a vontade.

      Tenho pena de tanto “fan-boysismo”

      Ainda para mais se tratando de uma empresa que não contribui nada para o desenvolvimento da humanidade a não ser para fins lucrativos.
      Algumas marcas financiam projetos open source, claro que depois vou tirar proveito disso, mas acontece que também deixam a exploração disso nas mãos da comunidade. A Apple investe 0 nisso, tudo proprietário.

      1. Avatar de Wistfultale
        Wistfultale

        Yap, keep talking, butt-hurt.

      2. Avatar de JBM
        JBM

        investe 0 em projectos Open Source? Claramente não fazes ideia daquilo que a Apple faz.
        A Apple ter este problema de patentes não significa que usa o protocolo de outros, significa que foi considerado que o seu protocolo inclui tecnologia coberta pelas patentes, uma parte do protocolo. A VirnetX já foi atrás de outras empresas judicialmente pelas mesmas patentes, entre elas a Microsoft e a Skype.

    3. Avatar de Andr8
      Andr8

      Essas aplicações não, porque o FaceTime é encriptado, e é P2P. Essas Apps são todas cliente/servidor!

      Uma estupidez!

  5. Avatar de Renato
    Renato

    Patent trolls!

    Cheira-lhes a dinheiro, mas vão acabar por perder no recurso!

    1. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      Se forem patent -trolls, que se lixem então! Devem perder a causa!
      Se a Apple violou patentes e não pagou os devidos royalities, acho muito bem que pague, não é mais que as outras! A justiça é assim!

      1. Avatar de Andr8
        Andr8

        São, já são conhecidos…

    2. Avatar de Narco
      Narco

      Adorava que tivesses uma empresa, desenvolvesses uma tecnologia, viesse a Apple obrigado, vou usar, mas levas 0.
      Talvez já não dissesses que são Patent Trolls, vergonhoso tanto fanatismo por uma marca que te da 0.
      Os maiores acionistas dessa marca certamente te cuspiam na cara, assim como cospe a estas empresas, achando que as podem esmagar.

      Só podem ser ignorantes, para achar que vivem numa Guerra, sou fan da Apple logo sou o melhor.

      1. Avatar de Andr8
        Andr8

        Esta notícia deve ser a melhor notícia para ti nos últimos tempos!

        Deves pensar que o Patent Troll vai-te dar um iPhone de borla!

        1. Avatar de Boss
          Boss

          Pelo menos ganhava alguma coisa, já outros defendem marcas com unhas e dentes sem ganhar nada em troca.

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Agora para recuperar lançam um iPhone com duas câmaras traseiras. Como querem o dinheiro já vão lançar o mais rápido possível

  7. Avatar de Nuno Pires
    Nuno Pires

    A inovadora Apple afinal não é assim tão inovadora.

  8. Avatar de Zefra
    Zefra

    Opa isso sao trocos… mas se andam a por outros em tribunal por copiarem design acho que o pior é “roubar” patentes. Alias no negocio de quase tudo automoveis, bicicletas, relogios, computadores, telefones todos copiam todos. Agora se ha patentes registadas facam favor de dizer aos outros porque senao é plagio. Agora sim sabe-se com toda a certeza o porque dos iphones terem precos inflacionados. Mais cedo ou mais tarde tem de pagar pelas patentes violadas…. Opa e o pessoal do contra nao venham com ideias… todos copiam todos.

  9. Avatar de Rui
    Rui

    625 milhões para a Apple são trocos!

  10. Avatar de Emanuel Vitorino
    Emanuel Vitorino

    O feitiço virou-se contra o feiticeiro…

  11. Avatar de jesus jones
    jesus jones

    Já era de esperar mais processos ainda virão

  12. Avatar de Rafael
  13. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Eu pessoalmente acho este processo das patentes uma treta, só serve para travar o desenvolvimento da tecnologia, na minha opinião as marcas que utilizam patentes de terceiros, deveriam mencionar que tal só é possível graças a empresa X, que inventou ou desenvolveu.
    Mas como a Apple processa tudo o que mexe, agora vai provar do próprio veneno, há quem diga que são trocos, mas se todos os dias tiveres que largar trocos vais ver que no final do mês ficas só com trocos.

    1. Avatar de somaisum
      somaisum

      Isso é tudo muito amigo, muito utópico. Mas se alguém lucrar com o teu trabalho (registar uma patente já dá trabalho, e ter as ideias, ou provar por A + B que a patente é assim também e demoroso, e trabalhoso, provavelmente não vais ficar contentem com uma palmadinha nas costas e “Foi este que inventou, mas não lhe damos nada, nem lucra nada.”

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Isso acontece de outra forma, através de royalties. A questão é que as patentes normalmente servem para proteger os pequenos inventores, para que depois uma Apple ou Google não venha roubar-lhes a ideia e fazer milhões com aquilo porque têm muito mais firepower. Assim, ou compram a patente ao inventor ou lhe pagam royalties ou até o contratam.

      Este problema é subverter toda esta situação. A Apple e a Google têm departamentos de inovação gigantescos (muito maiores que 95% das empresas em Portugal) e como tal, é mais que natural que criem patentes inovadoras. Agora aparecem estes patent trolls que têm alguma simpatia por parte dos juízes para deitar abaixo grandes empresas e vão-se safando (e convenhamos, muitas vezes as patentes que eles dizem ser violadas são absurdamente generalistas). Isto chega ao ponto de a Samsung estar a patrocinar um ringue de gelo no meio do Texas, só porque o Tribunal que lá reside aprova 25% de todos os protestos a nível de Propriedade Intelectual dos USA. Podem ver aqui: https://www.youtube.com/watch?v=3bxcc3SM_KA

    3. Avatar de Andr8
      Andr8

      “Mas como a Apple processa tudo o que mexe”

      Explica lá isso!

  14. Avatar de RenatoNismo
    RenatoNismo

    apple sendo apple, declara que inventa tudo o que já foi inventado há anos a décadas.

    1. Avatar de Andr8
      Andr8

      Isso é a Google, que é a maior patent troll do mundo!

      1. Avatar de badsector
        badsector

        Andr8 pela qualidade dos teus comentários o teu intestino está na cabeça só pode.

        1. Avatar de Boss
          Boss

          E a saída na boca? 😀

  15. Avatar de Joe
    Joe

    Epá isto é tao simples quanto ver agora a outra face. É muito bonito quando se processa por tudo e por nada, discussões à parte e depois já nao se tem tanta vontade de ser processado e pode se usar o que esta por ai disponivel sem ser necessário pagar. A Apple é useira e vezeira nisso e tem feito acordos muito depois de estar a usar tecnologia a anos como aconteceu com a Nokia e muitos outros