Apple nunca lançaria um “Surface Book” como o da Microsoft

164 Comentários

Apesar de ainda não estar propriamente no mercado, as últimas informações dão conta que o novo equipamento da Microsoft, o Surface Book, está a ser um sucesso de vendas. Este PC híbrido tem 2x mais performance que o MacBook Pro e o design é simplesmente fantástico.

Mas quem nem acha propriamente piada ao equipamento é Tim Cook, CEO da Apple e Phil Schiller, Vice presidente de Marketing da Apple.

surface-book-e-mais-poderoso-e-oferece-portabilidade


Quando questionados sobre a possibilidade da Apple lançar um estilo de Surface Book, Cook e Schiller responderam com um redondo NÃO e explicam as razões.

Na opinião de Cook e Schiller, este novo equipamento da Microsoft tem um problema grave ao nível da experiência de uso! Para eles, a convergência de uma interface desenhada para desktop, com a necessidade de usar um rato e teclado físico, não é igualmente cómoda na sua adaptação para um sistema portátil.

Cook e Schiller dão como exemplo o OS X, que foi desenhado para funcionar com teclado e rato, e caso tivessem a ideia de adaptá-lo para uma interface touch seria certamente uma decisão que se iriam arrepender.

apple_00

A Apple sempre criticou o Surface da Microsoft mas, alguns anos depois a empresa lança o iPad Pro que, apesar de vir com o iOS e não com o OSX , parte da mesma filosofia e conceito do híbrido da Microsoft.

Será esta uma forma da Apple “atacar” o novo Surface Book da Microsoft?

Comentários

164

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco
    Marco

    tretas, tb nunca teriam nada maior do que as 10” nos tablets.

    1. Avatar de Concept
      Concept

      E o surface com teclado era o mesmo que juntar um frigorífico a uma torradeira…

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        E no primeiros Surface, os 800 milhões que a Microsoft escreveu nas contas como prejuízo deu-lhes razão 🙂

        1. Avatar de Safrane
          Safrane

          Ainda me lembro de Surface Pro a venderem-se por menos que iPad 2!

    2. Avatar de Safrane
      Safrane

      Quando é que disseram que não iriam fazer um iPad MAIOR?

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Nunca , mas enfim …

        Abc

      2. Avatar de rui
        rui

        Pelas ideologias de Steve Jobs que foram as que levaram a Apple ao sucesso, nunca na vida teriam smartphones tão grandes como agora, nem smartwatches tão inúteis, nem tablets tão grandes.

        1. Avatar de Safrane
          Safrane

          Comentário triste…

      3. Avatar de Vlad
        Vlad

        Disse o Steve Jobs quando criticou os tablets Android mais pequenos que 10″, dizendo que 10″ era o tamanho perfeito. Eis que temos o iPad Pro e o iPad Mini.

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Quando é que ele disse que 10″ era o tamanho perfeito? Ele disse que era o mínimo.

          Mas o que disse PRIMEIRO, muito antes, foi que a Apple seria muitas coisas, menos uma empresa que não ouve os seus clientes, e os clientes pediram um iPad mais pequeno, eles deram um iPad mais pequeno.

          Mas porque é que não falam da porcaria que a Microsoft tem feito?

          Olha o Surface RT — Resultado –> Falhanço de vendas, Microsoft abandona ARM para Windows desktop, prejuízos enormes, máquinas descontinuadas! Passam a usar Intel Atom…

          Mesmo o Surface é um falhanço, se não fosse falhanço, eles não teriam este ano feito um portátil, e continuariam com a linha que têm!

          1. Avatar de José Loureiro
            José Loureiro

            Deve-te ter escapado a parte da apresentação do Surface Pro 4…

          2. Avatar de Vlad
            Vlad

            “Mesmo o Surface é um falhanço, se não fosse falhanço, eles não teriam este ano feito um portátil, e continuariam com a linha que têm!”

            Será que eu vivo num universo paralelo ao teu e que apenas no meu foi apresentado o Surface Pro 4 e à menos de meio ano atrás o Surface 3?

          3. Avatar de Safrane
            Safrane

            O Surface é um falhanço, no ano passado disseram aos jornalistas que iriam substituir os MacBook Air pelo SP3…

            Este ano, estavam lá os MacBook Air e os novos MacBook Retina!

            LOL!

            Ninguém quer PCs!

          4. Avatar de Vlad
            Vlad

            @Safrane
            Apenas na tua mente de simplório é que comparar um produto com um segundo se traduz em dizer que esse mesmo produto vai substituir o segundo.

    3. Avatar de Pedro Faria
      Pedro Faria

      Tens razão. Eles têm é dor de corno!

    4. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Ou que as stylus são desnecessárias..

      1. Avatar de João Oliveira
        João Oliveira

        + 1

      2. Avatar de Safrane
        Safrane

        Ninguém na Apple disse isso…

        1. Avatar de cra2sh
          cra2sh

          Steve Jobs disse.

          1. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            Primeiro: Para TELEMÓVEL

            Segundo: Ele disse que não devia ser NECESSÁRIO uma stylus.

        2. Avatar de enese
          enese

          “who wants a stylus?”

      3. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        A Microsoft também pensou que era desnecessário desenvolver o Office para iOS…

        Enganou-se!

        1. Avatar de Vlad
          Vlad

          Quando é que a Microsoft disse isso? É que o Office para IOS começou o seu desenvolvimento um ano após o lançamento do iPad original.

      4. Avatar de KaPutnixZ
        KaPutnixZ

        Desnecessárias num telemóvel.. E continuam a ser..

    5. Avatar de Daniel
      Daniel

      Exacto, o “não” em Applês quer dizer “não… o faremos agora, vamos esperar para que se esqueçam que não fomos os primeiros a lançar e depois lançamos como a mais inovadora coisa do mundo.”

      O tamanho ideal para um iphone…
      O tamanho ideal para um tablet…
      Stylus/pen/pencil não têm lugar no novo paradigma…
      Teclados é para tótós…

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Quando o iPad saiu, tinha um teclado.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Estás a falar da docking station que tinha teclado? E mesmo sendo, que lhe aconteceu mesmo? Ah, desapareceu depois do primeiro iPad.

          1. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            Pois desapareceu, viram que fizeram um bom trabalho, não precisa de teclado físico, e descontinuaram e comercializam nas lojas deles outros teclados de diferentes formatos!

            Assim como o teclado do iPad Pro… só para dar o exemplo, que eles começaram antes de sair…

  2. Avatar de Tavares
    Tavares

    Eu ficaria espantado era se esses dois Srs. dissessem que qualquer produto da Microsoft (ou outro concorrente) era de tal maneira bom que estavam a pensar “copiar”…porque a Apple não “copia” nada! Tudo que “eles” enviam para o mercado é “inovação” desenvolvida por eles! Estão verdes senhor…

    1. Avatar de Marco
      Marco

      menos, não andas a ver as mesmas apresentações do que eu, ja há mt tempo que eles n usam essa palavra ou outra similar.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        É preciso? A parte inicial em marketing é ganhar momentum (começar as catch phrases e fazer com que colem), depois é deixar que a bandwagon carregue essas catch phrases por si só (os defensores fazerem-no). Mas mesmo assim reforçam esse momentum de ora em vez com “oh, and one more thing” e frases semelhantes.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Um exemplo, já a Nacional não usava o slogan “o que é Nacional é bom” (com a dupla conotação, Nacional, a marca, e Nacional, defender o produto nacional Português) e o pessoal continuava a carrega-lo atrás e a vocaliza-lo.

          1. Avatar de Marco
            Marco

            Mas a marca tem culpa do que os fans andam a dizer? a ultima vez que eles disseram que tinham inovado foi com MacPro, de resto dizem que adicionam funcionalidades. Deixem de ser haters sff, e vivam a vossa vida.

  3. Avatar de Concept
    Concept

    Daqui a 4 anos está a Apple a lançar o INOVADOR Mac Book Pro com ecrã destacável 😀

    1. Avatar de Fagl4
      Fagl4

      + 1000, tal como aconteceu com o stylus

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Quem diz que o Pencil é um stylus não faz a mais pequena idea do que está a dizer , mas a isso chama-se liberdade …
        Até erram no conceito … O que disseram era que não faria sentido em 2007 usar uma interface de telemóvel comandada por um stylus e não por touch. Mas se não percebeste , enfim …. 🙂

        Abc

        1. Avatar de Francisco Pinto
          Francisco Pinto

          As pessoas gostam muito de distorcer as palavra do stive Jobs conforme lhes convém! Essa do stylus é só mais uma entre muitas! O iPad pro é 100% controlado por Touch sem necessidade da stylus! A Apple pencil não passa de um acessório como muitos outros para um nicho de mercado. Tal como o teclado. Aliás sempre houveram teclados para os idevices.

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            E o Surface é 100% controlado por touch ou por teclado. è só escolher 🙂

          2. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            O Surface necessita de teclado e rato…

            Nunca vi um surface sem teclado ou rato!

          3. Avatar de Vlad
            Vlad

            @Baptista Batos
            Já alguma vez viste algum Surface a vender com teclado e rato? (excluindo o Surface Book como é óbvio)

          4. Avatar de WPacheco
            WPacheco

            Então andas distraído, porque o Surface é vendido sem teclado, porque este é um extra…

          5. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            @Vlad, não, porque é da maneira que a MS engana no preço, e vende a cover com teclado mais cara…

          6. Avatar de Douglas Ferreira
            Douglas Ferreira

            Pois então, não vejo porque tanto estardalhaço sobre o a stylus e o teclado do iPad Pro. Eu mesmo tenho um teclado bluetooth que posso usar com o iPad. E sempre teve uma grande quantidade de stylus para iPad no mercado.

            Uma coisa que ainda não entendi foi o lançamento da stylus da Apple com o nome Pencil. A FiftyThree vende uma stylus com o mesmo nome para iPad já há alguns anos, para ser usada com seu app Paper. Inclusive é bem estiloso o dispositivo: feito em madeira, lembra aqueles lápis de marceneiro.

            Acho que a FiftyThree deveria recorrer dos direitos pelo nome do produto.

            Este é o site do produto: http://www.fiftythree.com

          7. Avatar de Vlad
            Vlad

            @Baptista Batos
            Vê se mesmo que nunca pegaste num Surface.

        2. Avatar de Safrane
          Safrane

          +1

          Completa distorção.

          E Steve Jobs já voltou atrás e mudou de direcção.

          Steve Jobs só foi uma grande homem por causa do “voltar atrás” e mudar de ideias, e engolir sapos. Aliás, a primeira coisa que fez na Apple: iMac como centro da experiência, foi desfeita pela ultima coisa que ele fez antes de morrer: iCloud como centro da experiência.

          1. Avatar de Mikes
            Mikes

            A icloud é um bocado inútil.
            Se fores comparar com couds da google, Microsoft, amazon, etc., a icloud é uma anedota.

          2. Avatar de Daniel
            Daniel

            Há posteriori é sempre possível de se tentar mudar os factos, já no momento e ou à priori é que é completamente impossível pois eles estão a acontecer ou ainda não aconteceram.

            Mais ou menos como a questão da biblia, tem imensas coisas que envergonham a igreja como os episodios de matar os filhos ou não ter perdão algum face a “vexames” contra o seu deus, no entanto deu jeito na idade média para justificar a inquisição, mas já não dá jeito nesta altura então dizem “ah, mas aquilo não é para ser levado à letra, a mensagem é que interessa”.

            Certo… e eu ter dado exemplo da bíblia não foi inocente, é que em ambos os exemplos estão a defender identícas, crenças religiosas mesmo. Não retira o que eles disseram ou fizeram e no contexto que o fizeram ou disseram. Está feito e dito.

          3. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            Em que é que a iCloud é inútil?

            Olha para a cloud da Microsoft! Nem sítio tem para guardar fotos, é só pastas e ficheiros!

            Nem faz backup do telemóvel, como o iCloud Backup.

          4. Avatar de Mikes
            Mikes

            @BBastos: Sim, o OneDrive tem um local dedicado a fotos e faz backup do telefone.
            Mas porque insistes?!

        3. Avatar de antonio maria
          antonio maria

          Informa-te melhor pah.
          https://www.youtube.com/watch?v=4YY3MSaUqMg

          Ninguém quer stylus porque não dá jeito, palavras do CEO apple na altura.

          Tal como também dise que não faria sentido um iphone/telemovél maior dos que na altura 3.5′. Narrativa que mudou com iphone 5, em que a apple aumentou o tamanho apenas na vertial alegando que fazia sentido.
          No iphone 6 já nem é mencionado o assunto e usam os tamanho standard utilizados nos nexus e na maior parte dos android, os 4.7 e os 5.5.

          Tamanho do ipad aconteceu algo semelhante, na altura criticas ao tamanho reduzido dos 7′. Narrativa que novamente mudou quando saiu o ipad mini.
          As criticas ao surface quer pelo tamanho, teclado ou caneta, ups, agora a apple faz exactamente a mesma coisa com o ipad pro, só que pior porque não tem um SO nem hardware capaz de correr aplicações produtivas.

          Daqui a uns anos tenho CERTEZA ABSOLUTA que irão lançar um macbook com ecrã destacavél.
          E voces mesmo que estão aqui a comentar, irão dizer que é super inovador.

          Peace out 😉

          1. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            “só que pior porque não tem um SO nem hardware capaz de correr aplicações produtivas.”

            Há mais “aplicações produtivas” para iPad que para Windows…

          2. Avatar de Benchmark surfacepro4
            Benchmark surfacepro4

            E com esta me despeço. Boa noite. Ha mais “aplicações produtivas” para ipad que para Windows. LoL

          3. Avatar de antonio maria
            antonio maria

            @ Baptista Batos
            Quero que me dês exemplos de aplicações produtivas no iPad que não existam em Windows.
            Para começar dou alguns exemplos:
            http://www.adobe.com/pt/creativecloud/catalog/mobile.html
            http://www.adobe.com/pt/creativecloud/catalog/desktop.html
            Compara o numero de um, e de outro.
            Modelagem 3D:
            AutoCAD, freeCAD, Autodesk, Blender.
            Programação/Developer:
            Eclipse, Netbeans, IntelliJ.
            Virtualização:
            VirtualBox, VMWare
            Office:
            Excel (VBA, forms, macros, etc…) (tenta fazer isso no teu iPad).

        4. Avatar de antonio maria
          antonio maria

          One more thing, se ouvires o clip youtube que pos no outro comment:
          https://www.youtube.com/watch?v=4YY3MSaUqMg

          Em nenhum momento ele fala que não faz sentido usar com telemovél. O argumento das stylus é que se perde e não dá jeito, porque tem de se andar com elas, guarda-las e pode-se perder. Argumentos que não desapareceram com o aumento do tamanho do device.

          1. Avatar de Vlad
            Vlad

            @Baptista Batos
            Acho que o vídeo mostra exactamente o problema, porque o Steve Jobs nunca admitia que estava errado. Esperava que as pessoas esquecessem as várias contradições criadas por ele próprio.

        5. Avatar de Vlad
          Vlad

          O pencil é um stylus. a Apple apenas mudou-lhe o nome para tentar passar a imagem que é diferente.

          1. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            Stylus = para escrever

            Pencil = para desenhar ou escrever

            Claro que Microsoft e etc’s não são muito inteligentes e não pensam em coisas tão simples como estas…

          2. Avatar de Vlad
            Vlad

            Sim, é que as empresas como a Wacom, N-Trig,… nunca forneceram canetas para desenhar,… Até aqui o mundo multimédia estava congelado porque ninguém podia desenhar usando uma caneta no computador. Apenas agora vai ser possível com o iPad e o Pencil. Não te enterres.

          3. Avatar de Mikes
            Mikes

            @BBastos: e um pencil sem borracha? Mais ridículo que isto é difícil.

          4. Avatar de Francisco PInto
            Francisco PInto

            @Vlad
            Se o steve Jobs fosse contra os stylus, pencil nunca teria havido stylus,pencil que funcionassem com o iPad! O IPad sempre teve suporte para stylus, pencil, existem dezenas deles, agora existe uma da Apple é a única diferença. A Apple entrou nesse mercado.
            O steve era sim contra os dispositivos serem dependentes de um stylus e isso o iPad pro não é!

          5. Avatar de Vlad
            Vlad

            @Francisco PInto
            Deves-me estar a confundir com alguém porque eu não disse em parte alguma que o Steve Jobs era contra stylus em tablets. Estava a falar da parte do marketing quanto a dar um nome diferente.

    2. Avatar de Safrane
      Safrane

      Com 3 horas de bateria?

      Não, não vai…

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        3 horas para o screen separado do teclado, 8h ou mais em modo desktop.
        Isto é muita tecnologia para ti. Daqui a 2 anos percebes.

      2. Avatar de cra2sh
        cra2sh

        LoL aquilo é um Portatil, so destacas para tablet quando quiseres não para usar como tablet, para isso compras o Surface 4, Apple Fan-boy.

    3. Avatar de Wistfultale
      Wistfultale

      Essa inveja…

      1. Avatar de Concept
        Concept

        Por acaso tenho inveja dos milhões que a Microsoft ou a Apple ganham por mês! Mas o que eu comentei é baseado em factos reais. (Stylus, ou lápis, vá… Teclado para um tablet…)

  4. Avatar de Kromia
    Kromia

    Esperando pelos Apple Fanboys virem Comentar mal do Surface …Popcorn

    1. Avatar de Safrane
      Safrane

      ai sim?

      Então quando saírem os resultados, vamos ver…

      1. Avatar de Dc
        Dc

        Baptista, nós sabemos que és tu, não precisas de te esconder

        1. Avatar de Safrane
          Safrane

          Não, não sou o baptista.

          Mas tu és o Mikes.

          1. Avatar de Mikes
            Mikes

            Não.
            Já disse que só uso um nick.

        2. Avatar de Dc
          Dc

          Ahahah, lindo!!

  5. Avatar de Benchmark surfacepro4
    Benchmark surfacepro4

    Ai esta a versatilidade do Windows, tanto em touch como com rato e teclado e a mesma…
    Eles bem o disseram, tinham que mudar muito o osx para se poder tornar “táctil”. A Microsoft ta a frente nesse aspecto. Tem um só sistema, tanto para Mobile como nao Mobile.
    A inveja entrou na casa destes senhores, que finalmente saíram de casa para vir so Surface. Que lindo.

    1. Avatar de Safrane
      Safrane

      Se a Apple quisesse fazer o OS X táctil, fazia isso numa semana…

      Tudo o que corre no iOS, corre no OS X sem emulação.

      Falar sem saber…

      1. Avatar de Marco
        Marco

        no windows 10 tb, é uma coisa chamada universal app.

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Universal App são aquelas que dão para iPhone e iPad.

          Ou PowerPC e Intel… já não me lembro…

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Era entre powerpc e intel, e dava uma dor de cabeça de todo o tamanho porque tinha de andar sempre a correr programas para fazer strip à parte powerpc ou ficava rapidamente sem disco (Onyx e outros do género).

          2. Avatar de Daniel
            Daniel

            E não era uma real “universal app”, eram apps que tinham no package tanto a componente powerpc como a componente x86. É o mesmo que eu dizer que se colocar num zip o binário para windows e a app para linux e mac os isso é uma “universal app”, quando na verdade é somente um zip para escolher qual usar conforme o sistema.

          3. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            @Daniel

            Parece simples, não é?

            Porque é que a Apple foi a única a fazer!

            No Windows, por exemplo, tens de ter binários para x86 e para x64. Na Apple, não…

          4. Avatar de Daniel
            Daniel

            @Baptista Batos, simples o quê? E única a fazer o quê? O equivalente a um zip que leva tanto código ppc como x86?

            Os teus argumentos chegam a ser tristes de tão ridículos, é que fico sem perceber se fazes de propósito para te auto-derrotares ou se é por acaso.

            No windows não tenho de ter binários para x86_32 e x86_64 não. Eu se quiser tirar partido do x86_64 instalo x86_64, mas se instalar x86_32 corre na mesma. O mesmo já não se pode dizer se tentar instalar um binário x86_64 num x86_32, como é óbvio.

            Com a Apple era igualmente a mesma coisa, só que invés de me dar a opção de fazer download somente da versão intel obrigava-me a enxer de lixo o disco e ter os dois.

            Não era uma app universal, era um pacote com duas apps lá dentro, ponto.

            O tar ou o zip (só para store e sem compressão) já foram inventados há muitos anos, muito antes da app usar a mesma ideia (mesmo que independentemente) para ter dois programas distintos num só pacote (e a ocupar espaço desnecessário).

          5. Avatar de Daniel
            Daniel

            @Baptista Batos, na Apple tentas correr um programa x86_64 e não corres, ponto… em nada diferente do que acontece no windows. Fala do que sabes e deixa o que não sabes para quem sabe.

          6. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            @Daniel, isso parece muito simples, até ao momento em que tens milhares de bibliotecas e executáveis…

            Como é problema no Windows…

            E não, não ocupa muito espaço, os executáveis é o que ocupa menos!

          7. Avatar de Daniel
            Daniel

            @Baptista Batos, ai é os “executáveis”? Ah bom, ainda bem que tu é que sabes. Nem foi preciso fazer apps para fazer strip a isso nem nada pelo espaço que ocupava o “lixo” da arquitectura que não se usava (quer para um lado, quer para o outro) nem a própria Apple acabou por abandonar as apps com código de várias arquitecturas em simultaneo nem nada.

          8. Avatar de Daniel
            Daniel

            @Baptista Batos, e calma, estás a dizer-me que a Apple não tem bibliotecas? Ui… sabes qual a base do Mac OSX, não sabes? Pior que isso, para ter muitas das coisas que eu precisava e simplesmente a Apple não tinha por ter uma versão fajuta de Unix sem tudo o que de bom trazia eu tinha de instalar o fink para conseguir ter backport de linux/bsd de apps e utilitários (e… bibliotecas que não estivessem adulteradas e limitadas). Em termos de UI é muito giro, bem gordinho e fácil de ver, em termos de apps que tem também é porreiro, é em tudo o resto que não tem que pronto. E aparentemente continua ainda nos dias de hoje a faltar algumas coisas pois o Fink continua a existir e recomenda-se.

      2. Avatar de Carlos Senra
        Carlos Senra

        Eu não percebo a vossa intolerância para admitirem de uma vez por todas que o windows, neste momento está melhor desenvolvido que o vosso sistema operativo da treta. Enfim cabeças duras do caraças.

        1. Avatar de Safrane
          Safrane

          Melhor desenvolvido?

          Lol!

          Essa é de rir! Completamente atrasado, só agora é que tem o Exposé, e mal! Uma pessoa nem pode fazer copy&paste co imagens e texto, ainda não tem corretor ortográfico! Enfim!

          1. Avatar de Marco
            Marco

            e isso para ti é que é ser bem desenvolvido?

          2. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            O Windows está sempre a travar, e não se arranja com menos de 60 ou 70GB…

          3. Avatar de Marco
            Marco

            oh @batista bastos, menos, eu trabalho com windows e OSX todos os dias e os teus argumentos são tão idiotas, mas tão idiotas, que são gajos como tu que fazem que venha aqui cada vez menos. Mas mesmo assim cá vai, o meu pc de trabalho com windows está a funcionar desde há 2 anos sem format e não trava, e está a ocupar menos de 60.

            Não sei se és mesmo batista bastos ou se estás apenas usar o nome do grande Batista Bastos, se é a segunda, está a ser um troll de todo o tamanho, porque o grande Batista Bastos não andava por ai a dizer tantas asneiras quantas tu andas.

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          Não é SO da treta, o OSX é bom. Peca em termos de produtividade na maioria dos cenários (ou nos que importam para 99.9% das pessoas, alguns consegue viver bem com a perda de produtividade, outros nem por isso), e peca em termos de jogos se comparado com o Windows também, mas não é da treta.
          Não é de estranhar que pela primeira vez na sua história a Apple quando lançou os computadores x86 tenha feito também junto com um utilitário do SO para possibilitar dual boot (com windows principalmente): bootcamp.

      3. Avatar de Benchmark surfacepro4
        Benchmark surfacepro4

        Tanto nao fazem, que dizem que e difícil fazer. A Apple nao consegue, o osx nao esta preparado para o touch. La ia o rato magico dar prejuízo. Nao inventes safrane. Daqui a uns anos a Apple ta a fazer isso, e tas a engolir tudo.

        1. Avatar de Safrane
          Safrane

          Quem tem disse?

          Sabias que já fizeram hackintosh com tablets Touch e descobriram que até Mavericks tinha Touch?

          O Windows é que não está preparado para Touch, como é que carregas num botão pequeno ou usas os menus com o dedo? lol, Touch não é só suportar input de dedos!

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Estás então a dizer que no OS X não há nem botões nem nenhum outro controlo pequeno demais para se usar com os dedos…
            E nem em nenhuma aplicação, já que, obviamente estás a misturar as coisas.
            Pergunto isto porque disseste que a Apple podia fazer o OS X numa semana, o que me leva a presumir que não seria necessário fazer nenhuma alteração de fundo no interface.

          2. Avatar de Mikes
            Mikes

            Sim, aqueles botões de maximizar e maximizar as janelas no osx são enormes – já com o rato me custa lá acertar, quanto mais se fosse touch.

          3. Avatar de Douglas Ferreira
            Douglas Ferreira

            Mas acho que a Apple não faria o OS X touch por conta da interface, disposições do menu etc. Imagina ter de clicar em arquivo –> salvar, com os dedos, sendo que é uma área pequena e que pode por acidente clicar em uma opção acima ou abaixo.

            Acho que o fato de simplesmente suportar um dispositivo touch não faz dele um sistema “preparado” para uso com touch. Neste ponto a MS certamente saiu na frente, visto que desenvolveu duas interfaces para o seu SO, uma para teclado/mouse e outra para touch.

      4. Avatar de Mikes
        Mikes

        A Apple tornava o osx em touch numa semana? LOL
        Nem a porcaria de um Split view sabe fazer e demoraram meses…
        Tens jeito para a comédia.

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Para tua triste informação, o OS X sempre correu aplicações iOS, mas ao contrário do Windows e Android, nativamente, em código Intel!

          1. Avatar de Douglas Ferreira
            Douglas Ferreira

            Não sabia disso, uso Mac OS X desde 2008 e nunca tinha ouvido falar.

            Como faço para rodar os apps do iOS no Mac?

          2. Avatar de Mikes
            Mikes

            Admite, tu não tens nenhum Mac ou seja lá o que for a Apple.
            As apps iOS não correm em OSx. Se fores à Store de ambos os sistemas verás que são apps diferentes e que muitas que existem para iOS não existem para OSx!
            Eu não sou fá da Apple e nem grande apreciador do OSx, mas eu uso efectivamente equipamentos Apple, ao passo que tu já começo a desconfiar que tu só conheces o OSx do expositor da Worten.

          3. Avatar de Marco
            Marco

            diz la como é que um binário feito para ARM corre em intel? Vá o OSX não tem nenhum bytecode, como o java ou o .net. Continuas a contra tretas e a deixar mal os verdadeiros utilizadores de OSX.

          4. Avatar de Marco
            Marco

            @Mikes este batista bastos, deve ser daqueles que vês a vender Mac’s nas grande superficies, mas sem formação, e que dizem que os Mac’s correm iOS que é o sistema operativo mais avançado do mundo porque corre em iPad, iPhone e mac. Já ouvi esta e tive de sair dali para não estragar o negocio porque estava quase a partir-me a rir. ah e eu gosto e mac’s, assim como gosto do novo windows 10.

      5. Avatar de censo
        censo

        As coisas que tu sabes.

    2. Avatar de pedro
      pedro

      windows ou outra copia fajuta do osx não prestam
      estão sempre com cenas , ate para se desligarem é um problema
      300 mil e um ficheiros espalhados por todo o lado
      depois são os anti virus e mais não sei quê
      comprem mas é um granda iMac e não vão querer saber de mais nada
      tudo o resto são tentativas sucessivas e falhadas ao longo dos anos de igualar
      a qualidade e eficácia daquelas maquinas desde sempre
      no final a apple é sempre melhor
      a satisfação do cliente diz tudo

      1. Avatar de TKOmnia
        TKOmnia

        Sim porque osx não tem virus… Santa paciencia para estes sheeps… Vocês nem com a verdade espetada à frente dos olhos a viam!

  6. Avatar de jedi
    jedi

    Entao para quê criar um ipad pro com estilo semelhante? LOL

    1. Avatar de jedi
      jedi

      ja para nao falar da caneta. E para Tim cook na faz sentido porque tem SO distintos : iOS e OS X. Enquanto a MS so tem um. 😉

      1. Avatar de pedro
        pedro

        Ja ouviste falar em
        UNIX ?

        1. Avatar de Filipe Coelho
          Filipe Coelho

          UNIX é um Sistema Operativo?

          1. Avatar de Filipe Coelho
            Filipe Coelho

            Já agora, Ubuntu, Mint, Debian, Fedora, Red Hat… É tudo o mesmo Sistema Operativo………………………………………

      2. Avatar de Safrane
        Safrane

        Tamanha ignorância!

    2. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Onde é que fizeram isso ??? Então o form factor é tudo ?!?

      Abc

  7. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    o ecrã 3.5 é que é ninguém quer maior…

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      São coisas que se dizem na altura para justificar não mudar (que até podem não acreditar no que dizem, mas tem de se dar alguma razão às decisões) e que depois volta poucos anos mais tarde para os morder em grande.

  8. Avatar de P
    P

    Nunca poderiam lançar algo assim, porque este tem um preço ajustado a performance. Assim ainda perdiam dinheiro 😉

    1. Avatar de Safrane
      Safrane

      Um preso ajustado à performance?

      É pior é mais caro que o MBPr!

      Quem nem sequer sonha em comprar algum, é assim… Lol!

      1. Avatar de Prim
        Prim

        Preso já nem o o Socrates!

      2. Avatar de Vlad
        Vlad

        É mais caro que o MacBook Pro de 13″? Sim!
        Têm pior performance que o MacBook Pro de 13″? Não!

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Na verdade face às specs e o que trás incluído (e falo somente de hardware) o bundle em si até fica mais barato do que o MBP (marginalmente). É que nem é preciso ir à parte da performance.

          Há é uma coisa a dizer, nem todos darão uso às specs em pleno, pelo que aí sim se pode argumentar que no normal uso, e específicamente em usos semelhantes (que o MBP está muito limitado por não poder fazer algumas das coisas que o surface book faz, ou por não ter certas características de hardware) aí sim o MBP será (pouco) mais barato que o surface book. Mas retire-se os usos comuns que se pode dar e o MBP é mais caro per spec.

    2. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      O coitado do Surface Pro tem uma 940M

      E pedem 3000€ pela coisa!

      Uma 940M! Nem para jogar Witcher 3 dá!

      1. Avatar de Filipe Coelho
        Filipe Coelho

        Só os mesmos atrasados que compram MacBook Pro para jogar é que vão comprar Surface Pro para jogar… SÃO COMPUTADORES (principalmente o Surface Pro) SEM REFRIGERAÇÃO ADEQUADA PARA GAMING!

      2. Avatar de Vlad
        Vlad

        O rumor que te estás a referir menciona que é um chip personalizado do Geforce 950M, não o 940M.

        A 950M dá para jogar o Witcher 3.
        https://www.youtube.com/watch?v=graq9Lub7U8
        https://www.youtube.com/watch?v=-0iAvVQxVCk

  9. Avatar de Prim
    Prim

    A dor de cotovelo é tramada 😀

    1. Avatar de Safrane
      Safrane

      Não sei que dor de cotovelo…

      A Microsoft e os fanboys estão a cantar de galo, quando as vendas não chegam para o iPod!

      1. Avatar de Benchmark surfacepro4
        Benchmark surfacepro4

        Nao e as vendas que interessam. E o produto em si que esta acima dos da Apple e que oferece muito mais ao utilizador. E a mudança radical no sistema, a tornar se num so sistema para vários tipos de dispositivo, quer sejam mobiles ou não. Tas a falar de ipod? Queres comparações dessas? Sabes quantos computador tem Windows 10 ja? Mais que as versões todas de osx.
        Queres misturar Alhos com bugalhos, eu também sei!

      2. Avatar de Prim
        Prim

        Até podia nem vender nenhum que isso não alterava a qualidade do produto que a Microsoft desenvolveu, que não tem sequer comparação com o iPad de ecrã maior e com uma pen que a Apple apresentou com tanta pompa e circunstância. A maioria dos fanboys que vejo por aqui a cantar (com dor de cotovelo) são os da Apple… se a Apple tivesse lançado algo deste género em vez do “iPad+” então é que cantariam 😀

  10. Avatar de Hugo Cardoso
    Hugo Cardoso

    Este tim é ridículo. Pelo esteve jobs tinha algum respeito. Esse tinha fundamentos em que se baseava. Este não. Tão depressa diz que sim como a seguir diz que não. Sad

  11. Avatar de censo
    censo

    Dor de cotovelo?

  12. Avatar de irlm
    irlm

    Gostei desta frase “Cook e Schiller dão como exemplo o OS X, que foi desenhado para funcionar com teclado e rato, e caso tivessem a ideia de adaptá-lo para uma interface touch seria certamente uma decisão que se iriam arrepender.” não suportado para TouchScreen.

    1. Avatar de pedro
      pedro

      e foi adaptado
      chama-se IOS

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        IOs não corre desktop apps, ios não passa de um SO de telemóvel e pouco ou nada tem a ver com o OSx além de alguns icons iguais.

        1. Avatar de Balearic Soul
          Balearic Soul

          Exatamente! O iPad Pro não passa de um iPhone grande. Como é difícil a esta gente entender isso. Enfim!

        2. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          http://www.ibm.com/mobilefirst/us/en/

          O Windows não tem mobile Apps…

          Isso é um problema: o futuro, não o passado!

          1. Avatar de Vlad
            Vlad

            Só porque a IBM não tem, nenhuma têm.

  13. Avatar de Safrane
    Safrane

    Também diziam que o futuro eram os netbooks, e que a Apple tinha de fazer um netbook, e não sei que mais…

    Os portáteis estão feitos ao bife…

    Eu vou substituir iPhone + iPad + MacBook Pro por iPhone Plus + iMac 27″ 5K

    1. Avatar de marco chapita
      marco chapita

      tambem diziam que o futuro para eles era ecrans de telemoveis pequenos,mas afinal mudaram de opinao,por isso o teu argumento cai por terra dahh tambem disseram que nao iam fazer ipads maiores 10″ era o sweet spot. afinal mudaram. pa nao falar que a stylus deles (Apple) nem sequer segura no ipad ou seja quando guardas tens que atirar a caneta la po fundo da mala e depois andar a caça dela, os brilhantes engenheiros da apple esqueceram se de adicionar um um iman a caneta.mas como a microsoft lembrou se de esse pequeno promenor que na minha opiniao da bastante jeito ,voces ja criticam porque nao é a apple a inventar…o surface book é tao mau que só é duas vezes mais rapido que o da apple,falam de unir o ecosistema na apple porque isso é o grande trunfo deles, querem sistema mais unido que o da microsoft?que partilham todos o mesmo sistema?? voces fanaticos realmente nem quando nao tem razao admitem….

      1. Avatar de Safrane
        Safrane

        Esqueceste de uma coisa que eu tenho: Apple Watch…

        Não preciso de tirar o telemóvel pra atender chamadas e responder a SMS, e ver as horas, e ver o tempo, ler e-mails, ver a minha agenda, etc…

        1. Avatar de Mikes
          Mikes

          Microsoft Band… e até tem gps.

          1. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            A Microsoft Band dá para atender chamadas ou responder a mensagens?

            Não!

            GPS? Para quê? se o iPhone tem GPS, o Apple Watch mede na mesma a distância percorrida!?

          2. Avatar de Mikes
            Mikes

            Gps para quê? Para não ser dependente de andar com um tlm atrás.
            De qualquer maneira, ms band é feita para desporto e não como suplemento ao tlf.

          3. Avatar de Benchmark surfacepro4
            Benchmark surfacepro4

            E uma banda como diz o nome, nao e um relógio inteligente. Tem mais sensores que o Applewatch e mais precisos. Engraçado, tenho alguns amigos com Apple watch mas nenhum atende as chamadas pelo Apple watch. E so tretas… Parecem o James bons lol

          4. Avatar de Carlos
            Carlos

            Ó BB, para poderes, por exemplo, fazeres uma corrida sem ter de levar o telemóvel.
            E o Band permite sim ver e responder a mensagens e atender chamadas. Para responder às mensagens até tem um mini-teclado, se estiveres num sítio em não podes usar a Cortana.
            E ao contrário do teu que só funciona com o iPhone, o Band funciona com qualquer smartphone que queiras.

          5. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            Isso é estúpido, não ter chamadas e poder ditar SMS? É inadmissível!

    2. Avatar de Tiago E
      Tiago E

      Uns 3000 € deve chegar…

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        E mesmo assim não tem material para trabalhar a não ser que trabalhe em casa!

  14. Avatar de N.Silva
    N.Silva

    Gostei da parte em que eles dizem que o OSX foi desenhado para teclado e rato… E que tal redesenhar? Ou mais simples ainda, um hibrido, que em modo Tablet usa ios com teclado acoplado modo osx, difícil? A Microsoft fez algo semelhante no W10, por isso a Apple também deve conseguir re”inovar”, com um bocadinho de jeito ate fazem algo melhor.

  15. Avatar de Dc
    Dc

    Microf*gs VS if*ags

    *grabs popcorn*

  16. Avatar de Manuel
    Manuel

    O Surface tem algum potencial, e é interessante a atitude da Microsoft procurar caminhos alternativos para recuperar mercado, é o tipo de atitude que aprecio, nada de copiar e tentar mal-dizer para se valorizar, no entanto, para mim estes híbridos são uma espécie de “Frankenstein”, penso que talvez, num futuro próximo acertem na formula exata, mas para já, para mim não. Ao contrário do pretendido que é ter dois em um, conseguiram nem um nem outro.

  17. Avatar de Mikes
    Mikes

    A argumentação desses senhores tem um problema, o windows desde o 8.0 que tem 2 modos, desktop e tablet. No windows 10 está ainda mais refinado e o sistema faz a transição sozinho.
    Nada disto existe no Osx, por isso eles dizem o que dizem.
    No fundo, é apenas frustração por não terem sido os primeiros e agora andam a reboque – e lançaram um iPad pro que de Pro não tem nada.
    Ainda deve ser mais frustrante ao verem ifans assumidos a escreverem maravilhas dos novos equipamentos da MS.

    1. Avatar de Jorge Ferreira
      Jorge Ferreira

      Exatamente. É engraçado ver aqui comentários, mais especificamente do safrane. Nada como um pouco de humor num sábado negro.

      Lançam tudo 4 anos atrasados em relação à microsoft, mas tudo é “inovador”. Já para nao falar dos preços ridiculos que a apple pratica. Mais uma vez a microsoft sai a frente da apple, como já tem sido habitual.

  18. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Acho que quando tentamos fazer um dois em um nem sempre dá bom resultado, às vezes acabamos por ficar sem um nem outro, mas vamos esperar para ver e para alguns utilizadores este conceito de mobilidade e poder de processamento pode ser a resposta para o aumento de produtividade, alguém que tenha de fazer grandes deslocações em transporte públicos pode aproveitar esse tempo para acabar/desenvolver mais qualquer coisa.

  19. Avatar de DeFacto
    DeFacto

    Já diz o ditado: ‘Quem desdenha… quer comprar!’

  20. Avatar de David.pt
    David.pt

    E mais tretas…… “não presta por isso não comprem” diz ele. Daqui a uns meses está a lançar algo parecido como se fosse algo revolucionário

  21. Avatar de Makimba
    Makimba

    Bem já que ninguém se decide, vou tirar o meu spectrum da caixa…… Ao menos não tenho problemas em alguém dizer que estou errado.

  22. Avatar de David
    David

    Duas coisas… Expliquem-me como é possível num sistema supostamente já maduro dada a idade…
    No iOS se ao digitarmos um número para efectuar uma chamada mas errarmos no primeiro digito, teremos de apagar todo o numero e rescreve-lo novamente, certo?
    No iOS se tivermos num PDF um contacto telefónico (foi o testado) separado por exemplo 123 456 78 90 e queremos copiar o numero para fazermos uma chamada…impossível… so deixa selecionar os números que estão juntos…mais nada…
    Recebo um email com um ZIP e no seu interior um PDF, descarrego o ficheiro… depois instalo uma app para descomprimir o Zip, mas este não reconhece o ficheiros, tento para tal voltar ao email e ter de novamente sobre o ficheiro copiar o ficheiro para dentro da APP que descomprime…depois ele descomprime e só depois posso eventualmente ver o conteúdo…

    Quando sai o Nexus 6P? é que o iOS pode ter muitas coisas maravilhosas e tem, mas tem pequenas lacunas que simplesmente parecem não querer passar disso…apenas arranjar desculpas para aquilo que o iOS não faz…e isso é que não…nao basta dar mais coisas ao sistema. basta por vezes melhorar aquilo que tem…mas melhorar verdadeiramente…ter mais HW? mas para que? afinal não posso fazer decentemente coisas básicas…e o mesmo digo para o Android e o Wphone…preocupem-se em aprimorar o vossos sistema..e depois preocupem.se com o HW…
    Apenas dois simples exemplos…

  23. Avatar de aaa
    aaa

    Man isso esta mesmo ao rubro, um saco de pipocas fazia mesmo jeito neste momento. Mas vamos ao q interessa, dado que ainda não experimentei devidamente o windows 10 e tenho o macbook pro 13 ha pouco tempo o que posso dizer é, windows tem muitos defeitos, sem duvida, mas aparentemente (por experiência do meu irmão no portátil dele) o 10 esta super fluido e leve, tem um interface porreiro e é multi-plataformas, não q isso interesse para alguma coisa, ora isto tudo aliado ás specs anunciadas para o surface book, so se pode esperar por uma grande maquina, quanto ao facto da placa gráfica, quem quer jogar, compra uma torre, o book é uma maquina para trabalho na minha opinião. Comparando com o meu mac (não trocava pelo book,pelo menos para ja) a nível de SO o osx é brutal,não ha ca paneleirices para instalações nem remoções, é super organizado e limpinho, aguenta com tudo e mais alguma coisa e não se queixa de nada, adoro, o único defeito, ha uma enorme falta de aplicações nativas do windows que faziam um jeitaço do caraças, mas com uma VM esta o problem resolvido.
    Agora a questão final, será q valem o q pedem????
    A meu ver nenhum deles, é dinheiro a mais por um objecto que ao fim de dois/tres anos esta quase obsoleto, ainda assim nesse aspecto o mac ganha pontos….. É como as pilhas duracell, e dura, e dura, e dura……

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Estavas a ir bem até à última parte. Ainda não sabemos a durabilidade dos equipamentos agora lançados pela MS, e embora os Macs sejam bons equipamentos não são propriamente pilhas duracell (e muitas vezes já o ifixit me safou de pagar centenas de euros à Apple para arranjar coisinhas nos meus equipamentos mac, o que “atesta” a essa “durabilidade”).

      1. Avatar de David
        David

        Nenhum equipamento é perfeito! e podem apresentar defeitos e avarias sejam eles Mac ou outra marca qq! Contudo, eu que possuo Mac já ha alguns anos nunca tive qq problema com os mesmos, inclusive na maioria deles efectuei alguns upgrades!
        Contudo há lagumas coisas que fazem falta que tenhamos no Windows e que ao passarmos para OS X não as temas mas isso passa por uma questão de adaptação, de pesquisar algo semelhante, mas passa tb pelo facto do Windows ser um sistema mais diversificado e o mais utilizado fazendo com que haja tudo ou quase tudo para Windows!
        Um dos grandes problemas do Windows, passa pelo seu sistema de ficheiros, que é muito mas muito bom, mas que precisaria de ser melhorado…

  24. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Embora uso ambos sistemas ja vários anos “tanto a nível pessoal com trabalho” efetivamente este w10 com um bom hardware supera o OsX. Quando surface book tiver pelo mais baixo ainda o irei comprar

  25. Avatar de Wazzzz
    Wazzzz

    Claro que nunca lançaria, a apple é como grande parte de empresas de fazer dinheiro, se não tiver mais de 60% (2/3) de lucro não é viável para eles.