Apple não quer mais ninguém no iOS 14 e força agora a atualização para o iOS 15

15 Comentários

O lançamento do iOS 15 mudou muito no que toca às atualizações do iPhone e outros processos na própria Apple. A versão anterior continuou a ser suportada, principalmente no que toca a correções de segurança.

Esse momento parece agora ter acabado e a Apple abandonou de vez o iOS 14. Quer todos os utilizadores a atualizar em breve e assim garantir que todos estão presentes na última versão do iOS. Não se sabe a razão, mas poderá ter a ver com os números apresentados recentemente.

iOS 15 iOS 14 Apple iPhone atualização

O iOS 14 era ainda uma opção

Até agora, a Apple estava a manter o iOS 14 como um sistema paralelo para os utilizadores do iPhone. Era o utilizador que decidia em que versão queria estar e tinha sempre a possibilidade de não atualizar e continuar a receber atualizações de segurança.

Com o lançamento do iOS 15.2.1 esta semana, este cenário mudou completamente. A atualização do iOS 14 que se esperava ser lançada não surgiu e apenas a possibilidade de instalar a última versão do iOS estava presente para o utilizador.

Apple quer agora todos no iOS 15

Assim, e com esta alteração, a Apple parece estar a empurrar os utilizadores para esta nova versão. Existe apenas a possibilidade de fazer a atualização, dando o salto na versão, ou manter-se onde está a perder a atualização de segurança que é oferecida.

iOS 15 iOS 14 Apple iPhone atualização

Curiosamente, esta situação não se fica apenas nas versões mais recentes. Também as atualizações anteriores do iOS 14 desaparecem e a Apple oferece agora apenas o iOS 15.2.1 para quem está em versões anteriores e quer atualizar o iPhone.

Atualização do iPhone é a única alternativa

Não se conhecem as razões para esta mudança de paradigma da Apple e porque terá abandonado de vez o iOS 14. Desde o lançamento do iOS 15 que a sua adoção tem estado muito longe do que poderia ser esperado e os dados mais recentes provaram isso mesmo.

O iOS 15 é suportado pelos mesmos dispositivos que o iOS 14. Todos os modelos de iPhone recentes, começando no iPhone 6s e iPhone 6s Plus, podem instalar o iOS 15 hoje, com a Apple a prever descartar estes modelos mais antigos com o lançamento do iOS 16 este ano.

Não quer instalar o iOS 15? Apple vai continuar a ter atualizações para a versão anterior

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ochinês
    Ochinês

    Os dados:
    No início de janeiro de 2022, nos iPhones até 5 anos, a percentagem de cada versão do iOS é:
    – O IOS 15 lançado em setembro de 2021, passados 3 meses tem 72%
    – o IOS 14 lançado em setembro de 2020, passados 15 meses tem 26%
    – Versões anteriores (2 anos e mais) são 3%.

    Toda esta história tem como suposição que a Apple está desagrada porque, no período de 3 meses, a instalação do iOS 14 era de 80%.
    Quanto às atualizações. Nestes três meses, quem tinha iOS 14 podia instalar atualizações de segurança ou instalar o iOS 15, com mais funcionalidades e as atualizações de segurança – e ambas as opções apreciam.
    A última atualização menor, iOS 15.2.1 (as atualizações têm três grupos separadas por pontos, correspondendo o último o atualizações maiores e o último às menores), destina-se aos iPhones 12 e 13 para resolver problemas de quebra de chamadas.
    Não houve atualizações de segurança para o IOS 14, eventualmente nem eram precisas.
    E ficou montado o circo na blogosfera – “A Apple não está contente com a adoção do iOS 15 ao fim de três meses e tomou medidas drásticas”.
    A verdade é que quem tiver iOS 14 e não se quiser dar ao trabalho de atualizar vai ter atualizações de segurança. Até o iPhone 6, com 7 anos, que já não recebe atualizações do SO, recebe atualizações de segurança.
    Quanto ao iPhone 6SE, que terá 7 anos, quando sair o iOS 16, é possível que não tenha esta atualização maior, continuando a receber atualizações de segurança.

  2. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    afinal os 100 milhoes do timmy cook sao bem merecidos!

  3. Avatar de Mário
    Mário

    Romanos 10:9
    Net

  4. Avatar de Manso
    Manso

    Há que forçar a malta a comprar telefones novos…

    1. Avatar de Ironi5
      Ironi5

      Bom bom e no android onde não ha atualizacoes e assim não forcam ninguem. Orgulho em gastar 1000 euros num xiaoli com 2 meses de updates e cheio de bugs

    2. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Mas os dispositivos que têm o 14 podem receber o 15

  5. Avatar de KeyboarWarrior
    KeyboarWarrior

    Uma notícia sobre iOS, e tens de vir falar no android (e com um português medonho), é inveja ou frustração de não teres um Android?

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      qualquer um pode ter um android. Mas o contrario nao acontece.

      1. Avatar de João Magalhães
        João Magalhães

        Loooooool, na meo por 10€ por mês tens um Iphoje . Eu tenho um Mi8 com quase 4 anos, sem atualizações ( se for iguais à da Apple dispenso bem ) custou 200 paus ( pago a pronto, algo mais normal nos utilizadores android, visto que não temos o smartphone para os outros gostarem ) e quando trocar vai ser por outra máquina destas, pelo mesmo preço porque na realidade a maioria das pessoas usam 10% da capacidade do smartphone e para o que usam dificilmente notam as vantagens que custam 1200€, na minha modesta opinião, um autêntico roubo.

        1. Avatar de rodrigo
          rodrigo

          lol sim porque pagar mensalidades para ter um telemóvel ‘e mesmo de inteligente.
          Olha este que acha que actualizações são algo que nao vale a pena! Nao queres ter novas funcionalidades no telemóvel com actualizações?? Nao queres ter o telemóvel mais seguro com actualizações?

          Ha com cada um que nao percebe nada e que prefere ficar na sua ignorância.

  6. Avatar de Luis
    Luis

    Updates na Apple sempre, ja no android nepias. Nao admira que cada vez mais se vendam iphones e so usa android quem nao tem ou nasceu para ser pedreiro

    1. Avatar de Blam-O
      Blam-O

      Ui, aquele post de gajo que ainda anda desapontado com o seu iPhone mas está com o bolso a arder.

      Deve ser lixado para ti ver malta a largar o mesmo valor que podia largar num iPhone mas num Android e ficar mais contente com a compra.

      1. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        Fico ‘e preocupado com essa gente que gasta o mesmo valor num android. Ja que se pode comprar um telemóvel com o mesmo sistema operativo por 1/5 do valor e com praticamente o mesmo hardware.

      2. Avatar de Ironi5
        Ironi5

        Larguei um pum na tua cara, cheira a pobre! Querias um aifone mas não tens incha

  7. Avatar de SteveRobs
    SteveRobs

    Estes updates forçados são legais?